Sobre os tipos de gramas

Grama Santo Agostinho

Uso: ideal para regiões litorâneas, pois tolera bem a salinidade do solo.

Vantagem: Rústica, é resistente ao frio e a sombra.

Características: suas folhas verdes e levemente azuladas são lisas, sem pelos e com as pontas arredondadas. Elas apresentam largura e comprimento médios.

Exige: pleno sol ou meiasombra.

A Grama Santo Agostinho também chamada de grama inglesa. Seu nome científico é Stenotaphrum secundatum. Suas folhas são lisas, sem pelos e possuem a largura e o comprimento médios. Também emitem estolões e possuem a cor verde-escuro. É a grama ideal para se plantar no litoral e áreas semi-sombreadas. Bastante rústica, resiste bem a pragas e doenças. Dos tipos de grama, a santo Agostinho é a indicada para regiões praianas, serranas e com alta umidade.

Grama Esmeralda

Uso: Macia e Resistente ao Pisoteio, é sugerida para áreas residenciais e playgrounds.

Vantagem: é o exemplar mais comercializado no Brasil.

Características: Apresenta folhas medias e estreitas, na cor esmeralda; enraíza com facilidade, por isso é excelente para controle de erosão. Tem boa resistência a aridez e a solos alcalinos e ácidos.

Exige: prefere pleno sol.

A grama esmeralda não tem outros apelidos e é internacionalmente conhecida pelo nome de Wild Zoysia ou seja, Zoysia Silvestre apesar de seu nome científico ser Zoysia japônica. Macia e resistente ao pisoteamento, as folhas da grama esmeralda são estreitas e médias, de cor verde-esmeralda e estolões penetrantes, que enraízam facilmente. Ela forma um perfeito tapete de grama devido ao entrelaçamento dos estolões com as folhas, dando grande beleza ao gramado. Dos tipos de grama, a esmeralda é ideal para jardins residenciais, áreas industriais, casas de praia e campo, playgrounds e campos esportivos, sempre a pleno sol.

Grama São Carlos

Uso: forma gramados densos, o que faz dela uma ótima opção para áreas grandiosas, como casas de campo.

Vantagem: é resistente a pragas e ervas daninhas, solos encharcados e ao pisoteio.

Características: tem folhas largas e lisas, sem pelos, de cor verde intensa e com crescimento lento.

Exige: pleno sol ou meiasombra.

A variedade São Carlos, também conhecida como Grama Curitibana, tem o nome cientifico de Axonopus compressus. Tem as folhas largas, lisas e sem pelos, com cor verde-escuro. A Grama são Carlos é uma planta estolonífera, ou seja, possui caules rastejantes e abundantes, que emitem de espaço em espaço , raízes para baixo e folhas para cima. Esta variedade possui algumas vantagens: adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto semi-sombreadas. Seu crescimento é pouco intenso para o alto, o que proporciona um gramado bastante denso. É bastante resistente a pragas e ervas daninhas. Dos tipos de Grama, a São Carlos é indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio.

Grama Bermudas

Uso: playgrounds e campos esportivos

Vantagem: crescimento rápido, resistente ao pisoteio, regeneração rápida

Características: folhas estreitas, macia, cor verde vivo

Exige: pleno sol

A grama bermuda ou grama bermudas possui nome cientifico de Cynodon dactylon. Em muitos lugares esta grama é conhecida com o nome tifton. Suas folhas são estreitas, de crescimento rápido e possui a cor verde vivo. Embora seja muito macia, tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida a maus-tratos. Dos tipos de grama, a bermuda é mais indicada para playgrounds, campos de futebol, golfe, polo, tênis e outros esportes.

3 dicas fundamentais sobre a grama

Plantio

As melhores épocas para plantio são a PRIMAVERA e o VERÃO, quando aumenta o índice de chuvas, mas, antes, cuide do solo. Faça uma limpeza para retirar ervas daninhas e atende para a nivelação do terreno.

Regras

Nas duas primeiras semanas após o plantio, regue o gramado diariamente, sempre ao final do dia, para que as folhas não sejam queimadas pelo sol. Depois, a quantidade de rega deve variar de acordo com o climas e a insolação do local escolhido.

Podas

Para garantir a saúde do gramado, mantenha altura de 5 a 10 centímetros, porem, cuidado: cortes muito frequentes tendem a esgotar as reservas nutritivas da grama, deixando-a fraca, suscetível ao ataque de pragas e doenças. Depois da poda, varra a grama com uma vassoura metálica para retirar as folhas secas e arejar o solo.

Importância da Aplicabilidade da Lei 10.711/93 e Decreto 5.153/2004 - RENASEM

De acordo com a referida legislação, a produção e o comércio de mudas e sementes no país devem obedecer, rigorosamente, alguns critérios, dentre os quais a inscrição no RENASEM (Registro Nacional de Mudas e Sementes).

O artigo 8º da Lei 10.711/2003 é expresso:

“As pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades de produção, beneficiamento, embalagem, armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas ficam obrigadas à inscrição no RENASEM”.

Nesse sentido, aquele que pratica qualquer dessas atividades, sem a devida inscrição, pratica uma atividade ilegal, logo, o produto oferecido torna-se ilegal.

Em contrapartida, aquele que adquire o produto sem inscrição no RENASEM, comete infração nos moldes do artigo 186 do Decreto 5.153/2004:

“É proibido ao usuário de sementes ou mudas, e constitui infração de natureza leve, adquirir:

I – Sementes ou mudas de produtor ou comerciante que não esteja inscrito no RENASEM

II – Sementes ou mudas de produtor inscrito no RENASEM, sem a documentação correspondente à comercialização.”

A Lei Federal 10.711/2003 e o Decreto 5.153/2004 têm como premissa coibir as atividades lesivas ao Meio Ambiente, além de garantir a segurança e qualidade aos usuários de mudas e sementes.

Ocorre que determinadas variedades de grama, a exemplo da variedade batatais, têm origem nativa, ou seja, não são cultivadas, são extraídas da natureza sem nenhum critério, sem nenhum cuidado, não obedecendo a nenhum dos padrões estabelecidos pelo SNSM.

Por essa razão é que a AGRABRAS se empenha em levar conhecimento aos produtores de grama, bem como no combate à produção e comércio ilegal, atuando ativamente junto aos Órgãos do Poder Público, no que diz respeito às licitações, exigindo que a legislação seja aplicada.