segunda-feira, 9 de maio de 2011

Times da A2 de 2012 estão definidos mas e os grupos como ficam?

Neste final de semana foram definidos todos os participantes do Campeonato Paulista da série A2 de 2012 e a nova formação deve alterar a composição dos grupos caso seja mantida a divisão por grupos regionalizados. Isso se explica com a análise a seguir:
  • A nova formação é composta por Noroeste, Grêmio Prudente, Santo André, São Bernardo, Velo Clube, São Carlos, Penapolense, Santacruzense, Ferroviária, Rio Preto, América, Monte Azul, União São João, Rio Claro, Atlético Sorocaba, São José, Red Bull, PAEC, União Barbarense e Palmeiras B.
  • De maneira igualitária os acessos e descensos na série A1 e A2 de 2011 respeitaram de certa forma a regionalização, isto é, na A1 caíram Santo André e São Bernardo, times que se encaixam no grupo da capital e Noroeste e Grêmio Prudente que se encaixam no grupo do interior. Na A2 subiram duas equipes de cada grupo, Comercial e Catanduvense pelo interior e XV de Piracicaba e Guarani pela capital mantendo também o equilíbrio. O descenso, conforme estabelecido no regulamento, determinou o rebaixamento de 2 times de cada grupo.
  • As mudanças decorrem pelo desequilíbrio nas equipes oriundas da A3 onde todas, pelos critérios atuais, se encaixam no grupo do interior, isto é, Velo Clube, Penapolense, Santacruzense e São Carlos.
Tal fato deve provocar um novo agrupamento sendo necessário o deslocamento de duas equipes do chamado interior para o grupo da capital. Observando as distancias entre as cidades para a capital, os times mais prováveis por ordem de proximidade seriam o União São João de Araras, distante da capital 171 km e as equipes de Rio Claro, Velo Clube e Rio Claro, distantes 179 km.

Se respeitado o critério da distancia fica obvio que a FPF terá um abacaxi a ser descascado pois de direito o União seria uma das equipes mas como decidir por mais uma equipe dentre os times de uma  mesma cidade? Será que a FPF irá fazer por sorteio, na popular cara e coroa? Para evitar discussões e especulações de favorecimento acho o mais coerente por parte da Federação seria encaminhar os dois times de Rio Claro para o grupo da capital. 

Alias, a regionalização por grupos, com a entrada dos times de Presidente Prudente e Penápolis alteram significativamente o objetivo maior deste formato que era reduzir custos, tornando, no meu ponto de vista, bem desfavorável para os times do grupo do interior, que a meu ver se deslocam bem mais que os times do outro grupo. Quem sabe isto acabe também!?!

Bom, o jeito agora é aguardar, e muito, pois tais definições só devem acontecer no final do ano quando acontece o conselho técnico da competição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário