quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Filme Vida de Inseto - Organização Mecânica X Organização Orgânica

Durante o filme é possível notar dois tipos distintos de organizações, no formigueiro temos o exemplo de organização mecânica enquanto nos artistas de circo, podemos notar uma organização orgânica.

Logo no inicio do filme já se mostram claras as características mecânicas do formigueiro, onde ocorre uma padronização da mão-de-obra com tarefas bem específicas e com grande especialização de mão-de-obra, indo desde a tarefa do operário de recolher sementes até a função dos assistentes da rainha com a contabilidade dos recursos do formigueiro. Mais adiante no filme, mais evidências de uma organização mecânica aparecem, onde as formigas usam de uma hierarquia bem reforçada e extremamente definida e respeitada no formigueiro, com grande centralização de poder de decisões, sendo que os funcionários mais baixos do escalão não tomam decisões por eles mesmos, mas sempre recorrendo a seus superiores quando algum problema surge.

Conforme o filme vai dando seguimento, é quando aparece o segundo exemplo de organização orgânica, a organização que demonstra essas características, são os artistas de circo, onde logo nas primeiras cenas notamos uma mão-de-obra multifuncional , pois os artistas desempenham uma vasta variedade de papéis para entreter a seu público, chegando a mudar conforme a platéia reaja ao que esta vendo, sendo essa uma característica marcante da organização orgânica, que lida bem com as mudanças do ambiente. Onde mais adiante focando ainda nos artistas de circo mais características dessa organização são evidentes, como ao contrário do formigueiro, aqui se tem uma grande autonomia para tomada de decisões, sendo mais descentralizado que uma organização mecânica, onde no circo os empregados têm liberdade de tomar decisões sem o consentimento de seu patrão.

Chegando ao final do filme notamos uma mudança do estilo organizacional do formigueiro, onde para construir o pássaro para afugentar os gafanhotos invasores, eles mudam suas características de trabalho, porque não era comum eles construírem tal tipo de coisa, mas ao construir, utilizaram da sua mão-de-obra especializada, e bem definida onde cada formiga tinha sua tarefa na construção, para assim ter o sucesso da realização da obra, ou seja, ocorreu uma mescla de características nesse momento, entre organização orgânica e mecânica.

Trazendo para um cenário corporativo em que vivemos, conclui-se a grande ideia: Nem todas as empresas podem adotar um modelo específico. Sendo o ideal o que foi descrito no parágrafo anterior, ou seja, que as empresas atrelem a padronização mecânica com a versatilidade do modelo orgânico.

3 comentários:

  1. Gostei do texto no estilo dissertativo. Há alguns probleminhas ortográficos, como por exemplo o uso de "segmento" ao invés de "seguimento".

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .. que burro!!!! SEGUIMENTO --'

    ResponderExcluir