20 setembro 2009

Literatura: Dom Casmurro




Várzea Grande, 19 de setembro de 2009.

Cursistas: Creidenir L. da Costa Tomazi
Elizabete Thomazini
Kátia Regina Nery

Polo: José Leite

Plano de aula

Objetivo: Ampliar a capacidade de analise literária dos alunos.

Conteúdo: Análise do foco narrativo.

Ano: 9 ano.

Tempo estimado: Cinco aulas.

Material necessário:
♥ Exemplares do Livro Dom Casmurro para todos os alunos.

♥ Livros e sites de História sobre o Rio de Janeiro do século 19.

Desenvolvimento:

♥ 1a Etapa
Ler com os alunos os primeiros capítulos do livro, auxiliando na compreensão do vocabulário, esclarecendo o contexto histórico do fim do século 19 e ajudando-os a perceber as esquisitices de Bentinho.

♥ 2a Etapa
Os estudantes devem terminar a leitura do livro.

♥ 3a Etapa

O professor irá distribuir as seguintes questões pedindo que pesquisem, discutam e respondam em grupos:
1. Definição dos tipos de narrador. Bento Santiago é um narrado em primeira ou terceira pessoa? O que significa na história narrada?
2. No capítulo do livro Dom Casmurro , Bentinho afirma que, adulto, reproduziu a casa em que morava na infância, incluindo os retratos de paredes: “... Ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo... Não alcanço a razão de tais personagens”. Apesar de tratadas como algo sem importância, são (segundo Bentinho) essas figuras que lhe sugerem a escrita do romance.
2.a) Pesquise as histórias de: Nero e as esposas ; Augusto, a esposa Escribónia e a filha Júlia; Júlio César e a esposa Pompéia; Massinissa e a esposa Sofonisba. O que elas têm em comum?
2.b) Retorne os capítulos Otelo, A xícara de Café, Segundo Impulso e O Regresso. As histórias das Gravuras e de Otelo podem sugerir algo sobre o temperamento de Bentinho?
3. Definição de paranóia. De acordo com ela, Bentinho é paranóico? Para embasar sua resposta, volte aos capítulos Dez Libras Esterlinas e Ciúmes do Mar.
4. No capítulo Mil Padre-Nossos e Mil Ave-Marias, descrevam a relação de Bentinho com a fé Cristã.
5. No último capítulo, Bentinho se pergunta se a Capitu que ele acredita tê-lo enganado era traiçoeira desde criança ou se alguma coisa a teria tornado assim depois de grande. Peça que os alunos releiam o trecho que vai de “O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro de Matacavalos ...” Até “... Uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca”.
6. Analise:
6.a) É possível reconhecer no discurso de Bentinho, traços de sua formação religiosa e jurídica? Explique.
6.b) Bentinho oferece ao leitor a dúvida sobre a traição de Capitu? Por quê?

Avaliação

Proponha seminários em que cada grupo apresente a resposta de uma das questões trabalhadas em sala.

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