quinta-feira, 9 de julho de 2009

Biodiesel e etanol: combustíveis ecológicos como alternativa

08/07/09 - Muito se tem falado sobre biodiesel e etanol, principalmente a importância em território brasileiro. Vale lembrar que o biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo, sendo que pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

Este biocombustível apresenta inúmeras vantagens, como pode ser conferido no quadro abaixo:

Vantagens na utilização do biodiesel

• É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção;

• O biodiesel é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor;

• O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus Celsius para explodir;

• Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão;

• O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa;

• A viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliação dos componentes do motor, que não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho;

• Para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em caminhões, tratores ou máquinas;

• O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o país abriga o maior território tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura auto-sustentável do plantio direto; topografia favorável à mecanização e é a nação mais rica em água doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produção de duas safras ao ano;

• Por outro lado, o diesel do petróleo é um combustível não-renovável. O petróleo leva milhões de anos para se formar;

• Substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes;

• O produtor rural estará produzindo seu combustível;

• Diminuição da poluição atmosférica;

• Redução de custos na propriedade;

• No caso do biodiesel Eco Óleo o produtor não compra o biodiesel, a comercialização será por meio de permuta, ou seja: troca de mercadorias como, por exemplo, o produtor entrega o girassol e recebe o Eco Óleo. Será o uso cativo;

• O produtor estará fazendo rotação de culturas em sua propriedade, incorporando nutrientes na sua lavoura;

• O biodiesel é usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois é um produto miscível;

• Outra grande vantagem é que, na formação das sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pela planta;

• O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel;

• Pouca emissão de partículas de carvão. O biodiesel é um éster e, por isso, já tem dois átomos de oxigênio na molécula;

• Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa;

• É necessária uma quantidade de oxigênio menor que a do diesel;

• É uma fonte de energética renovável, a exemplo de todos os produtos originários do ciclo produtivo da agroindústria. Nesse ciclo, a energia que está armazenada nos vegetais, no caso o grão da soja, é transformada em combustível e depois da combustão uma parte destina-se à operação de um sistema como um motor, e outra retorna para a nova plantação na forma de CO2, o CO2 combinado com a energia solar realimenta o ciclo;

• Não são necessárias alterações na tecnologia (peças e componentes) e de regulagem. Apenas é preciso que o biodiesel tenha uma qualidade definida. Por ser um produto natural e biodegradável, surgem problemas de degradação natural. Ao utilizar biodiesel você estará utilizando qualidade;

• Os óleos vegetais usados na produção do biodiesel podem ser obtidos do girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja, canola… Qualquer oleaginosa;

• É constituído de carbono neutro. As plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxigênio, neutralizando suas emissões;

• Contribui ainda para a geração de empregos no setor primário, que no Brasil é de suma importância para o desenvolvimento social e prioridade de nosso atual governo. Com isso, segura o trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país;

• Muito dinheiro é gasto para a pesquisa e prospecção do petróleo. O capital pode ter um fim social melhor para o país, visto que o biodiesel não requer esse tipo de investimento;

• Podemos prever claramente os efeitos positivos do biodiesel, analisando os benefícios da adição do etanol na gasolina. O etanol vem da indústria do álcool, uma indústria forte e que faz circular um grande volume de capital, gera empregos e ainda gera dinheiro para o governo através dos impostos, ajudando a reduzir o déficit público;

• A maior parte dos veículos da indústria de transporte e da agricultura usam atualmente o diesel. O biodiesel é uma alternativa econômica, tendo a vantagem de ser confiável, renovável e fortalecer a economia do país gerando mais empregos;

• Como combustível já é uma realidade em expansão;

• Beneficia os agricultores e contribui para o crescimento econômico dos municípios, pois reduz a exportação de divisas e permite a redução de custo desse insumo;

• Preservar o interesse nacional;

• Promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos;

• Proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;

• Proteger o meio ambiente e promover a conservação de energia;

• Utilizar fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econômico dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis;

• Redução da emissão de poluentes locais com melhorias na qualidade de vida e da saúde pública;

• Possibilidade de utilização dos créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo decorrentes do Protocolo de Kioto;

• Sedimentação da tecnologia de produção agrícola e industrial;

• Lubricidade otimizada;

• Número de cetano mínimo 51;

• Sem a presença de aromáticos (benzeno);

• Estável e com boa atividade;

• Ajuda na eficiência de catalisadores;

• Tecnologia atual permite aos veículos Diesel atender a norma EURO III, dispositivos de retenção de particulados - filtros regenerativos (com B100 poderão operar melhor pela ausência de enxofre e material particulado);

• Melhora o número de cetano (melhoria no desempenho da ignição) e lubricidade (redução de desgaste, especialmente do sistema de ignição);

• Ampliação da vida útil do catalisador do sistema de escapamento de automóveis;

• O biodiesel é uma alternativa tecnicamente viável para o diesel mineral, mas seu custo hoje, de 1,5 a 3 vezes maior, o torna não competitivo, se externalidades positivas, como meio ambiente local, clima global, geração e manutenção de emprego, balanço de pagamentos não forem consideradas. Esses custos já consideram todos os créditos por subprodutos (uso da torta residual; glicerina). Não são previstas possibilidades de reduções significativas no custo de produção, para os óleos vegetais usados na Europa para biodiesel. Trata-se de processos agrícolas e industriais muito conhecidos, “maduros” e eficientes. O custo de referência, de diesel mineral, sem impostos, utilizado nesta análise é de US$ 0.22/ litro.

Desvantagens:

• Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos atuais; todo o mercado de óleo-químicos poderá ser afetado. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina.

• No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bolsões de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lovouras não tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.

Biodiesel no Brasil

No Brasil, existe uma lei (Lei nº 11.097, de 13/01/2005) que prevê quem no ano 2013 todos os veículos de transporte de cargas do Brasil serão obrigados a usar o combustível conhecido como B5, ou seja, uma composição de 95% de óleo diesel e 5% de biodiesel. Para essa adequação, as mudanças serão paulatinas. Nos primeiros três anos, a proporção de biodiesel no óleo diesel será de 2% em caráter experimental, sendo gradualmente ampliada até a obrigação do uso, em 5%. Essas projeções fazem parte do Programa Nacional de Biodiesel, que surgiu junto com a lei.

Em território brasileiro o que não falta é matéria-prima para o biodiesel. As regiões mais quentes do País são propícias para o cultivo de mamona, dendê (palma), babaçu, amendoim, pinhão manso, girassol, algodão e soja. Todos esses frutos podem ser transformados em biodiesel. Entre as plantas cultivadas no Brasil, o dendê e o pinhão-manso têm a melhor produtividade de óleo por hectare. O dendê (também conhecido como palma) produz de 3 a 6 toneladas de óleo por hectare cultivado. O Pinhão Manso, 1 a 6 toneladas de óleo por hectare. As duas plantas, junto com a Mamona (cuja produtividade é de 0,5 a 0,9 t/ha) , são as principais vedetes do programa.

Uma vantagem benéfica para o Brasil é que o biodiesel pode ser uma alternativa para diminuir a dependência brasileira do óleo diesel, já que o País importa cerca de 10% de todo o óleo que consome, o que custa US$ 800 milhões ao ano. E o óleo diesel, usado tanto em caminhões como em carros de passeio, é o combustível mais consumido no País, registrando 56% do mercado.

O etanol

Quimicamente, o etanol (álcool etílico) é o mais comum dos alcoóis e caracteriza-se por ser um composto orgânico (CH3CH2OH), obtido por meio da fermentação de amido e outros açúcares, como a sacarose existente na cana-de-açúcar, nos açúcares da uva e cevada e também mediante processos sintéticos. O álcool etílico é utilizado como combustível desde o nascimento dos automóveis, na tentativa de adaptar os motores recém inventados para a sua utilização. Desde então, o uso do etanol em veículos automotores tem sido um considerável avanço. O álcool é menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, o milho é o mais usado.

No Brasil, estima-se que, em 2012, as áreas de cultivo de cana-de-açúcar atinjam a marca de 9 milhões de hectares e que a produção de etanol seja de 25 bilhões de litros, obtidas de mais de 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Para 2030, a produção de etanol deverá atingir a impressionante marca de 67 bilhões de litros. Espera-se que com a biotecnologia e o desenvolvimento recente do genoma da cana-de-açúcar, o país solidifique o etanol como o biocombustível apropriado e sustentável para substituir mundialmente o petróleo.

Ribeirão Preto, capital mundial do etanol

O tema dos biocombustíveis em competições automotivas se tornou constante em Ribeirão Preto depois que os organizadores da Fórmula Indy colocaram a cidade como uma das candidatas para sediar uma das etapas da competição. O combustível utilizado na Fórmula Indy é o etanol.

Em abril, convidada pelo diretor da Fórmula Indy, Terry Angstadt, Darcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto, assistiu como convidada de honra a Indy Racing League, em Long Beach, Califórnia, onde assinou o protocolo de intenções para que Ribeirão Preto sedie uma etapa do campeonato de Fórmula Indy.

Na oportunidade, ela salientou a sua determinação em tornar Ribeirão Preto, não como a capital do agronegócio, mas também como capital mundial do etanol.

As chances de a cidade conseguir a etapa da Indy são grandes, devido a sua importância econômica para o mundo.


Fonte: Revista Ecoturismo

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