terça-feira, 27 de abril de 2010

Pra quê tanto julgamento?


Dia após dia, experiência após experiência e percepções após percepções, chega o momento em que criamos a nossa verdade, o nosso ''eu''. Sabemos exatamente o que pregamos em nossa vida, o que plantamos, entre pensamentos e atitudes. Você vive da verdade? Tem a certeza que o que anda plantando na vida é o que a vida te dá a chance de plantar?
Eu diria que a minha verdade se definiu após tanto observar nas pessoas atitudes que quero ser uma a menos a ter. Eu vejo a busca insana pelo status, a necessidade de querer ser superior ao outro mas não pelo caráter, vejo a invasão na vida do próximo, a falta de compaixão e respeito por ele que é igual, é ser humano também. Eu vejo o julgamento.
Vi e vejo diariamente, em algum instante, em algum lugar, alguém julgando alguém. Seja baseando-se pela aparência, pelo modo como se porta, pelo o que fez ou deixou de fazer, pelo o que tem ou não tem. Não é a toa que as pessoas tanto desejam a harmonia, pois ela anda tão ausente na convivência entre os homens que todo mundo em algum momento já foi julgado pelo outro. ''Outro'' que você conhecia, ou NÃO. Não seria tão mais fácil se todos lembrassem que a vida é puro aprendizado, que os aprendizados também vêm dos erros... E que cada um tem o direito de escolher o que acha melhor para a vida? Somos diferentes em histórias, em opiniões e pensamentos, mas no fim tudo o que adquirimos é o aprendizado. Tendo consciência sobre isso, também não seria tão mais valioso respeitar o outro para ser respeitado, não julgar para não ser julgado?
Tiremos então nossas próprias conclusões. Se cada um observasse e refletisse muito mais sobre sua vida e suas atitudes, ao invés de ocupar sua mente e sua língua julgando a vida do outro, com certeza todos nós viveriamos muito mais em harmonia. Essa harmonia nos traria um sabor ainda melhor da liberdade que temos, não nos sentiríamos mais pressionados, e nem nos cobraríamos tanto... Não maltrataríamos mais a nossa mente com pensamentos sobrecarregados, de que precisamos melhorar a todo instante mas não para nosso próprio prazer como deveria ser, e sim para compararmos estética ou bens materiais. Nos valorizaríamos mais como seres humanos, nos garantíriamos precisando de um único elemento: caráter.
Não se dê o direito de julgar, se dê o direito de talvez aprender não só com os seus erros, mas com os erros dos outros. Observe, reflita e absorva mais, critique menos.
Dê ao próximo o que gostaria de receber sempre, e com certeza estará plantando através de suas atitudes exatamente o que gostaria de colher.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Hoje tive um sonho...


''Sonhei com o Paraíso. Vi um mundo de harmonia, respeito e felicidade. A selva de pedras se tornara um conjunto colorido de extensos jardins, trilhas repletas de àrvores... A areia das praias era clara, leve, pura...Límpida. Assim como os profundos rios e mares. O azul do céu refletia em meus olhos como nunca haviam refletido antes.
Meus ouvidos me traziam apenas o som das cachoeiras, das ondas do mar quebrando em pedras, vibrantes como nunca; do canto dos pássaros que pareciam celebrar um grande momento.
Milhares de sorrisos refletiam o verdadeiro significado da alegria. Os mesmos olhos que antes cheios de superioridade e amargura estavam acostumados a julgar os contornos do que viam, agora esbanjavam bondade... Haviam recebido a dádiva de cumprir sua função: enxergavam apenas o que realmente deveria ser enxergado. Notei esta dádiva em mim. Agora, eu podia enxergar os corações de todos que por mim passavam.
Os corações antes alimentados de dor, sofrimento e mágoas, agora transbordavam de gratidão e ternura. Eles também pareciam ter recebido uma dádiva sobre o verdadeiro motivo de sua existência: guardavam apenas o Amor.
As mesmas mentes que, em tormento, servíam de lar para o mal, possuídas pela busca do poder e ocupadas pela futilidade que o mundo material trazia, agora eram mentes purificadas, assim como os olhos e os corações: os pensamentos não só buscavam o bem, como também traziam junto deles a Paz.
Acordei feliz, como se esse mundo realmente estivesse aqui, agora. Acredito em sonhos e sei que deste tirei uma maravilhosa percepção: uma vez em que se têm os olhos, o coração e a mente que sonhei, o mundo que antes era sonho pode se tornar real.''

Paz, Amor e União para todos...

domingo, 18 de abril de 2010

Reutilizando e Criando...

Outro dia após uma limpa básica aqui em casa, me deparei com um monte de coisas que iriam direto pro lixo... CDs riscados, disco de vinil dos mais antigos, bandeijinhas e discos de isopor daqueles que vem embalando alimentos (sendo o isopor um dos maiores poluentes do planeta, leva 150 anos para ser degradado), espelhinhos quebrados... revistas ultrapassadas, sem falar da tonelada de papéis de anotação. Isso é um EXEMPLO bem peneirado do que normalmente passa batido pelos nossos olhos e vai direto pro lixo.

Na situação que se encontra o planeta, reciclar e reutilizar deveria ser uma obrigação... Além de muitas vezes despertar em cada um aquele lado artístico, o resultado de um artesanato feito por nós mesmos, vindo de algo que descartaríamos para o LIXO e se torna de repente ''o diferencial'' em algum ambiente da casa, não tem preço! É uma grande ação e os benefícios são indescritíveis.
Portanto, por você, por toda uma geração futura e pelo meio ambiente... Exercite seu lado criativo reciclando, sempre que tiver oportunidade!

Alguns resultados de tudo isso:
*Aquele CD velhinho?*



Uma linda mandala que dá um toque especial em qualquer cantinho da casa. Além disso, você pode torná-lo ainda mais especial pintando símbolos com significados importantes para você. Trará luz para o ambiente.

*Como fazer*
Você vai precisar apenas de CDs, tinta acrílica, uma bisnaguinha de cola colorida, fio de nylon e algumas miçanguinhas. Faça o contorno do desenho com a cola colorida no lado de ''capa'' do cd. Após deixar secar por 10 minutos, pinte normalmente. Para fazer o furo no cd, utilizei a ponta de um abridor de latas, esquentei a ponta e foi facinho furar. Depois, transpasse o fio de nylon(já amarrando) e capriche nas miçanguinhas. Você pode fazer um fio desses com mais CDs, um embaixo do outro, fica lindo. Pode pendurar próximo da janela, no centro do quarto (preguinho no teto), na parede...

*Disco de Vinil*
(Porta Cartões ou Cds)


(Porta Papéis ou recados)
1)
2) (home-boxer.blogspot.com)

*Como fazer*
Coloque uma quantidade de agua fervente dentro de um balde um pouco maior que o disco. Afunde o disco no balde e deixe por um tempinho. Escorra toda a agua,com o vinil dentro do balde. Retire- o com uma luvinha pra não se queimar. Dobre o lado que quer moldar e coloque em baixo da dobra algum apoio para que ela seque e fique com a forma correta. Aqueça um preguinho e fure a ponta do vinil para poder pendurar. Pronto!

*Quadro/Mandala com Isopor*
Utilizando apenas uma bandeija de isopor, canudinhos de jornal ou revista, CD e pedrinhas. (artesanatodeneris.zip.net)



*Luminárias*
1) Com cesto de lixo de inox, além do chapéuzinho de palha no meio.

2) Slides (aqueles filmes de máquina fotográfica bem antigos)

3) Com garrafas (pintadas com tinta para vidro ou então contornadas com adesivos e Durex coloridos)

Estes são alguns exemplos das milhares de coisas sensacionais que podem ser criadas a partir do que simplesmente iria para o seu lixo de cada dia...
Reduzir, Reutilizar e Reciclar sempre!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mantras e Meditação

A sensação que obtemos com um momento de tranquilidade, puro, seja à beira-mar, um olhar direcionado ao pôr do sol, um caminhar floresta adentro... Momentos onde elementos do ambiente aquietam a mente, nos trazendo a paz interior e o pleno bem-estar. Essa é a sensação que a meditação nos proporciona.


Como tudo em nossa vida é resolvido mentalmente , nossa mente é um turbilhão.Tentamos controlar a vida, tendo em nosso inconsciente a necessidade de pensar a todo instante, relevando o que foi dito por Descartes ''Penso,logo existo''. O pensamento renova,cria. Quando alimentamos a mente de negatividade, surge o medo de tudo e todos, a dificuldade vem e logo nos sentimos consumidos por sofrimento e insatisfação.

*Como mudar o pensamento?
Devemos observar nossos pensamentos, estarmos cientes deles e então tomarmos posse de nossa mente. Ao tomarmos posse dela e termos consciência sobre nossos pensamentos, todos os que nos trazem sofrimento podem ser mudados através de nossa determinação e vontade, repetindo os mantras.

*O que é mantra?
Uma combinação de palavras que pode estar unida a um som, que tem o poder de libertar a mente dos pensamentos negativos. O que importa é que tenha significado para você.
Repetindo o mantra com concentração, a mente se acalma. Você sente a paz. A paz que muitas vezes perdemos vivendo no nosso passado e futuro tentando controlar tudo; nesses momentos distantes da paz, esquecemos que o futuro depende do presente, só que esquecemos de viver esse presente. MEDITAR é viver da melhor forma o momento presente.
Com a meditação nossas tensões e medos dizem Adeus, nos libertamos porque passamos a prestar atenção no que vivemos naquele momento.

Portanto, experimente observar sua mente e recitar alguns mantras.
Um dos mantras que sinto intensamente, é aquele que desperta a compaixão em nosso coração ''Om Mani Padme Hum'', um dos mantras do Budismo:


O mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. É associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara. O mantra OM MANI PADME HUM expressa a energia pura da compaixão que existe em todos os seres.
Pronunciá-lo na meditação ou enquanto executamos nossas atividades diárias, não apenas desperta a nossa compaixão, mas nos uni com os outros milhões de indivíduos que se conectam por esse mantra, contribuindo para o crescimento da energia de paz e de amor no mundo.

OM
Elevemos-nos acima das dimensões de Corpo, Fala e Mente.
Às vezes, em nossa vida, experimentamos distúrbios e emoções negativas que nos tiram de nossa natureza verdadeira. OM nos dá a possibilidade de transformá-las, de purificá-las. Pode também ser traduzido como a essência de toda forma de esclarecimento.

MANI
Significa uma pedra preciosa para o amor e a compaixão.

PADME
É a flor de lótus, a flor que cresce na água e que mostra exatamente como ela é: uma visão na realidade, a flor da sabedoria e do entendimento.

HUM
Representa o espírito do esclarecimento. Produz o efeito de estabilização e purificação do espírito.

*~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~*

Repita aquilo que seu coração pedir, mas acima de tudo elimine toda a negatividade, as discussões... Traga a paz para sua mente para que possa viver dela e ser feliz.

Disponibilizo um bom exemplo de mantra unido ao som.
Perfeito para ouvir sobre uma pedra, de frente para o mar ou em qualquer ambiente que nos traga a percepção da imensidão do universo.
[Download: Megaupload]

terça-feira, 6 de abril de 2010

[EP] The Best of Bob Marley


''[...]Ele luta sozinho com sua música
O reggae é a música do povo,
ela fala dos acontecimentos...
mas não de um ponto de vista histórico.
Fala de coisas que não se aprende na escola.''

[EP]The Best of Bob Marley - 20 faixas
[Download: Megaupload]
[Tamanho do arquivo: 106.15 MB]

''Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui.Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de AMAR.''

domingo, 4 de abril de 2010

Jim Morrison + ''The Doors - O Filme''


James Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison(Melbourne, Flórida, 8 de Dezembro de 1943 — Paris, 3 de Julho de 1971) foi um marcante cantor, compositor, cineasta e poeta. Filho de funcionários da marinha americana, totalmente rigorosos e conservadores, Jim foi escoteiro ainda jovem, porém tudo isso não foi o suficiente para que concordasse com a ideologia de seus pais e o ''modelo'' de educação que recebeu, criando opiniões e pontos de vista completamente opostos aos deles.
Após formar-se no curso de Cinema, na Universidade da Califórnia em LA, explorou seu talento com poemas. Talento que, ao ser reconhecido por seu amigo Ray Manzarek, deu início a banda que se tornaria reconhecida e admirada mundialmente, ''The Doors''.


Mesmo antes da formação dos Doors, Morrison já consumia várias drogas, bebia álcool em grandes quantidades e entregava-se de corpo e alma a busca do seu prazer, sem limites. Isso fez com que os shows ficassem marcados sempre por suas atitudes e canções polêmicas, que o levaram a prisão certas vezes, pelas considerações da polícia de ''atos obscenos no palco'' ou ''provocações aos policiais''.

"A única obscenidade que conheço é a violência."(Jim Morrison)

Acima de tudo, The Doors levava seu público ao CÉU. Quando traziam a morte como tema das canções, mostravam exatamente o que queriam aos ouvintes, a VIDA.
Jim Morrison era desesperadamente motivado por uma necessidade de TESTAR OS LIMITES DA REALIDADE. Isso o deixou louco para criar e sentir-se real. Porém, os mesmos pontos trouxeram-lhe um conflito perverso consigo mesmo. Acabava procurando consolo e alívio nas mesmas substâncias que tanto aprofundavam suas criações e intensificavam sua inspiração: as drogas.
Em 1971, isolou-se em Paris com uma revolta pelas barbaridades cometidas pelo governo americano da época. Em julho do mesmo ano, Morrison fecha os olhos do mundo. Não se sabe ao certo se o que o matou foi uma overdose ou um ataque cardíaco.

''Não me importaria de morrer num avião. Seria uma boa forma de ir. Não quero morrer dormindo, ou de idade ou de overdose. Quero sentir como é. Quero saborear, ouvir, sentir o cheiro disso. A morte só vai acontecer uma vez; não quero perdê-la.''

O que se sabe é que Jim Morrison foi fantástico.
Foi verdadeiramente único, brilhante, intelectual... Ficou na história por sua intensa passagem pelo mundo,deixando suas poesias que refletiam sua relação amorosa com a vida.

"Se a minha poesia tem algum objetivo, é o de retirar as pessoas das formas limitadas com que vêem e sentem."

Para resumir com uma ÓTIMA atuação de Val Kilmer (na época ficou tão envolvido por Jim, que após o término do filme se sentia o próprio Jim Morrison, todo o tempo), o filme ''The Doors'', lançado em 1991.

[Download: Megaupload]
[Tamanho do Arquivo: 179.67 MB]

''Se exponha aos seus medos mais profundos, depois disso, o medo não terá poder nenhum e o medo da liberdade encolhe e desaparece. Você é livre.'' (Jim Morrison)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Desabafo de Herbert Vianna

Cirurgia de lipoaspiração?!

''Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje Deus é a auto-imagem.
Religião, é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer, não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas... Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser..Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.''

[...] ''Cuide bem do seu amor, seja ele quem for.''

Herbert Vianna.