RESENHA DO TEXTO “A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA PARA A INTRODUÇÃO DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS NAS ORGANIZAÇÕES”

CAMPELO, Carlos. A importância da visão sistêmica para a introdução dos sistemas informatizados nas organizações. Disponível em: . Acesso em 03 Nov, 2009.

Carlos Campello, autor do texto “A importância da visão sistêmica para a introdução dos sistemas informatizados nas organizações”, inicia a obra ressaltando que os sistemas de informação não se referem apenas aos sistemas informatizados, mas sim, a todo processo que gere informação para a tomada de decisão.

Para tanto, as organizações precisam revisar periodicamente seus processos. Por isso é necessário conhecer todos seus sistemas e subsistemas e a relação entre eles dentro da empresa, sem desconsiderar sua missão e valores.

Segundo Peter Drucker (in TARAPANOFF, 1995) “a informação é a ferramenta do Administrador”. Partido desse pressuposto pode-se afirmar que sem informação não há como administrar uma organização. Esta afirmação não define por completo sua importância, pois a informação por si só não leva a resultado algum sem análise e confronto com outras fontes de informação.

Além disso, para se chegar a uma informação faz-se necessário o colhimento de dados pertinentes a ela. Após processamento desses dados é que pode ou não ser produzida uma informação que, por sua vez, poderá ser utilizada como dado para elaboração de informação em outro sistema.

Com isso, as informações serão realmente úteis para a organização caso sejam necessárias e possam ser utilizadas em futuras comparações e sempre confiáveis e econômicas. O autor ressalta ainda que os administradores não devem limitar-se às informações internas, mas sim, estar atentos a todo cenário externo, sempre atento à qualidade e veracidade da informação.

Campello afirma que as organizações são um sistema aberto, sendo afetas pelas mudanças das condições do meio ambiente e por isso precisam interagir com o ambiente externo, reformular suas ações, alterar os procedimentos internos, produzir bens e serviços voltados ao meio ambiente e viver em constante mutação, pois a única coisa permanente é a mudança.

Considerando todos os conceitos e argumentos que garantem a importância do uso da informação dentro das organizações, vale lembrar que o avanço tecnológico também é fundamental nesse processo, mas não garante o sucesso do sistema. A incorporação de sistemas informatizados apenas agiliza processos, sugere alterações mediante emissão de relatórios após inclusão de dados relevantes a cada atividade dentro da organização.

O bom uso, ou melhor, o uso consciente e adequado das informações internas e externas juntamente com um sistema informatizado que atenda as necessidades da empresa só pode trazer benefícios para a organização. Por isso, antes de investir em recursos tecnológicos, é fundamental estudar os processos, conhecer a cultura e o clima organizacional, além de encontrar e entender o desejo dos clientes internos e externos da empresa.

O texto de Carlos Campello aborda de forma clara e objetiva a importância dos sistemas informatizados nas empresas. Inicialmente define informação para depois passar para sistema de informação, deixando claro não apenas seus conceitos como também a importância do uso adequado e consciente dentro das organizações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos