Páginas


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tipos de Barragens

Tendo em conta a sua função, servem principalmente para 3 funções: armazenamento, desvio ou detenção.

Barragens de armazenamento
São construídas para represar a água em períodos de superavit ou fornecer água em períodos de deficit. Muitas pequenas barragens represam a água, durante a primavera para ser utilizada durante verões secos. Barragens de armazenamento podem fornecer água, ou melhorar o habita dos peixes e da vida selvagem. Podem armazenar água para generar energia hidroeléctrica.
O objectivo especifico de uma barragem de armazenamento influenciam o seu desenho e o tamanho do reservatório de água.
Por exemplo, onde estão envolvidos vários efeitos energia e irrigação, a alocação de reservatório é feito geralmente para cada utilização separada. O volume de armazenamento estabelece a altura e a largura da barragem.


Barragens para provocar desvio do caudal
Elas fornecem pressão suficiente para empurrar a água para valas, canais ou outros sistemas de convergência. Barragens de dimensões reduzidas, são usadas para irrigação, e para desviar o caudal do rio para um reservatório mais distante. 

Barragens de transbordo
 Elas descarregam agua que esta acima da sua crista, e são feitas de materiais que não serão  erodidos  por estas descargas. Barragens que não feitas para serem transbordadas, são desenhadas para não serem transbordadas, e podem incluir terra e rocha nas suas estruturas. Muitas vezes os dois tipos de barragem são combinados para formar um estrutura mais composta.
Para evitar que uma barragem seja transbordada, estruturas de desaguadouro transportam o excesso de agua. Em barragens de aterro, os desaguadouro são construídos em estruturas separadas, muitas vezes túneis adjacentes à barragem. Nas barragens de concreto de gravidade, a jusante da estrutura agem como desaguadouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário