sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estádio de Stuttgart


Os cidadãos de Stuttgart desfrutam fartamente os eventos esportivos, culturais e até mesmo históricos em seu Gottlieb-Daimler-Stadion. A Alemanha enfrentou a Suíça nesse estádio, em 1950, no primeiro jogo internacional em solo alemão após o fim da Segunda Guerra Mundial. Quarenta anos mais tarde, no dia 19 de dezembro de 1990, o estádio sediou o primeiro jogo internacional depois da reunificação, com outra partida entre alemães e suíços. O campo também foi palco da final da Copa dos Campeões da Europa, de um concerto dos Rolling Stones, de jogos da Copa do Mundo e do campeonato europeu e dos campeonatos mundiais de atletismo. Nesse estádio, o atual técnico da seleção alemã, Jürgen Klinsmann, fez sua última aparição como jogador no dia 24 de maio de 1999.

A terceira etapa do programa de modernização da Copa do Mundo 2006 teve início em janeiro de 2004 e está prevista para terminar até o final de 2005. Uma nova fileira de assentos será criada em frente à arquibancada principal, controles eletrônicos de acesso serão instalados e duas novas telas de vídeo serão montadas em uma área visível de 115 metros quadrados e 11 toneladas cada, as maiores do gênero na Europa.

O Neckar-Stadion original foi construído em 1933 com base em um projeto do arquiteto Paul Bonatz. Entre 1949 e 1951, foi construída uma nova arquibancada aberta em frente à arquibancada principal e, nos anos de 1955 e 1956, as extremidades Cannstatter e Untertürkheimer foram ampliadas. Outras ampliações se sucederam entre 1971 e 1974 (arquibancada principal), e o campo foi modernizado em 1990. O Gottlieb-Daimler-Stadion foi aperfeiçoado para cumprir os padrões exigidos pela Copa do Mundo entre 1999 e 2001, com um investimento de cerca de 107 milhões de marcos alemães na arquibancada principal. Os destaques foram o novo “Centro Comercial” com 44 camarotes executivos, 1.500 cadeiras cativas, um estacionamento com vários andares e acesso direto e instalações para visitantes, esportistas e imprensa.

O estádio é sede do renomado VfB Stuttgart, clube da Bundesliga. Um destaque desse novo estádio é a cobertura de tecido do teto, com uma estrutura de suporte que segue o princípio de uma roda horizontal com sistema de raios, sua treliça fina e intrincada remete aos hectares de vinhedos que se estendem pela região vizinha. O telhado é feito de fibra de poliéster revestida de PVC e cobre as arquibancadas totalizando cerca de 34.000 metros quadrados de material, a alturas que variam entre 18 e 35 metros.

Financiamento:
O estado de Baden-Württemberg contribuirá com um terço do financiamento, até o limite máximo de € 15,3 milhões. Os custos remanescentes serão cobertos pela cidade. O VfB Stuttgart cobrirá parte dos custos da segunda fileira na arquibancada oposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário