sexta-feira, 3 de junho de 2011

Porque toda grávida fica no mundo da lua?


É comum ouvirmos dos maridos que a esposa grávida está diferente, que depois que engravidou parece que está no mundo da lua, fica mais esquecida, não presta atenção na conversa, não quer fazer as mesmas coisas, só pensa em dormir...
Todas essas mudanças são resultado de alterações fisiológicas da gravidez e são fundamentais para uma gestação saudável. Elas fazem com que a mulher entre mais em contato com a sua gestação, seu corpo e seu bebê para que possa se cuidar de uma maneira melhor e cuidar do seu bebê adequadamente depois do parto.

Esse mecanismo faz com que a mulher faça adaptações na sua vida em prol da gravidez. Não tem como uma gestante continuar a fazer as mesmas coisas que fazia antes de engravidar. Mesmo que a mulher trabalhe e cuide da casa e dos demais filhos, é importante que faça uma adpatação dessas atividades para respeitar seu corpo e seu psiquismo que estão se transformando para gerar uma nova vida.
Geralmente o sono aumenta, há alterações de apetite, há enjoos, aumenta o cansaço, o peso , o equilíbrio corporal modifica, etc. Há uma série de mudanças que impossibilitam a mulher de viver exatamente como vivia antes. Essa impossibilidade deve ser encarada como um mecanismo super importante, pois praticamente obriga a mulher a parar e se voltar para a gestação.
Como seria se a mulher passasse a gestação inteira atarefada, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, com mil pensamentos na cabeça sobre problemas que precisa resolver? Provavelmente a gestante não conseguiria curtir a gravidez e não seria capaz de saber e codificar o que está acontecendo consigo mesma e com seu bebê. E quando o chegasse a hora do bebê nascer, ela estaria totalmente despreparada para recebê-lo e cuidar dele da maneira mais adequada, porque deixou passar o tempo necessário para haver essa preparação.
Por isso, gestantes, maridos, familiares, filhos, amigos, colegas de trabalho e quem mais esteja em contato com uma mulher grávida: entenda que a gestante está passando por uma transformação muito importante da vida dela e que é preciso vivenciar essa fase de uma maneira diferente. É temporário! Precisamos ter uma delicadeza ao tratar desse período porque toda gestante fica sim, no mundo da lua, ou mais precisamente no mundo com o bebê.
E você, já se sentiu assim ou conhece alguém que passou por isso? Compartilhe com a gente!

2 comentários:

  1. to muito esquecida,tá uma loucura, esquecendo vela em cima da geladeira e ai queimei a parte de cima dela, esquecendo carro aberto com chave na iguinição na área de casa (ainda bem que aqui não tem roubo de carro, vivo numa cidade pacata do interior. jogando áqua do café dentro do arroz (a agua já tava com açúcar, deixei até uma chapinha ligada de 8 ao 12 da manha. To muito esquecida, isso realmente é normal?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônima,

    Você relatou uma sucessão de esquecimentos né?!
    Seria importante refletir se esses comportamentos já existiam antes da gravidez.
    Quando as alterações fisiológicas e emocionais da gravidez tomam proporções que podem prejudicar ou colocar em risco a vida cotidiana, é importante procurar ajuda profissional até para compreender o por que de tais alterações que são normais estão tomando proporções maiores.

    ResponderExcluir