“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

sábado, 29 de janeiro de 2011

RECURSO PARA VERSÍCULO - NAVIO

A Paz do Senhor!
Vi a sugestão abaixo no site http://www.escoladominical.net. O modelo do recurso é muito interessante para se colocar o versículo a ser memorizado no Culto Infantil ou na aula da EBD. Ele pode ser utilizado em várias lições bíblicas que se referem a Paulo, por exemplo, já que ele fez viagens missionárias usando esse meio de transporte. 
DICA: Se você tem habilidade para desenhar, pode fazer esse recurso em um tamanho maior e pintar ou até mesmo xerocar em duplo ofício. Também pode fazer as partes que o compõe de EVA e depois colar o versículo (impresso ou escrito) com fita adesiva. Dessa forma você poderá usá-lo mais de uma vez.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ORNAMENTAÇÃO - EBF 2011

A Paz do Senhor!
Para este ano, fiz a ornamentação para a EBF utilizando figuras de animais e outras sobre a história de Noé.
Coloquei abaixo algumas fotos do passo-a-passo de um dos animais que fiz. Depois colocarei as fotos de como as figuras ficaram na igreja.

Material utilizado: desenhos para servirem de modelo, 2 folhas de papel 40kg (tamanho duplo ofício) para desenhar cada figura, fita crepe para unir as duas folhas de 40kg, lápis com borracha, cola branca, uma folha de papel guache para colar atrás de cada desenho (fica mais resistente), tintas, pincéis, copos descartáveis ou outro recipiente para misturar tintas, marcador para CD preto (cobri os desenhos com ele) e tesoura.


 

 


Moldes que utilizei para a ornamentação (figuras tiradas da internet):

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PAULO CHEGA À EUROPA (At 15.40; 16.1-40)

A Paz do Senhor!
Para essa lição bíblica fiz uma "mala de viagem" (fotos abaixo). Foi a primeira mala que fiz, portanto levem isso em consideração (rs). Depois tentarei fazer algo melhor... Serve como experiência... Caso você tenha alguma outra ideia para fazer a "mala" deixa um recadinho, tá?
Bem, vamos ao que interessa!
Essa lição trata do início da 2ª viagem missionária de Paulo. Contei a eles sobre a visão que  o apóstolo teve na cidade de Trôade (a chamada dele para a Macedônia - hoje Europa), os amigos que foram com ele nessa 2ª viagem (Silas, Lucas e Timóteo), sobre a conversão de Lídia (vendedora de púrpura) e a prisão de Paulo e Silas (essa parte é a que mais me detive, contei mais detalhes) e a conversão do carcereiro.

Texto bíblico: Atos 15.40; 16.1-40
Versículo-chave: “...tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta." 1 Tessalonicenses 2.2

Antes de contar a lição, perguntei às crianças se já haviam feito alguma viagem, se foi para um lugar perto ou longe, qual o meio de transporte que usaram, o que devem levar para uma viagem curta e longa... Depois, apresentei a mala e disse que faríamos uma viagem até a Europa. A partir daí, comecei a lição. À medida que ia falando tirava alguma figura da "mala" e ia colando na parede (você também pode colocar as figuras no flanelógrafo ou no quadro de pregas). Dessa forma, fui até o final da lição. Vez por outra parava e fazia alguma pergunta sobre algo que já havia falado para verificar a atenção e o entendimento delas sobre o que estava  falando.

ALGUNS PONTOS CURIOSOS (Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal):
- A segunda viagem missionária de Paulo começou aproximadamente três anos após o final da primeira. Nessa viagem, ele visitou a maioria das cidades visitadas na primeira viagem, além de outras.
- Lídia era uma comerciante de tecidos de púrpura. Provavelmente, rica, pois tais tecidos eram caros; frequentemente usados como um sinal de nobreza ou realeza.
- Os troncos descritos na lição (At 16.24) eram duas tábuas unidas com braçadeiras de ferro, com orifícios de  tamanho suficiente para os tornozelos. As pernas dos prisioneiros eram colocadas nos orifícios da tábua mais baixa, de forma que a tábua superior ficasse sobre elas. Às vezes os pulsos e os tornozelos eram presos ao tronco. Paulo e Sila,s que não cometeram crime algum e eram homens pacíficos, foram presos no tronco projetado para prender os prisioneiros mais perigosos.
- O carcereiro puxou sua espada para se matar. Naquela época, os carcereiros eram responsáveis pelos prisioneiros; se estes fugissem, eles eram considerados  culpados e castigados  com a morte.

FOTOS DA "MALA  DE VIAGEM"
Material utilizado para a confecção da "mala": caixa de sapato, papel preto para encapar por fora, papel marrom para encapar por dentro (na verdade ia usar tudo preto, mas o que tinha não era suficiente), cola bastão (pode ser branca), retalhos de papel (vermelho, amarelo, azul e verde - usados nos detalhes em forma de triângulo), retalhos de EVA (preto, verde e laranja - alça e fechos), cola para EVA (a que vem numa bisnaga verde), papel plástico adesivo transparente (aquele que encapa livros - foi colocado por cima do papel preto e marrom para dar mais durabilidade), 2 pedaços pequenos de velcro (para "atacar" a mala).




Conteúdo da mala que usei para essa lição

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO (João 11.1-44)

A Paz do Senhor!
Seguem sugestões de atividades para serem realizadas com as crianças. Na primeira atividade, sugiro que faças uma divisão (o desenho para as crianças menores e o caça-palavras para as maiores). 
Abaixo, coloquei três fotos atuais do túmulo de Lázaro, na cidade de Betânia.




Fotos do túmulo de Lázaro na cidade de Betânia
Túmulo de Lázaro, na cidade de Betânia


Os degraus cortados na pedra que desce
até ao túmulo de Lázaro,visto a partir da antecâmara.
A abertura do túmulo de Lázaro, como é hoje. 
"Lázaro, vem para fora!" (Jo 11:43)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A ÁGUA QUE VIROU VINHO (João 2.1-11)

A Paz do Senhor!
Segue abaixo algumas curiosidades, sugestão de atividades e visuais para essa lição bíblica. Como fiz o jogo dos 7 erros em outubro do ano passado (2010), nem lembro onde estão todos os erros (rs).

Curiosidades:

“Na época de Jesus, os casamentos eram festas que duravam uma semana inteira. Os banquetes eram preparados para muitos convidados, e a semana poderia ser gasta celebrando a nova vida matrimonial do casal. Muitas vezes a cidade toda era convidada, todos podiam comparecer; era considerado um insulto recusar um convite para o casamento. Para acomodar muitas pessoas, era necessário um cuidadoso planejamento. Acabar o vinho era algo mais do que embaraçoso; um fato como este representava uma grave falta em relação às regras da hospitalidade.” Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Atividades

Sugestão: Essa cruzadinha pode ser ampliada em uma cartolina e
feita coletivamente no início da lição.

Visuais para a lição



Fonte das figuras: karolpoerner.blogspot.com
Fonte da cruzadinha: http://classejardim.blogspot.com

CURIOSIDADE - HISTÓRIA DA HARPA CRISTÃ

DEUS ESTÁ NO CONTROLE...

A Paz do Senhor!
Para leitura e meditação: Lucas 8.22-25
"Quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida, e fácil pensarmos que Deus perdeu o controle e que estamos à mercê dos ventos do destino. Na realidade, Deus é soberano. Ele controla a história do mundo como também nosso destino pessoal. Da mesma maneira que Jesus acalmou as ondas, Ele pode acalmar qualquer tempestade que você possa enfrentar." (Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

sábado, 15 de janeiro de 2011

O BOM SAMARITANO (Lucas 10.25-37)

A Paz do Senhor!
Antes de contarem essa parábola, mostrem a figura abaixo (que mostra um menino ajudando uma menina machucada). Converse com as crianças a partir da ilustração (O que vocês estão vendo nessa cena? O que vocês acham que aconteceu?). Depois, continue contando a seguinte historinha: O nome dessa garotinha é Ana, mas todos a chamavam de Aninha. Um dia, na hora do recreio da escola, todos os alunos estavam brincando no parquinho, inclusive Aninha. Ela estava brincando no balanço, mas caiu  e se machucou. Pedro, que não gostava de Aninha, parou para ajudá-la e a levou até à professora, que cuidou dela. Após esse breve relato, você pode fazer algumas perguntas, como: Por que será que Pedro ajudou Aninha se não gostava dela? O que você faria se estivesse no lugar de Pedro? Depois de ouvir as respostas inicie a parábola do bom samaritano e, ao final, não esqueça de falar para as crianças o que Jesus quis ensinar com essa história.
Abaixo estão as ilustrações para esse trabalho, além de uma dica para atividade e uma sugestão de como você pode fazer o versículo trabalhado para entregar às crianças.

Figura para a história de Aninha e Pedro

Figuras para serem usadas na Lição Bíblica





Sugestão de atividade (Você pode mudar as figuras pelas que você usará no momento da Lição Bíblica. Abaixo está apenas uma ideia de como podes fazer. Atrás dessa atividade, as crianças maiores podem escrever um pequeno texto sobre a parábola e as menores podem desenhar a parte que mais gostaram da Lição.)
Sugestão para o versículo (Você pode usar este versículo ou outro. Entregar para a criança pintado e montado junto a um pirulito - pode ser aquele de coração. Onde tem tracinhos é para dobrar.)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

JOGRAL: A FÉ

A Paz do Senhor!
O jogral abaixo foi feito especialmente para a abertura da EBF-2011 da Assembleia de Deus da qual faço parte. Como já mencionei, o tema dessa EBF é: "Aprendendo a obedecer com Noé".

JOGRAL: A Fé

Locutor: Fé – crer que Deus é real e bom... É uma escolha acreditar que o Criador de tudo não abandonou Sua criação, mas ainda ilumina as sombras e responde aos nossos atos de fé... Fé é acreditar que Deus fará o que é certo.
O verdadeiro cristão é um homem de fé: ele confia no Senhor inteiramente e crê no Rei Eterno, Onipresente, Onisciente e Onipotente; ele sabe com exatidão que Deus nunca teve principio e nunca terá fim, e que domínio é sobre tudo e todos.
A Bíblia nos revela que somente os homens de fé desafiam seus próprios limites, agindo em obediência extrema ao Senhor, e então recebem poder até para abrir mares, derrubar muralhas, e vencer as guerras mais difíceis, nos momentos críticos em que só podem contar com sua fé, e absolutamente nada mais.

TODOS – Levantai as vossas cabeças, despertai enquanto é dia e permanecei firmes na fé, observando com precisão como venceram os heróis da fé.

1 / 2 – Os homens que venceram, foram homens de fé; esses sim chegaram ao alvo desejado, que é Cristo, o autor e consumador da nossa fé.

3 / 4 – Um desses homens foi Noé, que, pela fé, venceu o dilúvio, porque confiou em Deus.

TODOS – É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Ele é a fonte da nossa fé, porque quem tem fé vive em completa harmonia com o Criador, assim como viveu Noé.

5 / 6 – Homem que andava com Deus, que era obediente aos mandamentos do Senhor.

1 / 2 – Homem que vivia em uma terra cheia de violência, mas que achou graça aos olhos de Deus,...

3 / 4 – que ordenou a construção de uma arca de madeira para salvar Noé e sua família.

5 / 6 E, Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu,...

1 / 2 – e para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

TODOS – A fé faz chover.

1 – Faz mover as montanhas.

2 – Faz o Sol parar.

3 – A Lua deixar de brilhar.

4 – O mar se abrir

5 – e o povo passar,

6 – e, em constante fé, a Deus glorificar.

TODOS  E choveu... O dilúvio veio.

1 / 2 – E esteve 40 dias sobre a terra e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu foram cobertos.

TODOS – Mas, pela fé, Noé venceu.

3 / 4 – E expirou toda carne que se movia sobre a terra,...

5 / 6 – tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem.

TODOS – Mas, pela fé, Noé venceu.

1 / 2 / 3 – E, se deixarmos Deus operar

4 / 5 / 6 – venceremos também pela fé.

TODOS – E é pela fé:

1 e 2 – Que aguardamos com ansiedade o estrugir da trombeta, o som do canto angelical e o aparecimento de Cristo nas nuvens.

3 e 4 – Aguardamos novo céu e nova terra, onde habitaremos para sempre.

TODOS – E não esqueçamos: Sejamos como Noé, fiéis e obedientes a Deus. Sabendo que sem fé é impossível agradar-Lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que galardoador dos que O buscam.

 Adaptação do jogral que está no site: http://www.scribd.com/doc/20329277/Jogral

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PARÁBOLA: A OVELHINHA PERDIDA (Lucas 15.1-7)

A Paz do Senhor!
Segue abaixo sugestão de atividades sobre essa lição bíblica (a ovelha perdida). O caça-palavras é para as crianças que já se apropriaram do Sistema de Escrita Alfabético (SEA) e o desenho para colorir é destinado aos/às menores que ainda não dominam a leitura e escrita.


Fonte da figura da atividade: sementinhakids.wordpress.com

SUGESTÃO DE FIGURAS
Você pode fazer um álbum seriado para apresentar as ilustrações... Não esqueça de pintá-las!





Fonte dessas figuras: crisghensevavellar.blogspot.com

Estas figuras já estão prontas para serem utilizadas...





Fonte dessas figuras: sementinhakids.wordpress.com

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O SEMEADOR (Mateus 13.1-8 e 18-23)

A Paz do Senhor!
Para contar essa lição bíblica, sugiro que seja utilizado o hino A sementinha, de Aline Barros (letra abaixo). Para baixar esse hino, clique no nome dele. Para que as crianças cantem, leve a letra escrita em um cartaz ou então impressa em pequenos papéis. Você pode iniciar com o hino e perguntar se elas já escutaram ou leram na Bíblia essa lição. Faça uso dos conhecimentos prévios dos/as pequeninos/as, pois eles/as, muitas vezes, nos surpreendem com seu conhecimento. O hino também pode ser cantado após a lição, como uma forma de revisar o que foi estudado.

A Sementinha  (Aline Barros)
O semeador saiu a semear
Jogou a sementinha para a terra cultivar
Um pouco da semente caiu pelo caminho
Vieram os passarinhos, começaram a ciscar

Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar

Um tanto de sementes caiu entre as pedrinhas
Ficaram tão fraquinhas e morreram no calor
Uma outra parte caiu entre os espinhos
E foram sufocadas, espetadas. Que horror!

Ufa, ufa, ufa! Que sol escaldante!
Minha sementinha foi ele quem secou
Ufa, ufa, ufa! Que espinho petulante!
Minha sementinha espetou e sufocou

Então, o semeador lançou em boa terra
Enfim a sementinha conseguiu frutificar
Depois multiplicou formando um pomar
E o semeador, então pode se alegrar

Tum, tum, tum, o seu coraçãozinho!
É a boa terra pra semente florescer
Tum, tum, tum, Jesus lança a semente!
Mas só frutifica se de fato você crer

MAIS SUGESTÕES:
Para essa lição você pode levar, dentro de uma caixa surpresa, os seguintes materiais:
1 - Figura do semeador (modelo abaixo)
2 - Figura de pássaros
3 - Pedrinhas (pode deixar dentro de um saquinho e no momento você abre e coloca dentro de um potinho (feito com garrafa pet transparente)
4 - Figura do sol
5 - Galhinhos de plantas com espinhos (cuidado para não se machucar!) - Estes também podem ser colocados dentro de um potinho de garrafa pet. 
6 - Bíblia
 
Fonte da imagem: sementinhakids.com

FILIPE E O EUNUCO ETÍOPE (Atos 8.26-38)

A Paz do Senhor!
Lição: Filipe e o eunuco etíope
Leitura para o/a professor/a: Atos 8.26-38
Sugestão de versículos para memorizar (escolha apenas um para trabalhar com as crianças):
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” (Romanos 1:16)
"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura." (Marcos 16.15)


Antes de iniciar a lição bíblica, você pode fazer uma CRUZADINHA COLETIVA (modelo abaixo) com palavras-chaves presentes na lição. Cada criança deverá participar dizendo uma letra. Caso queira, pode incluir outras palavras... Abaixo está apenas uma sugestão.
FIGURAS SUGERIDAS:



Fonte das figuras: caminhandocomamor.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...