Um bom planejamento do orçamento doméstico pode ser a chave para uma vida tranquila

.............O planejamento financeiro não é um recurso exclusivo das empresas, ele pode ser aplicado também no âmbito familiar. Organizar o orçamento financeiro doméstico pode não ser tarefa fácil para a maioria das pessoas. È preciso estabelecer metas, avaliar gastos e saber a melhor maneira de investir o que sobra. O princípio básico de uma boa administração é gastar menos do que se ganha. Se você ganha mil reais não pode gastar mais que isso.
.............Além disso, todo planejamento exige organização e estabelecimento de metas. Para começar, é preciso ter objetivos, que possam ser alcançados, como, por exemplo, a compra de um imóvel, o pagamento de um curso superior para os filhos ou uma vida confortável no futuro. O passo seguinte é determinar os gastos mensais, saber qual é a receita total da família e separar uma quantia para ser guardada. Esse dinheiro deve ser aplicado da melhor maneira, de acordo com os objetivos estabelecidos. Para saber como aplicá-lo é necessário conhecer os planos de investimento bancário e analisar as vantagens e riscos.
.............Para que haja êxito no planejamento, é preciso envolver toda a família nesse processo, através do diálogo e não da imposição. Converse sobre os problemas financeiros, explique quais são os planos para o futuro da família e aceite opiniões. Educar as crianças desde cedo também pode ajudar. A mesada pode ser uma forma de ensiná-las a administrar o próprio dinheiro.
.............Tomar cuidado com as formas de pagamento também é importante. Cartão de crédito e cheque especial podem gerar juros elevados. Quitar as contas antes do vencimento, sempre que possível, evita a cobrança de multas.
.............Algumas dicas para economizar nas despesas:
Alimentação — faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e seja fiel a ela, isso evitará gastos desnecessários.
Pesquisa — seja para adquirir um eletrodoméstico ou um casaco novo, pesquise sempre. A diferença de preço de uma loja para outra pode ser considerável.
Educação — se seus filhos estudam em escola particular procure saber se há algum desconto no pagamento das mensalidades antes do vencimento. Alguns colégios oferecem esse benefício.
Energia elétrica — aproveite a luz natural e evite deixar a luz acesa quando não há ninguém no recinto. As lâmpadas fluorescentes consomem menos energia e podem reduzir os gastos com luz elétrica. Na hora de passar roupa, acumule o máximo possível para evitar ligar diversas vezes o aparelho.
Telefonia — se for preciso usar o telefone para ligações interurbanas veja qual operadora oferece a menor tarifa e evite ligações demoradas para telefones celulares.
.............Não basta fazer um excelente planejamento financeiro, é fundamental colocá-lo em prática. O planejamento do orçamento doméstico bem feito e executado da maneira adequada pode ajudá-lo a ter uma vida mais confortável, despreocupada e equilibrada, auxiliando, inclusive, numa situação de emergência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Planejar um futuro com segurança financeira é quase que impossível no mundo de hoje, uma vez que estamos cada vez mais sendo refém de um capitalismo selvagem que parece não ter fim. Ganha-se pouco e gasta-se muito. É lamentável perceber que as famílias brasileiras estão cada vez mais preocupadas em ganhar e gastar dinheiro e deixando seus valores, ética e moral de lado. Isso talvez seja o reflexo da política nacional e da cultura do "aqui e agora" que estamos vivenciando.

Anônimo disse...

Dicas valiosas. Convêm que se a educação financeira começasse em casa e/ou na escola, as pessoas iam ganhar futuramente com isso. Belo trabalho! Abraço.