domingo, 10 de maio de 2009

NEUROPSICOLOGIA INFANTIL


Por: Patrícia Hilar


O QUE É A NEUROPSICOLOGIA
Trata-se de um mapeamento cerebral, em que são avaliadas as funções cerebrais superiores como memória, atenção, raciocínio, linguagem, percepção, ou seja, todas as funções responsáveis pela eficiência intelectual. O exame possibilita quantificar as alterações dessas funções, assim como verificar se essas alterações estão compatíveis com a idade ou se já se configuram como um déficit, prejudicando o desempenho escolar

O PROFISSIONAL: NEUROPSICÓLOGO
O papel do neuropsicólogo é avaliar as funções cognitivas e comportamentamentais e reabilitar quando necessário.

O QUE É A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A avaliação neuropsicológica consiste em avaliar diferentes funções cognitivas como: atenção, concentração, as memórias visual e verbal, a capacidade de cálculo, planejamento, capacidade de abstração, habilidades viso-perceptivas, linguagem (compreensão e expressão orais, leitura, escrita), inteligência, e várias outras. São avaliados também, comportamentos fora dos padrões escolares ou familiares. Estas avaliações são feitas com testes e procedimentos padronizados que permitem quantificar o desempenho, fornecendo dados objetivos que comparam o indivíduo com outros da mesma faixa etária e escolaridade. A avaliação neuropsicológica permite determinar quais problemas estão causando as dificuldades e sugerir qual o melhor tratamento. Da mesma forma, o desempenho também pode ser prejudicado por comportamentos diferenciados para aquela escolaridade ou faixa etária ou por uma agitação excessiva. Nestes casos, também serão feitas a avaliação emocional e da personalidade da criança.

ALGUNS DISTURBIOS ENCONTRADOS PELO NEUROPSICÓLOGO

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): é um transtorno biológico, de causas genéticas, que aparece na infância. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" ou "ligados por um motor" (isto é, não param quietas por muito tempo).
Memória operacional ou de curto prazo: é um armazenador de capacidade flexível, que arquiva temporariamente as informações, sendo extremamente importante para o funcionamento cognitivo efetivo nas atividades cotidianas incluindo o rendimento escolar. Tal habilidade pode falhar quando há uma carga elevada de informações ou outras demandas cognitivas e requer esforço atencional.

Memória de longo prazo: é a que retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação ou evocação. Nela estão contidos todos os nossos dados autobiográficos e todo nosso conhecimento. Sua capacidade é praticamente ilimitada.
Atenção: é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário a tender a todos. É um processo de extrema importância em determinadas áreas, como na educação, já que se exige, por exemplo, a um aluno que preste atenção às matérias lecionadas pelo professor, ignorando outros estímulos visuais, sonoros, como o que está acontecendo fora da sala de aulas (estando, neste caso, relacionado também com o problema da disciplina). Além da atenção concentrada, em que se seleciona e processa apenas um estímulo, também pode existir atenção dividida, em que são selecionados e processados diversos estímulos simultaneamente como quando se conduz um automóvel e se ouvem as noticias do radio simultaneamente. Dificuldades de aprendizagem e/ou emocionais como desânimo, tristeza, irritação, inquietação, falta de concentração e indisciplina. Estes são exemplos de comportamentos preocupantes que devem ser avaliados e tratados proporcionando uma melhor qualidade de vida da criança.

Dislexia: é uma disfunção cerebral localizada na área da linguagem e por isso afeta a fala, a leitura e a escrita. A lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons grafias parecidas são alguns sinais de dislexia.
Afasia: perda da capacidade das habilidades da linguagem falada e escrita. Existem peculiaridades que diferenciam as afasias como sendo uma com linguagem preservada, outra com dificuldade na compreensão da linguagem e outra com todas as capacidades de linguagem prejudicadas.

Discalculia: desordem neurológica especifica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual. Quem possui esse déficit não necessariamente apresenta baixo nível de QI. A discalculia pode ser detectada precocemente e medidas podem ser tomadas para facilitar o enfrentamento dos problemas dos estudantes mais novos. O problema principal está em compreender que o problema não é matemática e sim a maneira que ela é ensinada às crianças.
Depressão Infantil: transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. São diferentes as manifestações da depressão infantil e dos adultos, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância e adolescência.

Transtorno de Conduta (TC): consiste numa série de comportamentos que perturbam quem está próximo, com atividades perigosas e até mesmo ilegais. Esses jovens e crianças não se importam com os sentimentos dos outros nem apresentam sofrimento psíquico por atos moralmente reprováveis. Assim o comportamento desses pacientes apresenta maior impacto nos outros do que nos próprios. O transtorno de conduta é uma espécie de personalidade anti-social na juventude.


OBJETIVO
É possível ter o desempenho escolar prejudicado devido a vários fatores como estes citados a cima.
Nos casos de algumas dificuldades, o exame permitirá avaliar quais funções estão preservadas e quais estão comprometidas, fornecendo um perfil do indivíduo.
Poderá ser realizada em alguns casos a reabilitação cognitiva e em outros a criança deverá ser encaminhada a outro profissional mais indicado para tratar daquela deficiência encontrada.
Será feito o fornecimento de informações e orientações aos pais e professores para que estes saibam ajudar adequadamente no melhor tratamento indicado.
A equipe escolar também será auxiliada para melhor compreender os distúrbios encontrados para atuarem de forma eficaz frente aos problemas escolares relacionados aos transtornos.

QUANDO A AVALIAÇÃO NEUROPSICÓLOGICA É RECOMENDADA
A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental.

O QUE É REABILITAÇÃO NEUROPSCOLÓGICA OU COGNITIVA
A reabilitação cognitiva estabelece estratégias para adaptar funções cognitivas afetadas, promovendo o melhor aproveitamento das capacidades preservadas, desenvolvendo o uso de estratégias compensatórias e aquisição de novas habilidades dando ao indivíduo uma melhor qualidade de vida em todas as suas atividades.

Patrícia Hilar Pôças
Neuropsicóloga da Aprendizagem & Companhia
CRP-04/24330
patricia.hilar@aprendizagemecia.com.br

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