quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Instalação elétrica Residencial

Instalação Eletrica Residencial


Já ouvi diversas vezes essa frase, não pode ligar os 2 chuveiros pois se não o disjuntor desliga. E na maioria da vezes qual é a solução? Aumentar os valores do disjuntores! NÃO, jamais faça isso sem a consulta de um profissional!

Toda as vezes que necessitamos de uma instalação elétrica em nossas residências, buscamos a ajuda daquele conhecido, que faz tudo, ou seja, ele é pedreiro, encanador, azulejista, e ‘eletricista’, contudo esquecemos que um bom dimensionamento é de suma importância para uma boa instalação e principamente a preservação dos equipamentos e segurança dos usuários. Se a instalação e projeto for feito de uma forma errada, vamos ter problemas por toda a nossa vida, e até podemos perder o imóvel por uma má instalação e erros de projeto, mas sempre vem aquele questionamento. Meu imóvel tem seguro! Mas se o mesmo teve um sinistro e for constatada a falta de manutenção ou erro de dimensionamento, o sinistro não é coberto pela seguradora.


Quero lembrar que existe uma norma específica que rege essa área é a ABNT NBR 5410.

Como fazer uma instalação segura da minha residência?

Vamos abordar à idéia de um bom dimensionamento, mas consulte sempre um profissional qualificado na área, principalmente um engenheiro eletricista.

Gostaria antes de abordar esse tema, antes de entrar no dimensionamento de cargas, quantidades de tomadas, e etc. Existem diferenças de uso de tomadas, a norma especifica 2 tipos, TUE e TUG:

TUE: Tomada de uso específico
TUG: Tomada de uso geral


Para as TUG´s, cada tomada deve ter no máximo uma carga de 100 Watts. Para as TUE´s, a carga da tomada deve ser definida pelo o que vai ser ligada a ela.
As TUE´s, são utilizadas quando tenho que ligar uma carga específica, como por exemplo, ar condicionado, computador, chuveiro e etc.


Para uma instalação nova:

1º - Definição de quantidade de tomadas por área da casa. Exemplo: estou construindo uma casa de 3 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 área de serviço e 2 banheiros. Devo saber qual é o tamanho dos ambientes, a norma define:


Área molhada (área de serviço e cozinha)

Quantidade de tomadas: área (as primeiras 3 tomadas devem ter potencia de 600W cada uma)
                                        3


Restante da casa

Quantidade de tomadas: área
                                         5
Exemplo do dimensionamento da sala: Tamanho da sala 6m x 5m, logo, 30m², divido esse valor por 5, tenho como resultado 6, logo devo utilizar 6 tomadas na sala. Devo lembrar, que essa base de cálculo é para o valor mínimo de tomadas. A potência de tomadas instaladas na sala é 600 watts.

Exemplo do dimensionamento da cozinha: Tamanho da cozinha 5m x 5m, logo, 25m², divido o valor por 3, tenho como resultado 8,33, logo utilizo a regra de arredondamento, devo utilizar 8 tomadas na cozinha, lembrando que as três primeiras deve ter uma carga de 600 Watts cada uma, logo tenho uma potência instalada na cozinha de 1800 watts + 500 watts.

Para o dimensionamento de disjuntores, o disjuntor escolhido não pode passar de 2000Watts por disjuntor. Exemplo: no modelo acima, eu devo utilizar 1 disjuntor para as TUG´s da sala de cozinha, somando 500 watts + 600 Watts = 1100 Watts, utilizo um disjuntor para essa potência, para dimensionar a corrente do disjuntor, como a tensão de residência costuma ser 127 Vca, a formula de corrente é I=P/V, portanto 1100/127 = 8,66 A posso utilizar um disjuntor de 10A. Bom , faltou a carga de 1800Watts, eu utilizo um disjuntos para essa carga, 1800/127 = 14,17, logo eu utilizo um disjuntor de 20A.


I = Corrente ou consumo do equipamento
P = Potência do equipamento
V = Tensão da rede

Aguarde, vamos comentar sobre a dimensionamento dos cabos e iluminação.

9 comentários:

  1. Muito bom essas dicas,eu tambem sou cristão quero que saiba irmão que é de grande utilidade essas informações estou começando nesse ramo,meio timido ou melhor receioso de estar executando alguns serviços.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber mais sobre jampiar,e distribuir as fases de circuitos de tomadas e iluminação

    ResponderExcluir
  3. Alessandro, mas a NBR-5410 diz que um circuito, exceto de uso específico, não pode ultrapassar 10A, o que dá aproximadamente 1270W. Então, como eu faço para dimensionar um circuito de tomadas, sendo que devo levar em conta 600VA para as primeiras 3 tomadas, o que já ultrapassaria, tecnicamente os 10A? Devo considerar um circuito para duas tomadas, já que as 3 primeiras são previstas 600VA? Tenho essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TOMADA NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE TER 600VA. ELA DEVE TER A POTENCIA DO APARELHO QUE SERÁ LIGADO A ELA. A DICA É FAZER UM CIRCUITO UNICO P ESSAS 3 TUGS

      Excluir
  4. Estou com dr GE que está desarmando os circuito de iluminação o que eu Faso irmão em Cristo

    ResponderExcluir
  5. boa tarde gostaria de saber para cada quarto com duas tomadas e duas lâmpadas, qual deve ser o disjuntor a ser usado? 10A? 16A, 20? 25? e para electro bomba?

    ResponderExcluir
  6. estou com um problema tento ligar o microondas nao da sinal porque passa dois fios postivo e um negativo com lampada

    ResponderExcluir
  7. O correto é passar um circuito independente para o microonda

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, tenho uma dúvida com relação a equipamentos com motores onde a potência é informada em watts, no RECON na tabela 6.2 a menor potência de motor em CV começa em ¼ que equivale a 0,66KVA igual a 660VA. Ocorre que em ventiladores as potências são informadas em watts, por exemplo, são 135W, 130W ,125W entre outras e em alguns modelos de coifas as potências também são informadas em watts exemplo 160W. Estas potências de motores em watts eu não consegui descobrir em que tabela da RECON consultá-las. Minhas dúvidas são onde consultar estas potência de motores para ver o equivalente em KVA e como faço o cálculo da demanda d5 se por exemplo tiver 3 ventiladores e uma coifa, ou pelo fato de serem potência baixas elas podem se enquadrar em tomadas TUG.

    ResponderExcluir