segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tacômetro Sinal

Como definir o sinal do tacômetro

 Existem diversos sinais para o funcionamento do tacômetro, entre os mais conhecidos segue abaixo:

Sinal W: Esse sinal conhecido como W em quase 100 % dos alternadores possuem esse sinal, é um sinal senoidal e os tacômetros não lêem a amplitude desse sinal, mas sim o período. Esse tipo de sinal não é o mais preciso porque depende de outros fatores, por exemplo: o formato da correia utilizada entre a polia do virabrequim e a polia do alternador, o desgaste da correia, se está bem apertada ou não. Como os alternadores na sua grande maioria são de 12 pólos, eles geram 6 pulsos a cada 1 RPM. Os alternadores possuem 4 pinos, os quais descrevo abaixo:

B+ = esse sinal é o que carrega a bateria, quando o alternador é excitado ele tem uma tensão de 14,2 à 14,7Vcc. Se o alternador não tiver essa tensão, o regulador está com defeito e precisa ser substituído.
W = é o sinal que vai para tacômetro, esse sinal é antes do retificador.
Negativo: é o negativo da bateria, ligado na carcaça do motor que está aterrada.
D+ = o tacômetro é uma máquina ssincrona, e precisa ser excitado para carregar a bateria, quando o alternador está em repouso, ou seja o motor não está funcionando, ele tem negativo, quando começa se movimentar e após a sua excitação, ele fica positivo e desliga a lâmpada do painel (símbolo de bateria).

Existem alguns tipo de alternadores que podem ter mais sinais na saída, mas a maioria possuem esse citados acima.

Sensor magnético: esse sinal é uma onda quadrada e o tacômetro também visualiza o período, esse sensor é utilizado em conjunto com a roda dentada, quando a rotação é muito alta posso fazer um furo no eixo e a cada 1 RPM ele gera 2 pulsos ou 2 períodos. Os sensores necessitam ser instalados respeitando um GAP mínimo, cada fabricante tem um GAP mínimo. Para esse tipo de sinal, se tem uma melhor precisão na rotação.

Taco Gerador: esse tipo de sinal também gera uma sinal senoidal, esse tipo de sensor é utilizado em maquinas em geral e como ele gera um sinal proporcional de tensão, é muito utilizado em conjunto com transdutor, e a saída do transdutor vai para a entrada analógica do CLP. Outra aplicação, desse tipo de sinal, é um lugar onde não posso ter uma fonte eletrônica, posso utilizar um tacômetro elétrico e utilizar o tacô gerador como sinal. O tacô gerador possui 8 pólos e gera 4 pulsos a cada 1 RPM. A maioria dos taco geradores tem um saída de potencia baixa na ordem de mV, e não é indicado para alimentar cargas altas.

Negativo de bobina: esse tipo de sinal não é senoidal e nem onda quadrada, pois possui muitos ruídos, e a cada movimento do motor, o sinal é gerado no fio negativo da bobina. Exemplo: um motor de 4 cilindros, enquanto dois cilindros estão em baixa, dois cilindros estão em alta, a cada movimento do motor ele gera 2 pulsos no negativo da bobina.

2 comentários:

  1. Oi Alessandro, bom dia !
    Ví seu blog na net e queria saber se vc poderia me ajudar. Meu marido tbm cursou Tecnico em Mecatronica no Senai Armando Arruda Pereira em SCS. Ele esta em viagem a trabalho e a empresa onde ele esta prestando serviço esta pedindo o diploma/certificado do curso. Porém nao consigo encontrar. Nem sei como é. Nos mudamos recentemente para nossa casa e ainda esta mta bagunça por aqui. Tentei ligar no Senai, porem me disseram que somente ele poderia solicitar uma segunda via do diploma. A minha dúvida é:vc poderia mandar uma imagem scaneada sem seus dados é claro p meu email, assim pelo menos fica mais facil procurar pelo tal diploma/certificado. Tenho que mandar para ele por sedex até a quinta feira dessa semana (28/10/10). Se vc puder me ajudar, será a unica pessoa no mundo que conseguiria isso. Tentei com os amigos dele, mas eles fizeram ETE. Fico no aguardo da sua resposta! Desculpa te incomodar, mas é pq é urgente mesmo, e desse tal certificado é q depende o emprego dele,e o Senai nao facilita mesmo mostrando toda a documentaçao de que sou esposa dele. Nem com procuraçao dá, pq ele teria que estar aqui para assinar. Espero de coraçao que vc possa me ajudar e salvar o emprego dele.
    AGUARDO URGENTE UMA RESPOSTA SUA!
    Meu email: fepali@gmail.com
    Atenciosamente,
    Fernanda Oliveira

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  2. boa noite caro amigo, tenho uma ford f 1000 motor a diesel mwm na qual tem alternador original, mas gostaria de colocar um mais atual e com melhor opção de carga, reparei que os fiestas com motor endura vem com um alternador de três saídas b+, d+ e o w que sera a letra que manda informação para o conta-giros, sera que aprova colocar ele na minha camioneta e fica a contar certo o conta-giros?

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