sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sistema elétrica de veículos

A pedidos de alguns amigos, há disponivel na rede muita informação sobre a mecânica em veículos, e pouca informação sobre o sistema elétrico de veículos, vou dedicar alguns artigos no blog sobre a  arquitetura elétrica em veículos.
Para um perfeito funcionamento, o sistema elétrico do veículo deve estar em dia,  não basta apenas a mecânica estar em dia.
Gostaria de comentar sobre os elementos básicos de um veículo elétrico.

- Bateria
- Alternador
- Motor de arranque
- Módulo de ignição
- Relês
- Sensores
- Caixa de fusível
- Chicote
e acessorios.

Desenho geral da arquitetura elétrica do veículo.



Bateria: Uns dos principais itens elétricos do veículo, responsável por alimentar o sistema do carro, ela armazena corrente para o funcionamento dos componentes elétricos do veículo e tem que ter um tensão específica, como 12 Vcc, 24 Vcc e em alguns casos 36 Vcc ou 48 Vcc. Vale ressaltar que para essse ultimo exemplo de 48 Vcc, são utilizados duas baterias de 24 Vcc em série. Hoje em dia, os sistemas mais utilizados no veículos são 12 Vcc. Lembrando que Vcc, é tensão continua. De uma forma bem simples, tensão continua é a tensão que se tem em baterias e tensão alternada é o que se tem em tomadas em geral ( pode se ter contínua através de alternada, utilizando transformadores, pontes e etc).



O que é tensão e corrente elétrica? são 2 grandezas elétricas, as quais comento abaixo:

Tensão: Diferença de potencial entre dois pontos, conhecido como ddp. Em outras palavras é a " força " elétrica que os elétrons vão de um lado para o outro. A unidade de tensão é Volts (V), é incorreto falar "voltagem".
Corrente: é o fluxo de eletrons dentro de um corpo, ou mais utilizado em um condutor. A unidade de medida é Corrente (A).

Como os fenômenos acima são grandezas elétricas, e por isso não é possível ver um eletron saindo de um tomada ou de uma bateria, explicarei de uma forma mais simples mostrando um exemplo pratico, utilizando como referencia, uma caixa d´água, uma encamento e uma torneira.

Caixa d´água: é a bateria, quanto maior a caixa, mais água cabe dentro, a bateria é da mesma forma, quanto maior, mais carga há nela, ou seja, a água é a corrente elétrica (A) 

Encanamento: é o método de levar a água para o usuário final, o condutor elétrico (fio), é o método de levar a corrente para o equipamento (rádio, farol, lanternas e etc).

Torneira: quanto eu abro mais a torneira, mais água sai, se eu fecho menos água sai, a torneira é a resistencia, ou seja, controla o fluxo de água, ela limita a passagem de água, lembrando que à água é a corrente (A).

Altura de instalação da caixa d´água: quanto mais alto a caixa d´água, mais forte é a água que sai na torneira, devido o aumento da pressão, a altura da caixa representa a tensão elétrica, ou seja, a força que sai à água da torneira. 

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