quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Como usar um mala-bike.

Hoje iremos aprender como usar um Mala-Bike.


1) Desmontagem da bicicleta
A melhor maneira de evitar danos no câmbio traseiro e nas coroas, é transportar a bicicleta sem retirar a roda traseira. Retire somente a roda dianteira

A seguir as etapas para preparar a bicicleta:
a) abaixe o selim
b) retire os pedais e parafuse-os no lado interno do pedivela
c) amarre a roda e o guidão no quadro, prendendo bem
d) proteja manetes de freio, passadores de marcha, câmbio traseiro, bagageiro, coroas, e todas as partes pontiagudas ou que possam danificar o tecido do mala-bike

A seguir as etapas para embalar a bicicleta com o mala-bike:
a) com a bicicleta já preparada abra totalmente o zíper do mala-bike e acomode a bicicleta seguindo o formato do mala-bike. Repare que há uma parte mais alta que corresponde ao espaço para o guidão.
b) prenda as alças de sustentação internas passando-as por baixo do tubo superior
c) feche o zíper do mala-bike

2) Proteção da bicicleta
A proteção das partes da bicicleta é fundamental para a conservação da mesma e do mala-bike. Todas as partes soltas devem ser bem amarradas. Uma dica é utilizar tiras de câmera de ar usada. O mala-bike foi projetado para acondicionar somente a bicicleta, não coloque outros objetos sob o risco de danificar o tecido.

Para proteger o câmbio, manetes, passadores e partes que podem sofrer atrito, pode-se utilizar plástico bolha, panos ou até jornal, bem amarrados para não soltarem. Uma dica é recortar tiras (de uns 10 ou 15cm de largura) de plástico bolha e enrolar nas partes mencionadas. Também é importante proteger as partes pontiagudas tais como as pontas do garfo, coroas, eixo da roda, e outros, para não danificarem o tecido.

Como proteção extra pode ser colocado no mala-bike, internamente, placas de papelão, espuma ou outro material de proteção. A vantagem do papelão é que você pode jogá-lo fora quando chegar ao destino e depois conseguir mais para a volta.

3) Alças internas
As quatro alças internas sustentam o peso da bicicleta evitando que este possa forçar o tecido do mala-bike. Atenção: nunca utilize o mala-bike sem prender as alças internas na bicicleta. Elas devem ser presas preferencialmente no quadro ou no bagageiro da bicicleta.

6) Alças de ombro
As alças de ombro possuem reguladores que devem ser utilizados para ajustar o tamanho ideal para cada pessoa. O acolchoado para o ombro é transpassado por uma das alças e preso pelas abas com velcro na outra alça.

7) Dica de Cicloturista
O grande comprimento deste mala-bike pode ser útil em algumas situações. Durante a viagem, uma boa utilização para ele é proteger a bicicleta à noite de chuva ou sereno. Abra o mala-bike e coloque-o sobre a bicicleta. Mas é bom amarrar por causa do vento. Você também pode cobrir a bicicleta assim em locais em que prefira que a bicicleta não chame atenção.

Numa situação de extrema emergência o mala-bike pode servir para improvisar uma tenda ou saco de bivaque.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer quando for viajar e quiser levar a magrela!

Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite fabio.
legal sua postagem!
fabio pretendo ir de santa barbara d'oeste s.p até aparecida de bike e voltar de onibus, consequentemente vou precisar de um mala bike para transportar a minha bike .
Pesquisei na internet e percebi que os preços são meio elevados e tive a ideia de pedir para um tapeceiro fazer um mala bike ,mas o tapeceiro me pediu um molde de um mala bike.
Seria possivel você consseguir tal molde para mim? valeu e boa noite .
paulo_bortoo@yahoo.com.br