segunda-feira, 3 de agosto de 2009

[Coletivo Itajaí] Histórica - Implantação da bilhetagem eletrônica

Bilhetagem eletrônica terá início nesta quarta em Itajaí (22/01/2008 16:50:39)
Cartão SIM, que define a mudança no transporte coletivo local, será lançada no dia 23, às 10 horas, próximo à Igreja Matriz.

A automação dos serviços de transporte coletivo já funciona em mais de 200 municípios brasileiros. Itajaí será a quinta cidade catarinense a implantar a automação do seu transporte. O lançamento do Cartão SIM, com a efetivação da Bilhetagem Eletrônica, acontece na próxima quarta, dia 23, às 10 horas, na Praça Irineu Bornhausen, em frente à Igreja Matriz.
Implantada a Bilhetagem Eletrônica, o Cartão SIM será a nova forma de pagamento de passagens no transporte coletivo em Itajaí. No lugar dos passes de papel, o passageiro terá à mão cartões eletrônicos inteligentes. Neles estarão armazenados créditos, que serão debitados toda vez que o usuário passar o Cartão SIM pelo aparelho eletônico, o validador, instalado nos ônibus. Além de debitar o valor da passagem, o validador mostrará o saldo restante.
O uso do Cartão SIM torna a passagem pela catraca mais fácil, rápido e seguro. Os cobradores serão treinados para atuar como agentes de bordo. Cabe a eles orientar o passageiro a utilizar a nova tecnologia e também receber em dinheiro os valores pagos pelos usuários que ainda não possuem o cartão.
A implantação do Cartão SIM deverá trazer ainda as seguintes vantagens ao transporte urbano: extinguir a comercialização e uso dos bilhetes de papel; dispensar o uso de dinheiro no dia-a-dia; agilizar o embarque e aumentar a segurança; reduzir problemas com troco; em caso de perda ou roubo você recupera os créditos; para as empresas, compra de créditos pela internet.
“A implantação da Bilhetagem Eletrônica é mais uma inovação do nosso governo. Junto com a Coletivo Itajaí, estamos levando tecnologia para o transporte urbano”, afirma o prefeito Volnei Morastoni. Ele acrescenta que a mudança no trnasporte coletivo irá trazer mais segurança, qualidade e agilidade aos usuários. O sistema foi preparado para, futuramente, permitir a utilização de linhas de ônibus integradas no município.
O processo de desenvolvimento da Bilhetagem Eletrônica no município foi iniciado em 2007 pela Empresa de Transporte Coletivo Itajaí. O trabalho envolveu pesquisas, aquisição de equipamentos, treinamento de profissionais, campanhas de marketing e informações à comunidade. Após a realização de consultas em diversos sistemas de Bilhetagem eletrônica no país, foi escolhida a empresa APB Prodata Brasil, de São Paulo, para implantar a tecnologia em Itajaí.
O município possui atualmente 41 linhas de ônibus, que operam regularmente, transportando em média 500 mil passageiros por mês. O sistema de transporte coletivo no município conta com uma frota de 66 veículos, 13 deles adaptados para embarque e desembarque de pessoas portadoras de necessidades especiais. Toda esta frota já está equipada com validadores, pronta operar com os cartões SIM Cidadão, SIM Escolar, SIM Sênior e SIM Vale-transporte. O Cartão SIM Especial começará a ser utilizado após regulamentação legal.
Desde o início da implantação da Bilhetagem Eletrônica, a entrada dos passageiros passou a ser pela porta dianteira do ônibus, com apenas a porta do meio aberta para a saída. A partir do próximo dia 24, a porta traseira será reaberta também para a saída. O objetivo é agilizar o desembarque dos passageiros.
A concessionária dos serviços de transporte urbano é a Empresa de Transportes Coletivo Itajaí Ltda., que atua no município desde 1965. A empresa é dirigida pela família Rizzi e tem suas instalações na Rua Camboriú, 200, Centro de Itajaí. Suas atividades geram 180 empregos diretos entre motoristas, cobradores e funcionários de retaguarda. Estima-se ainda que são gerados indiretamente cerca de outros 540 empregos indiretos com o sistema de transporte local.
Fonte: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU) Fone: 3341-6083
Texto: André Pinheiro / SC 01159-JP
Fonte: http://www.itajai.sc.gov.br/noticias_det.php?id_noticia=8615