quarta-feira, 19 de maio de 2010

A influência da Arquitetura no Ambiente Escolar

“ Comecemos pelas escolas, se alguma coisa deve ser feita para “reformar” os homens, a primeira coisa é “formá-los”.
Lina Bo Bardi em Primeiro: escolas, Habitat, n°4, 1951)

O campo da arquitetura escolar envolve alguns aspectos importantes, e torna-se um desafio aos arquitetos, na medida em que exige um trabalho criativo de excepcional responsabilidade social.

Depois de muitos anos de discussão sobre os métodos de ensino, alguns educadores buscam compreender também qual a influência da arquitetura no processo de aprendizagem dos alunos.

Propõe-se, então, discutir a importância da arquitetura na educação, sua contribuição para o bem estar do aluno no ambiente escolar, tendo em vista o papel do meio físico, da estrutura onde é aplicada a metodologia de ensino e onde o aluno passa grande parte do seu tempo.

É esta arquitetura escolar que se propõe pesquisar, verificando até que ponto ela pode interferir na prática pedagógica e desempenho do aluno nas escolas, como complemento em prol do desenvolvimento socioeconômico, promovendo o ser humano, de modo a melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável.

Entretanto, como toda disciplina recente, a Arquitetura Escolar ainda está recheada de muitas suposições teóricas sem comprovação, embora não haja dúvidas quanto à influência das estruturas espaciais sobre o comportamento humano.

A qualidade de vida no ensino é uma preocupação crescente entre administradores e educadores. Porém, é necessário estabelecer novos parâmetros, estudar melhor a interferência da estrutura física no homem, pensar a especialidade para criar novos horizontes, usando a imaginação quanto à forma das coisas que haveremos de construir. Por isso, é preciso mais e mais pesquisas.

É analisando todos esses aspectos que se pretende desenvolver uma pesquisa aprofundada de como projetar ambientes escolares com qualidade arquitetônica, influenciando o comportamento tantos dos alunos quanto dos professores, funcionários, e todo seu entorno.



LOGO POSTAREI A CONCLUSÃO DESTA PESQUISA...

4 comentários:

  1. Achei bem interessante este tema minha amiga.
    Sou da área da educação e uma das minhas maiores críticas estão relacionadas a arquitetura e engenharia da grande maioria das escolas. Parece-me que foram construídas sem se pensar nas características do público que utilizaria, e assim, aspectos fundamentais como a acústica, segurança, acessibilidade, conforto, entre outros, foram negligenciados... Um grande exemplo na minha opinião são os CEUs, tanto os mega, construídos pela Marta, quanto os mini, construídos na gestão Serra/Kassab.
    Gostaria de saber a sua opinião, pois sou leigo no assunto, mas é uma questão que muito me incomoda!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Café, aos sábados estou fazendo licenciatura e preciso desenvolvar um TCC sobre algum assunto que me agrade. Como estou envolvida nos projetos das escolas técnicas, resolvi unir o útil ao agradável...Já tenho um projeto de pesquisa, que está sendo avaliado por uma professora. Assim que a msm devolvê-lo, posso te mandar, com as devidas correções..rsrsrs
    Estou gostando do assunto...Tem muita teoria, mas poucas comprovações práticas. Quero aplicar este conhecimento no meu trabalho arquitetônico e tbm divulgá-lo para professores e educadores, buscando uma integração de práticas pedagógicas e arquitetônicas como elemento de transformação de uma fatia da sociedade. ;)

    ResponderExcluir
  4. Interessante o assunto do seu tcc!
    gostaria sim de ler o que vc tem pesquisado. Beijos e sucesso

    ResponderExcluir