terça-feira, 26 de outubro de 2010

DECUPAGEM


A linguagem cinematográfica busca captar idéias e pensamentos e transformá-los em imagens, utilizando planos e enquadramentos, que são ferramentas do processo de decupagem, que possibilita a melhor visualização do que os autores pretendem transmitir. De origem francesa, a palavra decupar vem de découper (cortar em pedaços). O que se faz é dividir cada cena em planos, tarefa atribuída ao roteirista e ao diretor.
Assim resume Doc Comparato: “O Plano é a imagem-movimento. É uma perspectiva temporal, uma modelação espacial.” Quando observamos um “corte” na cena do filme, estamos presenciando uma mudança de plano. 
O processo de decupagem pode ser dividido em duas partes, a fase inicial é a análise técnica, onde com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. É aqui que se decide, baseado no custo e na opção estética, qual será o meio usado para o projeto.
Depois de terminada a filmagem, inicia-se a segunda parte do processo, a decupagem do material filmado, onde, usando a ficha de filmagem como guia, são escolhidos os takes que serão utilizados na edição. E nada mais é que uma lista dos takes utilizáveis, escritas no formato cena/plano/take. O diretor do filme é o responsável pela decupagemtécnica, ele é quem transforma a obra literária em cinematográfica, para isso, é imprescindível que ele tenha conhecimento da linguagem cinematográfica, assim como os melhores modos de narrar para que, no final do trabalho descontínuo de filmagem, os planos se encaixem formando um conjunto coerente, cronológico e definitivo, que constituirá o filme. Pois é através da transposição do roteiro literário para o roteiro técnico, que a história do  é contada em planos. 
decupagem técnica escrita deve mostrar como o filme vai ser visto e ouvido. Este tipo de decupagem é muito rígido, sendo um documento de base para os técnicos e tendo todas as informações necessárias para a filmagem. Através desta decupagem é possível saber a repartição da ação em planos com sua devida numeração (essencial para a ordem cronológica no filme); os tipos de planos utilizados, sua angularão e os movimentos de Câmera; o conteúdo de cada plano, personagens e objetos de cena assim como o seu lugar e colocação e a suaArelaçãoAcomAaAcâmera;Adiálogos,AruídosAeAmúsica.
O que torna a etapa de decupagem ainda mais importante, é que somente com ela será possível encontrar uma cena apenas com os dados obtidos, por isso é muito importante registrar o cliente, o titulo da produção, a agencia, equipe, diretor, atores envolvidos, além da descrição da cena, data de produção, e o ponto para localização na fita. Por exemplo, no campo das produções publicitárias (comerciais de TV), são feitas diversas claquetes para um ou vários clientes em um mesmo dia e ao final do mês existem inúmeros segmentos de imagens armazenados em diversas fitas, facilitando assim o trabalho de todos os profissionais da área.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário