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Mostrando postagens de agosto, 2007

Engenharia de SW 3

Modelo em Cascata: - Comunição - Planejamento - Modelagem - Construção - Implantação Modelo Incremental: - Possui as mesmas fasses porém entregão subprodutos - Os subprodutos são incrementados a cada nova iteração Modelo RAD: - Existem a comunicação e o planejamento centralizado. - Entretanto a Modelagem e a Construção são fracionadas para varias equipes - A implantação tb é centralizada -Modelos Evolucionários: a) Prototipação: - Comunicação - Planejamento Rápido - Modelagem Rápida - Construção - Implantação - Comunicação do Protótipo anterior - inicia novamente o ciclo. b) Espiral: - Começa com um SW reduzido depois amplia o escopo do SW até atingir o produto final c) Concorrente ou Fast Tracking - Em construção - Aguardando Modificações - Sobre revisão - Linha de base - Feito - Desenvolvimento Baseado em Componente - O processo aplicado quando reutilizar é um objetivo de desenvolvimento. - Métodos Formais — ênfase nos requerimentos de especificações matemáticas - AOSD —

Inglês - Aprenda Lendo

The Ass and the Grasshopper The Ass and the Grasshopper =========================== AN ASS having heard some Grasshoppers chirping, was highly enchanted; and, desiring to possess the same charms of melody, demanded what sort of food they lived on to give them such beautiful voices. They replied, "The dew. The Ass resolved that he would live only upon dew, and in a short time died of hunger. ------------------------------------------- ass - asno hear (hear, heard, heard) - ouvir grasshopper - gafanhoto chirp - gorjeio, trino highly - altamente desire - desejar possess - possuir charm - charme demand - exigir sort of food - tipo de comida dew - orvalho die - morrer hunger - fome ----------------------------------------------------------------------- Esta mensagem encontra-se na Internet no endereço http://www.aprendendoingles.com.br/shtml/2007243.shtml -----------------------------------------------------------------------

Informática Básica - Barramentos

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Português - Redação para Concursos I

Caríssimos, minha proposta nesse artigo é afastar o fantasma que se cria em torno da produção de textos, mais especificamente da prova de redação dissertativa. Tenho verificado, nos encontros de redação, que há falta de domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo; o produtor do texto domina o conteúdo teórico (nas provas discursivas), tem conhecimento do tema, do conteúdo a ser discutido, todavia desconhece a forma de estruturá-lo. Com o intuito de auxiliá-los nessa árdua tarefa, passarei algumas dicas que lhes poderão ser úteis numa situação de concursos, por exemplo. As questões discursivas também seguem a orientação dos textos dissertativos, considerando-se que a estrutura – introdução, desenvolvimento, conclusão - está presente na articulação de todos os textos. TEXTO DISSERTATIVO / ARGUMENTATIVO Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente c

Engenharia de SW 2

Blocos de Cifras - Modo de Operação

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Os algoritmos de criptografia do tipo block cipher trabalham em cima de blocos de tamanho predefinido, porém, a mensagem a ser cifrada muito provavelmente terá um tamanho diferente do tamanho do bloco (normalmente maior), fazendo com que seja necessário haver uma forma de o algoritmo poder ser aplicado a mensagens de diferentes tamanhos. O propósito dos modos de operação dos algoritmos do tipo block chiper é justamente permitir que tais algoritmos consigam trabalhar em mensagens de quaisquer tamanhos. São 4 os modos de operação mais utilizados: Eletronic CodeBook (ECB), Cipher-Block Chaining (CBC), Cipher FeedBack (CFB) e Output FeedBack (OFB) . Todos eles, com exceção do ECB, utilizam um vetor de inicialização (initialization vector, IV), que nada mais é do que um bloco de dados não específico, de tamanho igual ao do bloco tratado pelo algoritmo, utilizado para iniciar o processo e para inserir algum nível de aleatoriedade ao mesmo. Não há necessidade de o IV ser secreto. Eletronic C

Inglês - Aprenda Lendo

What are you doing with the pig? ================================ At the local bar there sat a lady with a duck under her arm. The town drunk staggered into the bar and said "What are you doing with the Pig?" The lady jumps up and says, "I will have you know this a Duck, Not aPig." The drunk replies "I was talking to the Duck" ------------------------------------------- town drunk - o bêbado da cidade stagger - cambalear jump up - pular reply - responder

Dicas Java

Dicas gerais baseadas em questões de provas do CESPE Extensões- Podem ocorrer entre classes ou entre if - Uma classe pode estender apenas uma superclasse, mas pode implementar várias if. - IF: pode estender mais de uma interface. - Extensão - extend- Implementação - Implements Classes abstratas x Interfaces: - CA - pode conter métodos ñ-abstratos c/ diff visibilidades - IF ñ e sempre com visibilidade pública Assinatura: -comtém nome do método+qtde e tipos dos parametros - tempo de execução - Polimorfismo (sobrecarga e sobrescrita) Visibilidade: - Cada objeto de uma classe tem o seu conj devariáveis de instância, que armazenam o estado doobj. - As variáveis de classe pertencem à classe e nãoaos objs e só há uma cópia de uma variável de classe. - Os métodos podem ser de instância ou de classe, os deinstância podem acessar variáveis de instância ou declasse, os de classe somente podem acessar variáveis de classe.

Programa de Qualidade Total - TQS

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Para auxiliar a implementação de programas de qualidade total, uma série de ferramentas foram desenvolvidas, ou emprestadas da engenharia e da estatística. Destacam-se as seguintes: · Brainstorming: discussão grupal para entendimento de situações · CPM/PERT: técnica para o planejamento de processos e controle de atividades · 5W-2H: técnica para planejamento de processos · Fluxogramas: técnica para o entendimento de processos · Análise Procedimental P=SA=SRphtm: técnica para o entendimento de processos · Estatística Descritiva: técnicas para mensuração de resultados · Diagrama de Causa e Efeito ou de Ishikawa: técnica para entendimento de causa/efeito · PIP - Processo de Identificação de Problemas: análise dos processos da empresa quanto a adequação, oportunidade e suficiência. · POP - Procedimento Operacional Padrão: para orientação operacional · DTO - Diagnóstico de Atividade Operacional: para análise de desempenho operacional · RTG - Relatório das Três Gerações: para monitoramento do

Engenharia de Sw - aula 01

SO - Linux/Unix Principais Comandos

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TCU - Parte Geral

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 1. ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINACEIRA a. CASTRO, Robison de. AFO. Vestcon. Edições de 2001 a 2003. b. MACHADO JR, José Teixeira e REIS, Heraldo da Costa. Lei 4320 comentada com introdução da LRF. IBAM. 30ª edição. c. SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental. Saraiva. d. Lei de Responsabilidade Fiscal. Manual da STN. e. LRF COMENTADA – FLÁVIO DA CRUZ E OUTROS f. MANUAL TÉCNICO DE ORÇAMENTO n.º 2 (MTO-2 – última edição) da SOF. ( http://www.camara.gov.br/Internet/orcament/Principal/orcament/legis/MTO.pdf ) 2. CONTABILIDADE GERAL a. Silvério das Neves e Paulo Viceconti. CONTABILIDADE BÁSICA. Ed. Frase. b. Silvério das Neves e Paulo Viceconti. CONTABILIDADE AVANÇADA. Ed. Frase. c. Ed Luiz Ferrari. Contabilidade Geral: Série Provas e Concursos. Impetus; 3ª ed. 􀂃 OUTROS (em caráter complementar): 􀂾 FIPECAFI; 􀂾 CONTABILIDADE GERAL: HILÁRIO FRANCO; 􀂾 Contabilidade Básica de Acordo com a Lei n.º 6.404. Ricardo Ferreira 3. CONTABILIDADE PÚBLICA a. CONT

Inglês - Aprenda Lendo

The Ants and the Grasshopper ============================ THE ANTS were spending a fine winters day drying grain collected in the summertime. A Grasshopper, perishing with famine, passed by and earnestly begged for a little food. The Ants inquired of him, "Why did you not treasure up food during the summer? He replied, "I had not leisure enough. I passed the days in singing. They then said in derision: "If you were foolish enough to sing all the summer, you must dance supperless to bed in the winter. ---------------------------------------- ant - formiga dry - secar grain - grão summertime - verão grasshopper - cigarra perish - perecer beg - implorar, suplicar treasure up food - acumular comida leisure - lazer sing - cantar derision - desprezo fool - tolo supperless - sem jantar ----------------------------------------------------------------------- Esta mensagem encontra-se na Internet no endereço http://www.aprendendoingles.com.br/shtml/2007241.shtml ------------------

Bibliografia FCC/CESPE/ESAF

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Os livros abaixo são as bíblias que todos devem ler para iniciar a caminhada na área de informática para concursos públicos SO - Tanenbaum Redes - Tanenbaum Segurança da Informação - Stallings Engenharia de Software - Pressman UML - Guia do Usuario (JRC) Banco de Dados - Date ITIL - Livros oficiais do Itil PMBOK - Guia PMBoK 2000 e 2004

Redes de Computadores - Elementos

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Esteganografia

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Definição: Técnica utilizada para camuflar a mensagem dentro de outra mensagem, sem que ninguém perceba(a não ser o receptor). É importante notar que esteganografia difere-se de criptografia uma vez que a existencia da informação é clara para todos os usuários, apenas o conteúdo que é obscuro, o que não acontece na esteganografia. Com o advento dos meios digitais, esteganografia ampliou suas aplicações (ex: valor da cor de cada um dos 100 pixels dentro de uma imagem podem representar uma letra de um alfabeto). Estegano, do grego “steganós”, significa “oculto” ou “misterioso”. Esteganografia é a escrita em cifra (código), com caracteres convencionais (letras e/ou números) ou especiais (símbolos), de textos ocultos. Hoje ela passou a incluir a ocultação de mensagens em arquivos eletrônicos de som, imagem ou texto. Arquivos digitais, de maneira geral, possuem áreas não utilizadas, ocupáveis por informação adicional. A mensagem esteganografada só pode ser lida por quem saiba onde ela está

Funções do TCU

FiCo No Pe! SaCon, InJuOu!! Fiscalizadora Corretiva Normativa Pedagógica Sancionadora Consultiva Informativa Judicante Ouvidoria

Colocação Pronominal

Tema recorrente em provas de concurso público, o domínio da colocação pronominal faz-se necessário e obrigatório a todos que almejam uma vaga no SP. Denomina-se colocação pronominal o conjunto de regras referentes à colocação dos pronomes pessoais, oblíquos e átonos que funcionam como complementos: me, te, se, o, lhe, a, nos, vos, se, os, as, lhes. Relativamente ao verbo, do qual dependem colocar-se antes ( próclise ), no meio ( mesóclise ) e depois ( ênclise ) dele. Próclise - é de regra com: (-;Indef;Rel;adv; conjsub;?; opitativa; exclamativas) 1. palavras de sentido negativo. “Ninguém me ama, ninguém me quer...” 2. pronome indefinido. Tudo me parece impossível 3. pronome relativo. Tudo quanto me disseste é falso. 4. com certos advérbios. Bem se vê que lá se vive melhor. Obs.: se depois do advérbio vier vírgula, ocorre ênclise: Aqui se fala muito. Aqui, fala-se muito. 5. conjunções subordinadas. “Quando meu bem-querer me vir, estou certo...” Se você o encontrar,avise-o de que... 6.

Mudança Climática e Energia Renovável

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O aumento do controle e do uso, por parte do homem, da energia contida nos combustíveis fósseis, abundantes e baratos, foi determinante para as transformações econômicas, sociais, tecnológicas — e infelizmente ambientais — que vêm ocorrendo desde a Revolução Industrial. Dentre as conseqüências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis — leia-se energia —, destaca-se o aumento da contaminação do ar por gases e material particulado provenientes justamente da queima desses combustíveis. Cabe lembrar que o efeito estufa existe na Terra independentemente da ação do homem. É importante que este fenômeno não seja visto como um problema: sem o efeito estufa, o Sol não conseguiria aquecer a Terra o suficiente para que ela fosse habitável. Portanto o problema não é o efeito estufa, mas, sim, sua intensificação. A mudança climática coloca em questão os padrões de produção e consumo hoje vigentes. Atualmente fala-se muito em descarboniza

Provas

Um site de provas que eu utilizo e acho bom é o do curso Aprovação. O link é: http://www.cursoaprovacao.com.br/pesquisa/provas/index.htm

Português - O porquê!

Usos do Porquê!! 1) Preencha as lacunas: a) por que b) por quê c) porquê d) porque 01) (b) Quer dizer que você não vai mesmo conosco, ___________? 02) (c) Não entendo o ____________ de suas atitudes. 03) (a) Você sabe ___________ ela não passou no concurso. 04) (d) Não fuja, ___________ toda fuga é fraqueza. 05) (a) Os maus momentos _________ passaste serão inesquecíveis 11) Assinale a alternativa incorreta: a) Não quero mais saber por que motivo não me amas x b) Se não me amas, quero saber porquê c) Se não me amas, quero saber o porquê d) Não me amas porque não te amo? 12) Qual é a incorreta? a) Quero saber o porquê desta briga. x b) Ainda saberás porque saí do país c) Estudamos sem saber por quê d) Rápida foi a crise por que passou 13) Assinale a alternativa correta: x a) A criança sempre indaga o porquê das coisas b) Conheço o livro porque te orientaste c) Sei porquê você faltou às aulas d) Chegaste só agora, por que? 14) Há uma alternativa incorreta, assinale-a: a) Aquela foi a raz

PMBOK - Acrônimos

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Sempre é bom dominar o assunto estudado. Ainda mais na hora da prova, em que uma palavra(ou letras) pode fazer a diferença. ACRÔNIMOS COMUNS > AI - Data alvo para início / Target Start date (TS) ANN - Atividade no nó / Activity-on-Node (AON) ANS - Atividade na seta / Activity-on-Arrow (AOA) AT - Data alvo para término / Target Completion date (TC) AT - Data alvo para término / Target Finish date (TF) CC - Conta de controle / Control Account (CA) CCM - Comitê de controle de mudanças / Change Control Board (CCB) CDQ - Custo da qualidade / Cost of Quality (COQ) CMPC - Custo mais percentual do custo / Cost-Plus-Percentage of Cost (CPPC) CMR - Custo mais remuneração / Cost-Plus-Fee (CPF) CMRF - Custo mais remuneração fixa / Cost-Plus-Fixed-Fee (CPFF) CMRI - Custo mais remuneração de incentivo / Cost-Plus-Incentive-Fee (CPIF) CONV - Convite para licitação / Invitation for Bid (IFB) COTA - Custo orçado do trabalho agendado / Budgeted Cost of Work Scheduled (BCWS) COTR - Custo orçado do tr

Governo Eletrônico

GED - Informações Gerais

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Dados InteressantesA humanidade gerou a mesma quantidade de informação nos últimos 50 anos que nos 5 mil anteriores. Esse número duplicará nos próximos 26 meses. Em 2010, a informação duplicará a cada 11 horas.Cada vez mais estamos gerando mais documentos em papel. Segundo a AIIM International – Association for Information and Image Management International, EUA, a maior associação do mundo sobre gerenciamento da documentação, 95% das informações dos Estados Unidos estavam em papel em 1990. Este ano, cerca de 92% das informações ainda estarão em papel.Essa avalanche de papel gera a cada dia maiores problemas: Um executivo gasta em média quatro semanas por ano procurando documentos. Faz-se, em média, 19 cópias de cada documento. Gasta-se US$ 250,00 para recriar cada documento perdido. A imagem de um documento digitalizada a 200 dpi (pontos por polegada) e comprimida a 10:1 requer 50KB de armazenamento. Um gigabyte acomoda 20 mil imagens. Quinhentas páginas de texto requerem 1 MB de arma

Porque as empresas no Brasil estão implantando o GED

Permite a recuperação da empresa após desastres, como o caso do World Trade Center, EUA, em setembro de 2001. Redução de custos com cópias, já que há disponibilização dos documentos em rede. Absoluto controle no processo de negócio. Alta velocidade e precisão na localização de documentos. Criação de facilidades para o trabalhador do conhecimento. Disponibilização instantânea de documentos sem limites físicos. Eliminação de fraudes, principalmente em agências governamentais. Gerenciamento automatizado de processos, minimizando recursos humanos e aumentando a produtividade. Grande melhoria no processo de tomada de decisões. Aproveitamento de espaço físico. Ilimitadas possibilidades para indexação e localização de documentos. Evitar extravio ou falsificação de documentos. Integração com outros sistemas e tecnologias. Aproveitamento da base de informática já instalada na sua empresa. Mais agilidade nas transações entre empresas. Maior velocidade na implementação de mudanças nos processos.

O GED na Supply Chain Management

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SCM - Supply Chain Management, objetiva integrar e otimizar os processos de negócios através de todos os parceiros em toda a cadeia, desde a produção até a distribuição. Dependendo do tipo de produto, tem-se cadeias mais completas ou menos completas. Pode se dizer que é um objetivo ambicioso, pois muitas vezes a integração e otimização dos processos de negócios dentro de uma única empresa já é um tanto complicado. Quando se fala de mais parceiros na cadeia o nível de complexidade é muito maior. É importante salientar que o SCM não está ligado simplesmente à cadeia de fornecimento de produtos e sim à demanda de mercado , estoques dos parceiros , planejamento de produção, transporte etc. Ele consiste de um gerenciamento de redes complexas. Um exemplo é a entrada de uma ordem de compra em um dos parceiros da rede ativando uma transação de compra com o envio das mercadorias ou mesmo a abertura de uma ordem de produção. A completa otimização através de toda a cadeia exigiu uma padronização