sábado, 11 de dezembro de 2010

iPad, um teste

Hoje eu mexi com um iPad. Um parente meu comprou e pediu-me para testar e configurar o básico.

Opinião resumida: Vá gastar seu precioso dinheiro em uma inutilidade melhor.

A aventura em detalhes:

Primeiro ponto: como ligar um iPad?

A princípio, isso parece óbvio. Com a bateria carregada, aperte e botão de ligar e deixe a magia acontecer. Todavia, não é assim simples. A primeira coisa que você verá ao ligar o iPad pela primeira vez é uma tela preta com um desenho de um cabo USB e um síbolo para o iTunes. O que isso significa? Que eu tenho que ligar o iPad, uma espécie de computador de tela de toque, a um computador que tenha iTunes para poder usar pela primeira vez? Não isso é ridículo, que computador depende de outro para iniciar pela primeira vez?

Era preciso fazer exatamente isso. E sequer é necessário configurar algo, apenas ligar.

Mas muito bem, ligamos o iPad ao iTunes de outro computador, e agora? O que podemos fazer? Que tal instalar algum programa? Não dá, pois não temos conta na loja de aplicativos da Apple (por que eu não posso instalar programas por conta própria?).

Vamos então criar uma conta.

...

POR QUE EU TENHO QUE DAR UM CARTÃO DE CRÉDITO PARA ABRIR UMA CONTA?

Aham, mas continuando, tem um aplicativo para ver o youtube direto na tela do iPad, outro para acessar o Google Maps, outro para e-mails e outro para internet, além de calendário, agenda de contatos, bloco para anotações (não confundir com o Bloco de Notas do Windows) e outras bobagenzinhas.

Ah, e digitar numa tela de toque é uma droga, nem sei como escrever com acentos. E porque o teclado virtual tem desenhos de auxílios táteis no 'f' e no 'j'?

Concluindo, é um brinquedo caro, cheio de complicações, com mecânicas que podem ser vagamente interessantes na primeira vez e que revelam-se cansativas depois de algum tempo (como ler um e-book 'virando' páginas). E a tela de toque fica marcada bem rápido.

Quando sair um equivalente com sistema operacional da Google, talvez eu compre :P


P.s.: Foram três tentativas até escrever iPad corretamente pela primeira vez, devido à minha auto-correção que tentava escrever Ipad.

Nenhum comentário: