sexta-feira, 13 de maio de 2011

SUPERSTIÇÃO

"A superstição põe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as" Voltaire

Caro leitor, hoje é o dia, "Sexta-feira 13" nossa que imaginação não é verdade?. Pois bem, este dia é lembrado por muitas pessoas como "o dia macabro, dia do azar etc". Imagine hoje sexta feira 13 e você se depara com um gato preto, acaba passando por de baixo de uma escada, aparece em sua casa uma coruja no telhado ou até mesmo ouve um canto do passarinho "tesourinha" , nossa quanto azar seria por hoje não é mesmo. A superstição no Brasil é muito forte, hoje é dia de você encontrar pessoas com um galhinho de arruda atrás da orelha, um patuá na carteira, muitos hoje se levantam e o primeiro pé a colocar no chão ao sair da cama é o direito, bater 3 vezes na madeira, roupa branca e inúmeras superstições nesse dia especial e por muitos levados no dia a dia de sua vida. 

Pois bem, quanto absurdo para um dia só não é mesmo. O dicionário define a palavra superstição como sentimento religioso excessivo ou errôneo, coisas imaginárias. Assim fica a pergunta a você caro leitor; Por que as pessoas mantêm essas idéias absurdas no lugar de prevalecer o raciocínio e a auto confiança?.

Assim imaginando algumas crenças supersticiosa como por exemplo, passar por debaixo de uma escada, muitos dizem que isso atrai um azar na vida. Não tiro a razão delas sabe por que? Imagine uma escada aberta na calçada onde você caminha e lá em cima tem um pintor com uma lata de tinta, pois bem se você passar embaixo da escada provavelmente poderá cair em você tinta, isso não é azar e sim lógica, se estão pintando e podendo espirrar tinta e me sujar, por que deveria eu passar naquele lugar? O mesmo podemos dizer de um simples gato preto ou a presença de uma inocente coruja no telhado possa significar males maiores?  quantas vezes no decorrer do ano você se deparou com gatos pretos mas como não estava com a atenção voltada para a superstição naquele momento, o gato passou despercebido. Uma coruja linda, animal noturno que sai para caçar, algo tão normal. Agora como o ser humano tem a capacidade de aceitar a idéia de que o pé que primeiro pisa no chão, de manhã, possa determinar todo seu dia? ou que hoje é dia de roupa branca etc.

Caríssimos, convenhamos que nossa alegria  não está determinada a práticas sem sentido. O que realizamos no dia a dia será os atos que colheremos no futuro e nisso não existe superstição e sim ato e reação. Nossos pensamentos e intenções geram a atração que realizamos. Se você no dia a dia só pensa negativamente se alimenta mal, tema mágoas, rancor, ira, sentimentos de vingança, com certeza atrairmos para nós ondas magnéticas negativas que causam um desequilibro em nossos organismo e vou ser bem franco, tudo isso vai deixar você doente, podendo gerar câncer, estresse, depressão entre outras doenças, e não foi culpa do gato, da escada do patuá e sim de seus atos.
Porem tenho uma boa noticia pra você, o inverso também é real: pensando no bem, desejando amor, nutrindo pensamentos de paz, alegria ao próximo, de confiança em Deus seja ele dentro de sua concepção religiosa ou não, suas energias estaram em harmonia, sintonizados com o bem geral que governa o Universo, para desfrutar de paz e harmonia interior.

Deixemos claro que: mística não é superstição, ambos atos são diferentes, não podemos dizer que uma pessoas que tem uma prática mística por meio de ritos, orações entre outros meios se igualem a crenças populares. Sentido místico é completamente diferente de superstição. Ficando claro essa nota continuemos. 

Já é hora de nos libertarmos de tais culturas populares ou sendo mais objetivos libertar de tais bobagens. O ser humano deve aprender a viver livre de superstições, realizando em si um processo de raciocínio lógico, devendo aperfeiçoar seu conhecimento inteiro, de suas potencialidades e não deixar que o externo domine sua vida, somente você tem o domínio de si mesmo. As idéias de medo, de superstições só existem para aqueles que vivem na sua dependência. Você só está condicionado a essas bobagens por que as aceitam. Deixem de viver no condicionamento de outros, você tem o direito de viver e construir a  sua felicidade e ajudar outras pessoas a conhecerem a si mesmo, a buscar em seu interior suas forças. Afinal se as superstições podem mudar minha vida para que trabalhar já que uma folha de louro na minha carteira me trará muito dinheiro? pense nisso e liberta-se.


A casa, como o homem, pode tornar-se cadáver, basta que a superstição a mate. Então é terrível. Vitor Hugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário