Eleições 2010: começa a campanha na web


PSDB, PT e PV investem em "militância virtual"

09/04/2010

PSDB, PT e PV já buscam mobilizar filiados e simpatizantes pela internet durante a pré-campanha eleitoral. Aprovado pela reforma eleitoral, o uso da internet por meio de blogs e comunidades é uma das grandes novidades desta eleição.

A estratégia do PT para a campanha da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência é valorizar a participação espontânea dos eleitores, segundo o responsável pelas ações de internet na campanha do partido, Marcelo Branco.

Branco explicou que a ação petista terá como base a experiência utilizada na campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2008. A intenção é divulgar projetos e realizações do governo Lula e vinculá-los à imagem da pré-candidata. “Quem tem o que mostrar somos nós. Nossa orientação é para não cair na baixaria. Ficar chamando de ladrão, bandido e guerrilheira pega mal na globosfera”, afirma Branco.

Ele disse ainda que o blog da ex-ministra ainda não tem data para entrar no ar. “Tem apenas uma semana que ela deixou a Casa Civil. Estamos no tempo certo, discutindo a estratégia para uma campanha de alto nível”, disse. Branco informou ainda que a página pessoal utilizará um softwares livres, um programa de acesso ilimitado.

O PT abriu um cadastro em seu site para formar “militantes virtuais” e promete “informações exclusivas” a quem aderir ao grupo. Para fazer parte, é obrigatório informar nome e e-mail. O partido, que disputará a Presidência com a ex-ministra Dilma Rousseff, diz que os militantes vão colaborar “para manter o Brasil no rumo certo”.

"Mobiliza PSDB"
Já os tucanos contam com o site “Mobiliza PSDB”, que reúne dicas para divulgar ações do partido por meio de blogs, do Twitter e em sites de relacionamento e para aumentar a visibilidade em sites de busca como Google. Também é possível baixar banners e logomarcas do partido.

“Não basta dar ‘bom dia’, fazer autopropaganda ou falar da agenda. Aliás, é bom evitar essas atitudes. Os usuários querem opinião pessoal, informações exclusivas e dicas de links legais. Tudo curto e objetivo e sem erros de português, é claro”, orienta uma seção com dicas para o Twitter, rede de microblogs bastante utilizada pelo presidenciável tucano, José Serra.

Já no blog "Rede mobiliza", há dicas para os militantes e simpatizantes tucanos interagirem. Para quem vai a Brasília para o lançamento da pré-candidatura de Serra, neste sábado (10), o blog propõe que o internauta fale sobre sua viagem nas redes virtuais de que participa. Já para os “twitteiros”, a sugestão é customizar o perfil na rede com uma faixa #SerraDia10.

Animado com os resultados da mobilização, o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), diz que o resultado “é quase exponencial”.

“A partir do momento que vai mobilizando, vai multiplicando mesmo. É isso que a gente tem presenciado. É claro que tem ainda um longo caminho a percorrer. E fato de o Serra ser um entusiasta da internet facilita muito”, diz. O ex-governador de SP tem um perfil ativo no Twitter, com 189 mil seguidores.

"Palanque verde"
Simpatizantes e filiados ao PV, que disputará a Presidência com a senadora Marina Silva, podem acessar uma rede de relacionamentos própria por meio do site do partido. O grupo possui mais de 2 mil membros.

Após o cadastro, o usuário pode convidar amigos, montar uma página com seu perfil, fotos, mensagens e vídeos. Assim como em outras redes sociais, é possível compartilhar informações em redes como Twitter, Facebook e Orkut e criar comunidades. A rede do partido já conta com grupos como “Palanque Verde na Bahia” e “Eu quero um senador negro”.

Também é possível interagir com a pré-candidata à Presidência por meio do Twitter. Em fevereiro, a senadora criou um perfil na rede de microblogs e conta atualmente com 16,5 mil seguidores. A coordenação da pré-campanha da senadora também criou um blog chamado "Minha Marina".

Além das postagens em estilo de diário, o blog reúne biografia, artigos e fotos da senadora. A novidade fica por conta de uma aba de "Versões e Fatos", onde ela pretende responder a boatos venham a surgir durante a campanha eleitoral e esclarecer sua opinião sobre assuntos polêmicos. Já foram postados textos sobre o aborto e o criacionismo.

O "militante virtual" que quiser contribuir com o partido pode fazer isso por meio do site. Há um link para quem quiser fazer doações. O valor mínimo é de R$ 20 e, para doar, é preciso informar o CPF. Após inserir o valor da contribuição, é gerado um boleto para pagamento em bancos.

Fonte: G1

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