quarta-feira, 16 de março de 2011

Licença na Junta de Freguesia Obrigatória para animais domésticos!



Como é do conhecimento geral todos os animais domésticos nascidos a partir de 2008 são obrigados a ter chip e a serem registados na junta de freguseia da area de residência. Registo esse que consiste numa licença, renovável anualmente, que fica por uma módica quantia de 8€, este ano pelo menos. Todos os anos a tenho feito, mas sinceramente começava a ponderar não fazê-lo...acho uma injustiça enorme ter que a renovar todos os anos e esse dinheiro não ser re-utilizavel na defesa dos animais da freguseia..... mas depois do que me contaram hoje, acho que vou continuar a renova-la anulamente. Senão vejam bem.... De acordo com uma amiga minha da Arca de Noé, e passo a citar:

Esta licença que inventaram é mais um imposto para "chular" quem gosta mesmo de animais, porque na prática esse dinheiro que deveria reverter a favor de alguma Associação de ajuda a animais ou até para castrações em vets municipais, ou campanhas de sensibilização, só serve para encher a barriga aos tachistas do costume.

O único senão, é que se o cão tiver chip e a licença não for paga anualmente na Junta, um dia, se por qualquer azar o cão se perca/seja roubado e alguém encontrar o canito e o levar ao vet para saber da existência do chip, quando ligar para o SIRA ou para o SICAFE, o que vão ouvir é "chip sem registo". Isto, porque, por não se pagar a Licença, a Junta reporta às entidades oficiais que "arquivam" o chip. E aí não há como descobrir quem são os donos. Se os cães “com chip sem registo” forem recolhidos/entregues num canil ficam lá a apodrecer até serem reclamados pelos donos. A maioria não é reclamada.

Por tudo isso pago anualmente 30€ por ano, pelo registo das minhas princesas. E ainda trazem consigo 1 medalha de identificação onde de um lado diz "Tem chip" e do outro lado tem o meu telemóvel. Se um dia acontecer roubarem-me alguma delas (aqui na margem sul há muito roubo de cães por parte de ciganos), só de lerem que têm chip, ou abandonam ou entregam num canil, que mesmo que seja de abate não o podem fazer. Cães com chip não podem ser abatidos e o Canil é sempre obrigado a contactar os donos para recolher o cão.

Para isso o chip tem de ser válido e só o é com o pagamento da Licença na Junta. Percebem a emboscada?

Mais: se houver uma denúncia (acontece os vizinhos queixarem-se por vingança ou maldade), aquando da visita do vet municipal a nossa casa, a primeira coisa que este pede para além das vacinas é a Licença e agora também o chip. Por qualquer um destes incumprimentos paga-se sempre coima. Mas se alguém fizer uma denúncia por maus tratos ninguém quer saber... nem a Junta, nem o vet municipal, nem a Polícia. Mas como é nesta miséria de país que vivemos... prefiro não arriscar.

Por tudo isto, infelizmente, ainda prefiro pagar a Licença.

Realmente, este país está de mal a pior mesmo!!! Qualquer coisa serve pra sacar dinheiro ao povo!!!!

Um comentário:

  1. Aí está...super de apoiado!!! Que país é este??? É só pagar e pagar...puxa!!! Em vez de se preocuparem com histórias bem mais reais, que cada vez mais animais aparecem abandonados nas ruas, preocupam-se em inventar leis da treta que na realidade nem chegam a funcionar, tudo uma questão de "Onde poderemos roubar mais???"...Bolas...

    ResponderExcluir