quinta-feira, 7 de abril de 2011

Resumo de matemática 2a prova do 1° trimestre


Resumo de matemática

2ª prova 1° trimestre

Função de 1° grau

Uma função de 1° grau

Na prova pode ser que o professor dê a função e peça para fazer o gráfico, ou dê o gráfico e peça para identificar a função

Tendo a função e precisando montar o gráfico

A)    Y = X+2


X
Y
1
3        (A)
2
4        (B)
3
5        (C)
 4
6         (D)

Escolho quaisquer números para X

Y = X +2
Y = 1 + 2 = 3
Y = 2 + 2 = 4
Y = 3 + 2 = 5
Y = 4 + 2 = 6

Os pontos que fizemos na tabela são os pontos que colocaremos no plano cartesiano seguindo a regra: Sempre o eixo X primeiro /, depois o eixo Y

E o gráfico ficará assim:





Outro tipo de exercício

Se o professor der o gráfico e pedir pra identificar a função que o gerou

Peguemos como exemplo esse gráfico:





Para descobrirmos a função que o gerou, teremos que descobrir o A (coeficiente angular), o B (coeficiente linear), e o 0 da função

Olhando no gráfico, B é onde a reta cruza o eixo Y que é o 3
                                 0 da função é onde a reta cruza o eixo X que é o - 3 também
                                 Para descobrirmos o valor de A, dividimos a distância entre onde as retas se cruzam até o B e a distância do encontro das retas até o 0 da função, se o gráfico for crescente (que cresce) olhando da esquerda para a direita, o resultado será positivo, se for decrescente o resultado será negativo.

Por mais que o n° seja negativo, a distância sempre será positiva, no caso o – 3, será 3

No caso: 3 / 3 = 1 (gráfico crescente), ou seja, 1 mesmo

Pronto, temos os números, agora falta montar a função

 A função base para esse tipo de exercício é: Y = AX + B (decorar)

Substituímos respectivamente A por A e B por B

Y = 1x + 3

Como o n° 1 ali não muda nada

Deixamos a função sendo: Y = X + 3


Existem contas que podemos fazer através das funções, que nos dizem o coeficiente angular, o linear e o zero da função

Zero da função

É só substituir o Y por 0 e isolar o X

Ex: Y = X - 5
        X - 5 = 0
       X 0= + 5

X0 = zero da função
X0 = 5

Para descobrirmos o coeficiente angular (A) de uma função basta olhar para ela;

Y = X + 5
Y = 1x +5

A = N° que fica junto do X, como não há nem um número, dizemos que lá tem o N° 1
A = 1

Para descobrirmos o coeficiente linear de uma função também só é preciso olhar

Y = X + 5

B = N° que fica sozinho, sem letra, pode não haver coeficiente linear 0
B = 5

Na prova ele pode também, somente pedir para indicar os termos citados á cima, sem necessidade de fazer um gráfico

Gráficos

Existem 3 tipos de gráfico

Crescente: aquele que sobe (olhando da esquerda para a direita)
Decrescente: aquele que desce (                   ||                             )
Constante: aquele que fica uma linha reta, não sobe nem desce




Se o A > 0 a função será crescente
Se o A < 0 função será decrescente
Se o A = 0 função constante

Ex: Crescente: Y = 2x +3
   Decrescente: Y = - x  -2
   Constante: Y = -2
        

Inequações

Uma inequação é o contrário de uma equação, no caso da equação (lembram do exemplo da balança?) a balança está em total equilíbrio, por isso é usado o símbolo =,
Já numa inequação a balança está em desequilíbrio, tendo assim um lado < ou > que o outro:

Ex: X – 3 > 0

Resolvemos essa inequação da mesma maneira que resolvemos uma equação, isolando o X

X > 3

Nesse caso temos infinitos números maiores que 3, então sempre temos que colocar a SOLUÇÃO   de uma função, nessa solução colocamos os universos a qual o n° pertence e colocamos o resultado na inequação

S = {X€R/ X>3}

Lê-se X pertence ao Universo dos números Reais tal que X é maior que 3.

Em alguns exercícios será pedida para fazer uma reta de acordo com a inequação, no caso a reta da inequação acima Será assim:





Existem também inequações com os símbolos ≤ ou ≥ , resolve- se da mesma maneira, só que a reta, ao invés de a bola da reta ser aberta, será fechada, exemplo:

X – 4 ≥ 0
X ≥ 4

S = {X€R/X≥4}

Reta:






Lembrando que quando, numa inequação temos de multiplicar por – 1 inverte o sinal, < vira >, > vira < e o mesmo para ≥≤


Estudo do Sinal

Estudo do sinal é quando verificamos se o X for um N° maior que o X0 a função será positiva ou negativa e se X for um N° menor que o X0 a função será positiva ou negativa

Ex: Y = X + 4 – 1° descobrimos o 0 da função

X + 4 = 0
X0 = -4

               -
               X0
                     +
              X < -4
                 -4
                X > - 4



Pegue um N° menor que -4, por exemplo -5 e substitua na função

Y = - 5 + 4
Y = - 1

Ou seja, quando o valor de X for inferior ao valor do X0 a função será negativa
X< - 4 = -

Agora pegue um N maior que -4, por exemplo, 0 e substitua na função

Y = 0 + 4
Y = 4

Ou seja, quando o valor de X for superior ao valor do X0 a função será positiva
X> - 4 = +


Estudo dos sinais nada mais é do que fazer aquela pequena tabela





Exercícios de revisão

*Agradecimentos ao Prof. Fabiano


1)      Dadas as Funções do primeiro grau, identifique os coeficientes:

A)    Y = 2x + 3
B)     Y = 4 – X
C)    Y = 5X
D)    3X – 5Y + 2 = 0
E)     X – Y = 2

2)      Determinar os zeros das seguintes funções:

A)    Y = 2X – 5
B)     Y = 4 - 3X
C)    Y = 3X – 9
D)    Y = X/7 + 35
E)     Y = 4X/5 = 3
F)     Y = 6 – 2/5X

3)      Dadas as seguintes funções, escreva, corretamente, se são crescentes ou decrescentes

A)    Y = 2x – 9
B)     Y = -3X + 6
C)    Y = -2
D)    Y = 45 + X/45
E)     X + Y – 3 = 0
F)     Y - √3 = 0
G)    3X – 2Y = - 4

4)      Faça o estudo de sinais das seguintes funções:

                  Funções
          +
        X0
 -
1
Y = -3X



2
Y = 2X + 5



3
Y = 3 –X



4
Y = 4 + 3x





5)      Verifique o sinal das seguintes funções (faça estudo dos sinais)
      
A) y = x + 9              B) y = - x + 9

6)      Determine o 0 das seguintes funções:

a)      y = x – 7
b)      y = - x + 10
c)      y = 6 – 2x
d)      y = 4x – 3
e)      y = 2 – 9x
f)        y = 1/2x + 5

+ Exercício 2 da página 92
+ Exercício 2 da página 106
+ Exercício 5 da página 108
+ Exercício 1 da página 338


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