6 de junho de 2007

Aprendizagem continuada

Comentários

Comentário sobre o texto: Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao Longo da Vida, de José Armando Valente.

O autor tem o objetivo de esclarecer e abrir os olhos das pessoas que acreditam que a escola da forma como ela está habituada a ensinar não dará conta de prover todo o conhecimento que um profissional necessita.

Também quer mostrar que o desenvolvimento humano o conhecimento e a aprendizagem, sempre existiu e sempre existirá nas nossas vidas, independentemente da escola.

E para expandirmos o conceito de aprendizagem, devemos propiciar oportunidades para o aluno gerar e não só consumir conhecimento e, assim, desenvolver competências e habilidades para poder continuar a aprender ao longo da vida.

O texto também traz dois conceitos que se traduzem em receptor-passivo que é aquele que recebe a informação sem interação (abordagem tradicional), essa definição denota uma visão individualista do processo educativo e do caráter cumulativo do conhecimento e o caçador-ativo, que é aquele que sai em busca da informação (abordagem cognitivista), a estratégia geral do processo seria a de ajudar o estudante no desenvolvimento de um pensamento autônomo, crítico e criativo. No meu entendimento devemos entender bem os dois conceitos e buscarmos utiliza-los na nossa vida, dependendo da circunstância e do estilo de aprendizagem.

Com a definição desses dois conceitos, concluímos que a educação não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno, e sim na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de estratégias que permitam a aprendizagem continuada ao longo da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde Marrocos.
Adorei seu comentário.
Duas coisas me chamaram a atenção
"construção do conhecimento pelo aluno" e "aprendizagem continuada ao longo da vida". Concordo em genero, número e grau.
Parabéns.
Dani.