Projecto a crescer nas cidades de Torres Novas e do Fundão, com grupos de alunos do 11º e 12º anos.

Partimos do universo do espectáculo "Dos Joelhos para Baixo" para uma investigação poética e crítica sobre os lugares-cidade: identificar questões, procurar e (re)criar narrativas em esquinas, interrogar os cidadãos e o seu papel, pensar a comunidade e as suas relações com o espaço urbano, através dos rituais, das histórias, dos vestígios.

Jogar, caminhar e cartografar, são as linhas que norteam a nossa prática. Regularmente são lançadas propostas de pesquisa e acção ao grupo, à procura de perspectivas sobre a cidade e das formas de apropriação dela. Porquê e como irromper no quotidiano e no destino da mesma?




terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A origem da vida urbana - Polis na wikipedia

A pólis (πολις) (plural: poleis (πολεις)) era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinônimo de cidade. As polei, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político".

(continuação)

1 comentário:

  1. A polis não era nada disso... Era «o concreto dos cidadãos», sendo 'cidadãos', sim, os construtores (permanentes) da cidade...

    ResponderEliminar