Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim "bem -aventurada".

2006/04/06

TIPOS DE CHORO DOS BEBÉS

Ninguém gosta que sua comunicação seja ignorada. Ser ignorado desperta sentimentos de desamparo e raiva que inevitavelmente prejudicam o relacionamento. Todos os adultos sentem isso e não há porquê imaginar que seja diferente com bebés e crianças. Pouca gente ignoraria um adulto que repetisse: "Você poderia me ajudar? Não me estou a sentir bem." Ignorar esse pedido seria considerado muito pouco gentil. Mas um bebé não pode falar assim; ele só pode chorar e chorar até que alguém o atenda - ou até desistir, desesperado.
As pesquisas sobre as primeiras experiências da infância mostram que as crianças que receberam cuidados mais amorosos nos primeiros anos de vida tornam-se adultos mais amorosos e confiantes. Os bebés obrigados a ser submissos desenvolvem ressentimentos e raiva que podem ser manifestados de forma nociva mais tarde. Apesar dessas pesquisas, a maioria dos argumentos para se ignorar o choro baseiam-se no receio de "estragar com mimos" o bebé.
Saber mais...
O choro do bebé tem sido interpretado, em todas as culturas, como um sinal de vitalidade. No entanto, tem sempre algum motivo.
O choro mais comum, o de dor, causado pelas cólicas, ou pela infecção de ouvido, por exemplo, é o mais fácil de reconhecer.
Sinais específicos:
testa enrugada,
olhos comprimidos,
rosto avermelhado,
boca aberta (como que formando um quadrado),
espernear,
tremor do queixo,
quase sempre muito estridente, intenso, contínuo,
percebe-se claramente o grande desconforto do bebé.

Já nos outros tipos de choro o bebé demonstra a sua contrariedade de maneira mais branda, isto é, o choro não é tão sentido.

Alguns motivos de choro:
- Tem refluxo gastroesofágico (um dos sintomas são as golfadas durante a amamentação, mas não é regra geral);
- Há intolerância alimentar (acontece quando a criança não mama no peito ou, mesmo se amamentada, recebe, ainda, um suplemento);
- Precisa de mudar a fralda;
- Roupa está apertada, incómoda, a picar, dá comichão ou causa alergias;
- Quer colinho;
- Tem fome/Tem sede;
- Está cansado;
- Tem frio ou calor;
- Tem cólicas;
- Está aborrecido;
- Quer atenção/quer brincar;
- Não consegue alcançar algum brinquedo;
Quantos decibéis tem o choro de um bebê?
O choro dos bebês pode ter diferentes intensidades. Isto é determinado pelo desejo, estado de espírito, queixa e até personalidade da criança. Algumas mães dizem ser capazes de identificar o que o bebé pretende expressar apenas pela tonalidade do choro. O choro baixinho, comparável ao resmungar, pode ter menos de 30 decibéis. Já o choro de altura semelhante a uma conversa de adultos está na faixa dos 70. Um choro muito estridente pode superar os 90 decibéis.

Por que é que o bebé chora sem lágrimas?
As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebé realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebé é o facto de ele passar a maior parte do tempo a dormir.

6 Comments:

At Friday, April 07, 2006, Blogger Luísa said...

Sempre me fez muita impressão quem deixa um bébé de forma aflitiva com a desculpa que está apenas a chamar a atenção.
Felizmente consigo reconhecer bem os diferentes choros do Martim!

Beijinhos

 
At Friday, April 07, 2006, Blogger RB said...

obrigada pelo post!
é sempre bom aprendermos alguma coisa!
bjs

 
At Friday, April 07, 2006, Blogger Céu Estrelado said...

Achei este post bastante util mesmo para todas as mamâs!
Obrigada por partilhares estas informações com todos!
Beijinhos! :)

 
At Friday, April 07, 2006, Blogger Loira said...

Não sou capaz de deixar o Zezinho chotrar sem ir ver o q ele tem... existe, de facto, a teoria de q eles devem aprender a controlar-se sozinhos, caso contrário tornam-se inseguros... eu prefiro acreditar naquela q diz q se os pais não os atenderem eles pensam q foram abandonados. São mto pequeninos, tem um sistema nervoso central bastante imaturo e poucos recursos para se entreterem sozinhos... para já, acho q não pode haver mimo a mais.
Deixá-lo chorar é como se me estivesse a deixar chorar a mim própria...
bj*

 
At Friday, April 07, 2006, Blogger Maria Poeiras said...

Olá,
Obrigado por ter divulgado o meu blog.
Queria lhe dar os parabéns tem uma menina linda.Quero lhe desejar toda a sorte do mundo. Muitas feliciadades.

Um beijinho
Maria Poeiras

 
At Friday, April 07, 2006, Blogger Repolha said...

Deixar chorar ou não deixar? Acho que anda por aí algures um ponto intermédio. E penso ser esse o mais saudável. Porque nunca deixar o bebé chorar, socorrê-lo ao mínimo som não tem dado também bons resultados... é observar os exemplos. Acredito que há algures um meio termo :)

 

Post a Comment

<< Home