O olho do peixe

                                                         


O olho do peixe (Sebastes spp.). Foto: Wikipédia
Quem já mergulhou em uma piscina ou no mar sabe como é difícil exergar debaixo d'água, mesmo usando óculos para natação.

Mas, os peixes tem um senso muito apurado de visão, que os ajuda a encontrar comida, abrigo, amigos e evitar de predadores. A visão do peixe é parecida com a nossa, muitos podem ver em cores, e algumas podem ver mesmo com pouca luz. 

A visão é parecida com a nossa, contudo os olhos do peixe são diferentes dos nossos. Se olharmos com atenção nossos peixes no aquário, nós veremos, por exemplo, que peixes não tem pálpebras, portanto não piscam o olho. Provavelmente, os peixes podem viver sem pálpebras, pois a água umedece constantemente os seus olhos, já os nossos  precisam ser constantemente umedecidos, para que não ressequem.

Assim, os peixes estão sempre de olhos abertos. E, será que peixe dorme de olho aberto? Hum! Essa é outra história.

Água mole e água dura

Néons preferem águas mais moles. Foto: Wikipédia
A água parece ser a mesma em todos os lugares. Mas, na verdade ela tem características diferentes. 

Uma dessas características é a dureza da água. Isso mesmo! Dureza! Existe água mole e água dura.  A água da chuva é uma água mole ou macia, mas quando ela passa pelo solo pequenas quantidades de  minerais é adicionada na água, tornando-a dura. 

Podemos perceber se uma água e dura ou mole pela comparando a quantidade de espuma formada. Alguns desses minerais como o cálcio e magnésio, quando dissolvidos na água impedem a formação de espuma ao se adicionar sabão na água. Não existe, entretanto, nenhum risco em se ingerir uma água dura, a não ser o sabor desagradável sentido por algumas pessoas não acostumadas com esse tipo de água.
 

Algumas espécies de peixes gostam de água mole, outros de água dura. Assim, quando vamos colocar um peixe no aquário precisamos saber que tipo de água ele prefere, pois ele pode não ficar bem em um tipo de água que não está acostumado.

Ver atividade (pdf).

O que é Mata Ciliar?

     Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes.
Fonte: Mata Ciliar.  
Foto: Meiterer

As capivaras

Capivaras em uma represa em Viçosa (MG). Foto: Meiterer
 A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor herbívoro do mundo. Alimenta-se de capins e ervas, comuns em várzeas e alagados, e pode chegar a pesar até 80 kg.É uma excelente nadadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Ela pode permanecer submersa por alguns minutos. A capivara também é conhecida por dormir submersa com apenas o focinho fora d'água.A capivara, como animal pastador, utiliza a água como refúgio, e não como fonte de alimentos.
Fonte: Wikipédia. 

Novas sugestões



Uma caixa tranformada em tanque para um casal de Betta.
Caixas plásticas ( aquelas com tampas de travas) podem servir como pequenos tanques para peixes. Neste, da foto ao lado, vive um casal de Betta. Foram criados vários esconderijos para a fêmea com  vasos quebrados, pedaços de telhas e pedras.  O macho monta o ninho nas folhas que estão boiando.
Esconderijo para a fêmea de Betta


Idéia de construção de um tanque.Foto: Maria de Fátima A. R. Alexandre


O aquário feito por uma criança de 5 anos
Atividades realizadas pelas crianças
As crianças e os peixes
Crianças observando a fêmea de Betta

As estruturas externas do corpo do peixe

Nesta atividade vamos conhecer as estruturas externas do corpo do peixe, como as nadadeiras. Cada nadeira tem um nome. Não é importante guardar os seus nomes, mas ver que são diferentes. Em, outra atividade iremos ver a função de cada uma delas. Quer ver esta atividade? Clique aqui (pdf)

Mais sobre montagem de aquário



Como devemos montar um aquário? Engana-se quem acha que é só  comprar os peixes e colocar em um pote de vidro com água. Os peixes são os últimos a irem para o aquário. Primeiro precisamos do recipiente. Dependendo do tamanho do aquário podemos colocar um ou vários peixes. Lembre-se peixes pequenos como os guppies precisam de uns 2 litros de água, para cada peixe. Agora temos que colocar o substrato. Lembre-se fundo de rios e oceanos tem sedimentos, solo, areia e pedras. Colocado o sedimento vamos plantar. Isso mesmo aquários precisam de plantas. Elas ajudam a melhorar a qualidade da água, servem de alimento para peixes herbívoros e onívoros e, servem como local de ninhos para muitas espécies de peixes. Você deve plantá-las como faz no  seu jardim. Agora vamos colocar a água. Bem devagar para não sujar muito a água, pois o sedimento do fundo vai levantar. Vamos colocar os peixes? Nada disso! Vamos esperar uns 30 dias. Agora sim nossos amigos peixes podem ser colocados na sua nova morada. 


Quer mostrar aos seus alunos como montar um aquário? Você pode usar uma atividade para desenhar e colorir abordando a montagem correta de um aquário. Quer ver esta atividade? Clique aqui (pdf)

Detalhes sobre a vida do Betta splendens

Para criarmos um animal precisamos saber como ele vive. Para criarmos o peixe Betta splendens lemos:
Faria, Paulo M.C.;  Crepaldi, Daniel V.; Teixeira, Edgar de A.; Ribeiro, Lincoln P.; Souza, Alexandre Benvindo de;  Carvalho, Daniel C.; Melo, Daniela Chemim de & Saliba, Eloísa de O.S. 2006. Criação, manejo e reprodução do peixe Betta splendens (Regan 1910). Rev Bras Reprod Anim 30 (3/4):134-149. 
Você quer ler este texto? Clique aqui (pdf)

Atividade (leitura): Animal de estimação: trabalho, dedicação, amor e carinho

Ter um animal de estimação exige muito trabalho e dedicação. Além, de dar amor e carinho. Será que estamos preparados e consciente das responsabilidades de criar um animal? Preparamos um texto que aborda este assunto.Quer ver esta atividade? Clique aqui. (pdf)

Cantinho das perguntas

Criamos o cantinho das perguntas sobre peixes, em cada turma. Assim, os alunos poderão deixar suas perguntas sobre os peixes. Essas perguntas serão postadas em: "Perguntas sobre peixes". As perguntas dos alunos irão direcionar a criação das atividades.

Os peixes estão chegando!

Os peixes, três machos e três fêmeas já estão sendo preparados. Eles estão em observação. Não queremos que os peixes cheguem doentes na escola. Eles irão para a escola na segunda-feira.

Atividade (recortar e colorir): O que é um aquário?

Certa vez uma escola ofereceu no dia das crianças, como presente, um peixe ornamental, para cada criança. Legal? Nada disso! Antes de presentear uma criança com um peixe é preciso que ela aprenda certas coisas. Primeiro ela precisa saber da responsabilidade de ser ter um animal exótico em casa. Segundo ela precisa saber como cuidar dele. Terceiro, aprender a montar o aquário de forma adequada. E, por último receber o peixe.


A palavra aquário tem origem no latim e significa aqua=água e -rium=lugar.  Um aquário deve ter um substrato no fundo, como podemos ver nos rios. Além disso, precisa de plantas, que melhoram a qualidade da água do aquário, servem de alimento e local para nidificação. Depois de montado é necessário esperar alguns dias. Muitas plantinhas e bichinhos minúsculos irão crescer na agua e servirão de alimento para os peixes. Só então os peixes poderão ser colocados em sua nova casa.


Nós criamos uma atividade para começar essa discussão na salade aula. Veja a atividade (pdf).

M. Eiterer

Você quer criar peixes? Tem certeza?

Você quer criar peixes? Pense bem. Pois, quando levá-los para sua casa, você será responsável por eles. Será que você está preparado para todas as responsabilidades que é cuidar de um ou de vários peixes?Você sabe montar um aquário? Sabe o que os peixes comem? Quantas vezes ao dia você deve alimentá-los?E, se adoecerem? Você saberá cuidar deles? Sabe que peixes podem viver juntos no aquário? Pense. Tenha consciência de suas responsabilidades sobre o animal que você escolheu.

O maior aquário do mundo: Georgia Aquarium




Túnel Viajantes do Oceano. Geogia Aquarium. Foto: Wikipédia
O maior aquário do mundo é o Georgia Aquarium. Localizado em Atlanta, na Georgia. Com mais de trinta mil metros cúbicos (30 milhões de litros) de água doce e salgada e com mais de 100 mil animais de 500 espécies diferentes. Faça uma visita ao Georgia Aquarium e divirta-se! 
Fonte: Wikipedia.

Atividade ( colorir): Vamos colorir o peixe Betta! (4-7 anos)



Fêmea. Fonte da foto: Wikipedia
Macho.fonte da foto: Wikipedia


Algumas espécies de peixes apresentam dimorfismo sexual. O que é dimorfismo sexual? di quer dizer dois e morfismo, forma. Assim, dimorfismo sexual quer dizer duas formas sexuais ou um macho e uma fêmea com características diferentes. Dimorfismo sexual é muito comum também em aves, o canário-terra-verdadeiro, por exemplo, o macho e fêmea são diferentes. Nós preparamos um desenho, para colorir, de um peixe Betta fêmea e de um macho, para as crianças  começaram a perceber como é o corpo do peixe, reconhecerem os sexos e as diferenças entre os dois sexos. O primeiro desenho é de uma fêmea e o segundo do macho. No final da atividade podemos lançar a pergunta: " Nós temos dimorfismo sexual? Qual são as diferenças entre meninos e meninas? Quer ver a atividade? Clique aqui. (pdf)

Você não quer mais o aquário. O que fazer?

1. nunca solte os peixes vivos diretamente em ambiente naturais, lagoas, rios, córregos ou artificiais (represas, açudes e canais);
2. nunca os libere pela descarga sanitária de casa;
3. doe o peixe para outros aquaristas ou loja de aquários, escola, universidade, asilo, presídio, hospital, sempre avisando que a doação é gratuita;
4. anuncie o peixe em jornais e na internet;
Liberar animal exótico no ambiente é crime ambiental previsto por lei. Além disso, podem provocar prejuízos ecológicos irreparávies, porque é praticamente impossível erradicar um peixe de aquário estabelecido em um novo ambiente.
Fonte: Magalhães, Lincoln Barroso & Jacobi, Claúdia Maria. 2009. Peixes de aquário. animais de estimação ou pestes? Ciência Hoje, vol. 45, nº 266, 40-45.

Animais de estimação ou pestes?

Peixes de aquário podem se tornar uma ameaça aos ecossistemas marinhos e de água doce?
Um bom texto para o professor, que quer trabalhar com peixes na escola.
Barroso, L. B; Barbosa, N. P. de U. & Jacobi, C. M. Peixes de aquário: animais de estimação ou pestes? Ciência Hoje: nº 266, vol. 45, p. 40-45, dezembro 2009. Ler.

Vida longa aos peixes!

Já pensou em ter um peixinho como bicho de estimação? A Bruna Polycarpo Felippe, de São Paulo, já tentou ter um em casa. Porém, parece que o animal não teve uma vida muito longa, já que a menina enviou uma carta aqui para a Redação da Ciência Hoje das Crianças com a dúvida: por que os peixes de aquários domésticos morrem com facilidade?

O veterinário Luiz Paulo Fedullo, do Zoológico do Rio de Janeiro, responde a questão: “Peixes são animais muito sensíveis. Por isso, quem quer ter um precisa ser bastante paciente”, explica. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados especiais.
Primeiro, é importante observar as características biológicas da espécie de peixe escolhida. Enquanto alguns desses animais vivem muito bem em águas claras, outros precisam de águas mais escuras, por exemplo. Assim sendo, é importante pesquisar sobre a espécie antes de levá-la para casa. Dessa maneira, você pode oferecer as condições ideais para o seu peixe viver.
Aliás, na hora de escolher um aquário, atenção! É importante que ele tenha um bom sistema de iluminação e de filtragem. E se você já tem peixes em casa, mas acaba de comprar um novo integrante para esse cardume, saiba que ele não pode se juntar logo aos demais. O bicho deve ficar de 20 a 30 dias em um lugar especial: o aquário quarentena, que não precisa ser muito grande ou movimentado. “O mais importante é que o peixinho fique isolado. Assim, se ele estiver doente, não vai contaminar os outros que já estão no aquário definitivo”, conta o veterinário Luiz Paulo Fedullo.

Com todos esses cuidados, seu peixinho pode viver de cinco a dez anos, acredita? Para você ver que, tal como cães e gatos, esses animais também podem ser seus companheiros por bastante tempo!

Faria, Júlia. 2009. Vida longa aos peixes! Revista Ciência Hoje das Crianças On-line. Acesso: 2010.

Aquários alternativos

Aquários aternativos. Foto:M.Eiterer

Se, a escola não tem recursos para comprar um aquário de vidro, podemos usar outros recipientes.  São baratos e facéis de encontrar. Já utilizamos vários deles. Até aquelas caixas de brinquedo tipo baú, caixas d'água, piscinas de plástico, filtros de barro. Mas, lembre-se! O tamanho é limitante, recipientes muito pequenos, como os potes de mantimento que você vê na foto,  cabem no máximo um peixe. Procure saber quanto de água a espécie que você vai usar precisa. Não coloque peixe betta em aquários muito pequenos, eles precisam de espaço para abrir e exercitar as nadadeiras. Coloque substrato e plantas, pois elas ajudam a equlibrar a água do aquário.


M. Eiterer

Qual peixe vamos observar?

O objetivo do nosso projeto é observar peixes vivos. Mas, qual seria a melhor espécie de peixe para se escolher? Nós não vamos usar aquecedor ou filtro. Então, o peixe escolhido deve ser resistente a flutuações de temperatura e a níveis relativamente baixos de oxigênio dissolvido na água. Além disso, como o peixe deve atrair a atenção das crianças, pensamos em uma espécie bem colorida. Não queríamos uma espécie brasileira, pois manter animais nativos em cativeiro (mesmo para fins educativos) é uma atividade que requer autorização, o que poderia inibir ou frear nosso empreendimento. Assim, nossa opção recaiu sobre o peixe Betta (Betta splendens). Trata-se de uma espécie bem popular entre os aquaristas. Não só pela beleza dos padrões de coloração, mas também por certos comportamentos bastante interessantes, como a construção de um ninho de bolhas na época do acasalamento.

Escolhendo o aquário

Pequeno pote de plástico pode servir como aquário, mas não suporta muitos peixes


Pesquisamos muito sobre o melhor recipiente para os peixes. Pensamos em usar o tradicional aquário de vidro. Mas, como a escola trabalha com alunos pequenos, um aquário quebrado poderia ser um risco para eles. Assim, procuramos por um substituto de plástico. Encontramos um pote (15 x 15 x 15 cm) com tampa de trava que pode funcionar muito bem. Um modelo assim pode ser muito apropriado, particularmente no caso de precisarmos transportar o aquário de uma sala para outra. Mas, lembre-se! Pequenos recipientes não suportam muitos peixes.  Procure saber quanto de água a espécie de peixe que você quer colocar no aquário precisa. Podemos utilizar  caixas maiores, como caixas de brinquedos, piscinas de plástico etc. Na foto uma caixa com substrato e plantas serve para abrigar um casal de Bettas, esconderijos são importantes para a fêmea fugir e esconder do macho. Na outra foto um tanque construído por uma amiga, ela tinha problemas com bem-te-vis que comem peixes, ela precisou cobrir o tanque com uma tela.






Caixa,

Uma amiga construiu este tanque no seu jardim

Apresentação do projeto aos alunos





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