Quem somos   Nossa história   Foco estratégico

ABRH-MG
Desde 1966 atuando pela área de Recursos Humanos

Em 6 de dezembro de 1966, foi criada a Amape - Associação Mineira de Administração de Pessoal, que, posteriormente, daria origem à ABRH-MG.

A partir da década de 70, iniciou-se um movimento de separação da área de Recursos Humanos da Administração de Pessoal, o que trouxe mudanças para a Gestão de Pessoas.

No início da década de 80, a Amape estava sem atividades. Alguns profissionais da área de Recursos Humanos decidiram aproveitar a entidade e soerguê-la. O objetivo era criar uma associação que desse suporte ao profissional de RH e atendesse às demandas dessa área. Algumas pessoas ligadas às empresas que já adotavam esse novo conceito reuniram-se para criar um espaço de interlocução entre os profissionais de RH: era o início da Associação Mineira de Recursos Humanos, a AMRH.

Entre as pessoas envolvidas estavam Rivaldo Azeveto Neto, José Carlos Vasconcelos Terenzi, Roberto Duarte, Victor Ricardo Bhering Braga, Paulo Maia Ramos, Guilherme Lima Guimarães, Roberto Ferreira Barbosa, Liliana Santos Viotti, Silvério Vaz de Mello Fonseca, Djarme Alves dos Santos, Lindoval Leão da Paixão, José Belchior Barcellos, Henrique F. Brunow, Rubens Godinho Damasceno, Vander Mesquita, Magnus Ribas Apostólico, Paulo Maia e Fernando de Souza Lima.

Na ocasião do registro do estatuto de soerguimento, a associação teve seu nome trocado para AMRH.

AMRH

Em 1985, surge a AMRH com a proposta principal de congregar as pessoas que militavam na área de Recursos Humanos em Minas Gerais. Sob registro de número 61.869, datado de 27 de maio de 1985, a AMRH começa suas atividades, tendo como base os seguintes objetivos:

- Coordenar as atividades das entidades filiadas ou que venham a se filiar, no sentido de difundir e desenvolver os princípios, as normas e as técnicas de Recursos Humanos;
- Cooperar com organizações públicas ou privadas em assuntos referentes a Recursos Humanos;
- Orientar e colaborar na fundação de novas entidades de Administração de Recursos Humanos dentro da área do Estado.

O zelo pela valorização da categoria torna-se característica da associação, que, desde seu início, preocupou-se em oferecer aos associados cursos, eventos e congressos para profissionais e estudantes.

Gestão 1985-1986

A primeira gestão teve como presidente da Diretoria José Belchior Barcellos e vice-presidente Henrique F. Brunow, e como presidente do Conselho Deliberativo José Carlos Vasconcelos Terenzi.

No dia 13 de novembro de 1986, foi realizada uma Assembléia Geral Ordinária da AMRH para eleger a Diretoria, Conselho Fiscal e Deliberativo para a segunda gestão.

Durante essa gestão, a sede da AMRH funcionou na Rua Cláudio Manoel, 639, 5º andar.

Gestão 1987-1988

A segunda gestão teve como presidente da Diretoria Rubens Godinho Damasceno.

Nesse período, houve uma mudança da sede da AMRH para a Avenida do Contorno, 5770, conjunto 101 - Savassi. Em seu discurso de posse, Rubens apontou as tendências do cenário brasileiro e prioridades para sua gestão.

"Sem dúvida é grande a importância do homem de RH nos dias atuais. Com o advento da Nova República, quando houve uma reversão da economia, passando-se da recessão a um surto de crescimento, (...)." Leia mais

Nesta gestão, aconteceram o XIII Conarh, sediado em Minas Gerais, e o I Congresso Mineiro de Recursos Humanos.

Gestão 1989-1990

No dia 10 de novembro de 1988, foi realizada Assembléia Geral Ordinária da AMRH com o objetivo de eleger o Conselho Deliberativo, Fiscal e a Diretoria da associação, para o biênio 1989/1990, tendo sido eleito como Presidente da Diretoria Magnus Ribas Apostólico. Como a associação vinha de um "renascimento", neste período a AMRH ainda estava no esforço para ganhar credibilidade e espaço junto aos profissionais de RH e às empresas. Um dos desafios foi despertar o interesse dos empresários pelas questões de RH, fazendo-os perceber a área como um importante instrumento de gestão e não como custo. Nessa gestão, foi consolidado o Congresso Mineiro de RH.

Gestão 1991-1992

Magnus Ribas Apostólico continuou à frente da presidência da Diretoria da AMRH por mais um biênio. A intenção era dar continuidade ao trabalho junto aos empresários, aproximando a entidade da FIEMG, do Sebrae, do CICI, da Fundação Dom Cabral, da CDL-BH, entre outros. Nesse período, teve continuidade a captação de sócios, principalmente pessoas jurídicas, como forma de transformar a associação em um núcleo de excelência empresarial, e não apenas numa congregação de profissionais da área. Toda essa atuação representou, naquele momento, o reconhecimento máximo da representatividade da ABRH-MG.

Gestão 1993-1994

Para esta gestão, foi eleito como presidente da Diretoria Valdir Monteiro, tendo como vice-presidente José Lopes Agulhô Júnior.

No ano de 1994, foi feita uma reunião da Diretoria Executiva, em que foram tratados assuntos relativos à troca da sede para a Rua Gonçalves Dias, número 229, sala 404, bairro Funcionários. Nesse mesmo ano, foi feita Assembléia Geral Ordinária para escolha da nova diretoria.

Gestão 1995-1997

Eleita como presidente da Diretoria Executiva Rijane de Mont'Alverne Neto e como Presidente do Conselho Deliberativo Márcio Mendes Ferreira, em Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 13 de dezembro de 1994.
No dia 30 de setembro de 1996, foi realizada Assembléia Geral Extraordinária para aprovação da mudança do nome AMRH para ABRH - Seccional Minas Gerais. A mudança veio com o propósito de colocar a associação em consonância coma ABRH Nacional.

A ABRH-MG

A troca de nome para ABRH-MG proporcionou maior representatividade à associação, uma vez que houve uma unificação de conceito entre ela e a ABRH Nacional. Como conseqüência, foi necessário adotar um modelo de gestão mais coeso com a ABRH Nacional, gerando uma nova estrutura para a associação. Entre as mudanças, podem ser citadas:

- O mandato das próximas gestões passou a ser de três anos;
- A ABRH-MG passou a apresentar à ABRH Nacional o programa de trabalho;
- Participar do encontro anual das ABRHs.

A troca de nome também possibilitou uma maior proximidade entre as seccionais e seus associados, o que permitiu a eles gozarem dos direitos de associados em todo o território nacional. Além disso, houve uma integração maior com a ABRH Nacional, que faz reuniões com as seccionais várias vezes ao ano para discutir assuntos relacionados à linha de atuação da entidade.

Gestão 1998-2000

Eleita para presidente da Diretoria Executiva Dayse Fonseca Carnaval, tendo como vice-presidente Lizete Araújo.

Gestão 2001-2003

Eleita como presidente da Diretoria Lizete Araújo, tendo Glória Meirelles e Clarice Andrade como vice-presidentes. Nessa gestão, foi implantado o Prêmio Ser Humano - Melhores Práticas de Gestão em RH, houve a concepção do TreinaMinas, projeto de responsabilidade social que se tornou referência para o Sistema Nacional, com a posterior criação do TreinaBrasil, e o Projeto Qualidade de Vida, com palestras regulares sobre esse tema.

Gestão 2004-2006

Eleita a diretoria para o período de 2004-2006, sob presidência de Glória Rodrigues Valadares Meireles, tendo como Vice-Presidente Administrativo, José Emiliano Brandão Meira e como Vice-Presidente Técnico Cultural, Sônia Mara Prado Veiga. Em 26 de novembro de 2003, no auditório da Copasa, aconteceu a solenidade de posse.

Gestão 2007-2009

Eleita para a segunda gestão Glória R. V. Meireles teve como Vices-presidentes: Clarice Andrade e Sônia Mara Prado Veiga. A solenidade aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2007 no Hotel Promenade BH Platinum.

A ABRH hoje

A ABRH-MG é hoje uma entidade forte que abre portas para o profissional de RH. Vem acompanhando as tendências da área e oferecendo aos associados oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

O perfil de seu associado hoje é diferente do início de sua atuação. Além dos profissionais de RH que atuam em organizações, muitas pessoas do quadro de associados é composto por pessoas autônomas que trabalham como prestadores de serviço. A associação também está aberta a estudantes, zelando pela qualidade da formação dos profissionais de RH.

Voltar ao topo