Este site foi criado com o intuito de adquirir e passar informações sobre o magnífico mundo das armas de pressão.

Os textos publicados que não são de autoria de nossa equipe, são colocados aqui somente com a permissão de seus autores!

Fazer alguma reclamação ; anunciar algo ; ou qualquer outra coisa por favor envie uma mensagem para o seguinte e-mail: matheusr.cunha@hotmail.com

Qualquer duvida sobre algum artigo publicado , elogio ,etc é só postar um comentário abaixo do post

Para receber atualizações de nosso blog em tempo real, curta nossa página no FACEBOOK e também faça parte do nosso grupo: (abra os links em uma nova guia)

Obrigado por visitar nosso blog! Volte sempre.

Armas de pressão não são armas de fogo! (Portaria nº 36-DMB, de 9 de Dezembro de 1999)

Blog criado em: 19/09/2010

Translate This Page

Pesquise AQUI!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Retículo Mil Dot

MIL DOT

Muitas pessoas estão questionando sobre o tipo de retículo de algumas lunetas (Mil Dot) ai está alguma informações.
Texto escrito por: Nelson L. de Faria.

Na verdade, MIL DOT é muito simples de ser compreendido, tão simples, que é mais difícil explicar.

Quando abordamos o tema pelo aspecto técnico, nos voltamos para a matemática e a trigonometria, que não são familiares a todos. Por isso, costumamos dar a explicação mais simples, de modo que cada Atirador / Airgunner possa desenvolver seus próprios métodos. Assim, dizemos que 1 MIL DOT ajusta 1 metro em 1000 metros, ou seja, 1:1000. Para quem conhece bem a matemática, é muito simples extrair uma série de informações a partir desses dados, contudo, sei que não é tão fácil para a maioria, por isso, procurarei esclarecer.

Começarei pelo esclarecimento científico para que possamos ao final, dar a explicação PRÁTICA que adotamos em campo:

MIL DOT é função de MILIRRADIANOS (mrad).

RADIANO é a medida de um arco cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que contém o referido arco.

1 rad = 1 m/m = 57,2957º
1 mrad = 0,0572957º, então, esse é o ângulo formado a partir dos pontos no retículo até o alvo visado, ou arc tang (1/1000).

Muito bem, então se MIL DOT é função de mrad e representa 1 metro a 1000 metros, podemos dizer que representa 10 cm a 100 metros, 1 cm a 10 metros e assim por diante. Essa é a relação que temos para as distâncias entre centro de dois pontos no retículo da luneta.

Se o tamanho do alvo, altura x largura é 1 metro e ele está posicionado a um alcance de 1000 metros, então ele cabe entre dois pontos do MIL DOTno retículo da luneta, tomadas as medidas de centro a centro dos pontos.

Mas, o MIL DOT foi desenvolvido originalmente para ser utilizado em lunetas com Magnitude de 10 vezes e, isso é o que realmente importa aos Atiradores, pois, muitas lunetas com MIL DOT tem Magnitudes variáveis e diferentes de 10. Como exemplo, as lunetas 3 – 9 x 40.

E, sendo MIL DOT razão de 1:1000 e metro razão de 1:100 quando convertido para centímetros, nada melhor do que a magnitude 10, pois, 1000 / 100 = 10.

Um alvo visado a 1000 metros com luneta de magnitude 10, equivale ao mesmo alvo visado a 100 metros a olho nu. Se a magnitude for outra, o alcance correspondente se altera e assim se altera também o tamanho do alvo coberto pelos pontos no retículo e, aparentemente as coisas se complicam.

Então, alguns fabricantes de lunetas tipo MIL DOT às vezes fornecem fórmulas para cálculos, que se baseiam nas informações dadas e em suas lunetas específicas. Alguns fornecem tabelas e algumas fórmulas mais complicam do que ajudam.

PORTANTO, VAMOS VERIFICAR COMO FAZEMOS NA PRÁTICA:

Para fins práticos, no campo, todas as explicações científicas (embora necessárias aos mais estudiosos) são confusas e demandam tempo para serem processadas.

Informação importante:
A melhor unidade de medida para utilizarmos com MIL DOT é o centímetro (cm).

Por isso, adotamos uma maneira muito simples, que consiste de dividirmos o Alcance em Metros pela Magnitude da luneta para sabermos a distância coberta pelo intervalo entre dois pontos de MIL DOT no retículo, tomadas de centro a centro dos pontos.

Exemplo 1:

Alcance 100 metros
Luneta de Magnitude 10 x

100 / 10 = 10 cm (distância entre dois pontos do retículo)

Exemplo 2:

Alcance 50 metros
Luneta de Magnitude 10 x

50 / 10 = 5 cm (distância entre dois pontos do retículo)

Exemplo 3:

Alcance 50 metros
Luneta de Magnitude 4 x

50 / 4 = 12,5 cm (distância entre dois pontos do retículo)

Quando conhecemos o tamanho do alvo e queremos determinar o alcance:

Se o tamanho do alvo compreende a distância entre dois pontos no retículo, basta multiplicar o tamanho pela magnitude adotada na luneta para determinar o alcance;

Exemplo:

Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 1 vão entre centros dos pontos no retículo)
Luneta de Magnitude 3 x

15 * 3 = 45 metros (alcance do alvo)

Se o tamanho do alvo compreende a distância entre mais do que dois pontos no retículo, dividimos o tamanho do alvo pelo número de vãos entre pontos que ele preenche e multiplicamos o resultado pela magnitude adotada na luneta.

Exemplo:

Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 2 vãos entre centros dos pontos no retículo)
Luneta de Magnitude 3 x

(15 / 2) * 3 = 22,5 metros (alcance do alvo)

É isso.

Abraços
Matheus Cunha

sábado, 25 de setembro de 2010

Artigo: Balistica de armas de ar.

BALÍSTICA DE ARMAS DE AR
Algumas observações preliminares.
Por Robert Beeman

(Nota do tradutor: Nessa primeira parte do artigo, o Dr. Robert Beeman examina a balística externa de armas de pressão e diferencia os parâmetros que são importantes para armas de pressão e de fogo. Esse artigo pode ser visualizado em seu formato original na página www.beemans.net)


Quando as armas de pressão adultas começaram a se tornar extensamente populares nos Estados Unidos nos anos 1970, a potência das armas de pressão era indicada geralmente por suas velocidades iniciais, expressas em pés por segundo (fps) ou metros por segundo (mps).. Embora a Crosman começasse sua produção de rifles de ar em 1923 em calibre 22" (5,5mm), foi o calibre 177" (4,5mm) que se transformou em calibre favorito da América até o fim dos anos 1980. Naquele tempo, o calibre 177" somava 95% das vendas de armas de ar adultas nos EUA e havia uma escala estreita de pesos e estilos de chumbinho disponíveis. Por causa disso, e porque a velocidade é geralmente mais compreendida e reconhecida pelo público, os números de velocidade foram usados para dar uma sensação da potência das várias armas de ar disponíveis. Naquele tempo, era como se nós comparássemos as velocidades de diferentes tipos de carros, não de locomotivas e bicicletas. Quando se considerava rifles de ar esportivos do mesmo calibre, todos disparando projéteis similares com energias relativamente baixas, a "precisão eficaz" era a consideração chave.

A velocidade é certamente um fator chave nas armas de ar, talvez mais ainda do que nas de fogo. Quanto mais elevada é a velocidade, mais tensa é a trajetória do projétil. Assim uma velocidade mais elevada significa que nós podemos ser menos atentos à determinação exata da distância, porque um projétil mais rápido estaria mais perto da linha de visada do que um mais lento. Esta é uma das razões chaves porque os caçadores de pequenos animais selecionam frequentemente cartuchos de velocidade elevada. Percebeu-se que a maioria dos atiradores não conseguem julgar exatamente a distância no campo, poucos de nós conseguem. Com alvos pequenos, é frequentemente mais importante ter uma arma disparando com trajetória tensa, com a qual o atirador pode acertar mais facilmente a pequena área crítica desse alvo, do que ter um projetil com energia maior. Uma velocidade mais elevada significa um “lock-time”, ou tempo de saída, a quantidade de tempo que passa entre a liberação real do gatilho e o projetil sair da boca do cano, mais rápido. Um “lock-time” mais rápido significa que a linha de vôo do projetil será mais perto da linha pretendida de visada do atirador. A linha de visada está, naturalmente, sempre movendo-se enquanto o atirador está apontando para o alvo. Um tempo mais curto de saída é de importância ainda maior para o atirador novo e inexperiente, do que para um atirador altamente treinado que possa controlar melhor o movimento da arma depois da liberação do gatilho. Uma velocidade mais elevada significa uma precisão eficaz maior; e isto é de uma importância muito especial quando se considera as áreas críticas extremamente pequenas dos animais e de outros alvos em que atiradores de armas de pressão atiram. Devemos ter muito cuidado para não confundir "precisão eficaz", o único tipo de precisão que conta realmente no campo, com "precisão teórica” ou “benchrest” ou “apoiada".

Uma velocidade mais elevada também pode significar uma precisão real maior. Ao trabalhar em um exemplo de ferimento por arma de ar (N do T: o autor é constantemente chamado a depor como especialista nos EUA em casos jurídicos envolvendo armas de ar), a Crosman Airgun Co e o autor conduziram testes independentes que revelaram que um rifle de ar de competição de caliber 177"(4.5 milímetros) se tornou mais e mais preciso quando sua velocidade na boca do cano foi aumentada de 400 fps a 700 fps. Os melhores rifles de ar de competição atiram um chumbinho de 177" (4.5 milímetros) de aproximadamente 8 grains à velocidades na boca do cano de aproximadamente 550-650 fps. Percebeu-se por muito tempo que as velocidades entre 550 a 650 fps resultavam nas maiores precisões de rifles de ar. Chegou-se a esta conclusão porque a maioria das armas de competição de ar atiram nesta faixa de velocidade e eram as armas de ar mais precisas existentes. Enquanto essa pode ser a faixa ideal de velocidades para certas armas de competição, a seleção destas velocidades para tiro indoor também pode ser uma função de outros fatores tais como o costume e a facilidade de manufatura, esforço de armar e disparar uma arma dessa velocidade.

A precisão inerente pode ou não aumentar, enquanto a velocidade é continuamente aumentada acima desse valor ótimo para tiro indoor, mas, para as armas de ar usadas ao ar livre, a "precisão eficaz" aumenta extremamente. Isto é porque, enquanto a velocidade é aumentada, faz não somente a trajetória se tornar mais tensa mas os ventos laterais não têm tanto tempo para afetar o trajeto do chumbinho. Assim, com um rifle de ar de velocidade mais elevada, é mais fácil colocar precisamente o projétil nos alvos pretendidos em variadas, e geralmente desconhecidas, distâncias. Os inconvenientes de uma velocidade mais baixa não são fatores para atiradores de tiro ao alvo. Eles atiram em estandes sem vento, em ambientes fechados e à distâncias conhecidas exatamente.

O aumento na precisão eficaz real, que pode acompanhar uma velocidade mais elevada em armas de ar no campo, talvez é a razão principal do porquê muitos fabricantes americanos de armas aumentaram a velocidade das armas de ar que são usados ao ar livre.
Para se ter alguma perspectiva das velocidades de armas de ar, considere as velocidades na boca do cano de alguns modelos bem conhecidos: Um "rifle BB típico" dá aproximadamente 250 a 350 fps a uma leve (aproximadamente 5 grains [ 0.32 grama ], esfera de aço de .174” ( 4.4 milímetros). Um cartucho de velocidade normal de rifle 22"LR (5.5 milímetros) tem uma velocidade de aproximadamente 1025 a 1145 fps. Dez bombadas em um Daisy Powerline 880 ou em uma Crosman Powermaster 760 atirarão chumbinhos ou esferas à aproximadamente 570 a 670 fps. Dez bombadas em um rifle Benjamin M342 caliber 22 , produzem aproximadamente 640 fps. Dez bombadas dão aproximadamente 605 fps no Crosman 1400 177", ou 695 fps no rifle Sheridan .20". A velocidade de um rifle de ar Beeman R-1 varia aproximadamente de 590 até 1100 fps, dependendo do modelo e do calibre. Um revólver calibre .38 Special (cerca de 9 milimetros) ou .45 ACP (11.4 milímetros) movem-se a velocidade de aproximadamente 770 fps, mas são extremamente perigosos devido a seu grande peso. Em termos de kilometros por hora, mais familiares, a arma de BB atira seu projetil a aproximadamente 273Km/h, (170 milhas/h), quando um rifle de ar adulto de nível superior atirará seu projetil para fora a mais de 1200 km/h (750 milhas/h). Advogados inescrupulosos em casos envolvendo armas de ar frequentemente usam a velocidade como uma medida de seu perigo. Entretanto, deve-se moderar todas as considerações de velocidade com a massa do objeto em movimento; obviamente a maioria de nós escolheria ser atingido com um BB à 273Km/h do que por um automóvel, ou mesmo um taco de baseball duro, indo "somente" 100 km/h!

DEFININDO A POTÊNCIA DE ARMAS DE AR:

Embora a velocidade na boca do cano de armas de pressão seja o marco inicial pelo qual eram comparadas armas de ar adultas no passado, este número não tem muito significado no mundo real. Para começar, é a velocidade no alvo, não na boca do cano, que conta realmente no uso de campo de uma arma de pressão. O atirador e o caçador no campo são os mais interessados em saber com que força seu projétil atinge o alvo, e isso envolve não somente a velocidade mas o peso do chumbinho, a forma deste, e fatores ambientais numerosos. Um projetil de armas de ar que ricocheteia em uma superfície dura, ou até mesmo que toca uma folha ou grama, pode perder muito de seu poder e precisão.

Alguns indivíduos, notavelmente aqueles que se sentem mais confortáveis quando o mundo é reduzido à poucas e simples considerações, gostam de afirmar que a energia na boca do cano é a única medida verdadeira do desempenho de uma arma de pressão. Isso pode ser considerado verdadeiro do ponto de vista de um físico, porque a energia inicial é uma função combinada da velocidade e da massa do projetil, mas desconsidera alguns fatores extremamente importantes, tais como a trajetoria, a deflexão do vento, a penetração, a expansão, o tamanho do canal da ferida, e a inércia do projetil.

Não obstante, a energia inicial é a maneira a mais significativa de se comparar a potência das armas de ar. Mostrar a potência das armas em termos de energia é a maneira a mais prática comparar armas de calibre diferente e projeteis de peso consideravelmente diferente. Isto é mais necessário agora que o mercado se tornou mais sofisticado e é importante para evitar comparações legais injustas e irreais. Comparar armas pela energia, geralmente energia na boca do cano, compara melhor também a eficiência verdadeira de várias armas. Um exame rápido do catalogo da Beeman, e outras linhas de armas de alta qualidade, mostra que os rifles de ar de pistão-e-mola mais poderosos são muito mais eficientes no caliber do 25" do que em calibres menores. Alguns das armas mais poderosas de pistão-e-mola, tais como o Beeman Kodiak, não são sequer oferecidos no calibre 177" porque o fluxo de ar poderoso de tais armas é literalmente estrangulado pelo pequeno diâmetro.

A energia de armas de ar é expressada geralmente em libras-pé (*N do T: o autor usa medidas inglesas para definir parâmetros de comparação por serem mais utilizados nos EUA. Libra-pé pode ser expressado como ft/lb). É bom considerar, em termos práticos, o que uma libra-pé representa. Uma libra-pé é a energia que um objeto de uma libra (453.6 gramas) libera ao cair um pé (30.48cm) (ignorando-se a resist~encia do ar, o que, em termos práticos grosseiros, pode-se fazer para objetos muito densos à distâncias muito curtas). Assim, se pode aproximadamente considerar que uma arma atirando com uma energia inicial de 12 ft./lbs é mais ou menos como deixar cair uma cabeça de martelo de 16 onças (1 libra) de aproximadamente 12 pés (365cm). Estenda isso a uma queda de 30 pés (914.4cm) para uma arma de 30 ft./lb.. Imagine-se sendo atingido por essa cabeça de martelo em queda e você estará fazendo uma visualização meio crua da força potencial com que essa arma atira.

PENETRAÇÃO:

Em fábricas européias de armas de ar, estas são testadas geralmente atirando-se de encontro de a uma placa de aço dura protegida. Se o chumbinho explodir em fragmentos a arma será considerada em boas condições. Note que um rifle de ar de mola-e-pistão magnum pode continuar a explodir chumbinhos de encontro a uma placa de aço acima de 35 jardas (32 metros)!

Os americanos testam freqüentemente seus rilfes de ar atirando em madeira macia. Infelizmente a madeira é provavelmente um dos piores materiais de teste possíveis porque seus grãos, tipo, e condição variam tremendamente com espécie, secagem, etc. da madeira. Entretanto, algumas idéias muito rústicas gerais de penetração podem ser obtidas por este método. Os valores a seguir se referem à armas de calibre 177". Armas que atiram à 630 fps geralmente enterrarão completamente seu projétil no pinho ou madeira macia. Um sporter de 800 fps rasgará freqüentemente completamente através de uma placa de 1", lascando-se para fora da parte traseira por onde o chumbinho saiu! As latas de alumínio de bebida fornecem material de teste mais uniforme, mas a penetração máxima depende de batê-las exatamente de frente. Um rifle de ar de competição de testes de 640 fps podia atravessar direto seis latas. Um sporter magnum podia atravessar completamente mais de 10 latas. Mesmo uma pistola de ar de competição podia atravessar completamente quatro!

A gelatina balística é um dos melhores materiais para testes de penetração de projeteis de armas de ar. É relativamente uniforme e tão denso que as profundidades de penetração podem facilmente ser medidas da superfície. É muito mais denso do que a carne. Um chumbinho tipo round nose macio à 780 fps penetrará um total de aproximadamente 3/4" neste material à temperatura ambiente normal em aproximadamente uma distância de tiro de um pé. (não se esqueça de adicionar o comprimento do projetil ao medir a profundidade da penetração!).

Há diversos outros materiais bons que podem ser usados para testar a penetração. O proeminente autor de armas de ar Tom Holzel promove o uso do sabão em barra. Os laboratórios forenses balísticos usam vários meios especializados tais como o gelatina balística e a argila balística. Consideraremos estes materiais em artigos separados.

A penetração não é completamente uma função da velocidade, naturalmente. Um chumbinho como o Sheridan ou um Prometheus duro, pontiagudo têm penetração excelente mas têm menos poder de choque do que um chumbinho macio de chumbo em formato de cogumelo. Um projétil agudamente pontiagudo, como o chumbinho Silver Jet, penetra também profundamente mas sua pouca dureza permite alguma expansão e choque. O Cow Magnum ponta oca maximizam a expansão. Um projetil realmente duro, tal como um BB de aço ou dardos, podem ter grande poder de penetração, mas sua capacidade para ferimento é reduzida extremamente pela quantidade baixa de danos no tecido.

É apropriado ter um ponto de vista muito técnico ao considerar a perfuração ou a penetração em termos forenses de ferimentos humanos com armas de ar. Tecnicamente falando, os níveis mínimos para começar a penetração no tecido humano são de 0.2J/mm² para o osso, 0.1J/mm² para a pele, e 0.06J/mm² para os olhos.

Assim como com armas de fogo de velocidade elevada, a sobre-penetração pode ser um problema com armas de ar. Alguns projeteis de armas de ar podem ser impressionantes pelo número de páginas de listas telefonicas que podem penetrar, mas a canaleta da ferida que tais chumbinhos produzem no campo pode ser tão minúsculos a ponto de não ter quase nenhum efeito de choque. Infelizmente, os efeitos da "acupuntura" de tais projeteis e de outros, tais como Projeteis com núcleo de aço ou dardos, podem significar mais do que apenas a perda da presa ao caçador; podem significar uma morte longa e cruel a um animal ferido talvez sem o atirador ficar sabendo que acertou o alvo. Mesmo chumbinhos pontiagudos podem ter sobre-penetração indesejável se usado em animais muito leves em distâncias próximas. Tais animais pedem o uso de um projetil de ponta oca, ou ao menos um de estilo achatado wadcutter.


=========================
Abraço. 
Matheus Ribeiro Cunha

Artigo: Qual é a melhor arma de ar?

COMO SELECIONAR SUA ARMA DE AR ADULTA
Por Robert Beeman

Eu sou sempre surpreendido ao ouvir a pergunta: "qual é a melhor arma de ar?" Ou "qual é a melhor arma de ar para mim?" A pergunta geralmente deriva de uma decisão para comprar "uma arma de pressão". Mesmo os negociantes de armas que têm decidido adicionar armas de pressão adultas à suas ofertas pedirão "quais são as melhores armas para eu ter em estoque?". O problema é, naturalmente, não há nenhuma resposta a estas perguntas, não mais do que há uma resposta à pergunta "qual a melhor arma de fogo?". Quase ninguém confunde as funções de armas de fogo como uma pistola do bolso, um rifle de caça, uma espingarda para skeet, um rifle de calibre .22" de um menino, ou um rifle de competição olímpica.

Infelizmente, muitas pessoas pensam ainda em um único papel muito limitado para uma arma de pressão. Os atiradores experientes sabem que não podem fazer tudo com um único rifle de ar, mas devem ter uma coleção deles, da mesma forma que uma coleção de armas de fogo é necessária para papéis diferentes. Os atiradores experientes podem ter dez ou vinte, ou mais, armas de pressão sem sentimento que têm sobreposição imprópria ou duplicação. A Associação Nacional Americana do Rifle (NRA) determinou que muito poucas pessoas possuem apenas uma arma (N.do T.: levando-se em conta a cultura americana de armas, não é de se estranhar a conclusão da NRA. A situação do Brasil é obviamente bastante distinta, ainda que não exitam dados sobre o assunto). É geralmente nenhuma ou várias, e eu estou certo que a mesma situação prevalecerá para armas de pressão adultas, conforme essas começam a ser melhores conhecidas. Assim, como alguém começa a decidir-se sobre quais armas de ar são melhores para sí?
O cliente potencial de armas de ar necessita considerar: quais são os usos potenciais da arma e o custo máximo. Naturalmente, é mais fácil se o atirador souber que quer somente fazer competirção internacional de tiro, somente caçar esquilos no quintal, ou somente praticar tiro de pistola indoor, e que não podem gastar acima de uma quantidade dada de dinheiro. Geralmente um retrato tão claro não emerge de uma vez.
Mesmo a pergunta de se o atirador deve começar com um rifle de ar ou uma pistola de ar pode não estar imediatamente clara. O atirador pode indicar que o que é desejado é uma pistola de ar para atirar em pestes. Entretanto, eu não acho que as pistolas modernas de ar sejam apropriadas para pestes ou para atiar em animais maiores do que pássaros muito pequenos em distâncias curtas. Assim, a escolha inicial pode ter que ser redirecionada a um rifle apropriado para campo.

Assim, para estreitar as escolhas, nós devemos ter uma idéia cada vez melhor do que a arma deverá ser usada. Muito poucos modelos de armas de ar, assim como muito poucos modelos de armas de fogo, realmente podem realizar diversos papéis bem. Um rifle de ar esporte de alta potência não é apropriado para longas sessões de tiro ao alvo. Pode ser incômodo disparar em excesso por um período sustentado e pode ser demasiado poderoso para tiro seguro e sem danos em alguns estandes. Um rifle de ar de potência média, razoavelmente leve que é apropriado para esquilos não deve ser colocado em serviço para coelhos ou corvos. Assim, quando você começa a analisar as limitações, tente ir aos poucos em cada área do tiro. Geralmente a decisão entre armas de ar esporte e de competição pode ser feita fàcilmente e então se pode decidir-se quão seriamente se quer entrar na área da competição ou que tamanho de animais ou pestes são pretendidos para um rifle esporte.

Mola – e - pistão ou PCP?

Há duas escolhas principais de sistemas de propulsão para rifles de ar para adultos: 1. Pistão-e- mola (Incluindo-se as armas com molas à gás). 2. Gás pré-carregado (PCP). Geralmente, um atirador novo deve considerar somente armas de pistão-e-mola. (veja "qual é a arma de pressão mais popular" abaixo!) Isto é parcialmente devido ao princípio familiar KISS: “Keep It Simple, Stupid” (N do T: algo como "Mantenha-o Simples, imbecil!") Uma arma de pistão-e- mola geralmente oferece melhor valor, é o mais durável, e requer menos problema, ou o custo, para carregar. As exceções a esta incluiriam as pessoas com deficiências que encontram dificuldade de armar uma carabina de pistão-e- mola e as pessoas que querem realmente um dos “similares” à armas e fogo, que operam com cilindros de dióxido de carbono.

Competições e tiro ao alvo

Para competição ou prática local de tiro ao alvo entre pessoas que variam de jovens e mulheres de pouco peso aos maiores homens adultos, um rifle razoavelmente de pouco peso de pistão-e-mola seria uma boa escolha. Particularmente bom seria um rifle com um mecanismo especialmente bom de gatilho e uma coronha de desenho confortável. Tal rifle, equipado com uma boa mira tipo dióptro (ou telescópica se permitido), pode fornecer muita recreação ou satisfação para o novo ou jovem atirador. Ao decidir-se por quanto quer gastar, note por favor que uma arma de ar de qualidade realmente boa desenvolverá um respeito pelo mecanismo e cuidados aoatirar que não seria possível com uma arma mais barata.

Sporters

Aqui se deve decidir-se que estilo de arma se prefere. E que tamanho de animais ou pestes se quer caçar. Muitos atiradores selecionarão o rifle de ar mais poderoso que puderem encontrar dentro de seu orçamento para a caça. Entretanto, a força de armar e o peso da arma não devem ser negligenciados. Um rifle de ar do tipo "magnum" que atira um chumbinho de 177"(4.5 milímetros) acima de 900 fps (275 mps) e que pesa 8.8 libras. (4 quilogramas) é uma escolha excelente para uso no campo. Entretanto, esse peso e as 35 libras. (15.9 quilogramas) de esforço para armar pode simplesmente ser demasiado para o conforto, ou mesmo a força, da pessoa envolvida. Há outros rifles de ar do tipo magnum, que não têm tanta força, mas que pode ser uma escolha muito melhor por causa de sua leveza ou reduzido esforço de armar. Uma luneta apropriada para armas de pressão é virtualmente um “must” em todo o rifle de ar de caça.

Uma carabina com peso substancial, e a construção sólida que isso representa, pode ser uma escolha muito melhor se você pretender dar à arma um uso sério e quer resistência e uma vida útil sem problemas. A facilidade de colocação do tiro e a seqüência de tiro macia são também pontos fortes para disparos de longo alcance, tiro ao alvo de campo e tiro às silhuetas, e sessões de tiro longas.

É muito agradável suplementar uma carabina de pressão magnum. Eu tenho bem mais de 1,80m de altura e peso bocado a mais de um décimo de uma tonelada, mas eu amo ir à caça com "um docinho" na forma de um belamente balanceado e leve Beeman R7, que pesa somente seis libras (aprox 3 quilos) e tem somente quarenta polegadas ( pouco mais de um metro) de comprimento. Se um potente rifle de ar curto e de manejo rápido lhe agrada, uma outra boa escolha, ou adição à sua bateria de armas de pressão, são as de cano mais curto, versões chamadas de “carabinas” dos rifles grandes de ar do tipo magnum.
Rifles razoavelmente pesados de competição, de velocidade média, não devem ser negligenciados como possíveis ferramentas de caça. Sua precisão absolutamente incrível, ruído extremamente baixo, e grande facilidade de armar podem ser uma combinação bastante mortal para a caça de esquilos, por exemplo, do que um dos rifles esporte magnum. Lembre-se que com armas de pressão, a precisão da colocação do tiro é mais importante do que a potência. A satisfação da caça com os rifles com gatilho incrivelmente leve e delicado e a exatidão quase inacreditável é fonte de tremenda satisfação.

Perseguir Pragas

Muitos compradores potenciais de armas de pressão dizem que sua finalidade principal é "perseguir pragas" (N do T : as informações aqui contidas devem ser consideradas apenas como informação pois sua legalidade depende de diversos fatores). A maioria destas pessoas são inconscientes do poder e da penetração consideráveis de que é possível de um rifle de ar moderno. Usar um rifle de ar para perseguir gatos ou cães pode produzir feridas cruéis ou morte. O uso de feltro de limpeza como projeteis seria aceitável para este papel com um rifle mas geralmente perseguir pestes deve ser restringido a pistolas de ar de velocidade baixa. Um rifle de ar com chumbinhos de ponta plana pode ser apropriado para perseguir cervos destruidores de pomar se os tiros forem feitos a uma distância considerável, mas o atirador deve experimentar primeiramente disparar em uma uva ou em uma batata, ou outro objeto inanimado, para determinar que não há virtualmente nenhuma penetração.

Pistolas

Os papéis principais para pistolas de ar são treinamento simulado de armas de fogo, plinking (N do T: tiroao alvo informal), e vários níveis de tiro ao alvo, mais algum uso em perseguir e em eliminar pestes. Para o treinamento em simulação de armas de fogo, uma das mais melhores escolhas é uma pistola com um pistão de ação traseiro. O sentido do recuo e a ação de tal pistola simulam melhor aquele de uma arma de fogo do que aquelas com pistão para frente.

A sofisticação e o custo de pistolas de ar para o uso de tiro ao alvo dependem inteiramente de seu orçamento, seriedade no uso, e quanta ênfase você coloca no orgulho da posse e na estéticas do mecanismo e projeto. Uma pistola de ar boa de médio preço poderia ser inteiramente adequada aqui, mas há um número surpreendente de atiradores que usam as melhores pistolas do ar de competição do mundo para nada mas do que plinking, simplesmente porque gostam e apreciam o mecanismo e o projeto finos destas armas.

Em outra parte neste livro (N do T este artigo foi extraído do Blue Book of Airguns, primeira edição) , Dennis Adler fez uma discussão excelente das novas pistolas de ar replicas de armas de fogo (N do T: simulacros são restritos no Brasil) que são agora uma parte importante do mercado de armas de ar adultas. Se por um lado estas armas são muito atraentes e podem trazer muito divertimento, duas coisas devem ser lembradas: 1. Nenhuma delas é tão precisa quanto uma pistola de ar de tiro ao alvo mesmo que de preço somente moderado. 2. Tais armas não devem nunca ser considerados para o uso de auto –defesa. Alguns compradores potenciais acham que vão "apenas assustar" um assaltante em potencial. O que tal arma realmente pode fazer em uma situação violenta é que você pode atrair, ou o precipitar, tiros de armas reais sem os meios para retornar o fogo e se defender de verdade. Ou você tem uma arma de fogo real, e aprende como e quando usá-la na sua auto-defesa, e esteja disposto usá-la decisivamente, ou não mostre qualquer coisa que se pareça como uma arma de fogo!

Seleção Do Calibre

Assim como com na seleção da arma, a pergunta feita frequentemente é: "qual é o melhor calibre de armas de pressão?" Um indício à resposta apropriada pode ser obtido perguntando: "qual é o melhor calibre de armas de fogo?" A resposta a ambas as perguntas é que não há nenhum calibre melhor. Embora o diâmetro dos canos nas armas de pressão varie aproximadamente do caliber 12"(3 milímetros) a até várias polegadas, hoje quatro calibers principais perfazem mais de 99% das armas comercialmente disponíveis: 177", (4.5 milímetros), 20" (5.0 milímetros), 22"(5.5 milímetros) e 25" (6.35 milímetros) (N do T: no Brasil, são liberados para uso calibres até 6mm).

A escolha do calibre depende, assim como nas armas de fogo , do uso a que a arma será submetida, na preferência pessoal do atirador, nos custos da munição, na disponibilidade, em limitações legais, e em diversos outros fatores. Um atirador bem equipado não poderia se satisfazer com apenas um caliber mais do que um entusiasta de armas de fogo poderia com apenas um calibre.

Minha melhor recomendação para o calibre de rifle de ar é geralmente o calibre 20 (5 milímetros). A trajetoria é quase tão tensa quanto o .177, mas tem uma eficiência muito maior do mesmo mecanismo. Isto, e os chumbinhos mais pesados e com área frontal maior, significam impacto muito melhor. Entretanto, se só a energia fosse o que interessa, nós todos escolheríamos simplesmente o calibre 22 ou o 25. Por mais úteis que esses calibres sejam para determinadas finalidades, eu certamente não sinto que seriam as melhores recomendações para um atirador que esteja planejando comprar seu primeiro rifle de ar adulto. Uma combinação ideal para o uso de campo seria um rifle calibre 20 e um rifle calibre 25. Eu recomendaria o caliber 177 somente para as pistolas de ar e para tiro ao alvo oficial especificam esse calibre.

Interesse e orgulho da posse

Não se preocupe se você desejar comprar uma dada arma de pressão só porque você gosta dela. A maioria das armas de fogo que descansam nos armários do doe muitos atiradores é comprada apenas por esta razão. Como descrito acima, os atiradores que apreciam mecanismos finos podem apenas fazer tiro informal com uma pistola de ar de competição. Outros sonham em apenas "imaginar" dar um tiro de um dos super rifles de ar de competição que tem um peso do gatilho não muito mais pesada do que um fio de cabelo. Muitas armas de pressão soberbas são compradas apenas por causa do interesse que geraram no comprador ou no orgulho da posse que produzem.

Estude os catálogos

É impossível fazer uma apresentação completa em como selecionar suas arma de ar em um artigo tão curto. Os dois líderes no campo das armas de pressão adultas nos ESTADOS UNIDOS são a Beeman Airguns e Dynamit-Nobel (RWS). Estude seus Web sites, e em especial seus catálogos impressos. Há agora uma dúzia de outros fornecedores, e mais companhias estão entrando nesse campo a cada ano. Uma lista muito melhor de fabricantes de armas de ar pode ser encontrada na publicação Airgun Revues (veja o artigo Rare Air na 1a edição do Blue Book of Airguns.) .Note que embora haja um número de armeiros e de negociantes realmente excelentes, também figuram definitivamente algumas "companhias" quem não têm quase nenhuma substância real. Podem parecer muito mais significativas, nas propagandas impressas e na Internet, do que são realmente. O barulho e a natureza dogmatica dos conselhos e das opiniões são freqüentemente inversamente proporcionais à competencia e ao status real dos indivíduos envolvidos. Um boa dica: você pode estar razoavelmente certo de que você está tratando com um operador pobre se este tentar denegrir outras pessoas, ou companhias, para fazer-se, ou sua operação, parecer maiores ou mais importantes.
Nunca houve uma época melhor para entrar no interessante mundo das armas de pressão adultas. Nunca antes houve uma seleção tão maravilhosa de modelos excelentes. O tiro com armas de ar adultas é o mais novo dos esportes do tiro, mas está certamente crescendo. Bem vindo a este campo delicioso!

QUAL É A ARMA DE PRESSÃO ADULTA O MAIS POPULAR DO MUNDO??

Às vezes é muito duro para aqueles que estão atualmente envolvidos profundamente com armas de pressão adultas acreditar, muito menos compreender, que a arma de mola-e-pistão é de longe o design mais popular de armas de pressão nos Estados Unidos, e certamente, no mundo. As revistas que eles lêem, seus contatos de WWW’s e forums da internet, os membros de seus grupos de tiro, as equipes de competição de armas de ar, etc.. - todos podem expôr os benefícios das várias pneumaticas e as armas de CO2 e possivelmente muitos, talvez até mesmo a maioria, de seus associados estarão usando tais armas.
Estima-se que nos Estados Unidos, Beeman, Dynamit Nobel (RWS, etc.), e Compasseco vendem aproximadamente 80 a 90% de todos as armas de ar importadas adultas vendidos nos EUA. Aproximadamente 85% de suas vendas são armas de pistão-e-mola. Para demonstrar o status relativo de vários tipos de arma de pressão adultas nos Estados Unidos, vá dar uma volta pelas lojas (Wal-Mart, lojas de armas locais, etc..) que vendem a maioria das armas de ar em uma dada área. Conforme você examina o inventário empilhado nas prateleiras, você verá que a maioria das armas são Daisys, Crosmans, Marksmans, etc.. - inclinado mais pesadamente às vendas para jovens. Quase certamente, quase todos, senão todos, os modelos importados de armas adultas serão do tipo mola-e-pistão, na maior parte de armar pelo cano. Eu fiz isso no começo de 2002 e encontrei 123 armas de pressão à venda; somente um não era um modelo de pistão-e-mola! "Todas" aquelas firmas tão faladas de encomenda pelo correio somam menos de 10% do mercado americano total de armas de pressão adultas, e enquanto sua fatia do bolo nacional
é relativamente estreita e possa conter uma parcela muito mais elevada de "non-springers” importados (até 40% entre aqueles examinados em junho 2002) do que a média nacional, uma parcela grande de suas vendas agregadas são compostas de armas de ar de mola-e-pistão dos três grandes acima.

Aqueles outros estilos de armas de pressão têm certamente seu lugar e muitas são verdadeiramente grandes armas. Alguns deles podem mesmo ser o projeto avançado das armas de ar adultas do futuro. Mas, agora, a arma de ar mais comum, fácil de usar e simples de mola-e- pistão é , no mínimo, o sistema mais popular no mundo das armas de pressão. A maioria grande dos compradores destas armas nunca se junta a um grupo de atiradores, nunca participa de uma competição, nunca entra em um forum de armas de pressão, e nunca lê nenhuma publicação de tiro, muito menos qualquer publicação de armas de ar. Para os atiradores mais "hardcore” eles podem ser invisíveis, mas eles SÃO o mercado PRINCIPAL!

"Então, que armas de ar você recomenda agora, Dr. Beeman?"

Agora que nós não temos nenhum laço ou obrigação à Beeman Precision Airguns (N do T: o Dr. Robert Beeman vendeu a Beeman Precision Airguns em 1993) as pessoas me fazem essa pergunta! Assim, para evitar algum problema (nós não podemos manter uma linha de bate-papo com atiradores - nós somos demasiado ocupados com a escrita de livros, etc.)., estão aqui meus comentários "sem compromisso": Todos as armas feitas por alemães e ingleses vendidos pela Beeman são muito bons, mas a jóia da coroa de seus rifles esporte é AINDA o Beeman R1 no caliber 20 ou 25, preferivelmente ambos! Um de meus favoritos pessoais sempre foi o acessível e pequeno Beeman R7, que parece ter quase um status “cult” entre aqueles que realmente conhecem armas de pressão. A produção atual é excelente, mas se você puder encontrar um R7 com nosso endereço de fábrica de San Rafael ou de Santa Rosa carimbada no receptáculo - você tem um prêmio especial. Para suplementar o seu Beeman R1 e R7 com potência elevada, compre o Cow Magnum da Beeman no caliber 25. Em pistolas de ar esporte, as pistolas P1 e P2 da Beeman não têm realmente nenhum igual! Certo, estes modelos podem custar cem ou duzentos dólares a mais do que uma arma esporte de especificações iguais - mas se você pudesse comprar um Mercedes, que possa ir 200 Km / hora, por somente duzentos dólares a mais do que um Ford que possa também ir 200 Km/hora, e você soubesse que o Mercedes estaria com você pelo resto de sua vida - qual você decidiria que você poderia "pagar"? Com armas de pressão, virtualmente todos podem ter recursos para comprar o melhor.

Se eu estivesse comprando uma arma de competição hoje, e eu não estiver indo competir em competição internacional (e a maioria de nossos clientes de FWB quis apenas o rifle mais fino disponível para o divertimento e a apreciação informal), eu procuraria o rifle modelo 300S ( já fora de produção ) da Beeman/Feinwerkbau e a pistola de ar modelo 65. É tal prazer para a maioria dos atiradores não ter que lidar com ar comprimido ou CO2! O 300S e o 65 dar-lhe-ão diversas vidas de prazer, apenas "cantando" os tiros com precisão e exatidão verdadeiramente surpreendentes. Mande ser reconstruído pela Beemans cada milhão de tiros! Se você não puder encontrar um daqueles, arranje um rifle Beeman/FWB 603 e uma pistola 103. (a propósito - como muitos aitradores, eu uso frequentemente um rifle de competição para a caça, plinking mesmo!) Aprecie!

Qual é melhor calibre? A resposta é simples: não há nenhum calibre melhor, mas o assunto será discutido para sempre. A escolha típica está entre o 177 e o calibre 22. Francamente, as décadas de experiência conduziram-me a acreditar que há pouca finalidade para o caliber 177, à exceção do tiro ao alvo formal, que é tradicionalmente limitado a esse diâmetro e onde efeito da trajetoria e do vento não tem nenhum significado, e pistolas de ar. Para armas de qualquer potência significativa, eu selecionaria sempre o calibre 22 sobre o 177, mas eu acredito fortemente que o caliber 20 (5mm) é uma escolha muito melhor do que qualquer um. Se você quisesse realmente mais diâmetro e peso do projetil, tente muito duramente esquecer simplesmente o caliber 22 e vá para o calibre muito superior que é o 25 - mas eu recomendaria sempre o calibre 25 como um adicional a um rifle no caliber 20, não como um substituto. Quando nós vendemos o negócio da Beeman em 1993, o calibre 20 tinha acabado de se tornar nosso best-seller e as vendas do calibre 25 superava o do 22 por dez a um! (a ênfase nestes calibers não foi forçada pelos novos proprietários, assim o volume das vendas reverteu ao 177, que é o único calibre compreendido, ou pedido , por representantes de vendas completamente desconhecedores e pelas lojas de departamentos! Agora é a hora de bons atiradores realmente informarem os fabricantes e os vendedores que você quer algo mais do que a “dupla-não-muito-dinâmica” de calibres 177 e 22! Fale mais e mais alto!). Tom Holzel, que pode bem ser o principal perito do mundo na caça com armas de pressão, é um divulgador muito forte do calibre 25. A experiência tremenda no campo, especialmente caça do corvo, tem mostrado que o tamanho da área vital aumenta significativamente com o calibre, o que significa que você pode ser mais menos preciso e ainda assim assegurar uma morte limpa. Praticamente, isto significa que você pode disparar em uma distãncia maior grande com os calibres maiores. Entretanto, você necessita de um rifle que tenha ao menos 20 ft. libras de energia inicial para fazer uso realmente da vantagem do caliber 25. Assim sendo, o vencedor absoluto na retenção de energia e a eficiência balística é calibre 25". Em armas como o Crow Magnum da Beeman e o RX-2, e em muitos outros, demonstra ser também como o mais preciso dos quatro calibres.

Então, depois que, e SOMENTE após, você tem ter bastante da experiência com os excelentes calibres 20 e 25, você merece adicionar alguns dos diâmetros realmente grandes das armas de pressão: 9 milímetros (calibre 38), 44, etc. à sua bateria crescente de armas de pressão.

Se em seguida tendo alguns springers de superior qualidade, você decida adicionar um rifle de PCP: como se sabe, meu interesse principal em rifles de PCP é centrado agora no PCP carregado por Lewis e por Clark em sua expedição de 1803-06 que foi a chave para o Oeste ser parte dos EUA. (veja o rifle do ar de Lewis - evidência nova neste Web site). A maioria das armas de PCP que eu compro têm aproximadamente 200 anos! Se eu comprasse um PCP atual qualquer eu começaria com o novo Weihrauch 100 PCP de repetição da Beeman Airguns (www.Beeman.com), mas mais provavelmente, eu começaria os pagamentos em um dos incríveis, rifles de PCP mostrados em
http://www.glbarnes.com/catalog.html . . Sua melhor aposta seria comprar agora o rifle da HW PCP e começar pagamentos em um daqueles PCP's de Gary Barnes a ser entregue quando você terá aproximadamente dois ou mais anos de experiência com PCP e apreciará realmente as etapas incrivelmente sábias que você passou! A arma da HW é um bom passo acima em qualidade dos melhores rifles da RWS (o Chevys do comércio) e o rifle de Barnes um pulo significativo acima. (nós não temos NENHUMA conexão com nenhuma destas companhias, exceto por acumular “brownie points” – assim, por favor, mencione que eu o enviei!)
E para vc qual é a melhor Airgun?
=========================
Postado por Matheus Cunha

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Yes! Nosso esporte tem um livro!

Livro Armas de Pressão Ciência e Técnicas de Tiro

O tão aguardado livro do Nelson já está nas bancas há algum tempo ! Comprei ! Li! Adorei!
Como iniciante no espote este livro me ajudou e está me ajudando e melhorar meus tiros, etc
A parte que me ajudou muito no livro foi a parte de regulagem de lunetas pois antes quebrava a cabeça tentando regular a luneta e também gastava bastante chumbo.
Sr. Nelson publicou algumas erratas no forum airgun de armas de pressão que vou ajuda-lo q publicar para o maior entendimento dos leitores.

1. Página 47: O correto é Miras zeradas a 25 jardas

2.
Página 49: A tabela de baixo se refere ao calibre 5,5 mm com chumbo de 15,0 gr. Para ambas as tabelas, as miras foram zeradas a 25 jardas.

3.
Página 50: Idem ao item 2, acima.

4.
Página 52: Idem ao item 2, acima.

5.
Página 76 – parágrafo 9: ‘...força de 46 lb,’ e não '...pressão de 46 psi'.

6.
Página 100: Os percursos dos disparos com mira aberta e com luneta estão invertidos, portanto, a linha azul no gráfico se refere ao tiro com MIRA ABERTA e a linha amarela se refere ao tiro com LUNETA.

Peço desculpas pelas falhas.

Aproveito para incluir uma informação que considero importante para o tiro com
MIRAS ABERTAS, como complemento à informação da página 152:

Para o ajuste do POI* nas armas equipadas com MIRAS ABERTAS, considerar:

*
POI = Point Of Impact = Ponto De Impacto.

Ha = Altura da Alça de mira a partir do centro do furo do cano.
Hm = Altura da Maça de mira a partir do centro do furo do cano.
L = Distância entre a Alça de mira e a Massa de mira.
R = Alcance do Alvo.
D = Desvio do POI no alvo.

Adotar as medidas em milímetros (mm)

Fórmula:

D = ((Ha – Hm) / L) * R

Assim, para cada milímetro de ajuste da Alça de mira temos:

D = (1 / L) * R

Esta fórmula é válida para os ajustes de
ELEVAÇÃO e LATERAL.
=========================================
Ai está também queria parabénizar o Sr. Nelson pelo grande livro publicado.
abraço a todos a até mais!


Matheus Cunha

Galeria de Videos

Evanix Conquest semi-auto

Chumbos Gamo: You Choose! (Muito Bom, com mais comportamentos de chumbos diferentes em relação ao vídeo Compilation Pellets!!!) 

Chumbos Gamos: Compilation Pellets (Muito Bom!):

Chumbo: Gamo Red Fire Review Aqui!
Gamo Whisper Tecnology em HD

Acidentes com Tiros!! Alguns engraçados, e outros servem para refletir que com armas devemos ter cuidados!!! 

Como regular lunetas facilmente? 2 videos para melhor ajudar você a entender!!

Primeiro Video:

Segundo Video:


=======================================


The Ultimate Varmint Caça Pellet



PBA Bullet Gamo!






Video do nosso blog:

=======================================

Várias matérias sobre tiro esportivo:


Tiro esportivo encontra problemas, como o preconceito, para crescer no Brasil:





Atletas precisam de calma e concentração para vencer o Campeonato Brasileiro de

Tiro:






Clube de tiro futuristico:


GALERIA DE IMAGENS: PRIMEIRA PARTE


Tiro no lâmpada
Tiro no biscoito
Tiro no ovo
Tiro na lata de Red Bull
Tiro no tomate
CARABINA SUMATRA 2500 500CC



  • Loudness: 5-Alto
  • Peso: 8,00 £
  • Barril Comprimento: 24,00 "
  • Comprimento: 43,00 "
  • Capacidade: 6 rodada (s)
  • Barril: Rifled
  • Front Sight: ajustável para a elevação
  • Alça de mira: regulável para windage
  • Scopeable: ensamblagem 11 milímetros
  • Trigger adj:. ajustável em duas fases
  • Buttpad: Borracha
  • para: Sugestão de Caça
  • Ação: Alavanca de ação
  • Powerplant: pré-carregados pneumáticos
  • Segurança: Manual
  • Repetidora: Repeater
  • Tiros de Max por encher: 10
  • Corpo: Rifle

E ai amigos atiradores é ou não é uma beleza? É um sonho de arma (pelo menos para mim).
Procure seu sonho de arma e fale conosco por meio do comentário no final da página para colocarmos aqui na nossa Galeria de Fotos!
International Airgun Exposition

Armas incríveis, réplicas perfeitas um sonho de qualquer colecionador/atirador.












====================================================================
Crosman 760 pumpmaster de Vitor Toledo


Já está em sua família à alguns anos.


Arma com Ação por "Bomba"
====================================================================
Fotos na Floresta de Eucaliptos
Minha Gamo CF-30 com uma Leapers 3-9x32 , uma Chapina bem antiga que estou começando a restaura-la uma Balestra 50lbs e um alvo de field target em forma de esquilo.

Eu matheus cunha (Matheus CBC) com a Cf-30 e meu primo vinicus que está começando agora no mundo das armas de pressão atirando com a Chapina.




====================================================================
As Belezas de Math_doc


Sua Xodó Fionda mod.80




*CBC montenegro gII standard 4,5 + 3-9x40




*urko III 5,5 + 3-9x32



*fionda mod80

*CBC 345 junior

*urko III 4,5

*crossmam 1377c

=================================================================

Sonho de qualquer atirador!













=================================================================

Gamo CF-30




















=================================================================










Ram Clube
















[]'s Matheus