Mps.br

Adok certificada MPS.br!

"Em 28 de julho de 2010, foi concluída a avaliação dos processos de software da Rede ADOK de Tecnologia da Informação Ltda, na sua unidade organizacional Matriz em Belo Horizonte-MG, seguindo o método de avaliação MA-MPS. A conclusão da avaliação é que a empresa atende aos critérios do nível G – Parcialmente Gerenciado do modelo de referência MR-MPS.

A avaliação MPS foi realizada pela Instituição Avaliadora COPPE/UFRJ – Fundação COPPETEC, após implementação MPS apoiada pela Instituição Implementadora FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software.

Os resultados apareceram. “Como missão, a ADOK oferece com seus projetos de software agilidade em processos e geração de informações estratégicas para seus clientes, possibilitando o alcance de seus objetivos. Com este foco, um processo maduro de desenvolvimento de software se tornou imprescindível. Após tentativas de montar um projeto interno eficiente, conhecemos, pela FUMSOFT, o professor Carlos Barbieri. Sempre atencioso e empenhado com o aprimoramento e disseminação do MPS.BR, Barbieri nos apresentou, com empolgação, ao programa que foi imediatamente aceito por nossos diretores. Desde o início nosso objetivo sempre foi a melhoria da qualidade dos softwares aqui desenvolvidos, por meio de um excelente processo de desenvolvimento reconhecido pela nossa equipe e por nossos clientes/parceiros. A caminhada foi maior do que a expectativa, no entanto, sempre com muito empenho e empolgação por todos de nossa equipe. Em poucos meses os resultados apareceram, problemas antigos já não eram frequentes e o empenho, compromisso e motivação da equipe diante dos novos projetos aumentava. Com o auxílio da equipe do CCOMP/FUMSOFT, composta pelos excelentes consultores Fernando Moreira de Sousa e Fabiana Borges, dúvidas, problemas e sugestões foram aos poucos solucionadas e aplicadas por nossa equipe. Após o processo definido e melhorias aplicadas e o que era uma ideia se concretizou e hoje temos orgulho em dizer que somos uma empresa avaliada pelo MPS.BR, não apenas por possuir uma declaração que atesta isto, mas sim pela certeza de que nosso processo de desenvolvimento e, consequentemente, software é de qualidade diante dos depoimentos e indicações transmitidos por nossos clientes e parceiros”, declarou o patrocinador da avaliação Renato Espeschit – Gerente Comercial / Sócio-Diretor.

A equipe de avaliação foi formada por: Ana Regina Cavalcanti da Rocha – avaliadora líder e Cristina Cerdeiral – avaliadora adjunta, da Instituição Avaliadora (IA) COPPE/UFRJ; e Rande Arievilo Moreira - representante da empresa na equipe de avaliação. Avaliação MPS – Nível G na ADOK

Apoio e envolvimento da alta gerência. “Um ponto fundamental para o sucesso da ADOK foi o grande apoio e envolvimento da alta gerência. Dois dos diretores, Allan Peron e Renato Espeschit, empenharam-se bastante na definição de um processo de desenvolvimento que pudesse refletir a realidade da empresa: equipe reduzida, mas com grande comprometimento e competência. Tudo isso contribuiu para que o resultado obtido superasse as nossas próprias expectativas, já que nos tornamos a primeira empresa a ser aprovada numa avaliação inicial seguida imediatamente pela avaliação final. Somando-se a esse resultado as melhorias percebidas na qualidade do software produzido, estamos motivados para almejar os próximos níveis”, complementou Rande Arievilo Moreira – representante da empresa na equipe de avaliação.

Avaliações MPS, inicial e avaliação, foram realizadas no mesmo dia. “A avaliação da ADOK foi uma gratissima surpresa. Em uma manhã finalizamos a avaliação inicial com a constatação de que não eram necessários ajustes. Assim, com autorização da SOFTEX, realizamos na tarde do mesmo dia a avaliação final com excelente resultado. Parabens à ADOK e à FUMSOFT pelo excelente trabalho de implementação”, destacou a avaliadora líder Ana Regina Rocha.

O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa a Melhoria de Processo do Software Brasileiro, em todas as regiões do país, em um intervalo de tempo justo, a um custo acessível. O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE. Informações atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal SOFTEX < www.softex.br/mpsbr >. O Programa MPS.BR tem 2 metas. A primeira meta é técnica, visando a criação e aprimoramento do Modelo MPS – composto de um Modelo de Referência (MR-MPS) e um Método de Avaliação (MA-MPS). O Modelo segue modelos e normas internacionais: está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, é compatível com o modelo CMMI, é baseado nas melhores práticas da engenharia de software e é adequado à realidade das empresas brasileiras. A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, com a implementação do MRMPS e avaliação MA-MPS tanto em pequenas e médias empresas (PMEs) como em grandes empresas públicas e privadas."

Fonte
Declaração

Adok Software
Adok
Rua Vital Brasil, 409. Bairro Liberdade. Belo Horizonte, MG. CEP: 31270-190. Tel: (31) 3785-3050

Copyright

Este site respeita a Lei de Direitos Autorais nº9.610, de 19.02.98, do Governo Federal Brasileiro. 
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Rede Adok de Tecnologia da Informação ou do criador original do material. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito da Adok ou do titular dos direitos autorais.