quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Inovação e Criatividade: Habilidade do gerente comercial

A área comercial de uma empresa é fortemente influenciada pelas mudanças que ocorrem num ambiente competitivo: enfrentar bruscas alterações no mercado; confrontar-se com ambigüidades das demandas e valores dos stakeholders para garantir um sentido de direção em meio às oscilações entre crescimento e desaquecimento da economia.
Tal realidade requer mudanças, sobretudo no comportamento das pessoas. Neste aspecto a criatividade é a base para essas mudanças e um dos fatores que contribuem para a compreensão de como potencializar essa competência consiste em saber reconhecer a existência dos modelos mentais.
Por outro lado, as pessoas tendem a apresentar uma resistência a mudanças. Para compreender a postura de resistência ao novo, devemos conhecer o conceito de modelos mentais – termo criado pelo psicólogo escocês Kenneth Craik: "Modelos mentais são as crenças, imagens e pressupostos profundamente arraigados que temos sobre nós mesmos, nosso mundo, nossas organizações e como nos encaixamos neles”.(HUTCHENS, 2001).
Os projetos a serem desenvolvidos necessitam da criatividade para produzirem inovações, que se constituem na característica fundamental utilizada como diferencial competitivo no atual mundo dos negócios.
Outro ponto a ser considerado refere-se ao gerente comercial atuando como líder de uma equipe, sendo importante enfatizar os fatores que contribuem para a criatividade da equipe.
“Dentre estes fatores destacamos os aspectos motivacionais que têm se transformado em componentes primordiais da produção criativa e que estão ligados a um impulso para a realização”. (DE BONO, 1994).
Portanto, o desafio da criatividade faz com que o gerente preocupe-se em investir num clima organizacional positivo e sadio para que os resultados qualitativos e quantitativos aconteçam através do processo criativo do trabalho da equipe.
O gerente comercial se vê obrigado a utilizar criatividade como instrumento de apoio para encontrar alternativas que, não só solucionem os problemas identificados, mas, principalmente para aproveitar oportunidades que potencializem os indicadores de desempenho do negócio.
Embora os termos criatividade e inovação muitas vezes sejam considerados sinônimos, inovação tem sido mais utilizada em nível de resultado e criatividade, em relação a pessoas ou grupos. Assim, a criatividade do indivíduo seria o fator fundamental para a geração da inovação.
A inovação pressupõe a existência da criatividade e origina-se no compromisso com a ação. É o processo de criar novas idéias e colocá-las em prática, envolvendo sua geração, aceitação e implementação. Trata-se de aplicações concretas de idéias novas numa dada situação. A criatividade só pode ser reconhecida se aplicada.
Num projeto, a introdução dessas novidades pode ocorrer sob duas formas de inovação:
- do processo de gerenciamento – criação de novas maneiras de se fazer os projetos;
- de produtos do projeto – criação de produtos e serviços novos ou aperfeiçoados.
A aplicação das idéias geradas se relaciona à utilização das invenções para tirar vantagem de seu valor, para assegurar que o potencial do serviço ou do novo produto seja plenamente alcançado.
Assim, a inovação resulta do empenho com a qualidade, com a satisfação e de compromisso de ação dos stakeholders. É, sobretudo, resultado de uma predisposição organizacional para facilitar as condições propícias aos envolvidos na conquista de novas oportunidades e de horizontes mais amplos.
A geração de idéias novas é essencialmente uma questão individual, de pequenos grupos. A inovação é um processo coletivo: altera crenças, hábitos e interesses sedimentados de indivíduos e grupos. Depende mais da capacidade humana disponível do que, somente, das habilidades gerenciais.
Uma inovação é considerada válida quando traz resultados positivos. De nada adianta inovar se não forem projetados benefícios para o indivíduo, grupo, organização ou sociedade. Entretanto, não se desiste na primeira tentativa. Muitas vezes, o processo de inovar requer abertura para aceitar os fracassos de uma inovação implantada e de aprendizagem com os erros.
O gerente precisa possuir mente aberta e focar seus esforços em direção à participação e inclusão dos colaboradores no processo de inovação. Cabe a ele criar um ambiente de motivação e estímulo à inovação, promovendo ações que estimulem as pessoas, como:
- manter oportunidades abertas a todos os participantes da equipe;
- divulgar os resultados das inovações;
- reforçar positivamente a equipe;
- propor novos desafios;
- manter relacionamento aberto.
Com essa atitude, o gerente consegue manter sua equipe atualizada e motivada, obtendo feitos fantásticos de seus colaboradores. Trabalhar com outras pessoas permite que cada um ultrapasse suas próprias limitações, utilize recursos que estão além do plano individual e passe do esforço pessoal para operações maiores.
A adoção da criatividade como uma prática é uma tarefa complexa, porém vital. Ela pode e deve ser estimulada por líderes de grupos, gerando um ambiente criativo, onde a expressão e a vontade de buscar soluções incorporam-se constantemente e levam à inovação, fator indispensável para que a organização mantenha-se destacada da concorrência e valorizada pelo cliente.

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