Você sabia ?


Após sua utilização, embalagens tornam-se lixos. Hoje, embalagens descartáveis e não biodegradáveis representam 30% do volume dos resíduos sólidos coletados. E pior: no Brasil, 76% do lixo não recebe nenhum tratamento, sendo depositado em aterros e contando com uma possível degradação natural. No entanto, a degradabilidade de alguns materiais pode levar centenas de anos.




Papel: 3 a 6 meses

Pano: 6 meses a 1 ano

Filtro de cigarro: 5 anos

Chicletes: 5 anos

Latas de aço: de 5 a 10 anos

Madeira pintada: 13 anos

Nylon: mais de 30 anos

Plástico: centenas de anos

Alumínio: centenas de anos

Vidro: mais de mil anos

Brasil não consegue fiscalizar a matança de botos



Ha pelo menos dez anos, pescadores caçam botos na Amazônia para produzir isca e fisgar o peixe piracatinga.
Os agentes ambientais só têm conhecimento desse crime através de denúncias de ribeirinhos e rastros deixados para trás, como gaiolas de caça. A fiscalização ainda não flagrou nenhum caçador, pois esse é um trabalho muito difícil, devido a imensidão dos rios igarapés.


A pesca do piracatinga não é ilegal, mas matar botos sim.
O piracatinga é muito apreciado pelos colombianos, e no ano 2000 houve uma pesca em excesso da espécie no país, isso fez com que eles buscassem outros locais para suprir a demanda. A partir daí o Brasil entrou na disputa, abastecendo 90% desse mercado.

Gatos & Energia


O que você acha de gatos? Gosta? Não liga? Espanta quando chegam perto de você?

Os animais têm um poder muito interessante de absorver a energia negativa do lugar e, muitas vezes, até ficam doentes por isso.
Os gatos têm um diferencial! Eles absorvem essa energia e a eliminam enquanto dormem!!!
Quando a negatividade do lugar é muita, e eles não têm tempo para eliminá-la, engordam! Ficam gordinhos, e você acaba achando que é a comida!

Enquanto dormimos, eles nos protegem de qualquer coisa que possa nos fazer mal, dês de energias negativas à pessoas que possam tentar alguma coisa contra nós.
Não é a toa que o número de pessoas que têm gato é maior do que as que têm cachorro!!!

Quando um gato chega perto, é por que gostou de você ou sentiu que sua energia precisa ser renovada! Portanto, não os espante!!!
Quando do nada um gato aparece na sua casa (quando você ainda não tem um) é por que sentiu que o ambiente precisa de um “renovador de energia”, ou seja, um gato!!!
Eles são maravilhosos e nos fazem muito bem, nos protegendo e sendo nossos companheiros.



A Natureza Grita apóia a adoção de animais!!!



Pombinhos..amigos????


Apesar de simbolizarem a paz, os pombos domésticos (Columbia Lívia) são consideradas pragas urbanas, por serem hospedeiras de diversos organismos que prejudicam a saúde humana.

Os pombos domésticos, são oriundos da Europa por volta do século XVII e se adaptaram bem ao ambiente urbano, atingem a maturidade sexual com apenas 7 meses nidificando 2 filhotes por ano.

As principais doençãs são criptococose (micose profunda que pode gerar inflamação no cerébro e meninges), histosplasmose (infecção pulmonar causada por fungo) toxoplasmose (infecção celular que ataca vários orgãos ocasionada por protozoários) psitacose (dor de cabeça, febre alta e calafrios) dermatite e doenças que podem causar cegueira aborto e até a morte!!

Suas fezes são ácidas, corroem metais, descolorem pedras, apodrecem madeiras e danificam superficieis pintadas.

Como os pombos não podem ser mortos, o controle é feito apenas com repelência, isto é deve-se afastar e não matar, que podem ser feitos com cercas ou com gel repelente que apenas afasta os binchos e não os matam.


Postado por Marcelo Valeriano

Por acaso alguém se preocupa com o lixo seletivo? Sabem, aquelas latas de lixo coloridas?
Frequentemente vejo latas de lixo seletivo sem seletividade nenhuma!

O brasileiro no fundo no fundo não está nem ai com isso. Já percebi inumeras vezes papel na lata onde deveria existir apenas metal, metal na lata onde deveria ter vidro e vidro jogado do lado de fora.

E quando o local tem o lixo seletivo incompleto? Hoje mesmo me deparei com uma situação dessas na faculdade, fui jogar meu papel higienico muito bem assoado pelo meu nariz no lixo, e fiquei olhando pras latas coloridas, e pensando "Onde está a porr* do lixo orgânico?", será que esse lixo é realmente reciclado ou colocam essas latas lá só pra fazer média de ecologicamente correto?

E você? faz o que com o seu lixo reciclavél? No seu bairro, no prédio ou condominio tem coleta seletiva? Respeita essa coleta ou usa os saquinhos verdes de qualquer jeito?

Se no local que você mora não tiver coleta seletiva, você pode tirar a bunda da careira e ir atrás!

Quem fará o mundo melhor somos nós e não inuteis dos nossos governantes!!!!

Pensem nisso my friends!!



Por Pedro Carotenuto

Diga não aos Rodeios!


Apesar da origem norte-americana, até mesmo por lá esta prática não tem sido considerada cultural, havendo, inclusive, cerca de 15 cidades que já proíbem essas práticas em seu território, entre elas Fort Wayne (Indiana) e Pasadena (Califórnia). Aqui no Brasil, diferentemente do que dito por muitos, a prática do rodeio nada tem de cultural, tratando-se de uma cópia do modelo norte-americano.
Os animais utilizados nas práticas de rodeios sofrem flagrantes maus-tratos, podendo-se rebater facilmente qualquer argumentação contrária, tendo-se em vista que existem diversos laudos oficiais atestando o sofrimento e maus-tratos aos animais utilizados em variadas práticas, destacando-se os laudos emitidos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e do Instituto de Criminalística do Rio de Janeiro.
A Natureza Grita! Não aos rodeiros!!



Por André Rodrigues

Dica

Comemorando fim de ano com consciência!

O fim de ano é sempre movimentado pelas confraternizações no trabalho, festas com amigos e família. É nesta época, também, que aumentamos nosso consumo em todos os sentidos. Portanto, esta é um período no qual devemos prestar atenção especial à conservação da natureza.



Veja abaixo dicas simples de como diminuir o impacto das festas de final de ano:

  • Evite papéis laminados e com purpurina, pois não podem ser reciclados;
  • Embrulhe os presentes em papéis simples e utilize o que sobrar para fazer suas próprias etiquetas de/para;
  • Envie cartões de Natal eletrônicos e previna o desperdício de papel;
  • Pegue sacolas plásticas apenas quando necessário. Se possível, prefira os sacos de papel;
  • Utilize ornamentos naturais na decoração de Natal como pinhos e fibras;
  • Recicle latas e garrafas vazias depois das festas, além das embalagens de seus presentes;
  • Compre lembranças de Natal certificadas. Os selos de certificação garantem que os artigos foram produzidos de acordo com todas as leis do país, tanto ambientais como trabalhistas. Para produtos madeireiros procure o selo FSC;
  • Na hora da ceia, atente para a carne que for comprar. Cerca de 70% das áreas desmatadas no Brasil viram pastos. Para garantir que a carne que você come não vem desses pastos, procure o selo certificação Orgânico – IBD;

2010 e a Biodiversidade

No dia 22 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade, mas a UNESCO marcou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, na tentativa de diminuir a perda de espécies devido à atividade humana no mundo.
O ano será marcado por uma série de eventos, fixando objetivos para reduzir a degradação no mundo animal e vegetal, além de conscientizar a humanidade do papel importante que temos na preservação da biodiversidade. Está em nossas mãos proteger ou destruí-la.






Corais em Perigo!!!

Você sabia que o Aquecimento Global está derretendo os corais marinhos???
A extinção dos corais pode significar uma catástrofe mundial com impacto sobre todas as formas de vida marinhas e terrestres.
Os corais auxiliam a manter a saúde e o equilíbrio dos ecossistemas dos recifes e dão proteção a vários animais, tais como “Nemo”, o famoso peixe palhaço do filme de Walt Disney.
Eles também são uma rica e promissora fonte de drogas capazes de salvar vidas, contra o câncer e outras doenças infecciosas mortais.

Hoje existe uma grande quantidade de espécies de corais em risco de extinção e nós já perdemos certas espécies para sempre.
Além das drogas que nos salvam, ele é um importante produtor de oxigênio!!! Olha a importância deles!
Diferentemente de seus "primos" mais rígidos, os corais macios não têm exoesqueletos calcificados para protegê-los. Quando eles morrem, acabam de uma vez, não deixando vestígio de sua existência.
Mas ainda há esperanças.

A Natureza Grita quer sua opinião a respeito!

Enchentes, a culpa é de todos nós!!!!


Alguém já parou pra pensar nas causas de uma enchente?
A sim, é culpa do prefeito! Será??? Culpa do prefeito ou de uma população ignorante que acha que as ruas sào uma grande lata de lixo?
Quem nunca viu lixo sair voando pela janela de um carro?
Quem nunca viu montes de entulho jogados na calçada?
Quem nunca reparou na quantidade de lixo boiando nos rios Pinheiros e Tietê?
Quem nunca parou pra pensar que quem entope buerio é a população?
E quem nunca parou pra pensar que varzea de rio não é lugar de construir casas?

O ser humano sofre pelos próprios atos e escolhas, a humanidade destroi e cria coisas onde não deve, e depois culpa os outros pelas causas de suas escolhas!!

Pensem bem, façam uma reflexão!!!

Queimadas: um problema ecológico e social

Entre os meses de maio e dezembro, são comuns as notícias de queimadas no interior do Brasil. Feita tanto por pequenos agricultores como por grileiros. Esse método de "limpeza" da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial. tanto para o ecossistema quanto para a própia produção agrícola.
Mas se elas são prejudiciais porque acabam acontecendo?? A Natureza grita te responde:

A principio o agricultor queima para resolver dois problemas:

1-acabar com as pragas e doenças que se espalham pela plantação e preparar a terra para o novo plantio;

2-já os invasores de terra, ou grileiros, fazem a queimada para se apossar ilegalmente da terra, acabando com a mata nativa, colocando gado ou mudas na area;

3-além disso nos canaviais a queimada é feita para facilitar a colheita.

No caso do agricultor, a queimada é feita por falta de conhecimento e ignorância, pois falta a orientação a ele. Nesse caso uma Rotação de Culturas seria a solução ideal para que o solo não sofra com apenas um tipo de plantio e para que nao se estrague o solo e as plantas.

No caso dos grileiros, o que falta é uma maior fiscalização e punição dos praticantes dessa pratica tão desonesta.

Vamos nos consientizar de que queimada não é a solução nem para o agricultor e nem para os grileiros. Nossas matas, florestas e campos já sofrem tanto com tudo que está acontecendo, vamos parar e nos consientizar. Cultura é tudo! Vamos dar isso aops nossos agricultores para que não ocorra mais esse tipo de coisa.

Postado por: Marcelo Valeriano.


Roupas com Reciclagem!

A reciclagem está em todo lugar, até mesmo na moda! Vários estilistas, alguns famosos como a estilista Consuello Matroni utilizando material reciclavem como obra pra suas roupas.
A estilista além de criar os modelitos, ensina a criar roupas com um curso palestrado por ela.
Uma roupa recilada, pode chegar a valer até 3 mil reais pois o processo é 100% manual e pode levar messes para se fazer uma única peça de roupa!
Confiram no video:

Postado por André Rodrigues

Bombril Eco - Ecobril

Você sabia que a lã de aço 1001 utilidades sempre foi um produto ecológico ?

Originária do minério de ferro, o produto após um tempo de uso, se degrada virando ferrugem e desaparece da natureza sem deixar resíduo.

Como muitas pessoas não sabiam disso, a Bombril resolveu lançar uma nova linha de produtos de limpeza com baixo impacto ambiental, a Ecobril.
Os produtos são fabricados com matérias primas naturais e de fontes renováveis.

Os refis são econômicos e as embalagens são recicladas e recicláveis.

Um dos produtos desenvolvidos foi a pastilha para ralo ( inédito no mercado ).O processo utiliza microorganismos para degradar os resíduos orgânicos, além de não agredir o meio ambiente promove um pré-tratamento da aguá descartada.

Também lançaram os produtos como sachet, igual aqueles de cosméticos, para ser preparado em casa.
A Natureza Grita: Até as empresas estão se preocupando com o meio ambiente e se adaptando a essa nova realidade e necessidade.Basta cada um começar a fazer sua parte!!!

Coleta Seletiva


A dica de hoje é para quem quer contribuir com o meio ambiente, mas ainda não sabe como.

Em São Paulo existem alguns institutos que orientam a população, gratuitamente, sobre a coleta seletiva do lixo: reciclagem, onde levar seus recicláveis, como separar etc. Além de auxiliar na implantação da coleta seletiva em condomínios, escolas e empresas.
Qualquer pessoa, em qualquer dos estados do Brasil, pode entrar em contato.

Para mais informações acesse:

Chiclete X Passarinho

Quando o gosto do seu chiclete acaba, o que você faz com ele?
Joga no chão???

Você sabia que, atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos
comem restos de chicletes largados irresponsavelmente nas ruas?
Pois é! Quantos passarinhos será que você já matou? (Acidentalmente, claro!)
Ao sentirem o chiclete grudado em seu biquinho, tentam desesperadamente retirá-lo com os pés. E aí, acontece o pior: acabam sufocados, asfixiados ou ainda, enforcados...
Embrulhe seu chiclete em um pedaço de papel e jogue-o no lixo.

Só assim evitaremos que o nosso chiclete mate essas delicadas criaturas que só nos dão alegria e música da melhor qualidade. Vamos colaborar com estes maravilhosos seres da natureza, informando, também, às crianças.

A Natureza Grita quer sua colaboração!!!

Garimpo e extração mineral na Amazônia

Além do impacto causado pela extradição de madeiras, queimadas e outras atividades irregulares na amazõnia, o extrativismo mineral também representa uma fonte de degradação ambiental.

A Amazonia possui uma série de riquezas mal exploradas economicamente. Metais como Ferro, Aluminio, Zinco,Nióbio e ouro estão presentes no sub-solo amazonico em larga quantidade. A retirada desses metais não ocasiona problema ao meio ambiente, o que ocasiona é a maneira como isso é retirado.

Um estudo publicado na Natural Resources Forum estima que são liberadas por ano 12 toneladas de mécurio na água. (Material esse, usado para purificação do ouro, e outros metais) por processo de Amalgamação Isso é extremamamente prejudicial aos rios, pois contamina a água, gruda nas escamas dos peixes, e os homens que comem peixe ingerem o mercurio também causando uma intoxicação crônica, contamia o solo, a margem do rio impedindo o plantio nessas terras.


Essa degradação acontece, porque a maioria dos garimpeiros que atuam diretamente na coleta do ouro, são trabalhadores braçais, com baixo grau de escolaridade. O trabalho no garimpo é extremamente desgastante fisica e emocionalmente, não há nenhuma assistência médica, há risco de desabamento dos morros. A violência e o uso de drogas são comuns nessa classe trabalhadora.


Só quem lucra com isso são os donos dos garimpos que usufruem da riqueza produzida em nossa floresta. Portanto, além da degradação do ambiente, das águas, dos peixes, etc, fica também a degradação dos nativos do lugar que sofrem e conhecem o poder do vil metal.


Postado por: Marcelo Valeriano






Lixão espacial, a verdadeira orbita terreste!


Em 2010 a tecnologia é fantástica, conseguimos falar em tempo real com qualquer pessoa do mundo, assistimos programas de TV em qualquer parte do planeta, e com alguns cliques e um simples computador portátil podemos fazer um download de um software que está em algum servidor do outro lado do mundo.

Mas isso não seria possivel sem o nosso querido lixo espacial, segundo a agência espacial europeia, desde o primeiro lançamento realizado em 1957, e de 2008, aproximadamente 6.000 satélites já foram lancados para a órbita terrestre e apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície da Terra. Pedaços de aeronaves e restos da corrida espacial da guerra fria tornam o lixão um pouco mais eclético.

A natureza grita quer saber: Vocês faziam idéia de que é assim que o ser humano globalizou o planeta???

ABSURDO.



Não há palavras que possam justificar um ato como esse.

Por dinheiro? Para se "alimentar"? Não. Pura maldade.

Postado por André Rodrigues.

Decoração ecologicamente correta

Você já imaginou usar materiais reciclados para decorar um ambiente ??? Como ficaria estranho ???

Não....não ficaria!

Há várias idéias como decorar ambientes reutilizando materias que seriam jogados no lixo, criando ambientes modernos, diferentes e com um custo baixo.

Hoje, A Natureza Grita: algumas dicas de como fazer essa decoração no vídeo abaixo.

Pesquisa de interesse dos Jovens


Segundo pesquisa desenvolvida pelo instituto Akatu, o meio ambiente ainda não é prioridade para os jovens.
Mil jovens entre 18 e 35 anos, de 10 regiões metropolitanas do Brasil, foram entrevistados. A pesquisa apresentou problemas políticos, ambientais, sociais, econômicos, entre outros, desses temas, os jovens deveriam destacar os que consideravam mais importantes, veja os resultados:

1- Combater o crime e prevenir conflitos: 32%
2- Reduzir e erradicar a pobreza, reduzir a diferença entre ricos e pobres: 27%
3- Melhorar condições econômicas: 18%
4- Combater a degradação ambiental e a poluição: 11%
5- Melhorar e desenvolver serviços sociais: 9%
6- Lutar contra as desigualdades entre homens e mulheres: 4%

O canal MTV Brasil desenvolve um estudo chamado Dossiê Jovem, que apura quais as principais preocupações da juventude hoje. O estudo revelou que meio ambiente e ecologia estão em 22º lugar. Assuntos como aparência, moda, dinheiro, sexo, esportes e música ficaram na frente.
A pesquisa revelou também que quando é mostrado ao jovem o que ele pode fazer em seu cotidiano e os benefícios da preservação ambiental, a probabilidade dele mudar de comportamento é alta.

Precisamos falar aos jovens como agir!

Cortando as barbatanas!!!



Dentre as crueldades do ser humano, existe uma que nem todo mundo conhece, chamada “Finning”.
É uma prática de pesca cruel e destrutiva, na qual o tubarão é capturado e suas barbatanas cortadas. Muitas vezes vivo e mortalmente aleijado, o tubarão afunda para morrer sangrando, comido por outros peixes ou apodrecer no leito do mar. Alguns até vendem sua carne por uma mixaria!

Sabem pra que eles cortam a barbatana do tubarão? Para fazer uma sopa!!!
Eles acreditam que ela tem poder afrodisíaco e, além disso, representa status!!!
Mas foi comprovado que ela não tem poder afrodisíaco nenhum!
As barbatanas deles são consideradas uma iguaria em algumas partes do mundo, principalmente no leste asiático, onde uma sopa de barbatana de tubarão pode chegar a valer 100 dólares, tornando este tipo de pesca um grande negócio para os pescadores.

Mas sabem qual o gosto dela? De nada!!! Isso mesmo!!! De nada!!!
Colocam caldo de galinha pra dar gosto!!!
Ou seja, nem gosto ela tem! Que tal comer grama? Pelo menos tem gosto de alguma coisa e não faz com que os tubarões entrem definitivamente em extinção!!!

A cada ano, o número de tubarões mortos por esta prática chega a 100 milhões, causando danos terríveis nas suas populações.
Nos últimos anos, alguns países, como os Estados Unidos, já proibiram o “finning” de tubarões. Mas esta proibição é muito difícil de ser implementada em outros locais, principalmente porque os tubarões migram regularmente entre as fronteiras internacionais.
E aí? O que fazer? Esperar a extinção dos tubarões enquanto suas nadadeiras e barbatanas são transformadas em sopa???
A Natureza Grita quer o seu grito!!!

O pum do boi!


Você sabia que ao soltar pum os bois, vacas e ruminantes em geral degrada nossa camada de ozônio??

Eu acho que não né? A Natureza Grita explica como isso acontece!

No processo de ruminação, animais que tem duplo estomago produzem muitos gases (como os humanos) o problema está no gás que é produzido: o Metano, um gás que é 23 vezes mais nocivo que o própio efeito estufa.

Mas ai você se pergunta: "ahhhh mas são apenas boizinhos e vaquinhas" mas sabendo que a população de ruminantes é de 1,4 bilhão de cabeças e que cada cabeça solta em média 500 litros de Metano por dia.... já da pra imaginar o tamanho do problema natural que a sociedade mundial tem nas mãos.

Cientistas alemães estudam uma pílula para desistimular esse processo natural dos bois, que está sendo testada por rebanhos no sul da Espanha (um dos países do conglomerado europeu que mais contrinuem para esse problema).
Ai fica a pergunta: Que decisão tomar diante de tal problema se isso é um problema natural?? Quem souber o que fazer me deixe um comentário que vou ser grato!!




Quem disse que óleo e água não se misturam?


O vazamento de óleo no golfo do México está fora de controle. O tipo de óleo que está no mar é do tipo não refinado que se mistura fácilmente a água e é bem dificil de queimar e pior ainda pra limpar, e a quantidade foi estrondosa, então, imaginem o tamanho da lambança!!!

Especialistas já alertavam sobre o perigo de um desastre ambiental épico como esse no golfo do México, mas como sempre as pessoas não se importam muito com isso, infelizmente.


Hoje viemos deixar aqui, uma dica para quem curte passeios que comtemplem a natureza, para quem curte ficar bem próximo da natureza.
Conhecido como “Berço do Tietê”, o último reservatório de água próximo de São Paulo em Salesópolis abriga a nascente do rio tiête!! O mais incrivel é que você pode beber a água do rio tiête. Esse rio tão poluido, tem uma nascente esplêndida com um passeio de trilha muito legal de ser feito.
Eu fiz e aprovo!!!!! Vale a pena. o Custo é de R$ 5,00 e é facil de chegar. Pegue a SP-88 Mogi/Salesópolis que é continuação da Rodovia Dutra, o tempo médio de percurso é de 2 horas.

E fica a dica!

Óleo de cozinha convertido em combustível

Quem não gosta de comer aquele pastel fritinho ?? Ou aquela bata frita ?? Huuuum...Uma delícia!!!! Mas o que fazer com o óleo depois ?? Jogar no ralo ???

Nããããããoooooooooooo....


A natureza grita:
Um litro de óleo polui milhões de litros de água.
A resposta não é somente transformar em sabão.
O óleo de cozinha pode ser transformado em combustível.

Vejam esse processo no vídeo...


A Poluição do Ar e o Desequilíbrio do Clima



O efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para manter a superfície do planeta aquecida. Sem ele, a Terra seria muito fria,(urrrr) Os gases do efeito estufa são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Talvez essa pequena frase: Aquecimento Global!, nunca não foi tão ouvida, mostrada e discutida. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno. O planeta Terra simplesmente está tendo uma reação, através da natureza, com tempestades, furacões, terremotos, tsunamis e demais catástrofes naturais.
Sendo assim fica realmente difícil, afinal o planeta é a casa de todos nós e todos temos que cuidar dele juntos, pois enquanto todos os governantes de todos os países não se conscientizarem nem a descoberta de um novo planeta poderá nos salvar!

Avatar x Mineração


A questão mineral é mostrada em Avatar de maneira radical. No filme, a atividade exploratória não respeita a natureza preservada em Pandora e, por isso, tem que ser combatida.
Na nossa vida a questão da mineração não tem nada de ficção, o dilema entre preservar ou explorar os recursos minerais se passa na Terra, onde bilhões de seres humanos possuem diversos produtos advindos dessa atividade incorporados no seu dia a dia. É o carro, a geladeira, o celular, uma perna mecânica. Não há como voltarmos ao tempo das cavernas, abrindo mão da tecnologia atual.
O que fazer então se pelas leis do capitalismo, que também nos regem, quem minera não quer compensar ambientalmente um só centavo a mais do que manda o governo?

Pandora não fica em outra galáxia, ela é aqui e se chama Planeta Terra!