quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Robôs substituem professores em salas de aula da Coreia do Sul




Projeto piloto levou 29 robôs para ensinar inglês a jovens.
Robôs são controlados remotamente por professores humanos.

Uma cidade da Coreia do Sul está testando o uso de robôs em salas de aula. O projeto piloto levou 29 robôs que medem 1 metro de altura para ensinar inglês a jovens. Os robôs são controlados remotamente por professores que ficam nas Filipinas.

Como os robôs dispõem de uma TV que exibe o rosto de uma mulher, câmeras detectam as expressões faciais dos professores e as refletem nesse rosto. Além disso, os professores conseguem ver e ouvir os estudantes por meio de um sistema remoto.

Além da leitura de livros, os robôs usam um software pré-programado para cantar músicas e jogar games com os alunos. Segundo uma porta-voz da Secretaria de Educação da cidade, os robôs ainda estão sendo testados, mas o governo estuda contratá-los por um período maior.

“Ter os robôs em sala de aula deixa os alunos mais participativos, especialmente os tímidos que têm medo de falar”, explicou a porta-voz. Ela também afirmou que a ideia não é substituir os professores humanos, e, sim, atualizar o sistema de ensino e dar aos alunos formas mais interessantes de aprendizado.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia

Internet pela tomada, o futuro cada vez mais próximo



Tecnologia que utiliza sistemas de iluminação para ligar computadores ao mundo.

O novo sistema de internet é conhecido como LVX (“LUZ” em latim), onde, ao invés de serem usadas lâmpadas comuns, são instalados conjunto de sensores e diversas lâmpadas de LED que piscam a uma frequência elevada para transmitir os dados.
A velocidade de transmissão de dados nessa forma é de até três megabits por segundo, o computador recebe a informação da internet em formato binário, isto é, em 0 e 1 e transmite dados por luz.
Os conjuntos de LEDs, piscam no mesmo ritmo destes dados, acendendo para cada 1 e apagando quando o valor a ser transmitido é 0, traduzindo, os computadores recebem um aparelho fotossensível capaz de capturar impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação, sendo feito o caminho inverso de maneira igual, onde lâmpadas localizadas no dispositivo ligado ao computador transmitem os dados novamente para a rede local exibindo assim o conteúdo da internet.

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Como funciona o sistema binário?



Existem duas maneiras de representar uma informação: analogicamente ou digitalmente. Uma música é gravada numa fita K-7 de forma analógica, codificada na forma de uma grande onda de sinais magnéticos, que pode assumir um número ilimitado de frequências.

Um som grave seria representado por um ponto mais baixo da onda, enquanto um ponto mais alto representaria um som agudo. O problema com esta representação, é que qualquer interferência causa distorções no som.

Se os computadores trabalhassem com dados analógicos, certamente seriam muito passíveis de erros, pois qualquer interferência, por mínima que fosse, causaria alterações nos dados processados e consequentemente nos resultados.

O sistema digital por sua vez, permite armazenar qualquer informação na forma de uma sequencia de valores positivos e negativos, ou seja, na forma de uns e zeros. O número 181 por exemplo, pode ser representado digitalmente como 10110101.

Qualquer tipo de dado, seja um texto, uma imagem, um vídeo, um programa, ou qualquer outra coisa, será processado e armazenado na forma de uma grande sequencia de uns e zeros.

É justamente o uso do sistema binário que torna os computadores confiáveis, pois a possibilidade de um valor 1 ser alterado para um valor 0, o oposto, é muito pequena. Lidando com apenas dois valores diferentes, a velocidade de processamento também torna-se maior, devido à simplicidade dos cálculos.

Cada valor binário é chamado de “bit”, contração de “binary digit” ou “dígito binário”. Um conjunto de 8 bits forma um byte, e um conjunto de 1024 bytes forma um Kilobyte (ou Kbyte).

O número 1024 foi escolhido pois é a potência de 2 mais próxima de 1000. Um conjunto de 1024 Kbytes forma um Megabyte (1048576 bytes) e um conjunto de 1024 Megabytes forma um Gigabyte (1073741824 bytes).

Os próximos múltiplos são o Terabyte (1024 Gibabytes) e o Petabyte (1024 Terabytes)
Também usamos os termos Kbit, Megabit e Gigabit, para representar conjuntos de 1024 bits.
Como um byte corresponde a 8 bits, um Megabyte corresponde a 8 Megabits e assim por diante.

1 Bit =1 ou 0
1 Byte =Um conjunto de 8 bits
1 Kbyte =1024 bytes ou 8192 bits
1 Megabyte =1024 Kbytes, 1.048.576 bytes ou 8.388.608 bits
1 Gigabyte =1024 Megabytes, 1.048.576 Kbytes, 1.073.741.824 bytes ou 8.589.934.592 bits

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/

Painéis ‘Guerra e Paz’ voltam ao Brasil



Painéis ‘Guerra e Paz’ voltam ao Brasil para exposição e restauro
Nesta terça-feira (21) vai ser um dia e tanto para a arte brasileira. Os painéis "Guerra e Paz", de Candido Portinari, estão de volta ao país, depois de 53 anos em exposição na sede da ONU, em Nova Iorque. Em junho passado, em visita a Brodowski, terra natal de Portinari, João Cândido - diretor do Projeto Portinari e filho do artista - anunciou, ao lado de ninguém menos do que Milton Nascimento, a vinda dos painéis que também participariam de exposições itinerantes pelo mundo.
Na ocasião, Milton anunciou que, a convite de João, faria uma composição em homenagem a Guerra e Paz. "Pode sair hoje ou pode ser daqui a dois meses", afirmou o compositor mineiro à época.
Felizmente, as canções saíram a tempo. Milton vai apresentar nesta terça-feira (21) duas composições inéditas sobre as obras na inauguração da exposição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No evento será exibido um filme, dirigido por Carla Camurati, apresentando a vida de Portinari e o histórico dos painéis.

Ainda vai ser apresentada uma projeção multimídia destacando os estudos preparatórios criados por Portinari no período 1952-1955 para "Guerra e Paz", filmes e fotografias de época. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Juca Ferreira estarão presentes.

Toda a programação será conduzida pela atriz Fernanda Montenegro, que vai falar sobre a vida de Portinari e também ler trechos de poemas e pensamentos de Portinari, além de poemas e textos de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Dinah Silveira de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e do escritor português José Cardoso Pires.

Resultado de mais de três anos de empenho do Projeto Portinari com o Governo Federal, com a ONU e com empresas estatais e privadas, os painéis voltam ao mesmo local no qual, há mais de meio século, foi apresentado ao público.

"Os painéis representam sem dúvida o melhor trabalho que já fiz... Dedico-os à humanidade", disse Portinari em entrevista à Agência Reuters à época.
Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, "Guerra e Paz" (14 metros de altura por 10 metros de largura, aproximadamente), encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova Iorque.
Dag Hammarskjold, secretário-geral da ONU à época da doação, afirmou ser aquela "a mais importante obra de arte monumental" doada à organização. Localizados em local nobre, no hall de entrada da Assembleia Geral, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, os painéis "Guerra e Paz" não podem ser vistos pelo público, nem mesmo durante as visitas guiadas à ONU, por questão de segurança.

Em razão do planejamento de uma grande reforma que vai ser realizada no edifício sede da ONU, até 2013, João Cândido solicitou a guarda das obras para restaurá-las e, em seguida, expô-las ao grande público.

A restauração e a exposição itinerante contam com o apoio da Lei Rouanet, em um valor aprovado para captação de R$ 16,8 milhões, sendo cerca de 50% já captados, de acordo com a assessoria do Ministério da Cultura.

Fonte:http://www.jornalacidade.com.br

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Análise do Censo 2010

Foram divulgados os dados relativos ao censo 2010 e para que possamos entender melhor as modificações ocorridas postamos no blog do Telecentro a análise do demógrafo Luis Antônio Pinto de Oliveira.

Para verificar os atuais dados estatísticos do seu município consulte o site: http//www.ibge.gov.br

Trabalho da Faculdade de Farmácia da UFRGS é premiado em Congresso Nacional‏



Trabalho inédito, que associa células-tronco e nanotecnologia, para regeneração de pele de queimados, ganha o primeiro prêmio Prof. Roberto Chem de melhor trabalho no VII Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorreu de 13 a 16 de outubro, em Porto de Galinhas, Pernambuco.
O trabalho visa produzir um novo substituto cutâneo para a regeneração de pele de queimados e de outros defeitos cutâneos. O trabalho utiliza a engenharia de tecidos, através do uso da nanotecnologia para produzir um molde, no formato da pele, onde células-tronco são cultivadas com o objetivo de produzir a pele a ser transplantada.
A vencedora é a farmacêutica Daniela Steffens, e o trabalho refere-se ao seu mestrado na Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da Profa Patricia Pranke, com a colaboração de outros pesquisadores, entre eles o cirurgião plástico Dilmar Leonardi.
O trabalho é uma parceria da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o Instituto de Pesquisas com Células-tronco.
Na foto, Daniela Steffens (esquerda) e refere-se ao seu trabalho de mestrado, sob a orientação da profa Patricia Pranke (à direita).
Temos orgulho de tê-la como uma das primeiras seguidoras no nosso blog. Parabéns!
Fonte: http://paginas.ufrgs.br/farmacia

NASA revevela o lado oculto da Lua



A Sonda de Reconhecimento Lunar da NASA (Agência Espacial Americana) está coletando imagens da Lua que estão permitindo que os pesquisadores criem o mais completo e preciso mapa lunar já feito. Até o lado mais distante e oculto da Lua foi alcançado e a agência espera atingir uma capacidade de navegação para o satélite próxima a do GPS, facilitando futuras expedições.

Os mapas dos terrenos e crateras foram elaborados por meio do Lola (Altímetro a Laser da Sonda Lunar), dispositivo que recolhe dados há um ano e já reconheceu cerca de 3 bilhões de pontos.
Antes do Lola, a margem de erro era de um a dez quilômetros. Agora, ela foi reduzida para 30 metros.
Os novos dados também ajudam no estudo da iluminação do ambiente lunar e da temperatura das crateras.

Fonte: http://www.band.com.br/

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Indicações de Sites









www.cfa.org.br

O site do CFA está com nova roupagem, mais moderno e dinâmico. Nele você encontra as informações mais importantes relacionadas à profissão do Administrador: eleições do sistema, perfil e história da profissão; integra da Lei: 4.769/1965, que regulamenta a profissão; registro profissional e de empresas; fiscalização; formação profissional; biblioteca virtual; eventos importantes; publicações e notícias.

www.portaldofranchising.com.br

No portal oficial da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o internauta pode acessar o guia de franquias com selo de excelência da ABF- por ramo de atividade comercial – além de informações importantes para franqueados e franqueadores, como também para quem pretende iniciar uma franquia.

www.empreendedores.com.br

Informações, artigos e estudos de negócios dos diversos setores da economia, além de editoriais nas áreas de mercado, crédito, empreendedorismo, gestão, inovação, são os principais temas neste sítio.

www.idv.org.br

Formado pelas 35 maiores empresas varejistas, responsáveis por um faturamento de R$ 100 bilhões, aproximadamente25% do total do setor, o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) foi criado para fortalecer a representação de empresas varejistas de diferentes setores de atuação nacional. Neste portal o IDV divulga informações importantes relacionadas ao varejo brasileiro.

Fonte: Revista Brasileira de Administração- set/out/2010

Saber ouvir


Confira algumas sugestões do professor e conferencista de Comunicação Verbal, Reinaldo Passadori, para quem, de fato, deseja ouvir de verdade outra pessoa:

Olhe nos olhos do interlocutor e esteja com a atenção focada e envolvida com ele.

Seja paciente, para aceitar o silêncio da outra pessoa.

Evite palavras “mas”, “todavia”,”entretanto”, “contudo”.

Procure, antes de qualquer discordância, algum ponto com o qual vocês concordem.

Valorize e respeite as opiniões de seu interlocutor.

Demonstre respeito.

Crie condições favoráveis para o outro expressar livremente suas idéias e opiniões.

Concentre as diferenças no campo das ideias e não permita que sejam levadas para o lado pessoal.

Certifique-se de que você compreendeu de fato o que o outro queria transmitir.

Fonte: www.rhportal.com.br

Faculdade de Farmácia da UFRGS

115 ANOS DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO E PESQUISA

A Faculdade de Farmácia (Facfar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi fundada em 29 de setembro de 1895, sendo a unidade de ensino universitário que deu origem à Ufrgs.

A então Escola de Pharmácia foi, na área, o segundo curso universitário livre instalado no País. Este espírito pioneiro conduziu, em 1970, à implantação do Curso de Pós-Graduação em Farmácia, o primeiro Curso de Mestrado na área de medicamentos no Brasil.

Em 1992, teve início o Curso de Doutorado e, no ano de 2000, foi instituído o Curso de Especialização em Análises Clínicas, em conjunto com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Em nível internacional, destacam-se a cooperação acadêmico-científica com Universidades da Alemanha, Estados Unidos, França e Holanda, além da integração da Facfar ao sistema universitário do Mercosul, através da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu.

Desde a fundação, a interação da Faculdade de Farmácia com a sociedade é uma característica da Unidade, estabelecendo parcerias com setores governamentais na área da saúde, em esfera federal, estadual e municipal, assim como atendendo demandas específicas da população na área de análises clínicas e rastreamento neonatal.

A centenária instituição expõem com orgulho e respeito nos seus corredores os quadros de formaturas que retratam o passado marcante da instituição.





Fonte:http://paginas.ufrgs.br/farmacia/
Fotos: Esther Valle Pinhatti

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Obras de Leonardo Da Vinci no Margs


A VIRGEM DAS ROCHAS (1483 - 1486)

Porto Alegre receberá em breve uma mostra inédita de um dos maiores gênios da história: Leonardo Da Vinci. As obras serão expostas no segundo semestre de 2011 no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em ação conjunta do Governo do Estado e da Itália. A pedido da governadora Yeda Crusius, o acervo ficará no Rio Grande do Sul entre 45 e 50 dias. Em abril, após uma reunião com o embaixador italiano Gherardo La Francesca, Yeda afirmou: "A Itália tem uma presença marcante em nosso Estado e a exposição será um sucesso".

O conjunto de obras de Da Vinci iniciará as comemorações do Ano da Itália no Brasil em solo gaúcho. São cinco quadros a óleo, 12 desenhos, 11 anotações e seis máquinas do artista, além de 16 telas de pintores que seguiram a mesma escola. O curador da exposição será o professor Claudio Strinati, superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Roma. Outros seis serão curadores-adjuntos. Até agosto, a administração gaúcha formalizará o termo de compromisso com o Governo da Itália.

De acordo com o secretário da Cultura, César Prestes, o interesse do Estado em receber a mostra começou a ser formatado assim que a exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo se encerrou. Esse foi um dos maiores eventos culturais já sediados no RS e recebeu mais de 130 mil visitantes. Depois de escolhido, o curador pré-selecionou obras de instituições italianas, inclusive do Vaticano. O projeto será viabilizado por meio de leis de incentivo à cultura e por patrocínio de empresas. "Este é um projeto que marcará a história cultural do RS", destaca.

Entre as ações previstas, o Margs fará parcerias com universidades para a organização de seminários e fóruns sobre a importância da obra de Da Vinci. "Como a região Sul tem o maior número de descendentes italianos fora da Itália, o Governo do país europeu aceitou a ideia de trazer as obras", explica Prestes. "Ele foi um artista que influenciou outros e foi um dos responsáveis pela evolução da humanidade", acrescenta. Da Vinci nasceu em 1452 e também se destacou como cientista, matemático e engenheiro.

Os organizadores estão providenciando as autorizações de museus internacionais para trazer a Porto Alegre obras de Leonardo da Vinci, como os quadros Retrato de Músico, San Girolamo, Retrato de Isabella d'Este, os desenhos Busto de Velho e Adolescente, Batalha de Anghiari, Estudo para a adoração dos Magos, as anotações Livro da Pintura, Código de voo dos pássaros, Tratado de Arquitetura e Máquinas. Obras de outros artistas do período também serão expostas.

Fonte:http://oriundi.net/site/oriundi.php?menu=noticiasdet&id=14270

Google desenvolve aplicativo do corpo humano



O Google lançou na última quinta feira um novo aplicativo experimental que permite explorar o corpo humano em imagens 3D. O Google Body Browser estava cogitado para ser lançado desde o início o de dezembro, quando a empresa apresentou uma prévia do que seria sua próxima novidade, e ainda se encontra em fase de testes.

O programa utiliza aceleração gráfica dentro do próprio navegador, sendo capaz de exibir detalhes do corpo humano. Um menu lateral semelhante ao do Google Earth permite que o usuário navegue por qualquer parte do corpo. Para ir a um local específico, basta digitar o nome dele em um espaço de busca localizado no topo da página.

Para utilizar o Google Body Browser, é necessário ter instalado um navegador que dê suporte para a tecnologia WebGL. Ela permite que o usuário visualize imagens 3D em páginas da internet sem nenhum programa adicional.

O WebGL deverá se tornar um recurso padrão a partir de 2011 e já é encontrado em navegadores como Chrome e Firefox 4.

Fonte:http://www.band.com.br

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Niemeyer faz 103 anos cheio de projetos



A inspiração parece correr mais rápido que o tempo para Oscar Niemeyer. O arquiteto completou 103 anos ontem participando da inauguração de mais uma de suas obras erguidas na orla de Niterói, na região metropolitana do Rio. Com fôlego de sobra, Niemeyer apresentou ainda quatro projetos inéditos e mostrou que ideias novas continuam a sair de sua prancheta.

À beira da Baía de Guanabara, a nova construção tem a marca do arquiteto: uma cúpula, um espelho d"água e uma rampa curvilínea, que dará acesso à nova sede da Fundação Oscar Niemeyer.

Com área de cerca de quatro mil metros quadrados, o prédio abrigará um centro cultural, um centro de documentação, que reunirá o acervo de criações do arquiteto, e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades - com cursos variados. O projeto custou R$ 10 milhões e integra um circuito de obras assinadas por ele na orla de Niterói, que foi batizado de Caminho Niemeyer.

Os desenhos inéditos do Aquário de Búzios; o Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, no Arquipélago dos Açores, em Portugal; a Vinícola Château Lacoste, na França; e o Ateliê Saint-Moritz, na Suíça, estampam as páginas do 8.º número da revista trimestral Nosso Caminho, editada por ele e pela mulher, Vera Lúcia. O periódico dedicado à arte e à cultura terá artigos do ex-presidente cubano Fidel Castro e do escritor uruguaio Eduardo Galeano, redigidos especialmente para a edição.

O atraso dos anfitriões da solenidade em Niterói não afetou o bom humor de Niemeyer. O prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira (PDT), chegou 30 minutos depois do horário marcado. O presidente da Fundação Oscar Niemeyer, senador Marco Maciel (DEM-PE), atrasou mais de uma hora. Mesmo com a espera e o assédio de jornalistas e admiradores, o arquiteto manteve-se sereno.

"Os amigos vieram e isso é muito bom. É uma compensação do meu trabalho", disse Niemeyer. "O trabalho me distrai. Quando vou fazer um projeto passo horas pensando nele. Fiz agora um aquário. É o primeiro projetado dentro d"água. Para mim, não é um sacrifício. Cada problema que aparece é um esforço para resolver, e me agrada muito que eu ainda consiga resolver", explicou o arquiteto, queixando-se, no entanto, da duração do evento.

Espanha. Os 103 anos do arquiteto também foram comemorados na Espanha, com a inauguração da cúpula do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, em Avilés. O espaço dedicado à educação e à cultura conta com um auditório, uma praça aberta e um mirante.

A disposição de Niemeyer para continuar criando é tão grande que o arquiteto se arrisca em outras áreas. O samba Tranquilo com a vida, composto por Niemeyer em parceria com o enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger, estava previsto para ser lançado ontem.

Fonte: http://www.estadao.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Chineses vem conhecer o Programa Gesac


Brasília - Os resultados obtidos pelo Programa Gesac despertaram o interesse da China. Uma comitiva esteve no Ministério das Comunicações nesta quinta-feira (9) para conhecer detalhes sobre o funcionamento do programa, que foi implantado em 2002 pelo governo federal e garante conexão gratuita à internet em 10.783 pontos espalhados por todo o território brasileiro.

A delegação, liderada por representantes do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, recebeu informações sobre a estrutura do Gesac, os resultados já obtidos e os principais desafios do programa. A apresentação foi conduzida pelos assessores do Departamento de Serviços de Inclusão Digital (Desid) do MC, Leonardo Gonçalves e Otávio Santos, e pelo consultor para Inclusão Digital, Benedito Medeiros.

Segundo o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, que também representou o ministério na reunião, o interesse dos chineses é uma demonstração de que o Gesac desponta como um programa de referência em todo o mundo, sendo um dos principais programas de inclusão digital do governo brasileiro.

Atualmente, o Gesac possui 10.783 pontos de conexão à internet em 4.759 municípios. O programa está em fase de expansão, graças a aditivos contratuais, e deverá atingir em breve a marca de 13.379 pontos de presença. Os aditivos também estabelecem o aumento da velocidade de conexão.

Durante a apresentação, os chineses conheceram algumas das comunidades atendidas pelo programa, como aldeias indígenas e comunidades quilombolas. A equipe do Ministério das Comunicações destacou que um dos objetivos do Gesac é justamente atender regiões de difícil acesso e menos favorecidas economicamente. Entre os resultados obtidos pelo Gesac, a equipe do Minicom destacou as melhorias na economia e na educação das comunidades atendidas, além da redução das desigualdades sociais. Tais melhorias vieram acompanhadas da oferta de conhecimento e lazer.

O consultor Assistente do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Zhong Shilong, que liderou a comitiva, ressaltou que as informações sobre o Gesac foram de grande importância e ajudaram a conhecer melhor o processo de inclusão digital desenvolvido pelo governo brasileiro.

Fonte:Adriano de Sá Godoi
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações

Sonda Voyager atinge os limites do Sistema Solar



Em 1977 a NASA lançou no espaço a sonda Voyager. O objetivo era pesquisar planetas fora do alcance de missões tripuladas. A bordo, um disco de cobre e ouro, contendo uma seleção de imagens e sons que, segundo a agência, melhor representa o planeta Terra, uma espécie de apresentação para outras civilizações.
Menos de dois anos depois do lançamento, a Voyager chegou ao ponto mais próximo do maior planeta do Sistema Solar. Registrou milhares de imagens de Júpiter e suas luas.
Em 1980, entrou no sistema de Saturno. Fotografou sete anéis em volta do planeta e confirmou a existência das luas. Depois de sua missão planetária, a Voyager partiu para voos mais longos. Começou a explorar as fronteiras do Sistema Solar e atingiu o que os cientistas chamam de heliosfera.
A heliosfera é uma grande bolha que envolve o Sistema Solar. Um conjunto de partículas emanadas pelo Sol viaja a uma velocidade supersônica. Mas num certo ponto da heliosfera, esse vento começa a encontrar matérias vindas de fora do Sistema Solar, e muda de direção.
Essa mudança foi identificada pelos cientistas que analisaram informações enviadas pela sonda Voyager . E como eles sabem que nesse ponto está o limite entre o Sistema Solar e o sistema interestelar? Chegaram à conclusão que a Voyager está perto dessa fronteira, a 17,4 bilhões de quilômetros do Sol.
O que é perto e o que é longe, no espaço, é bastante relativo, mas os cientistas da Nasa acreditam que, em mais cinco anos, a Voyager estará viajando pelo espaço além do Sistema Solar.
Quando isso acontecer, a Voyager ainda terá mais 15 anos de trabalho. A nave robô mostra que pode continuar surpreendendo, além do sistema regido pelo Sol.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Projeto “ Reciclar e Construir a Magia do Natal “






Mais uma vez a cidade recebe uma bela decoração natalina, graças ao excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social que não mediu esforços para confeccionar uma decoração inédita para o Natal deste Ano, contando ainda com uma ampliação em relação ao ano anterior , com mais árvores de natal na praça central e ruas.

Segundo Liane Nass, responsável pela confecção da decoração o grande destaque é a utilização de material reciclado nas confecções das decorações utilizadas.

O telecentro esteve na Praça Naro Pereira da Silva e proximidades registrando as belas imagem natalinas.
Fotos: Antônio Sérgio Ungaretti Sanches

O vinho tinto protege a próstata



Um copo de vinho tinto por dia pode reduzir para metade o risco de cancro (câncer, em léxico brasileiro) da próstata, indica um novo estudo realizado nos Estados Unidos e dirigido por Janet L. Stanford do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Esqueça as maçãs. beber um copo de vinho por dia pode manter o urologista longe. Um novo estudo demonstra que os homens que bebem quatro ou mais copos de vinho por semana reduzem em 50% o risco de sofrer cancro da próstata em relação aos que o não fazem.

Além disso os investigadores descobriram que os efeitos protetores do vinho tinto parecem ser ainda mais fortes justamente contra as formas mais perigosas e agressivas de cancro da próstata.

"Entre os homens que bebiam quatro ou mais copos de vinho tinto por semana, registramos uma diminuição da incidência de 60% das formas mais agressivas de cancro da próstata", diz Janet L. Stanford, PhD, da Fred Hutchinson Cancer Research Center, numa nota distribuída à imprensa. " Onde se deu a mais forte redução da incidência (de cancro da próstata) foi precisamente nas suas formas mais agressivas".

Os investigadores dizem ser este apenas o segundo estudo que relaciona esta forma de cancro com o vinho tinto ou outro tipo de bebidas alcoólicas, e que as descobertas sugerem haver algo de único no vinho tinto que faz dele um poderoso atacante desta forma de cancro.

No estudo publicado no International Journal of Cancer, os investigadores comparam os hábitos de bebida de 753 homens residentes na área de Seatle (USA) a quem foi recentemente diagnosticado o cancro da próstata, com outros 703 homens que gozam de boa saúde.

Os investigadores sublinham não se ter descoberto nenhuma relação entre o consumo de álcool de forma generalizada, e o cancro da próstata. Contudo, quando se olha às escolhas dos consumidores, há uma significante redução do risco entre os que bebem vinho e particularmente entre os que bebem vinho tinto.

Os investigadores referem que um antioxidante conhecido como resveratrol, (que se encontra em maior quantidade nas uvas pretas do que nas brancas) poderá ser o responsável pelos potentes efeitos anti-cancro do vinho tinto.

Fonte: Shoonen, M. International Journal of Cancer)
(in Netscape.com), 09/12/2010.

Mona Lisa guarda em pupila a chave de sua identidade



A Mona Lisa de Leonardo da Vinci guarda em sua pupila esquerda a chave da identidade da modelo em que o pintor se inspirou, segundo o investigador italiano Silvano Vinceti, cujas teorias são divulgas nesta segunda-feira (13/12/2010) pelo jornal "The Guardian".

De acordo com Vinceti, que é presidente da comissão nacional de patrimônio cultural em seu país, o gênio renascentista, amante dos códigos, pintou uma série de letras pequenas nas duas pupilas de Mona Lisa.
"Invisíveis ao olho humano e pintadas em preto sobre verde e marrom, estão as letras LV em sua pupila direita, obviamente as iniciais de Leonardo, mas o mais interessante está em sua pupila esquerda", afirma o investigador, em declarações recolhidas pelo jornal.
Vinceti sustenta que no olho aparecem as letras "B" e "S", além de, possivelmente, as iniciais "CE", o que considera de vital importância para averiguar a identidade da modelo.
A modelo foi identificada frequentemente como Lisa Gherardini, a esposa de um mercador florentino, mas o investigador italiano não está de acordo, já que mantém que a Mona Lisa foi pintada em Milão.
"Atrás do quadro aparecem os números 149, com um quarto número médio apagado, o que sugere que Da Vinci o pintou quando estava em Milão na década de 1490, usando como modelo uma mulher da corte de Ludovico Sforza, o duque de Milão", declara ao jornal.
"Leonardo gostava de utilizar símbolos e códigos para transmitir mensagens, e queria que descobríssemos a identidade da modelo através de seus olhos", prossegue o italiano, que deve detalhar suas conclusões no próximo mês.
O mistério da Mona Lisa já foi objeto de teorias também na ficção, como no caso do romance "O Código Da Vinci", na qual o autor, Dan Brown, sugere que o nome é um anagrama para Amon l'Isa, em referência a antigas divindades egípcias.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Entrega de Certificados/ Dezembro de 2010







Nos dias 08 e 10 de Dezembro foram entregues os Certificados de Conclusão da 6ª turma do Curso de Informática Básica oferecido pelo Telecentro Comunitário de Arroio dos Ratos.

Nas oportunidades estiveram presentes o Sr. Prefeito Municipal José Hélio Rodrigues Cifuentes, o Secretário da Educação e Cultura Prof. Gilmar Teixeira e a Coordenadora Pedagógica da SMEC Profª Denice Rosane Pakulski da Silva.

O projeto do Telecentro Comunitário é uma parceria entre o governo municipal e federal e visa a inclusão digital da população. Entre as várias atividades desenvolvidas no Telecentro estão a de assessoramento aos alunos da rede municipal de ensino para pesquisas e elaboração de projetos escolares, o acesso a Web para o envio e recebimento de e-mail, a inscrição e acompanhamento de resultados em concursos públicos e cursos regulares de Informática Básica com software livre Linux, com duração de 20 horas.

A equipe é formada pelo coordenador Prof. Júlio César Pinhatti, pelos monitores estagiários Antônio Sérgio Ungaretti Sanches, Carlos Eduardo Lemos e Leonel da Fonseca Lenzzi e por Maria Angelita Costa Souza, serviços gerais.

Receberam seus certificados os seguintes alunos:

Alef Jarel Vargas Silva, Aline da Silva Vianna, Ana Maria Gilli Pfingstag, Ana Paula Diniz, Angelica Moraes da Costa, Carolina da Silva, Andréia Silva Vargas, Angela da Silva Menezes Garcia, Bárbara Denize Martins Silva, Cássio das Chagas, Eroni Oliveira Rocha, Fábio Augusto dos Santos, Fernanda da Silva Santos, Gianne Medeiros Coutinho, Giovana Brum da Silva, Guilherme Abner Vales dos Santos, Igor Guaraci Alves Caetano, Ilsa Regina Tatsch Rodrigues, Ilse Mara Flores Rodrigues, Itamara Martins Patrício, Jõao Antônio Ferreira, Juliane Dias Rodrigues, Julieta da Silva Rodrigues, Kátia Suzana Martins Borges, Loreni Rodrigues Soares, Maria Cristina da Silva Mendonça Moraes, Marieli da Silva Vargas, Mirian Pereira Araújo, Olavo Junqueira dos Santos, Patrício Boleslau Ruiz de Araújo, Roselaine da Silva Franco, Ruth Maria Leão Felippe, Shaielli da Silva Machado, Tamires Coimbra Silva, Tiago Tavares de Moraes, Vanderlei Marques e Silva e Vilce Tissot de Lima.

Minicom começa a entregar novos kits para telecentros





Coordenador-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do Minicom, Carlos Paiva (Foto: Herivelto Batista)

Brasília - Dentro dos próximos 120 dias, o Ministério das Comunicações fará a entrega de 4.041 kits de telecentros comunitários em municípios espalhados por todo o país. Os kits de equipamentos de informática, mobiliário e projetor multimídia (data show) serão destinados a bibliotecas públicas municipais, Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, Programa Telecentros.BR e telecentros comunitários do Minicom. Ao todo, o ministério deverá entregar 15 mil kits até o fim de 2011.
A relação dos municípios e organizações sociais que serão contemplados com telecentros comunitários nessa primeira remessa já está disponível no endereço eletrônico http://www.mc.gov.br/inclusao-digital-mc/telecentros/enderecos-de-entrega-kits-telecentro. A data de entrega do kit em cada localidade deverá ser informada em breve.  Esse primeiro lote beneficiará 3.221 unidades do programa Telecentros.BR, 486 bibliotecas municipais, 173 institutos federais e 163 telecentros comunitários.
A empresa responsável tem um prazo de até 120 dias para entregar os equipamentos e mais 30 dias para realizar a montagem do telecentro comunitário no endereço informado. Porém, segundo o Coordenador-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do Minicom, Carlos Paiva, a expectativa é que as beneficiárias recebam os kits dentro de um prazo médio de 60 dias.
Os kits que serão entregues fazem parte da expansão do programa inclusão digital do governo federal. Em agosto último, o Ministério das Comunicações concluiu um pregão eletrônico para aquisição de mais 15 mil kits de mobiliário e equipamentos para novos telecentros. A empresa Maq-Móveis Indústria de Móveis Escolares Ltda saiu vencedora.
Cada kit doado pelo ministério é composto por um servidor, 10 computadores, uma central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança, um roteador wireless, 11 estabilizadores, uma impressora a laser, um projetor multimídia, 11 cadeiras, uma mesa do professor, 10 mesas para computador, uma mesa para impressora e um armário baixo.
Para mais informações ou orientações sobre o processo de entrega dos kits telecentro podem ser obtidas no Ministério das Comunicações pelo telefone (61) 3311-6178 ou pelo e-mail cgpe@mc.gov.br
Adriano Godoi
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mc.gov.br
61-3311-6587