sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

As Teorias de Nicholas Negroponte


Nicholas Negroponte (1943, Nova Iorque) é um cientista Americano, filho de gregos, formado em Arquitetura. É um dos fundadores e professor do Media Lab, o laboratório de multimídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde é financiado por mais de 105 empresas, incluindo as maiores corporações dos Estados Unidos da América e as grandes empresas da indústria do entretenimento. Ele também assina a coluna da revista Wired e é muito reconhecido no universo da informática. É considerado brilhante e caracteriza seus conceitos no seu famoso livro “A vida digital”, conceitos muito discutidos, pois são irreverentes e otimistas. Negroponte estudou no MIT, onde se especializou no então novo campo de computer aided design (CAD), ou Projeto assistido por computador.
Entre suas explicações ele começa determinando a diferença entre bits e átomos. Para Negroponte a natureza física, constituída de átomos, passa a ser transmitida e “transformada” em outra natureza, a natureza digital (bits) “É o menor elemento atômico no DNA da informação” [1]. Como não é baseada em matéria física, a informação em bits pode ser transmitida cada vez mais em um tempo e espaço menor, ultrapassando os limites da informática e estando cada vez mais presentes na vida dos seres humanos.
Haverá uma interação maior entre os humanos de todos os lados do mundo, compartilhamento idéias e isso de uma forma cada vez mais dinâmica. Assim como grandes computadores transformaram-se hoje em laptops e palmtops que podem ser carregados até em bolsos. Além disso, será cada vez maior a interatividade e o mundo digital irá se adaptar há quem o serve, sendo cada vez mais personalizado.
O conceito de multimédia também foi descrito por Negroponte. Ele defende a interação entre bits, a mistura entre bits de vídeo e bits de áudio. Entre esses e outros, mostra a importância dos computadores e meios digitais serem mais “inteligentes”, para ele não somos nós que temos que nos adaptar e sim os meios a nós, a interface deverá ser “moldada” para cada usuário, facilitando sua manipulação.
Enfim, em suas teorias, mostra como os meios digitais facilitam e vão dominar nossa próxima era, como o e-mail, que é muito mais barato e tem inúmeras vantagens em relação a um fax, a globalização fará com que não haja barreira aos bits, e a partir daí todo o estilo de vida humano passará por um processo enorme de transformação.
Segundo Negroponte, toda indústria que possui uma posição dominante deve buscar formas de se diversificar, a tecnologia pode ser a resposta. Um exemplo são fabricantes de postes de luz e bueiros, talvez. Postes de iluminação pública são ideais para a instalação de estações-base para acesso Wi-Fi: "Cada poste poderia ser uma estação de conexão peer-to-peer", afirma. "Os bueiros são instalados em espaços regulares nas ruas das cidades, e poderiam ser usados para alguma coisa. Quem sabe? Esta é uma boa hora para essas empresas começarem a pensar em possibilidades inesperadas".
A inovação em tempos de dificuldades econômicas envolve o ato de pensar de formas surpreendentes, afirma Negroponte. Outra opinião dele é que a geração futura vai ficar horrorizada quando souber que utilizamos fios para conexão ou para qualquer outra coisa. Através desta afirmação podemos notar que Negroponte é muito otimista em relação às novas mídias.
O PC de USD 100
Negroponte esteve em 2006 no Brasil, trazendo várias idéias e propostas. Uma delas chamou bastante a atenção: a ideia do Notebook de 100 dólares, que, segundo ele, iria melhorar a educação, pois possibilitaria ao estudante várias opções de pesquisa através do acesso à internet.
O autor do livro “Vida Digital” ainda afirma em entrevista feita para o site icoletiva.com que o Brasil, por ter uma grande população que varia entre 15 e 25 anos de idade, ainda tem uma grande possibilidade de se tornar um grande pólo de produção de software, maior ainda que a Índia, mas que para isso precisaria escutar os jovens e assim descentralizar as idéias. Negroponte acrescentou que em suas previsões ele ainda vê o avanço da internet móvel, e que no futuro vamos ser motivo de riso quando virem que usávamos fios para nos conectarmos à internet. Assim começa a “vida sem Fio”. O Vídeo abaixo mostra o sucesso desses pequenos notebooks nas escolas públicas do Uruguai.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cursos online de capacitação

Telecentros oferecem 500 mil vagas para cursos online

Brasília, 27 de janeiro de 2010 – O Ministério das Comunicações vai oferecer 500 mil matrículas para cursos online de capacitação de ofício para os usuários dos Telecentros Comunitários instalados em todas as cidades brasileiras. O Diário Oficial da União desta quarta-feira traz o aviso de licitação para a contratação de empresa para prestar os cursos com pregão agendado para 8 de fevereiro. “O governo está aperfeiçoando o programa de inclusão digital, que já é considerado o maior e mais abrangente da América Latina”, afirma o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
A expectativa é que o governo irá concluir 500 mil capacitações até julho. “Estamos aprimorando o serviço prestado. É a sequência e a efetividade das ações de inclusão digital e social proporcionadas pela infraestrutura dos Telecentros Comunitários implantados no Brasil”, diz o coordenador-geral de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva.
O governo federal vai oferecer 73 cursos pela internet, colocados à disposição do público pelo site do ministério, abrangendo nove áreas de interesse para inserção no mercado de trabalho dos usuários dos telecentros. Além dos cursos, o ministério vai oferecer também ferramentas de gestão de currículos com os dados profissionais de cada pessoa capacitada. No portal, cada usuário que fez o curso poderá conferir as oportunidades de emprego no mercado.
Para participar, o cidadão receberá um cartão vale-curso contendo um código impresso para a matrícula. “O cartão dará acesso ao portal do Ministério das Comunicações. Ali, o cidadão terá direito de se matricular no curso que escolher”, informa Paiva.
Serão oferecidos cursos nas áreas de iniciação profissional, voltado para: primeiro emprego, empreendedorismo, informática, tecnologia da informação, inclusão social e digital, radiodifusão, software livre, agropecuária e meio ambiente. Os cursos deverão estar disponíveis para os alunos durante 24 horas por dia e sete dias por semana.
De acordo com Paiva, será possível ter acesso ao conteúdo de áudio, ilustrações, animações, exercícios interativos. O portal permitirá fazer a avaliação de cada aluno ao final do curso. Cada aluno receberá, ao final do período de aprendizado, um certificado expedido pelo próprio Ministério das Comunicações e pela instituição de ensino.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Energia e as Grandes Descobertas

Prezados amigos, estamos no período de férias escolares e pensando principalmente nas crianças, o Telecentro selecionou o clip abaixo.
Veja e aprenda de forma lúdica as etapas vencidas pelo homem, sua capacidade de pensar e criar inventos usando as diferentes fontes de energia, gerando um aumento na produção e uma consequente melhoria na qualidade de vida da população.
Aguardamos seus comentários!


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gramática: O uso da Crase




Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.
Fomos à piscina
à artigo e preposição
Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija a preposição a e outro termo que aceite o artigo a.
 Para termos certeza de que o "a" aparece repetido, basta utilizarmos alguns artifícios:
I. Substituir a palavra feminina por uma masculina correspondente. Se aparecer ao ou aos diante de palavras masculinas, é porque ocorre a crase.
Exemplos:
Temos amor à arte.
(Temos amor ao estudo)
Respondi às perguntas.
(Respondi aos questionário)
II. Substituir o "a" por para ou para a. Se aparecer para a, ocorre a crase:
Exemplos:
Contarei uma estória a você.
(Contarei uma estória para você.)
Fui à Holanda
(Fui para a Holanda)
3. Substituir o verbo "ir" pelo verbo pelo verbo "voltar". Se aparecer a expressão voltar da, é porque ocorre a crase.
Exemplos:
Iremos a Curitiba.
(Voltaremos de Curitiba)
Iremos à Bahia
(Voltaremos da Bahia)
Não ocorre a Crase
a) antes de verbo
Voltamos a contemplar a lua.
b) antes de palavras masculinas
Gosto muito de andar a pé.
Passeamos a cavalo.
c) antes de pronomes de tratamento, exceção feita a senhora, senhorita e dona:
Dirigiu-se a V.Sa. com aspereza
Dirigiu-se à Sra. com aspereza.
d) antes de pronomes em geral:
Não vou a qualquer parte.
Fiz alusão a esta aluna.
e) em expressões formadas por palavras repetidas:
Estamos frente a frente
Estamos cara a cara.
f) quando o "a" vem antes de uma palavra no plural:
Não falo a pessoas estranhas.
Restrição ao crédito causa o temor a empresários.
Crase facultativa
1. Antes de nome próprio feminino:
Refiro-me à (a) Julinana.
2. Antes de pronome possessivo feminino:
Dirija-se à (a) sua fazenda.
3. Depois da preposição até:
Dirija-se até à (a) porta.
Casos particulares
1. Casa
Quando a palavra casa é empregada no sentido de lar e não vem determinada por nenhum adjunto adnominal, não ocorre a crase.
Exemplos:
Regressaram a casa para almoçar
Regressaram à casa de seus pais
2. Terra
Quando a palavra terra for utilizada para designar chão firme, não ocorre crase.
Exemplos:
Regressaram a terra depois de muitos dias.
Regressaram à terra natal.
3. Pronomes demonstrativos: aquele, aquela, aqueles, aqueles, aquilo.
Se o tempo que antecede um desse pronomes demonstrativos reger a preposição a, vai ocorrer a crase.
Exemplos:
Está é a nação que me refiro.
(Este é o país a que me refiro.)
Esta é a nação à qual me refiro.
(Este é o país ao qual me refiro.)
Estas são as finalidades às quais se destina o projeto.
(Estes são os objetivos aos quais se destino o projeto.)
Houve um sugestão anterior à que você deu.
(Houve um palpite anterior ao que você me deu.)
Ocorre também a crase
a) Na indicação do número de horas:
Chegamos às nove horas.
b) Na expressão à moda de, mesmo que a palavra moda venha oculta:
Usam sapatos à (moda de) Luís XV.
c) Nas expressões adverbiais femininas, exceto às de instrumento:
Chegou à tarde (tempo).
Falou à vontade (modo).
d) Nas locuções conjuntivas e prepositivas; à medida que, à força de...
OBSERVAÇÕES: Lembre-se que:
Há - indica tempo passado.
Moramos aqui há seis anos
A - indica tempo futuro e distância.
Daqui a dois meses, irei à fazenda.
Moro a três quarteirões da escola.
Fonte:www.brasilescola.com › Gramática

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Conheça Arroio dos Ratos

O vídeo abaixo, mostra alguns aspectos importantes do cotidiano da cidade gaúcha de Arroio dos Ratos RS, berço da exploração de carvão no Brasil e atualmente destaque nacional na produção e comercialização da melancia.




terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quebec divulga Programa de incentivo à imigração

Uma das maiores economias do mundo, segundo a Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Província do Quebec (Canadá), cuja maior cidade é Montreal, é uma sociedade aberta à imigração. O governo do Quebec possui um programa de incentivo à imigração para trabalhadores de diversos países, entre eles os do Brasil, para suprir a carência de mão-de-obra do mercado interno gerado pela baixa taxa de natalidade e pelo envelhecimento da população.
Situado a nordeste da América do Norte e com uma população de 7,5 milhões de habitantes, Quebec é uma sociedade reconhecida por sua qualidade de vida, devido às condições de segurança, custo de vida pouco elevado, alta renda per capita, programa de saúde gratuito e um sistema de educação moderno e acessível a todos.
Levantamentos apontam que que 72% dos brasileiros, cinco anos depois de sua entrada na província, estão completamente integrados à sociedade quebequense.
Processo Seletivo
Quebec busca principalmente jovens adultos, formados, com experiência profissional e que falem francês ou estejam dispostos a aprender. A língua francesa é utilizada por mais de 80% da população, por isso o conhecimento do idioma é um dos elementos-chave do processo de seleção para imigrantes, já que a fluência favorecerá a integração e a participação na sociedade quebequense.
O diploma brasileiro é reconhecido no Quebec, não necessitando nenhuma complementação de estudos para a inserção no mercado de trabalho. Os profissionais brasileiros interessados em participar do processo de imigração do governo do Quebec podem se informar através do
site www.imigração-quebec.ca.
A partir do endereço eletrônico, é possível inscrever-se em uma das palestras de orientação realizadas em diferentes cidades brasileiras nas quais são apresentadas informações a respeito do Quebec e seu programa de imigração.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lev Vygotsky

Concluindo os estudos sobre os teóricos que influenciaram Seymour Papert , veremos hoje alguns detalhes importante sobre a vida e obra de Vygotsky.
Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus).
Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.

O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky morreu há 76 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. “Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea”, diz Teresa Rego, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ela ressalta, como exemplo, os pontos de contato entre os estudos de Vygotsky sobre a linguagem escrita e o trabalho da argentina Emilia Ferreiro, a mais influente dos educadores vivos.

A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

O papel do adulto
Todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante do que o previsto por Piaget e outros pensadores da educação, para quem cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno. Segundo Vygotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança “se apropria” dele, tornando-o voluntário e independente.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Jean Piaget


Jean Piaget nasceu em 1896 em Neuchâtel, Suíça. Seu pai, Arthur Piaget, foi um professor de literatura medieval na Universidade de Neuchâtel.
Piaget se tornou Doutor em ciência naturais pela Universidade de Neuchâtel e após estudou brevemente na Universidade de Zürich. No início de sua carreira acadêmica, Piaget se interessou pela psicanálise.
Mudou-se para Paris, França onde lecionou no colégio Grange-Aux-Belle para garotos, dirigido por Alfred Binet, que desenvolveu o teste de inteligência de Binet. Foi durante seu trabalho com os resultados destes testes que Piaget percebeu regularidades nas respostas erradas das crianças de mesma faixa etária.
Esses dados permitiram o lançamento da hipótese de que o pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento adulto. Em 1921, Piaget retornou à Suíça à convite do diretor do Instituto Rousseau em Genebra.
No ano de 1923, se casou com Valentine Châtenay, uma de suas ex-alunas. Juntos, tiveram três filhos, cujos desenvolvimentos cognitivos foram minuciosamente estudados pelo pesquisador suíço. Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaceneu à frente do instituto até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no IBE Council e na International Conference on Public Education, nos quais ele expressava suas teses educacionais.
Em 1964, Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences, morreu em 19 de setembro de 1980 com 84 anos de idade.
Seus estudos sobre a Epistemologia genética
Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente, comprovou suas teses.
Resumir a teoria de Jean Piaget não é uma tarefa fácil, pois sua obra tem mais páginas que a Enciclopédia Britânica. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos. Repassamos aqui algumas idéias centrais de sua teoria, com a colaboração do “Glossário de Termos”.
1 - A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. O que vale também dizer que a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades, que evolui "desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas" (RAMOZZI-CHIAROTTINO apud CHIABAI, 1990, p. 3).
2 - Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma metodologia baseada em suas descobertas.
3 - “Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O que implica os dois pólos da atividade inteligente: assimilação e acomodação. É assimilação na medida em que incorpora a seus quadros todo o dado da experiência ou ëstruturação por incorporação da realidade exterior a formas devidas à atividade do sujeito (Piaget, 1982). É acomodação na medida em que a estrutura se modifica em função do meio, de suas variações. A adaptação intelectual constitui-se então em um "equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar" (Piaget, 1982). Piaget situa, segundo Dolle, o problema epistemológico, o do conhecimento, ao nível de uma interação entre o sujeito e o objeto. E "essa dialética resolve todos os conflitos nascidos das teorias, associacionistas, empiristas, genéticas sem estrutura, estruturalistas sem gênese, etc. ... e permite seguir fases sucessivas da construção progressiva do conhecimento" (1974, p. 52).
4 - O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”.
Fonte: www.pedagogiaemfoco.pro.br




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Paulo Freire

O segundo pensador que inspirou Papert foi Paulo Freire.
Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.
No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares.Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.
Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 2/5/1997.
Obras do educador Paulo Freire:
• A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
• Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
• Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
• Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
• Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.



http://www.suapesquisa.com/paulofreire/

UFRGS oferece novas opções de cursos no Vestibular 2010

Os candidatos ao vestibular de 2010 tiveram seis novas opções de cursos, além das 80 já existentes, para escolher na hora de se inscrever. Elas são Administração, com ênfase em Formação em Administração Pública e Social, Biotecnologia, Engenharia de Energia, Engenharia Física, História da Arte, Políticas Públicas e Serviço Social.
Outra novidade é que a maioria desses cursos são noturnos. Segundo o vice-reitor, Rui Vicente Oppermann, que hoje visitou locais onde estão sendo realizadas provas do vestibular no litoral norte, essa inovação tem por finalidade promover uma maior inclusão social, uma vez que os alunos podem trabalhar durante o dia e estudar à noite.
Já o reitor, Carlos Alexandre Netto, ao percorrer escolas em Porto Alegre, destacou que o concurso desse ano está ocorrendo sem nenhum problema e que as provas estão sendo bem aceitas pelos estudantes. Para ele, o destaque ficou por conta da redação, que tratou de um tema atual e importante.
Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

John Dewey

John Dewey nasceu em 1859 em Burlington, uma pequena cidade agrícola do estado norte-americano de Vermont. Na escola, teve uma educação desinteressante e desestimulante, o que foi compensado pela formação que recebeu em casa. Ainda criança, via sua mãe confiar aos filhos pequenas tarefas para despertar o senso de responsabilidade.
Foi professor secundário por três anos antes de cursar a Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Estudou artes e filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota. Escreveu sobre filosofia e Educação, além de arte, religião, moral, teoria do conhecimento, psicologia e política.
Seu interesse por pedagogia nasceu da observação de que a escola de seu tempo continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais, e não havia incorporado as descobertas da psicologia, nem acompanhara os avanços políticos e sociais. Fiel à causa democrática, ele participou de vários movimentos sociais. Criou uma universidade-exílio para acolher estudantes perseguidos em países de regime totalitário. Morreu em 1952, aos 93 anos.

Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo.
No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.


Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Curso de Extensão na Área de Alimentos ( UFRGS)

Cuidados na manipulação de alimentos em curso de verão do ICTA
O Laboratório de Microbiologia e Controle de Alimentos do ICTA está com inscrições abertas para o curso “Boas práticas para manipuladores de alimentos em serviços de alimentação”, que ocorre no período de 11 a 13 deste mês. A atividade é voltada a responsáveis pela manipulação de alimentos, proprietários de serviços de alimentação, nutricionistas, engenheiros de alimentos, estudantes de graduação e demais profissionais da área da alimentação.
Mais informações pelo telefone 3308-6677 ou
pelo e-mail microbiologia@microbiologiadealimentos.com.br e através da página abaixo indicada.
www.ufrgs.br/icta/Extensao/cursomanipulacao.htm

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Seymour Papert

As contribuições de Seymour Papert para a Informática Educativa
Quem gosta de informática e reconhece seus benefícios para a educação deve conhecer o educador Seymour Papert.

Nascido na cidade de Pretória na áfrica do Sul em 01 de março de 1928 é um matemático e proeminente educador, lecionando no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ao articular conceitos da inteligência artificial com a teoria piagetiana, Seymour Papert propôs inicialmente uma metodologia, ou “filosofia”, e uma linguagem de programação Logo, que constituíram a abordagem construcionista.

Posteriormente, com o advento de novas ferramentas de informática, suas idéias foram aplicadas a outros ambientes computacionais além do Logo, tais como redes de comunicação a distância (Internet e similares), programas aplicativos ( processadores de texto, planilhas eletrônicas, gerenciadores de banco de dados, etc.), jogos, simuladores e outros.

Na educação, Papert cunhou o termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo.

Desta forma, o uso do computador é defendido como auxiliar no processo de construção de conhecimentos, uma poderosa ferramenta educacional, adaptando os princípios do construtivismo cognitivo de Jean Piaget a fim de melhor aproveitar-se o uso de tecnologias.

Em dezembro de 2006 sofreu um grave acidente, quando foi atropelado por uma motocicleta em Hanoi, no Vietnam, onde estava como conferencista convidado de um congresso internacional.

Dewey, Freire, Piaget e Vigotsky são os principais inspiradores do pensamento de Papert(1994).

Ao longo do mês de janeiro estaremos postando no blog do telecentro as idéias e contribuições desses importantes pensadores, aguarde.




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ler, escrever e resolver problemas em Matemática

Matemática é muito mais do que a ciência dos números, das abstrações ou do espaço. Ela é constituída de um amplo espectro de Matemáticas que se intercomunicam numa lógica de relações que é fundamental para as aprendizagens do ser humano. Sistematizar a lógica dessas relações é tarefa da pedagogia e, portanto, da escola. No entanto, não basta a transmissão do saber de cultura, para que se produzam aprendizagens. O saber de cultura, aquele sistematizado em nível científico, necessita passar por uma transposição didática para se transformar em saber de ensino.
No ensino de Matemática, os objetivos, as situações, os procedimentos propostos e os recursos utilizados devem proporcionar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, do aritmético, do algébrico, do geométrico e do estatístico-probabilístico e, consequentemente, das suas respectivas linguagens, bem como da capacidade de resolver problemas.
Desenvolver o pensamento lógico-matemático é significar os conceitos, a linguagem e a simbologia matemática e propiciar o desenvolvimento do raciocínio. O pensamento aritmético é construído a partir de experiências potencialmente ricas, em especial aquelas que incluem situações-problema relacionadas com o dia-a-dia dos alunos. Ao generalizar eventos quaisquer, particularmente aqueles que apresentam regularidades, trabalha-se o domínio do pensamento algébrico. É importante entender que o pensamento aritmético e o algébrico desenvolvem-se simultâneamente, pois ambos apresentam uma raiz comum, na medida em que trabalham com relações quantitativas. O desenvolvimento do pensamento algébrico permite que se realizem abstrações e generalizações que ampliam os conceitos e permitem o uso de linguagens matemáticas cada vez mais sofisticadas.
O desenvolvimento do pensamento geométrico inicia no momento em que o homem tem a percepção do movimento e de suas relações com os objetos que o rodeiam e proporciona o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender o mundo em que vive e resolver os problemas que o cercam.

Fonte: Lições do Rio Grande, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Estado da Educação.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As embalagens e a reciclagem

As embalagens servem para o acondicionamento, a proteção e o transporte dos alimentos ou de outros produtos que são utilizados por nós no dia a dia.
Este tipo de material deve ser reciclado ou reutilizado em lugar de, simplesmente, ser jogado no lixo, poluindo o meio ambiente. Ao separar as embalagens para reciclar, estamos evitando a poluição e poupando a natureza, pois, para fazer embalagens de papelão, por exemplo, precisamos derrubar muitas árvores.
Observe a tabela abaixo:
Material
Tempo de degradação
Jornais
2 a 6 meses
Embalagens de papel
1 a 4 meses
Casca de frutas
3 meses
Guardanapos de papel
3 meses
Pontas de cigarro
2 anos
Fósforos
2 anos
Chicletes
5 anos
Nylon
30 a 40 anos
Sacos e copos plásticos
200 a 450 anos
Latas de alumínio
100 a 500 anos
Tampas de garrafas
100 a 500 anos
Pilhas
100 a 500 anos
Garrafas e frascos de vidro ou plástico
Indeterminado
Atualmente, a preocupação com a conservação do meio ambiente tem se intensificado. A expressão “Reciclar é o caminho” revela essa preocupação, provocando o engajamento dos indivíduos nessa campanha, reconhecendo a importância da reciclagem na conservação do ambiente.
Para maiores informações obre o tema acesse os seguintes sites :
www.tanacaraqueebom.com.br e www.greenpeace.org/brasil

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

XX Salão de Iniciação Científica

As bolsista do CNPq Amanda Valle Pinhatti, Jéssica de Matos Nunes sob orienta
ção das professoras Gilsane Lino von Poser e Sandra Beatriz Rech, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentaram seu projeto no XX Salão de Iniciação Científica em Porto Alegre.

O tema do trabalho foi ANÁLISE DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM HYPERICUM TERNUM CULTIVADO IN VITRO E ACLIMATIZADO .

O Gênero Hypericum se destaca pela importante atividade biológica de seus compostos, dentre eles se destaca a espécie Hypericum perforatum,popolarmente conhecida como erva de São João, que possui atividade antidepressiva .Aproximadamente 20 espécies tem ocorrência natural do sul do Brasil .

Estudos com a espécie Hypericum ternum verificaram uma variedade de compostos fenólicos que possuem relevante atividade antioxidante, se tornou interessante estabelecer um protocolo de cultivo in vitro desta planta para manutenção e obtenção de maior concentração de metabólicos secundários.

O trabalho objetivou analisar o desenvolvimento de plantas cultivadas in vitro em diferentes meios de cultura e avaliar o teor de compostos fenólicos nestas e nas aclimatizadas.

As pesquisadoras concluíram que o Hypericum ternum adaptou-se com sucesso em todos os meios testados e seu bom desenvolvimento nessas formulações tem sido confirmado por 3 anos de cultivos.

Estudos da propagação in vitro tem como objetivo principal o maior entendimento da regulação do metabolismo secundário visando o aumento da produção destes e utilizar estas informações como uma alternativa para obtenção de matéria-prima de interesse farmacêutico com a redução do extrativismo predatório e um melhoramento da conservação das plantas.

Dicionário das verdinhas

O câmbio é livre no Brasil. Não existe dólar oficial. As taxas divulgadas todos os dias pelo Banco Central e pela imprensa refletem apenas uma média do mercado e servem de referência, e não como cotação obrigatória.
Confira as características de cada tipo de cotação:

Como é calculado?
Em que é utilizado?

Dólar Comercial
Divulgado pelo banco Central (BC), a taxa reflete a média cobrada no sistema bancário. Como os bancos trabalham com a compra e venda da moeda americana para grandes clientes, como empresas de importação e exportação, a taxa tende a ser mais barata do que o câmbio oferecido para o cidadão comum. (o dólar turismo ou flutuante), que negocia em menores quantidades.
Operações bancárias em moeda norte-americana.
Contratos de importação e exportação.

Dólar Turismo
ou Flutuante

É a cotação cobrada para quem precisa de dinheiro para viajar ao Exterior. A partir do dólar comercial, os bancos e as casa de câmbio acrescentaram seus custos e rentabilidade e chegaram ao valor do dólar flutuante ou turismo. Nas casa de câmbio, a taxa divulgada já inclui impostos e os custos de operação da empresa.. Nos bancos, onde a cotação costuma ser inferior, ainda é preciso acrescentar a taxa de operação, que varia de 2% a 5% do valor negociado. No final, as cotações tendem a se assemelhar.
Compra de dólar em dinheiro vivo.
Compra de traveler's check.
Cartões de viagem pré-pago ( como Visa Travel Money)

Dólar
Paralelo

Não há cálculo oficial. É o mercado ilegal da moeda norte-americana. Segundo site do BC ,“por estar à margem de legislação e regulamentação vigentes, sujeita seus participantes às sanções cabíveis.
Em transações não-registradas negociadas em dólar.

Abertas Inscrições no Telecentro

Encontra-se aberta as inscrições para o 3º Curso de Informática Básica com software de plataforma aberta Linux. Os alunos interessados deverão se dirigir até o Telecentro Comunitário situado na rua Fernando Ferrari nº 79 , no horário comercial ou através do fone 3 656 3136.
O curso tem duração de 20 horas aula , tendo como público alvo pessoas que não possuem conhecimento de informática e que queiram se qualificar para o mercado de trabalho.
Seu inicio está previsto para a 1ª quinzena de março de 2010.
Aproveitamos a oportunidade para lembrar que o telecentro estará aberto nos meses de férias ( janeiro e fevereiro)