quarta-feira, 11 de março de 2009

Poluição do solo...

Trabalho realizado numa aula de Área Projecto






A Poluição do solo pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas e/ou químicas e/ou biológicas desse meio.



A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral.
A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola.


- Os principais poluentes do solo são os produtos tóxicos usados na agricultura e as montanhas de lixo sólido, amontoados em lugares não apropriados, como os depósitos clandestinos.


A maioria dos resíduos sólidos provenientes de aglomerados urbanos (lixo, esgoto) e de actividade industriais e agrícolas, ainda é depositada no solo sem qualquer controlo e tratamento.     

Principais poluentes do solo: - Águas contaminadas;
- Efluentes sólidos e líquidos de indústrias químicas e de esgotos domésticos;
- Químicos da agricultura.
O lixo - este constitui uma grande preocupação para os ambientalistas modernos.     O lixo doméstico contém restos do que consumimos e não usamos (papel, embalagens plásticas, de vidro, papelão, etc...), tecido, madeira, latas, entulho e restos de comida.



    O lixo industrial pode apresentar papel, materiais sintéticos (plástico, borracha, etc.), embalagens inflamáveis e/ou impregnadas de substâncias químicas tóxicas ou venenosas.     O lixo nuclear deve ser isolado em embalagens especiais, pois pode provocar contaminação radioactiva.

Conclusão:
Nesta pesquisa concluímos que o homem e quem polui o ambiente!!!
Também ficamos a conhecer os diferentes tipos de poluição do solo.
E também ficamos a conhecer que a poluição do solo é muito prejudicial podendo afectar o ser humano através da alimentação.


by: 8ª
Ricardo...
João...

Um comentário: