domingo, junho 26, 2011

HISTÓRIA: RIO AMAZONAS

            Situado no norte do Brasil o Estado da Amazonas tem como capital  Manaus. Com destaque o rio amazonas que abrolha no sul do Peru, nas cordilheiras dos Andes. É também conhecido pelo cognome de rio Solimões. Ao transpor todo o norte da América do Sul, atravessando toda a floresta do norte do Brasil juntamente com os seus afluentes. Esses rios estão localizados entre dois hemisférios (hemisfério Norte e Sul) O rio recebe vários nomes até o encontro com o rio Amazonas, conforme esse episódio a dois ciclos de chuvas caracterizado nos dois hemisférios.

             É considerado o maior rio do mundo em volume d’água, quase todos os seus afluentes são navegáveis, servindo como meio de locomoção para diversos habitantes. Seu comprimento é cerca de (6937.08) Km de extensão. Na época das cheias de uma margem a outra a largura do rio aumenta. Sua profundidade em alguns lugares chega atingir 100 metros.  No ano de 2007 uma expedição comandada por Paula Saldanha, juntamente com Técnicos do  (IBGE) do (INPE) e Instituto Nacional de Água do Peru (IGN) foi discernido que o rio Amazonas tem 140 Km a mais que o rio Nilo, situado no continente africano.

                A sua Foz está no sentido ocidental da Ilha de Marajó, fazendo com que a cidade de Macapá seja a única capital banhada pelo rio Amazonas. O volume d’água despejado pelo rio Amazonas no Mar é tão doce que chega a atingir vários quilômetros além da  desembocadura. Esses encontros das águas do rio Amazonas com as águas do oceano, provoca ondas que percorre por várias horas o rio. Tal fenômeno recebe o cognome de Pororoca. Este fato acontece devido a elevação súbita das águas junto a Foz, que é provocada pelas marés das correntes contrárias.

                O rio Amazonas tem vários afluentes que destacam-se pelo seu tamanho e volume d’água, entre eles destacamos o rio Tocantins, rio Madeira e o rio Negro.

                Porém nem tudo é admirado neste recanto do Brasil, o desmatamento é constante nesta região, fazendo com que a terra fique seca e improdutiva devidas as queimadas que os fazendeiros fazem para o preparo das terras, para o plantio da agricultura ou pastos para a criação do gado. Em 2006 aconteceu a maior seca na bacia amazônica. Alguns rios secaram outros estiveram próximos de secarem. Trazendo perdas irreparáveis aos agricultores e aos habitantes das cidades, onde muitas cidades chegaram até a escassez de água para o uso do dia-a-dia.

                Vários habitantes ficaram incomunicáveis, por causa da seca de 2006 na região da Amazônia, devido aos transtornos ocorridos nesta ocasião, pois a única via de comunicação para alguns habitantes são os rios da bacia amazônica.

                A maior reserva florestal do planeta a cada dia perde milhares de quilômetros de árvores, reduzido a cada instante o maior patrimônio e eldorado, não só do povo brasileiro mais também de todos os habitantes da terra.

                É na região da Amazônia que ainda vivem povos considerados primitivos, são tribos indígenas espalhadas em quase todo território, habitando na floresta amazônica, cultivando seus costumes, linguagens e caracteres. Alguns pesquisadores acreditam que existam ainda povos primitivos desconhecidos.

                O clima e o solo da região é considerado desfavoráveis a conservação de risíduos. Com isso há poucos vestígios sobre os povos pré-colombiano. Mesmo assim alguns artefatos já foram descobertos pelos arqueológos, descobertas que segundo os mesmos chegam a 10.000 anos a.C. Foram encontradas  cerâmica, pinturas rupestres e outros tipos de apetrechos, que para alguns pesquisadores evidencia que muitos desses habitantes atingiram  um estágio avançado tanto em organização como viver em comunidade, mais sempre entretidos com a natureza.

                Abrigando quase 33% das florestas do nosso planeta e cerca de 30% das espécies da flora e fauna. A cada minuto são desmatada cerca de 20 hectares de florestas na região norte do Brasil. Portanto esse processo faz com que diversas espécies que ainda nem sequer foram identificadas pelo ser humano sejam estudas e inventariadas.

                Ainda resta esperança, em 1988 vários organismos internacionais preocupados com a mutação do clima do nosso planeta, principalmente com a biosfera devido as consequências que podem originar para nos habitantes deste planeta, essas organizações desencandeou uma série de discursões ao acatamento da preservação da Amazônia.

Fontes consultadas:                                                       

pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_Amazonas

www.ebciencia.com/17_intro.htm

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário