quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Seriados 16


Rin Tin Tin

Um dos primeiros animais a fazer sucesso em seriado de TV foi o cão pastor alemão Rin Tin Tin.

O enredo se passa num forte apache do Arizona onde, numa unidade da cavalaria, o garoto Cabo Rusty, que havia ficado órfão após o ataque de índios, é adotado como “mascote”. O melhor amigo de Rusty é seu cachorro Rin Tin Tin.

Quando sentia-se em perigo, Rusty dava um grito que acabou tornando-se um bordão famoso: “Yo ho Rinty!”, e lá vinha seu fiel amigo livra-lo de qualquer encrenca.

O primeiro Rin Tin Tin surgiu em 1922 e foi sucedido por mais dois cães, sempre da raça pastor alemão.

Nos principais papéis: Lee Aaker (Cabo Rusty), James L. Brown (Ten. Rip Masters), Joe Sawyer (Sgt. Biff O’Hara) e Rand Brooks (Cap. Boone).

Havia 3 cães no seriado: o mais famoso, Junior, era o que aparecia mais junto aos atores e o que apresentava-se para sessões de fotos. Mas como ele ficava nervoso ao lado de cavalos, um outro cão era filmado correndo juntos à cavalaria. Um terceiro cão, o Hey You aparecia nas cenas de luta, mas não podia ser filmado em close, pois tinha uma deformidade nos olhos.

O vídeo mostra a abertura do seriado






Curiosidades

<> O cão original nasceu em 1918 e morreu em 1932.
<> O primeiro Rin Tin Tin surgiu em 1922. Sua primeira aventura protagonizada no cinema foi em 1923, no filme Where The North Begins.
<> Credita-se ao enorme sucesso popular do cão artista, o salvamento da falência iminente do Estúdio dos irmãos Warner, a Warner Brothers.
<> A rede ABC estreou um seriado em 1959, seguindo até 1961. Outro seriado foi lançado em 1962 até 1964, desta feita pela rede CBS.
<> Nos anos 70 mais uma vez a série ganhou nova versão, com sucesso de público.
<> Pelas leis americanas não era permitido que crianças trabalhassem mais de 4 horas por dia e, por isso, cada episódio de Rin Tin Tin chegava a durar 3 dias de filmagens.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Seriados 15



Lassie

A cadela mais famosa do mundo é uma collie que participou de filmes e serie de televisão.

A personagem Lassie foi criada pelo escritor anglo-britânico Eric Knigtht, no conto Lassie volta à casa, publicado no jornal Saturday Evening Post, em 1938, virando logo um livro. Fez muito sucesso, tanto que em 1940 o conto virou novela.

O livro foi adaptado ao cinema em 1943, com Roddy McDowall no papel principal, abrindo caminho para vários filmes e série de TV.

A série mais famosa estreou na TV americana em 1954 e durou 20 anos, com 588 capítulos.

O vídeo mostra a abertura do seriado de TV




Curiosidades
<> Apesar de Lassie ser fêmea, durante todo o seriado o animal era um collie macho.
<> No Brasil o seriado foi exibido pelas TVs Excelsior e Globo.
<> Num dos filmes de Lassie para o cinema, estreou uma jovem atriz: Elizabeth Taylor
<> No seriado de TV, June Lockhart, a Maureen de Perdidos no Espaço, teve participação.

Reclames 15


Água na boca

Êta sabor que nos leva aos tempos de criança...
Os caramelos Nestlé eram realmente uma delícia.

Só tem um detalhe: na propaganda, dizia que derretiam na boca. Hum... acho que não era tanto assim.
Apesar de deliciosos, ficavam meio puxa-puxa, daqueles que quem usava dentadura tinha de ter cuidado redobrado!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Reclames 14


Calça Rancheira

Você é do tempo em que não existia calça jeans?

Existia sim, mas era chamada de calça "rancheira". Isso porque era tecido forte e barato muito usado nos ranchos americanos, pelos trabalhadores, os rancheiros.

E no Brasil a calça rancheira da marca Far-West foi grande sucesso de vendas.

A propaganda é de 1962, epoca em que as mulheres começaram a usar esse tipo de calça. Na década de 50 era praticamente uma exclusividade dos homens.
Ah, detalhe: ao fundo da foto da propaganda, o carro do momento (daquele momento, claro) um Gordini

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Homenagem Póstuma 1


Luis Carlos Tourinho

Morreu na manhã do dia 21 de janeiro, em decorrência de aneurisma cerebral, o ator Luis Carlos Tourinho, que vinha integrando o elenco da novela global Desejo Proibido.

Tourinho nasceu em 16 de maio de 1964, em Niterói, e seu primeiro trabalho em TV foi na minissérie O Cometa (1989). Trabalhou também na Chico Total, Gente Inocente, Xuxa no Mundo da Imaginação e Sob Nova Direção, entre outros.

O ator era solteiro e vivia com a mãe, em Niterói. Não deixa filhos.

O vídeo mostra cenas da participação de Tourinho em Desejo Proibido, trabalho que ele deixa incompleto.



Curiosidades

<> Trabalhou também em Suave Veneno, Sítio do Pica Pau Amarelo, Sai de Baixo, Caça Talentos e Kubanakan.
<> Tourinho já havia sido internado com aneurisma em junho de 2007 e estava sob tratamento médico.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Mitos 2


Paulo Autran

A ilustração é do premiado cartunista Rucke. Você pode contata-lo para fazer ilustrações, charges, cartuns, etc. É só entrar em contato conosco deixando um comentário.

Ele nasceu em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro e morreu em 12 de outubro de 2007, em São Paulo.

Filho de delegado de polícia, formou-se em Direito pela Faculdade de São Francisco em 1945, quando pensava em ser diplomata, mas já participava de peças teatrais amadoras.

Profissionalmente foi convidado a atuar na peça Um Deus dormiu lá em casa, no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, em 1949, incentivado pela amiga Tônia Carrero.

Com o sucesso da peça, que resultou em prêmios ao então jovem ator, Autran largou a advocacia, passando a dedicar-se exclusivamente à carreira artística, fazendo cinema e televisão, mas sempre dando preferência ao teatro, onde tornou-se um mito.
Em 1999, após vários anos vivendo junto, Paulo Autran oficializou sua união com a atriz Karin Rodrigues.

Debilitado fisicamente e após algumas internações, Paulo Autran morreu aos 85 anos. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e seus restos foram cremados no cemitério de Vila Alpina.

Uma cena antológica de Paulo Autran em novelas foi dividida com Fernanda Montenegro quando num café da manhã há uma verdadeira guerra entre Bimbo e Charlô em Guerra dos Sexos (Globo 1983). Destacamos entretanto, a cena final dessa novela, quando Paulo Autran e Fernanda Montenegro contracenam com Paulo Autran e Fernanda Montenegro.



Curiosidades

<> Embora fazendo pouco cinema, sua participação em Terra em Transe, clássico de Glauber Rocha, foi marcante.
<> Embora sabendo estar com câncer de pulmão, não deixou nunca de fumar. Mesmo gravemente enfermo, chegava a fumar quatro maços de cigarro por dia.
<> No teatro, de 1947 a 2006 foram 90 peças. No cinema, de 1953 a 2007, foram 11 filmes e em televisão, entre novelas e especiais, de 1960 a 2004 foram nove participações.
<> Paulo Autran ainda fez rádio com programetes em 1957 e 2007.
<> Foram inúmeros os prêmios que o ator recebeu, principalmente pela sua atuação teatral.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Seriados 14


Zorro

Após ter feito sucesso no cinema à exaustão e entendendo que o herói já não tinha futuro, Jonhston McCulley vendeu os direitos de Zorro ao amigo Mitvhell Gertz, que apresentou um projeto à Walt Disney em 1952.

Disney se entusiasmou com a idéia e ofereceu um seriado à rede ABC. Os executivos da emissora, entretanto, queriam primeiro ver um filme piloto, o que Disney recusava apresentar.
O impasse durou meses e Disney resolveu engavetar o projeto. Em seu lugar surgiu o projeto da série Daniel Boone, estrelado por Fess Parker, que acabou entrando à história por ser o primeiro herói de carne e osso criado por Disney. O sucesso foi tão estrondoso que serviu para Disney fazer boa parte da construção da Disneylândia com os lucros da série.

Anos mais tarde, porém, Disney precisava de mais dinheiro e resolveu tirar Zorro da gaveta, voltando a apresenta-lo à ABC que, desta vez, não hesitou em produzi-lo. Zorro estreou em 10 de outubro de 1957 teve 82 capítulos e é sucesso no mundo inteiro até hoje.

O enredo diz que após concluir seus estudos na Espanha, o jovem Don Diego de La Vega (Guy Willians) retorna à Califórnia, encontrando-a sob domínio e tirania do cruel Capitão Monastério (Britt Lomond). Para combater o vilão e seu exército, comandado pelo trapalhão Sargento Garcia (Henry Calvin), Diego acentua seus modos finos e educados para encobrir sua real personalidade que surge sob a máscara de Zorro.

As façanhas de Zorro, sempre em ajuda aos fracos e oprimidos, são auxiliadas pelo fiel criado Bernardo (Gene Sheldon).
Vários testes foram feitos para se escolher o herói. Participaram entre outros: Hugh O’Brian, John Lupton e David Jansen. Quando Disney viu o teste do então jovem e pouco conhecido Guy Willians, mandou suspender tudo, pois já havia achado o ator certo e definitivo.

Em 1961, devido a problemas entre a ABC e Disney, o projeto foi encerrado, apesar de estar no auge do sucesso. Guy Willians continuou por algum tempo usando a capa e a espada em aparições na Disneylândia.

O vídeo mostra a celebre abertura do seriado.





Curiosidades

<> Disney construiu praticamente uma cidade para as filmagens.
<> As espadas eram verdadeiras e as lutas aconteciam sem qualquer proteção, o que provocou ferimentos em Britt Lomond (Capitão Monastério) e em Tony Russell, que feriu-se no olho.
<> Duas diferenças entre o seriado de Disney e os filmes anteriores: no seriado o cavalo de Zorro chama-se Tornado e é preto, no cinema chamava-se Silver e era branco; no seriado o fiel escudeiro é o criado Bernardo e no cinema era o índio Tonto.
<> Zorro abriu o caminho do estrelato para Guy Willians, que depois viria a ser John Robinson de Perdidos no Espaço.
<> Além do salário, Willians recebeu 2,5% dos lucros da série.
<> Na maioria dos episódios Henry calvin, na pele do Sargento Garcia, acabava roubando as cenas com uma atuação impecável.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Mitos 1



Mário Lago

Nas fotos, Mário ainda jovem no fim dos anos 30 e já idoso, no início do Século 21.

Nascido no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1911 e falecido também no Rio, em 30 de maio de 2002, Mário Lago, além de ator, foi compositor, poeta, radialista e advogado além de grande militante do Partido Comunista..

Como compositor, deixou alguns sucessos inesquecíveis como Ai que saudades da Amélia (1942) e Atire a primeira pedra, ambas compostas em parceria com Ataulfo Alves.

Filho do maestro Antônio Lago, teve seu primeiro poema publicado aos 15 anos. Na década de 30 formou-se em Ciências Jurídicas na então Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, hoje Faculdade de Direito da UFRJ, quando inciou sua militância política no Partido Comunista Brasileiro, quando foi contemporâneo de Carlos Lacerda, Lamartine Babo e Jorge Amado, entre outros. Trabalhou em teatro de revista compondo, escrevendo e atuando.

Passou a ser conhecido do grande público quando começou a atuar em novelas da Globo como Casarão, Nina, Brilhante e Barriga de Aluguel, entre tantas outras. Fez também teatro e atuou em cinema como no filme Terra em Transe, de Glauber Rocha entre tantos outros.

Em dezembro de 2001, já debilitado e numa cadeira de rodas, foi homenageado de forma especial por sua carreira recebendo o Troféu Domingão do Faustão. No ano seguinte foi criado o Troféu Mário Lago com o qual Fausto Silva homenageia anualmente um grande nome da teledramaturgia.

Em sua última entrevista, concedida ao Jornal do Brasil, disse que estava escrevendo uma auto-biografia e tinha certeza de chegar ao centenário. "Fiz um acordo com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele", revelou.

O tempo, entretanto descumpriu o acordo e o levou aos 90 anos. Mário Lago morreu em sua casa, no Rio, de enfisema pulmonar.

O vídeo é uma homenagem à Mário Lago. Nele Rui de Carvalho e Dóris Monteiro, no Tijuca Tênis Clube, cantam Aí que saudades da Amélia, em 2002. Além de relembrar o grande sucesso, vale ver Dóris Monteiro, grande cantora, há muito afastada do grande público.



Curiosidades

<> Seu primeiro grande sucesso como compositor foi Nada Além (1937), na voz de Orlando Silva.
<> Uma música imortalizada foi a marchinha carnavalesca Aurora (1940), consagrada na voz de Carmem Miranda.
<> Foi roteirista da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, escrevendo radionovelas.
<> Escreveu três livros e foi biografado por Mônica Velloso em Mário Lago: boemia e política.
<> No ano de 2000 foi homenageado pela Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, do Rio.
<> Amélia existiu de fato. Vale a pena conhecer a sua história nas palavras de Mário: “Amélia era o nome de uma lavadeira que trabalhava na casa da cantora Aracy de Almeida e seu irmão, o baterista Almeidinha. Amélia era ótima pessoa, de uma dedicação sem limites. Era capaz de fazer qualquer sacrifício por sua família ou por qualquer pessoa que a ela recorresse. Tinha bom humor e não se aborrecia com as trapaças e dissabores da vida. Todas as vezes que o Almeidinha ficava sabendo de uma desavença amorosa no grupo, costumava dizer: “Ai, a Amélia! Aquilo sim é que era mulher! Lavava, engomava, cozinhava, apanhava e não reclamava”.

Atores 1


Carlos Alberto

Na foto, com Yoná Magalhães, sua esposa na época.

Nascido em Porto Alegre, em 11 de junho de 1925 e falecido no Rio de Janeiro, em 6 de maio de 2007, Carlos Alberto Soares nunca chegou a ser um grande galã, embora tenha protagonizado pelo menos três novelas de grande sucesso: A Ponte dos Suspiros (1969), Simplesmente Maria (1970) e Bravo (1975).

Carlos Alberto começou a carreira trabalhando em cinema. Em TV, iniciou na Record em O Desconhecido. Depois foi para a Globo onde participou de várias novelas, fazendo par constante com Yoná Magalhães, sua esposa na época. Em 1970 ambos transferiram-se para a Tupi onde o sucesso maior foi Simplesmente Maria. Após o final do casamento, ele continuou na Tupi e ela voltou à Globo.

Depois de Pai Herói (1979) ficou alguns anos afastado e voltou em 1986, na Manchete, em Dona Beija e, ainda na Manchete fez mais quatro novelas. Seu último trabalho foi na Globo, em 2003, em Chocolate com Pimenta.

Em 2006 teve diagnosticado um câncer, já em estado avançado, que o levou à morte em maio de 2007.

O vídeo mostra imagens da chamada da novela Bravo, protagonizada por Carlos Alberto.





Curiosidades

<> Em 1972, quando estava na Bandeirantes, envolveu-se amorosamente com a cantora Maysa.
Fora da TV trabalhou como fiscal de rendas do Estado do Rio e chegou a candidatar-se a prefeito de Marica (RJ).
<> Sempre muito reservado, dizia não assistir a nenhuma novela, nem as que atuava, por não considerar-se bom ator.
<> Foi um dos responsáveis pela brilhante carreira de Rubens de Falco.
<> A seu pedido, o falecimento do ator, aos 81 anos, só foi comunicado pela família um mês após.