sábado, 26 de abril de 2008

Especial Batman 7

Mulher-Gato

A Mulher-Gato é o alter-ego de Selina Kyle. Órfã desde criança, ela passou infância e juventude num orfanato feminino, mas um dia fugiu, tornando-se prostituta.

Foi apaixonada por Batman mas, por não ser correspondida, a paixão transformou-se em ódio.
No seriado de TV, três atrizes deram vida à vilã: Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt.

Conheça cada uma delas com uma pequena biografia e fotos caracterizadas como a vilã e mais atuais.

Julie Newmar

Nascida em Los Angeles, 16 de agosto de 1933, foi disparadamente a mais famosa das interpretes da Mulher-Gato do seriado.
Esbanjava beleza e sensualidade, num corpo simplesmente escultural, numa época em que nem se sabia o significado da palavra silicone.

Foi a própria atriz quem desenhou seu traje em lurex (lycra brilhante e justísismo) que deixava à mostra seu corpo de dançarina.
Por estar envolvida em outras produções não foi até o final do seriado.

Curiosidades

<> Julie Newmar foi a primeira Mulher-Gato do seriado. Contratada para apenas um episódio, acabou participando de seis.
<> Quando aparecia, a audiência de Batman subia astronomicamente.
<> Por sua interpretação no seriado entrou, na época, para a lista das dez mais dos Estados Unidos.
<> No Brasil foi dublada pela veterana dubladora e atriz Gessy Fonseca.

Lee Meriwether
Nascida Lee Ann Meriwether, em Los Angeles, 27 de maio de 1935, foi miss Estados Unidos.
Quando Batman era sucesso e foi feito o filme para o cinema, Batman, the Movie, Julie Newmar não pode aceitar o convite e, assim, a Mulher-Gato foi interpretada por Lee Meriwether. Linda, também mulher de corpo escultural e que foi muito bem aceita pelo público fã da Dupla Dinâmica.
Foi chamada para participar também do seriado, mas devido a outros compromissos, acabou não aceitando.

Curiosidades

<> Foi Miss EUA em 1955.
<> Os produtores a queriam também no seriado.
<> Um dos motivos para não participar do seriado foi porque estava comprometida com outro projeto: Túnel do Tempo, onde viveu a Drª Ann MacGregor (foto ao lado).
<> Participou também dos seriados Barnaby Jones, Missão Impossível
<> Em 1988 foi a Lily Monstro em The News Munsters

Eartha Kitt

Nascida Eartha Mae Kitt, na Carolina do Sul, 17 de janeiro de 1927, é cantora e atriz e ficou famosa ao viver a terceira Mulher-Gato.

Ela participou em apenas três episódios e, embora talentosa, não foi muito bem aceita pelo público que mostrou racismo, não aceitando uma Mulher-Gato negra. Uma discriminação absolutamente estúpida.
Após a rejeição do público, Julie Newmar foi contratada novamente.

Curiosidades
<> Seu “miado” foi o melhor das três interpretes da Mulher-Gato.
<> Sua vestimenta era inteira negra, enquanto das outras eram azul marinho.
<> Participou e inúmeros filmes, de 1958 a 2005.
<> É cantora de jazz.

Automobilismo 2

Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva, apesar de falecido, continua sendo o maior mito do automobilismo brasileiro e um dos maiores do mundo. Nasceu em São Paulo, 21 de março de 1960 e faleceu em Bolonha, Itália, 1º de maio de 1994.

(Nas fotos, à esquerda, Senna aos três anos e a direita, uma das fotos que o mostram compenetrado, já adulto, consciente de sua importância no mundo da F1).

Iniciou no kart e foi campeão de Fórmula 3 Britânica, o que o levou à Fórmula 1. Sua estréia deu-se em 1984, na equipe Toleman, passando no ano seguinte pela Lotus, onde ganhou seis corridas em três temporadas.
Foi contratado em 1988 pela McLaren, passando a ser companheiro do francês Alain Prost, com quem viria a ser menos companheiro e mais adversário dentro da própria equipe, protagonizando uma das maiores rivalidades do automobilismo mundial. Ainda em 88 conquistou seu primeiro título de Campeão Mundial. Senna voltou a conquistar o mundo em 1990 e 91 e ainda foi vice em 1989 e 1993, sempre pela McLaren.
(A foto à esquerda é histórica: Senna, Prost, Mansell e Piquet. Dificil unir essa troupe amistosamente. Á direita, mostra-o na McLaren).
Em 1994 transferiu-se para a Williams-Renault, onde encerrou sua carreira e colocou ponto final na própria vida no GP de San Marino, em Imola, num final de semana trágico: nos treinos da quinta-feira, o próprio Senna rodou na pista; na sexta, o brasileiro Rubens Barrichello sofreu grave acidente não reunindo condições para disputar o GP e no sábado, na tomada oficial de tempo, o piloto austríaco Roland Ratzemberger acidentou-se e morreu. No domingo fechou-se a tragédia com a morte do piloto brasileiro, testemunhada ao vivo por milhões de telespectadores no mundo inteiro.
(A foto Á esquerda é de Senna na Lotus, um dos carros mais lindos de todos os tempos na F1 e à esquerda, na Toleman, onde iniciou em 84).
O piloto está sepultado no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.
Os vídeos mostram as duas vitórias de Ayrton Senna em Interlagos e um clip especial mostrando grandes momentos do piloto e fotos de sua vida. Resgatamos a narração de Galvão Bueno no momento do acidente, mas infelizmente são poucos segundos. Mas vale pela lembrança e pela emoção.




Curiosidades

<> Senna estreou em 1984 no GP do Brasil. O primeiro ponto veio na prova seguinte, na África do Sul.
<> A primeira vitória na Fórmula 1 foi em 1985, no GP de Portugal.
<> Em sua carreira na F-1, Ayrton conquistou 65 poles positions.
<> Em 161 GPs disputados venceu 41.
<> Sua habilidade em correr em pista molhada (foto à direita) tornou-se praticamente uma lenda e Senna é comparado ao legendário argentino Juan Manuel Fangio, também um dos maiores do mundo.
<> Foi encontrado no carro de Ayrton Senna, quando ele morreu, uma bandeira austríaca que – em caso de vitória – ele iria empunhar em homenagem à Roland Ratzemberger, falecido na véspera.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Especial Batman 6

Charada

De longe o mais inteligente dos inimigos de Batman, o Charada do seriado teve dois atores a interpreta-lo. O melhor foi Frank Gorshin, o outro, John Astin.

A história do vilão é a seguinte: Eddie Nashton era menino e seu professor fez uma competição para ver qual estudante montaria mais rápido um quebra-cabeças. Usando de trapaça, ele venceu com facilidade.

Anos depois, já adulto, ele alimentou seu amor por enigmas dirigindo um stand desonesto de quebra-cabeças num parque de diversões. Ao ver que as coisas iam bem, sua ganância foi crescendo até usar suas habilidades para praticar crimes e enganar a polícia e Batman.
Mudando seu nome para Edward Nigma, passou a assinar E. Nigma e, vestindo uma roupa cheia de pontos de interrogação, virou o Charada, usando sua mente doentia para o mal.

Uma de suas características é dar pistas de seus crimes, justamente para atrair Batman e Robin para suas armadilhas. Desafiando a inteligência dos heróis, Charada sabe que deixar pistas pode ser um erro fatal. Mas é compulsiva sua necessidade de brincar com o perigo.

Frank Gorshin
Nasceu em Pittsburg, Pensilvânia, em 5 de abril de 1934 e morreu em Burbank, em 17 de maio de 2005, após ficar algumas semanas hospitalizado. Tinha 71 anos.

Começou a atuar profissionalmente aos 17 anos e interrompeu a carreira para servir na Guerra da Coréia, onde foi dado erroneamente como morto, em 1957.
Participou também da série original de Jornadas nas Estrelas, Buck Rogers no Século 25, Lois & Clark, Combat e Hawaii 5-0, entre outros.

John Astin
Astin foi convidado a participar de Batman porque Frank Gorshin havia se desentendido com os produtores por problemas financeiros.
Astin, entretanto, deu vida a um Charada completamente diferente e, por isso atuou em apenas dois episódios, fazendo com que os produtores cedessem e recontratassem Frank com aumento salarial.
Mas isso não quer dizer que John Astin não tenha sido um bom ator. Ele fez muito sucesso como Gómez da Família Adans, da ABC, que fazia grande concorrência com Os Monstros da CBS.
O ator nasceu em Baltimore, 30 de março de 1930. Iniciou fazendo teatro na escola até que mudou-se para Nova Iorque onde assumiu mesmo a carreira. Antes de Batman, participou de seriados como Gungsmoke e The Doris Day Show, entre outros.
Atualmente está em seu terceiro casamento e tem um total de 3 filhos biológicos e um adotivo.
O vídeo mostra o alucinado Charada de Frank Goshin, tendo Robin por refém, mas acabando dominado por Batman.


Curiosidades

<> John Austin foi Charada em apenas dois episódios do seriado. Nos demais Frank Gorshin é quem deu vida à personagem.
<> Em Batman Forever (1995) o Charada foi bem vivido pelo caretudo e caricato Jim Carrey.

Especial Batman 5

Burgess Meredith – Pinguim

Via de regra no Batman dos anos 60, os principais vilões eram atores mais consagrados que os próprios herois e acabavam roubando a cena. É o caso, por exemplo, de Burgess Meredith, que deu vida ao Pinguim.

Nascido em Cleveland, 16 de novembro de 1907 e falecido em Malibu, 9 de setembro de 1997, iniciou sua carreira nos anos 30, mas a fama veio mesmo a partir de 1966, justamente interpretando o Pinguim no seriado. Já consagrado e idoso, teve destaque também como Mickey Goldmill, o simpático e rabugento treinador de Rocky Balboa em Rocky – Um Lutador, em 1976, tendo sido inclusive indicado para o Oscar de ator coadjuvante.

Como o Pinguim do seriado, ele atuou em 10 episódios.

Pinguim era um criminoso que sentia-se meio homem, meio ave e jamais separava-se de uma piteira e seu guarda-chuva. O guarda-chuva, aliás, era geralmente usado como arma.

O vídeo mostra uma das sempre excelentes participações de Burgess dando vida ao vilão.

Curiosidades

<> Participou ainda de Rocky II (1979) e Rocky III (1982), quando sua personagem morre.
<> Em Rocky V (1990), Burgess aparece em cenas de flashback.
<> Burgess também teve participação no seriado Os Monkees.
<> Teve quatro casamentos.
<> Morreu em decorrência do Mal de Alzheimer.
<> Em Batman – O Retorno o papel de Pinguim coube à Danny De Vito, que também interpretou magistralmente. Mas De Vito disse que sua inspiração para viver o papel foi Burgess Meredith.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Especial Batman 4

Cesar Romero – Coringa

O mais cultuado dentre os arquiinimigos de Batman, o Coringa no seriado foi interpretado por Cesar Romero, nascido Cesar Julio Romero Jr., em Nova Iorque, 15 de fevereiro de 1907 e falecido em Santa Monica, 1 de janeiro de 1994.

De origem cubana, começou como ator e dançarino na Broadway tendo estreado no cinema em A Ceia dos Acusados (1934). Por sua origem, era requisitado, nas décadas de 30, 40 e 50 para papéis de “latin lover”.

Mente doentia, Coringa não perdia oportunidades para tentar ridicularizar Batman. Chegava a rir de sí próprio, vez por outra, ao ser capturado pelo heroi.
Uma das versões sobre o surgimento do vilão diz que era um trabalhador, homem casado e feliz. Trabalhava como assistente de laboratório na Indústria Química Ace, em Gotham City. Esperando tornar-se um comediante, ele deixou seu emprego mas logo percebeu que as platéias não o achavam engraçado.

Sentindo-se fracassado e precisando sustentar sua esposa grávida, acabou envolvendo-se no mundo do crime. Foi pressionado por bandidos a guia-los a uma fabrica de baralho, vizinha à Química Ace, onde aconteceria um assalto.

Entretanto, no dia combinado, a tragédia o atingiu: sua esposa foi eletrocutada num acidente. Desanimado, o futuro Coringa quis desistir, mas foi pressionado a manter sua palavra. Apesar de relutante, ele levou a gangue à Química Ace naquela noite. Estava disfarçado usando um capacete metálico.

Porém, o crime foi frustrado pelos seguranças da indústria e por Batman. Ao tentar fugir, o ex-funcionário caiu num tanque de lixo químico e, quando removeu o capacete, descobriu a proporção do estrago: sua pela desbotou tornando-se totalmente branca, seus lábios ficaram extremamente vermelhos e seus cabelos ganharam coloração verde. O choque, aliado ao trauma da perda da esposa, joraram o pobre homem além dos limites da sanidade. Nascia, assim o Coringa.


O vídeo mostra uma das inúmeras vezes em que a dupla dinâmica cai refém do vilão bufão. Mas, é claro, os herois levam a melho no final.



Curiosidades
<> Durante as filmagens de Aconteceu em Havana, conheceu e tornou-se amigo de Carmem Miranda, além de apaixonar-se pelo Rio de Janeiro, onde esteve por duas oportunidades.
<> Numa delas, no Carnaval de 1946, veio ao Rio com Tyrone Power, de quem o ator era amigo íntimo.
<> Uma das exigências de Cesar Romero quando filmou Batman era que seu bigode não fosse raspado. A maquiagem branca disfarçava o bigode do ator, mas se repaparam bem, dá para perceber.

Especial Batman 3

Burt Ward

Aos 19 anos, a sorte sorriu para Burt Ward quando passou no teste para viver Robin, o Menino Prodígio, parceiro inseparável de Batman. Até então Herbert John Gervis Jr., nascido em 6 de julho de 1945, não havia feito nada de maior destaque. Bastaram as três temporadas do seriado para torna-lo uma celebridade.

Nos testes para a serie, Burt conta que teria de lutar contra dois garotos que lhe arrancavam as calças. Rindo ele diz que pensou ser um teste para filme pornô. Burt estava para completar 20 anos e não tinha nenhuma experiência como ator. Fazia bico numa imobiliária.
Burt teve problemas com a chamada moral e bons costumes. Um grupo de senhoras da sociedade americana reclamaram que o órgão sexual do jovem ator ficava proeminente sob a sunga. Os produtores encontraram a solução: Burt passou a usar duas sungas, uma por cima da outra.

Como isso não deu resultado, Burt teve de começar a tomar remédios para diminuir seu órgão sexual (sic!). Depois de algum tempo ele recusou-se a continuar com isso, alegando que tais medicamentos poderiam prejudica-lo futuramente.
A solução foi filma-lo no chamado plano americano, isto é, da cintura para cima quando aparecia de perto.
A foto ao lado é recente. Mostra o ator já "sessentão" e bem acima do peso. Nem sombra do garoto ágil e dinâmico que tanto sucesso fez no final dos anos 60.

O vídeo mostra um apanhado de Burt Ward como Robin, o Menino Prodígio.




Curiosidades

<> Uma das coisas que o ajudou a conseguir o papel foi o fato de ser faixa preta em artes marciais.
<> Em um episódio Batman e Robin contracenam com Besouro Verde e seu ajudante Kato. Kato era vivido por ninguém menos que Bruce Lee.
<> Burt ficou muito nervoso ao ter de contracenar com o mito das artes marciais. Ele disse que estava tão nervoso que alguém da produção disse “parece um gavião negro (Bruce Lee) contra uma Galinha Amarela (Burt Ward). Tudo acabou em risos e descontraiu o ambiente.
<> Como Robin fazia muito sucesso com as adolescentes americanas, rolou algum ciúme por parte de Adam West.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Tributo 7

Carmem Silva

Morreu dia 21 de abril de 2008 em Porto Alegre, Carmem Silva, atriz de rádio, cinema, teatro e televisão, aos 92 anos de idade. A causa foi falência múltipla dos órgãos.
Nascida Maria Amália Feijó em Pelotas-RS, no dia 5 de abril de 1916, a atriz iniciou no rádio, em sua cidade natal, passando posteriormente para o teatro, cinema e finalmente televisão.No cinema estreou em 1946 em El Angel Desnudo e seu último trabalho foi em 2005 em Café da Tarde, num total de 15 trabalhos.
Já em TV a estréia foi em 1958 no teleteatro Cela da Morte e sua última aparição foi em 2006, em A Diarista. Participou de teleteatros, minisséries, humorísticos e novelas, sendo que um de seus papéis mais marcantes foi dona Flora em Mulheres Apaixonadas, na Globo, onde vivia – ao lado do recentemente falecido Louzadinha – um casal de idosos maltratados pela neta vivida por Regiane Alves que vivia Dóris. Em televisão foram 27 trabalhos.
As fotos mostram Carmem no filme Amor de Perversão, em 1982 e Louzadinha e Carmem ladeando Regiane Alves que, nos bastidores da novela Mulheres Apaixonadas de 2003, cobria os velhinhos de carinhos e sentia-se verdadeiramente sua neta.

Especial Batman 2

Adam West

O Batman do seriado nasceu em Walla Walla, Washington, em 19 de setembro de 1928 e foi batizado com o nome de Willian West Anderson.

Sua estréia como ator foi uma ponta em 1957 no filme Voodoo Island, mas seu nome não aparece nos créditos. Participou de vários seriados de TV, mas seu único destaque foi em Batman.

O sonho de West era ser um grande astro de western, mas atuar em Batman mudou sua vida.

Adam West foi muito criticado por encarnar um heroi sem porte físico para tal. Taxavam-no de barrigudo. Adam procurou compensar isso com muita agilidade, principalmente em cenas de ação.

Quando foi realizado o seriado, Adam West tinha 38 anos e filmou até os 40. Ele escreveu um livro sobre sua vida e nele, lamenta nunca ter sido convidado para alguma participação nos filmes recentes de Batman da telona. Hoje ele poderia tranqüilamente viver o mordomo Alfred ou o comissário Gordon, por exemplo.

O Vídeo mostra uma das inúmeras cenas em que Batman e Robin caem nas mãos de seus arquiinimigos. Desta feita Batman precisa lutar justamente contra Robin que está sob as garras da Mulher Gato.



Curiosidades

<> O primeiro a ser convidado para o papel foi Lyle Waggoner, que recusou a proposta. Adam West foi a segunda opção.
<> Lyle Waggoner, mais tarde atuaria em Mulher Maravilha.
<> Adam West vive numa fazenda no interior de Idaho, nos Estados Unidos e esporadicamente participa de algum filme.
<> O ator ainda é cultuado e requisitado para palestras sempre lembrado como Batman.
<> Consta que a amizade entre West e Burt Ward (Robin) ficou maior após o final do seriado. Durante o decorrer das filmagens havia muita “picuinha” para saber quem podia mais nos bastidores.
<> É ainda requisitado para dublar. Tem trabalhos como dublador em Os Simpsons e Johny Bravo.
<> No filme Os Reis do Faroeste, atuou juntamente com Os Três Patetas.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Especial Batman 1

Batman

Para abordar o Homem Morcego poderíamos deixar aqui centenas, quem sabe milhares de postagens. Portanto, o que se verá é um resumo resumidíssimo. Abordando principalmente o seriado de TV. Posteriormente estaremos abordando Batman no cinema e nos quadrinhos.

Na TV, quando foi lançado o seriado em 1966, o nome Batman já era um ícone. Mas o produtor Willian Dozier não pretendia trazer à telinha um Batman sombrio e amargurado, vingativo... então resolveu criar um Batman para a família maericana da metade dos anos 60 e para os adolescentes da época. Assim nasceu uma dupla repleta de humor e do “politicamente-correto” excessivo.

Cada episódio era dividido em dois capítulos. No primeiro, invariavelmente, os heróis terminavam presos nas mais mirabolantes armadilhas preparadas pelos arqui-inimigos. Muitas cores e onomatopéias eram atrações. No segundo capítulo não havia outro caminho: Batman e Robin livravam-se das armadilhas e ainda capturavam os vilões.

O final do primeiro capítulo, sempre os heróis terminavam presos de tal maneira que seria muito fácil aos vilões um assassinato por um tiro ou facada... mas com suas mentes sempre doentias, os vilões bolavam as mais caricatas e estrambólicas armadilhas. Outra coisa: impressionante como a identidade secreta era mantida, com os dois via de regra desmaiados e/ou presos e indefesos. Mas tudo isso faz parte do charme da coisa.

A tecnologia mostrada na Batcaverna e no Batmovel, este principalmente, era coisa de entusiasmar. E tinha a bat-moto, a bat-lancha, o bat-coptero... Na mesma bat-hora, no mesmo bat-canal e inúmeros outros “bats” viraram gíria entre os jovens dos anos 60 ano mundo inteiro.


É claro que para descrever esse bat-sucesso teremos de postar em capítulos. Então vamos abordar os heróis, os vilões e assim vai. Sempre com fotos e vídeos. Como aperitivo, cenas do longa de 1966, baseado no sucesso do seriado.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Tributo 6

Renata Fronzi

Filha e neta de italianos, Renata Mirra Ana Maria Fronzi (que depois de casada tornou-se Ladeira), veio de família toda ligada ao teatro. Ela nasceu em 1º de agosto de 1925, quando seus pais estavam em excursão na província de Santa Fé, na Argentina.

Começou a vida artística com balé, no Teatro Municipal de São Paulo. Como atriz estreou profissionalmente na companhia de Eva Todor, na peça Sol de Primevera.

Seus pais foram para o Rio, a convite de Walter Pinto, famoso homem da noite carioca e Renata foi junto. Acabou estrela do Teatro de Revista.

No Rio de Janeiro conheceu o famoso radialista César Ladeira, um ícone, por quem se apaixonou e casou. Já casada, entrou definitivamente para a TV. Estreou no comando do Teatrinho Trol e viu sua carreira deslanchar na Record no antológico Família Trapo.

Depois, na Globo, participou de Faça Humor, Não Faça a Guerra, Chico City, Satiricon e novelas como Minha Doce Namorada, O Semideus e Chega Mais, por exemplo.

Na Bandeirantes pode ser vista na reprise de Bronco, ao lado dos saudosos Ronald Golias e Nair Belo.

Viúva, dividia seu carinho com filhos, netos, bisnetos e inúmeros amigos. Sua casa era sempre uma festa, sempre com muitas pessoas todos os dias.

Com problemas de saúde, Renata precisou ser operada das duas pernas. Mesmo assim nunca deixou de sorrir e passar uma imagem de alegria e otimismo.

No dia 8 de março, foi internada no Hospital Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro. Seu filho não tinha dinheiro para interná-la num hospital particular. Após ser acometida de infarto e AVC, ficou por muito tempo num corredor do hospital. Posteriormente ficou internada na UTI. Renata faleceu no dia 15 de março de 2008, aos 82 anos.

O vídeo mostra trecho de Família Trapo, onde Renata contracena com Jô Soares, Ricardo Côrte Real e os já falecidos Ronald Golias, Otelo Zeloni e Sônia Ribeiro. Agradecimentos ao site Canal Memória, pelas imagens.



Curiosidades
<> Na Bandeirantes atuou em Dulcinéia Vai à Guerra, ao lado de Dercy Gonçalves.
<> Intercalava televisão com teatro e cinema, onde fez mais de 30 filmes.
<> Seus últimos trabalhos na TV foram em As Filhas da Mãe (2002) e Agora é que são Elas (2003), ambas na Globo.
<> No cinema fez Coisa de Mulher, em 2005.

Seriados 18

Jim das Selvas

Antes de chegar à TV, Jim das Selvas foi tira de quadrinho em jornal e depois virou revista em quadrinhos. Ainda foram produzidos para o cinema 16 filmes pela Columbia Pictures (filmes considerados B, por não terem produção de primeira linha) entre 1948/1955.
Na televisão a Screen Gens produziu 39 episódios, entre 1955/56. Tanto no cinema quanto na TV o herói foi protagonizado por Johnny Weissmuller, o mais famoso Tarzan da tela.
Snopse
Jim Bradley era um destemido desbravador das selvas da Malásia, Sumatra, Bengala e Borneo, enfrentando contrabandistas e fugitivos e piratas, tendo o Cobra, como seu maior inimigo. Tinha como companheiro o nativo Kolú (em alguns episódios Kassim).
Várias mulheres passaram por sua vida, mas a mais marcante foi Lilli deVrille (também chamada de Shangay Lil).

Os vídeos são uma verdadeira raridade. Mostram cenas do seriado, produzidas em preto e branco. Um deles tem dublagem em português.







Curiosidades

<> Jim das Selvas foi um seriado de rádio, nos Estados Unidos em 1935.
<> Em 1937 a Universal Pictures produziu para o cinema, 12 episódios, estrelados por Grant Withers.
<> Quando sentiu-se um tanto velho para continuar vivendo Tarzan, Johnny Weissmuller aceitou o convite para ser Jim das Selvas. O sucesso foi tanto, que ofuscou completamente Grant Withers.
<> A série estrelada por Johnny Weissmuller foi considerada uma versão mais madura e requintada de Tarzan.
<> A macaca, que em Tarzan era Chita, em Jim das Selvas era Tamba.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Atrizes 2

Sandra Bréa

Rio de Janeiro, 11 de maio de 1952/Rio de Janeiro, 4 de maio de 2000

O talento de Sandra Bréa fazia dela não só uma atriz de sucesso. Além de interpretar, ela dançava muito bem, o que a levou a protagonizar muitos musicais no teatro e TV.
Sua carreira iniciou-se aos 13 anos, como modelo. Aos 14 já trabalhava no teatro de revista, a convite da amiga Leila Diniz.

Estreou na Globo em Assim na Terra como no Céu, mas seu trabalho de maior destaque foi em O Bem Amado. Ainda na Globo atuou em Os Ossos do Barão, Corrida do Ouro e Elas por Elas, entre outras.

Em 1983 foi para a Bandeirantes onde trabalhou em Sabor de Mel. Em 1989 voltou à Globo onde participou de novelas, musicais e humorísticos. Seu último trabalho foi a Rosita, em Felicidade (1991).

Sua beleza esfuziante rendeu-lhe inúmeros convites para filmes de pornochanchada. Posou nua várias vezes para revistas como Status e Playboy, entre outras, na década de 70.

Ao tornar-se soropositiva, assumiu publicamente a Aids e levantou a bandeira contra o preconceito. Morreu vítima da doença, aos 47 anos, queixando-se justamente do abandono por parte dos amigos e da classe artística.

Curiosidades
<> Quando fazia parte do elenco do humorístico Faça Humor, Não Faça a Guerra, conheceu Luiz Carlos Mieli, que a dirigiu em vários shows de música, humor e dança.
<> Fez sucesso no programa Sandra & Mieli.
<> Sandra Bréa apareceu nua em plenos anos de ditadura.
<> Foi casada três vezes: Eduardo Espíndolla Neto, Antonio Guerreiro e Arthur Guarisse.

Atrizes

Ariclê Perez

Campinas, 7 de setembro de 1943/São Paulo, 26 de março de 2006

Poucas atrizes faziam o papel de dama, de mulher da alta sociedade, de mulher de classe refinada como Ariclê Perez.

Estreou aos 23 anos fazendo Electra, no teatro. Participou também da primeira montagem brasileira da peça Hair e muitos outros espetáculos. Ela se dizia apaixonada pelo teatro. Foram mais de 40 peças, muitas delas dirigidas por Flávio Rangel, com quem foi casada.

A estréia em TV foi em 1976, em Canção para Isabel, na Tupi. Contratada pela Globo, estreou em Meu Bem, Meu Mal, em 1990. daí por diante foram muitas novelas e minisséries, com destaques para Elisinha Jordão na segunda versão de Anjo Mau e Júlia Kubitschek, mãe do presidente na minissérie JK, que foi seu último trabalho.

Morreu aos 62 anos de forma trágica: caiu da janela de seu apartamento, em Higienópolis, São Paulo, 10º andar. A polícia concluiu o inquérito como suicídio.



Curiosidades

<> No cinema foram apenas três filmes: Paixão na Praia (1971), Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981) e Quanto Vale ou é Por Quilo, quando teve uma pequena participação que lhe valeu, entretanto, o prêmio de atriz coadjuvante num festival do Ceará.
<> Em 1999 participou do seriado Sandy & Júnior.

domingo, 13 de abril de 2008

Atores 3

Carlos Zara

Em 14 de fevereiro de 1930 nascia, em Campinas, Antonio Carlos Zarattini, que se transformou em Carlos Zara, ator e diretor. Ele morreu em 11 de dezembro de 2002, aos 72 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago.

Antes de seguir a carreira artística formou-se em engenharia. Em teatro, estreou na peça Uma Cama para Três. Em TV, iniciou na Record, em 1956 e em 1959 foi para a Tupi, voltando no ano seguinte para a Record para dirigir o Grande Teatro Record. A Excelsior o levou em 1967, onde viveu um de seus melhores momentos em O Tempo e o Vento, como Capitão Rodrigo.

Atuou em mais de 30 novelas e minisséries, 26 peças e quatro filmes. Seus maiores destaques em TV foram na Rede Globo onde atuou, entre outras, em Pai Herói, Sassaricando, Pátria Minha e Direito de Amar. Em Pai Herói, como César Reis, um de seus melhores momentos.

Casado com a atriz Eva Wilma por 23 anos, seu último trabalho em TV foi ao lado da esposa no seriado Malú Mulher, na Globo. O câncer foi descoberto em 2001 e vinha sendo tratado com radioterapia e quimioterapia. Antes de falecer Carlos Zara ficou internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O vídeo mostra cena da primeira versão de Mulheres de Areia, em 1973, na Tupi, no aniversário das gêmeas Ruth e Raquel. Apareece também Rolando Boldrin.



Curiosidades
<> Carlos Zara e Eva Wilma se conheceram nos bastidores da TV Tupi, quando ela ainda era casada com John Herbert.
<> Formaram um dos casais de casamento mais sólido do meio artístico do Brasil.
<> Nascido em Campinas, mudou-se para São Paulo aos 18 anos para estudar.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mitos 4

Nelson Gonçalves

Nascido Antonio Gançalves Sobral, em Santana do Livramento-RS em 21 de junho de 1919, Nelson Gonçalves foi um dos grandes nomes da MPB. Ele é, até hoje, o segundo maior vendedor de discos da história da música brasileira, tendo vendido 78 milhões de discos e só perdendo para Roberto Carlos que já ultrapassou a casa dos 80 milhões. Seu sucesso maior é A Volta do Boêmio.
Ainda pequeno mudou-se com os pais, portugueses, para o bairro do Brás, em São Paulo e era levado pelo pai que fazia-se de cego, enquanto o pequeno Antonio cantava. Antes de levar a música como profissão, foi jornaleiro, mecânico, tamanqueiro, engraxate e polidor. Aos 16 anos chegou a conquistar o título Paulista de boxe, na categoria peso-médio.

Gago, foi apelidado de “Metralha”. Assim mesmo resolveu ser cantor e, como não podria deixar de ser, seu início foi dos mais difíceis. Em 1939 foi para o Rio de Janeiro onde tentou vários programas de calouros, sendo reprovado na maioria, inclusive no famoso programa de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Em 1941 finalmente conseguiu gravar um disco de 78 rotações. Foi contratado como crooner no cassino do Hotel Copacabana Palace e assinou contrato com a rádio Mairink Veiga, onde finalmente o sucesso lhe sorriu.

Nos anos 50 além do sucesso em todo o Brasil, chegou a apresentar-se no Uruguai, Argentina e Estados Unidos. Porém, em 1965 caiu no mundo das drogas, tendo sido inclusive preso em flagrante por envolvimento com cocaína. Ficou um mês na Casa de Detenção. Recuperou-se, deixou o vício e, com a ajuda da mulher, retomou a carreira de sucessos.

Nunca deixou de gravar e fez sucesso nos anos 70, 80 e 90. Sempre procurou estar ao lado de novos talentos, tendo gravado músicas de Ângela Ro Ro, Kid Abelha, Lulu Santos e Legião Urbana.

Morreu de parada cardíaca no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro.

O vídeo mostra o grande Nelson Gonçalves


Curiosidades
<> Foi casado, nos anos 30, com Elvira Molla, com quem teve dois filhos.
<> De 1952 a 1959 foi casado com a cantora Lurdinha Bittencourt.
<> Em 1965, novo casamento, desta feita com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve um casal de filhos.
<> Em toda a carreira gravou mais de duas mil músicas em 183 discos de 78 rotações, e 128 LPs.
<> Vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

domingo, 6 de abril de 2008

Tributo 5

Charlton Heston

As fotos mostram o ator em Os Dez Mandamentos, Planeta dos Macacos já com mais de 80 anos.

Morreu dia 5 de abril, em Beverly Hills o ator Charlton Heston, nascido John Charles Carter, em 4 de outubro de 1924. Tinha 83 anos.

Charlton Heston notabilizou-se como ator ao estrelar superproduções épicas como Os Dez Mandamentos, onde foi Moisés e Ben-Hur, no papel de Judah Ben-Hur, além de El Cid, onde era próprio El Cid. Mais veterano, trabalhou também em Planeta dos Macacos de 1968 e 2001 e Terremoto

Após a Segunda Guerra, onde serviu no exército americano, voltou para Nova Iorque, iniciando carreira de ator teatral. Daí passou para o cinema, onde seu porte físico passou a chamar a atenção. Passou a ser sinônimo de papéis heróicos e épicos e chegou a receber o Oscar de melhor ator por Ben-Hur.

Faleceu dia 5 de abril de 2008 aos 83 anos em sua residência em Beverly Hills, Los Angeles. Desde 2002 sofria de doença degenerativa com sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer.

O vídeo mostra cenas de Chrlton Heston em Os Dez Mandamentos

Charlton Heston
Morreu dia 5 de abril, em Beverly Hills o ator Charlton Heston, nascido John Charles Carter, em 4 de outubro de 1924. Tinha 83 anos.

Charlton Heston notabilizou-se como ator ao estrelar superproduções épicas como Os Dez Mandamentos, onde foi Moisés e Ben-Hur, no papel de Judah Ben-Hur, além de El Cid, onde era próprio El Cid. Mais veterano, trabalhou também em Planeta dos Macacos de 1968 e 2001 e Terremoto

Após a Segunda Guerra, onde serviu no exército americano, voltou para Nova Iorque, iniciando carreira de ator teatral. Daí passou para o cinema, onde seu porte físico passou a chamar a atenção. Passou a ser sinônimo de papéis heróicos e épicos e chegou a receber o Oscar de melhor ator por Ben-Hur.

O ator também teve muitas participações políticas em sua vida, embora nunca tivesse se candidatado a algum cargo público.

Faleceu dia 5 de abril de 2008 aos 83 anos em sua residência em Beverly Hills, Los Angeles. Desde 2002 sofria de doença degenerativa com sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer.

O vídeo mostra cenas de Chrlton Heston em Os Dez Mandamentos com Anne Baxter.


sábado, 5 de abril de 2008

Atores 2

Guy Williams

Nascido Armando Joseph Catalano, em Nova Iorque em 14 de janeiro de 1924 e falecido em Buenos Aires, em 4 de maio de 1989, Guy Williams marcou no mundo todo, mas principalmente no Brasil por dois seriados: Zorro e Perdidos no Espaço.
Filho de pais latinos, morava na Itália e foi com a família para os Estados Unidos logo após a Primeira Guerra Mundial.

Seu primeiro trabalho foi como modelo fotográfico e posteriormente como ator. Para conseguir mais facilmente trabalho, seu agente mandou que mudasse seu nome artístico de Armando Catalano para Guy Williams. Mesmo assim, com poucas oportunidades em Hollywood, voltou para Nova Iorque onde seguiu em sua carreira de modelo.
Zorro
Em 1957 os Estúdios Disney selecionava atores para a série Zorro e Guy voltou para Hollywood, tentar a sorte. Disney queria Britt Lomond para o herói mascarado. O produtor Norman Foster queria Guy. Resultado: Guy Williams ficou com o papel de Zorro e Lomond virou o vilão Capitão Monastério.
Zorro tornou Guy Willians um verdadeiro astro, resolvendo rapidamente seus problemas financeiros. Mesmo depois do encerramento da série, Disney manteve Guy sob contrato, na esperança de uma retomada do projeto.
Durante esse período o ator apresentava-se pelos Estados Unidos vestido como o herói de capa e espada, distribuindo autógrafos e fazendo fotos com inúmeros fãs.

Mas ele também acabou fazendo uma participação no seriado Bonanza.

Perdidos no Espaço
Ao deixar Bonanza, Guy foi convidado pelo produtor Irwin Allen (Túnel do Tempo e Viagem ao Fundo do Mar, entre outros) para estrelar uma nova série: Perdidos no Espaço.

Inicialmente ele não se interessou, mas ao saber que seria produzido pela 20th Century Fox, resolveu aceitar pois o estúdio ficava perto de sua casa.
Perdidos teve quatro temporadas e o sucesso foi imediato. Embora sendo o astro principal, foi obrigado a dividir os holofotes com Jonathan Harris, que deu vida ao Dr Smith.

Na América
Em 1973, Guy Williams recebeu uma proposta inusitada graças ao sucesso de Zorro na Argentina: Isabelita Perón, segunda esposa do presidente Juan Domingo Perón, ofereceu a Guy e seu amigo Henry Calvin (o Sargento Garcia) a quantia que desejassem, livres de impostos (desde que o dinheiro ficasse em bancos argentinos), só para que ambos a acompanhassem em seus projetos sociais como primeira-dama.
Impressionados com o carinho do povo argentino, os astros mudaram-se para Buenos Aires com suas famílias e passaram a dividir suas atividades entre Buenos Aires e Los Angeles.
Henry Calvin morreu em 1975. Guy, no início dos anos 80, divorciou-se de Janice e passou a viver com a atriz e jornalista Argentina Araceli Lisazo.
Em 1983, Guy sofreu um derrame, seguido de embolia, devido a hipertensão, o que o deixou hospitalizado. Sua recuperação foi lenta, porém aparentemente não deixou seqüelas. Logo o astro se divorciou de Araceli e desistiu da carreira de ator.
Além de viver da fama de Zorro na Argentina, Guy Williams também estava no ramo imobiliário e planejava voltar aos Estados Unidos, quando faleceu, dia 4 de maio de 1989.
Seu corpo foi encontrado nú, sobre a cama de seu apartamento, onde vivia sozinho, devido a uma parada cardíaca, quando provavelmente saía do banho.
Sem a presença de familiares, o corpo de Guy Williams, já em estado de putrefação, pois quando foi encontrado já devia estar morto há pelo menos dois dias, foi enterrado em Buenos Aires. Algum tempo depois seu filho Steve providenciou a remoção dos restos mortais para os Estados Unidos, onde foi cremado e suas cinzas jogadas ao mar.

Os vídeos mostram não só várias fotos de Guy como John Robinson como mostra todos os integrantes de Perdidos no Espaço. Vale ver as personagens no tempo do seriado e em fotos mais recentes. O outro mostra várias fotos de guy promovendo Zorro. Ambos imperdíveis.







Curiosidades
<> Quando fazia fotos publicitárias de creme dental e cigarros para a revista Vogue, conheceu a modelo Janice Cooper, com quem casou-se meses depois, tendo dois filhos: Steve (1952) e Tonia (1958).
<> Ainda em início de carreira, quando fazia pontas em filmes policiais e faroestes, caiu do cavalo e ficou hospitalizado, tendo de interromper momentaneamente a carreira, além de ganhar uma cicatriz no ombro esquerdo.
<> Além de ótimo salário Zorro deu ao astro, 2,5% dos lucros da série.
<> Trabalhou também como astro principal em Capitão Simbad e atuou no seriado Bonanza.