segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Asfalto Ecológico

O surgimento dos pneus de borracha fez com que fossem substituídas as rodas de madeira e ferro, usadas em carroças e carruagens desde os primórdios da História. Esse grande avanço foi possível quando o norte-americano Charles Goodyear inventou o pneu ao descobrir, o processo de vulcanização da borracha quando deixou o produto, misturado com enxofre, cair no fogão. Mal sabia ele que sua invenção revolucionaria o mundo. Entre as suas potencialidades industriais, além de ser mais resistente e durável, a borracha absorve melhor o impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte muito mais prático e confortável.
Porém, juntamente com a revolução no setor dos transportes, a utilização dos pneus de borracha trouxe consigo a problemática do impacto ambiental, uma vez que a maior parte dos pneus descartados está abandonada em locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde e a qualidade de vidas humanas.
Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de dois milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.
Somente dois das centenas de milhares de quilômetros asfaltados de nossas rodovias são diferentes dos outros: são ecológicos, feitos a partir de pneus reciclados. Esse é o mote para comentar um dos grandes problemas ambientais modernos - a reutilização de pneus e câmaras de ares velhos.
Só 10% dos pneus fabricados no Brasil são reaproveitados. O Conama quer impedir que os pneus continuem sendo os vilões do meio ambiente no país.
Reduzir, reciclar, reutilizar. O Brasil não conjuga esses verbos como deveria. Esses três "erres" são alguns dos preceitos básicos definidos pela Agenda 21 para se alcançar o desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente. O professor da USP Sabetai Calderoni calcula que desperdiçamos R$ 4,6 bilhões ao ano porque, em vez de reciclar, nossos recursos vão parar no lixo e ponto final.
Estamos entre os campeões mundiais na reciclagem de latinhas de alumínio, mas o mesmo não ocorre com o vidro, o plástico, o ferro e, em especial, os pneus que produzimos. Eles são os vilões da reciclagem no país: só 10% dos nossos pneus são reaproveitados. Para piorar, grande parte dessa borracha é exportada e somente no exterior vira sola de sapato ou é usada na fabricação de asfalto.
A resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que, a partir de 1.o de janeiro de 2002, de cada quatro pneus novos, fabricados no país ou importados, um terá que ser reciclado. Para vencer o déficit acumulado durante anos a fio em que pneus eram simplesmente jogados em lixões, a medida é progressiva. Já em 2005, para cada quatro pneus, os fabricantes e importadores deverão dar um destino ambientalmente correto, como a reciclagem, a cinco pneus.
Em uma experiência inédita no país, uma rodovia está sendo pavimentada com asfalto ecológico - informa a Agência Brasil. O trecho da BR 116 que passa por Guaíba/RS, entre os quilômetros 318 e 320, empregará um novo produto, feito à base de pneus velhos. Para cada quilômetro, 700 pneus serão derretidos e adicionados a uma mistura asfáltica.
De acordo com a equipe responsável pelo projeto, formada por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esse material é mais seguro e resistente. Por se adaptar melhor às variações climáticas e absorver melhor o peso dos veículos, ele dura mais e exige menos reparos. Como tem borracha em sua composição, garante melhor aderência em pista molhada.