terça-feira, 29 de julho de 2008

Bibliografia de sociologia da educação I FAG

Bibliografia Básica:
BOURDIEU, P. Economia das trocas simbólicas 2ª.ed. São Paulo: Perspectiva, 1987. (p. 203-229 e p. 295-336)
DURKHEIM, E. Educação e sociologia trad. Nuno Garcia Lopes Lisboa: Edições 70, 2007.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio 8ª. Ed. São Paulo: Loyola, 2002.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão trad. Raquel Ramalho 32ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1997. (p. 117-142)
LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 9ª. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (p. 67-112)

Bibliografia Complementar:
---- Bourdieu & educação Belo Horizonte: Autêntica,
--- Foucault & educação Belo Horizonte: Autêntica,
ALVAREZ, M. Com “Controle Social: notas em torno de uma noção polêmica” in: São Paulo em Perspectiva, 18 (1): 168-176, 2004.
DURKHEIM, E. “O ensino da moral na escola primária” in: Novo Estudos CEBRAP, 78, jul. 2007, p. 59-79
DURKHEIM, E.; MAUSS, M. Algumas formas primitivas de classificação: contribuição para o estudo das representações coletivas (1903) in: MAUSS, M. Ensaios de sociologia trad. Luiz João Gaia e J. Gumsburg São Paulo: Perspectiva, 1981. (p. 399-455)
GIANNOTTI, J. A. “A sociologia como técnica da razão: um ensaio sobre Durkheim” Seleção CEBRAP – Exercícios de Filosofia, nº. 2, p. 43-84.
JACOMINI, M. A. “A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências do Estado de São Paulo” in: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, nº 3, p. 401-418, set/dez 2004.
NAKATO, M.; ALMEIDA, E. de “Reflexões acerca da busca de uma nova qualidade da educação: relações entre juventude, educação e trabalho” in: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, nº 100 – Especial, p. 1085-1104, out. 2007.
NOGUEIRA, Com M. M.; NOGUEIRA, M. A. “A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contrbuições” in: Educação & Sociedade, ano XXIII, nº. 78, abril/2002, p. 15-36.
NOVAIS, E. R.C.; BORUCHOVITCH, E. “A motivação de alunos no contexto da progressão continuada” in: Psicologia: Teoria e Pesquisa, jan-abr 2004, vol. 20, nº 1, p. 77-85.
PILETTI, N. Sociologia da educação: edição reformulada e atualizada 18ª. Ed. São Paulo: Ática, 1999.
SEGNINI, L. R. P. “Educação e trabalho: uma relação tão necessária quanto insuficiente” in: São Paulo em Perspectiva, 14 (2), 2000, p. 72-81.
SEVERINO, A. J. “Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico” in: São Paulo em Perspectiva, 14 (2), 2000, p. 65-71.
SOUZA, J. A visibilidade da raça e a invisibilidade da classe: contra as evidências do conhecimento imediato. In: SOUZA, J. (org.) A invisibilidadeda desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
VALLE, I. R. “A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável” in: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, nº 1, p. 117-134, jan/abr 2007.
VEIGA, L.; BARBOSA, M. L. de O. “Os impactos e os limites das políticas educacionais” in: Teoria & Sociedade, UFMG, nº. 2, dez. 1997, p. 39-74.

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