terça-feira, 4 de março de 2008

A sociologia de Durkheim

Émile Durkheim (1858-1917)

Primeiro objetivo da sociologia → afastar-se do senso comum, para que não se torne apenas uma simples paráfrase dos preconceitos tradicionais, nos mostrando coisas diferentes de como as vêem o vulgo.
Fato social = coisa; cuja natureza, ainda que dócil e maleável, não é modificável à vontade.
A consciência, tanto individual quanto social, não é substancial, mas apenas um conjunto mais ou menos sistematizado de fenômenos sui generis.
A vida social é inteiramente feita de representações.
Fenômeno social → exteriores às consciência individuais, não sendo possível compreendê-lo pelas partes, mas pelo todo (o coletivo).
Representação coletiva → traduz o modo como o grupo se pensa em suas relações com os objetos que o afetam.
Fato social → maneiras de agir, de pensar e de sentir que existem fora das consciências individuais. Os valores morais, deveres, sistemas ou práticas, ainda que estejam de acordo com os sentimentos próprios de cada indivíduo, não deixam de ser objetivos; não foram obra individual, mas foram recebidos pela educação, existindo independente e antes dos indivíduos. São exteriores, como também dotados de uma força imperativa e coercitiva em virtude da qual se impõem a ele, quer queira, quer não.
Maneiras de agir, de pensar e de sentir consistem em representações e em ações diferentes dos fenômenos orgânicos e diferentes dos fenômenos psíquico, os quais sô têm existência na consciência individual e através dela.

Da divisão do trabalho social, As formas elementares da vida religiosa e em O suicídio → um mesmo esquema de desenvolvimento do seu pensamento:
1) definição do fenômeno;
2) refutação das interpretações anteriores
3) explicação propriamente sociológica do fenômeno considerado.
A sociologia para Durkheim é o estudo dos fatos essencialmente social, e a explicação desses fatos deve se dar de maneira sociológica.
Concepção da sociologia baseada em uma teoria do fato social.
Objetivo → demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e cientifica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social.
Condições necessárias → 1) que seu objeto seja específico, distinto do objeto das outras ciências; 2) que possa ser observado e explicado de modo semelhante ao que acontece com os fatos observados e explicados pelas outras ciências.

Nenhum comentário: