terça-feira, 4 de março de 2008

Roma e a educação

Civilização arcaica de Roma → uma cultura fortemente tradicionalista, intercâmbio de mercadorias agrícolas, constituição de latifúndios, um estilo de vida frugal, uma religiosidade ligada à terra, às estações do ano, à produção agrícola.
Educação na Roma arcaica → caráter prático, familiar e civil, destinado a formar em particular o civis romanus e consciência do direito como fundamento da própria “romanidade”.
Mulher romana → mater famílias; reconhecida como sujeito educativo.
Roma, após a conquista da Grécia (a última cidade conquistada foi Alexandria, com o Egito, em 30 a. C.), aproxima-se cada vez mais dos grandes modelos da pedagogia helenista, racionalizando-se, libertando-se do vínculo com o “costume” romano arcaico e republicano Paidéia → formação humana pela cultura, que reproduz uma expansão e uma sofisticação, bem como uma universalização das características próprias do homem.
sujeito humano ≠ cidadão
A pedagogia romana não é original, tomando amplamente temas e aspectos da cultura greco-helenística, mas introduz, uma forte consciência prática, uma perspectiva explicitamente formativa e individual que as tornam novas em substância – em relação ao universalismo mais típico da cultura helenística em geral – e até próximo, por alguns aspectos, da sensibilidade e dos problemas modernos.
A cultura helenística ultrapassou os modelos mais estreitos da Roma arcaica e produziu figuras de humanitas cosmopolitas e universais, por um lado, e mais individuais, por outro, fazendo retroceder o éthos como horizonte educativo, pelo menos para as classes cultas e dirigentes, e introduzindo uma nova idéia de formação.

Nenhum comentário: