Sintoma
Possíveis soluções
O equipamento não liga:
  • O cabo de força deve estar corretamente ligado a rede elétrica.

  • A chave de liga/desl. deve estar na posição ON.

  • Verifique se o seletor de tensão está na posição correta.

  • O fusível pode estar queimado.
  • Sem tom nos fones (TDH39)
  • Selecionar o transdutor específico para via aérea.

  • Verifique se os fones estão corretamente conectados em suas respectivas saídas no painel traseiro.
  • Sem tom no vibrador ósseo:
  • Selecionar o transdutor específico para via óssea.

  • Verifique se o vibrador está corretamente conectado em sua respectiva saída no painel traseiro.
  • Sem mascaramento no fone oposto:
  • Verifique se o mascaramento está ligado.

  • Verifique se os fones estão corretamente conectados em suas respectivas saídas no painel traseiro.
  • Sintoma
    Possíveis soluções
    O equipamento não liga:
  • O cabo de força deve estar corretamente ligado a rede elétrica.

  • A chave de liga/desl. deve estar na posição ON.

  • Verifique se o seletor de tensão está na posição correta.

  • O fusível pode estar queimado.
  • Sem tom no fone contra lateral (TDH39)
  • Selecionar o transdutor específico para contra lateral.

  • Verifique se o conector está corretamente conectado em sua respectiva saída no painel traseiro.
  • Sem tom na sonda (IPSI-Lateral):
  • Selecionar o transdutor específico para IPSI - Lateral.
  • Verifique se o conector está corretamente instalado em sua respectiva saída no painel traseiro.
  • Sem pressão na sonda (IPSI - Lateral)
  • Verifique se a tubo de borracha está corretamente conectado em sua respectiva saída no painel traseiro.
  • atalho para home

     

     

    Dúvidas
     

    Equipamentos Audiológicos:
    Cuidados Gerais e Manutenção Preventiva


    Primeira Parte:

    Existe atualmente no Brasil, uma grande quantidade de marcas e modelos de audiômetros , imitanciômetros, Bera, Emissão Otoacústica e Otoneuro, porém temos observado que os cuidados no manuseio e manutenção preventiva não são feitos corretamente.
    Assim, estamos abaixo relacionando alguns cuidados e explicando o que significa manutenção preventiva para que os mesmos tenham uma maior durabilidade.

    Cuidados Básicos:

     

    a)Energia Elétrica:

    Todo equipamento médico, principalmente Audiômetro, Imitanciômetro, BERA, Emissão otoacústica e Sistema de Otoneuro, deve estar ligado à tomada de energia corretamente, ou seja, devem estar aterrados separadamente de outros equipamentos da clínica ou do prédio. Recomenda-se também que seja utilizado um Estabilizador de Energia com Filtro de Linha ou ainda melhor, um NO BREAK, que irá proteger os equipamentos de variações de energia elétrica, bem como de interferências que se infiltram pela rede elétrica.

    Cabe lembrar que um estabilizador de voltagem de 1KVA, igual aos usados em Microcomputador, pode alimentar todos os equipamentos do setor de audiologia de uma clínica de pequeno ou médio porte, uma vez que a carga máxima consumida em cada equipamento é muito pequena. Geralmente conecta-se ao estabilizador um Audiômetro, um Imitanciômetro, um sistema de Campo Livre e ainda sobra muita carga, exemplo: um Audiômetro de Dois Canais consome no máximo 150 VA.

    O NO BREAK é recomendado para equipamentos computadorizados, que além de protege-los de variações de energia e interferências elétricas, irá prover energia pôr um pequeno período, mesmo após a energia elétrica externa ser desligada.

    Assim o estabilizador ou No Break deve ser ligado na tomada de energia elétrica corretamente instalada e com o Fio Terra dentro das normas internacionais. Isso irá proteger os equipamentos, o usuário e principalmente o paciente contra descargas elétricas.

    Para quem utiliza o estabilizador de voltagem em indústrias, também estará protegido de possíveis tomadas com voltagem errada, ou seja, muitas avarias ocorrem quando se liga o equipamento em um tomada escrita 110 Volts e na verdade é 220 Volts, nesse caso o estabilizador sofrerá avarias mas protegerá o equipamento.

    O Fio Terra deve ser instalado pôr um eletricista de confiança e deve ser checado anualmente a sua eficiência de aterramento(Isolação elétrica).

    Todo equipamento médico deve ser instalado em local que não tenha: vibração estrutural(ex.: próximos de elevadores/ruas por onde passa muito caminho pesado), umidade, poeira, interferências elétricas, ou seja, que não fiquem próximos de motores elétricos ou caixa de distribuição de energia ou PABX/PBX. Os audiômetros devem ser instalados em local de fácil acesso ao usuário e que não permita fácil visibilidade do paciente em relação ao painel de comando, isso dará margens a testes duvidosos ou auxiliar simuladores.

    Todo equipamento deve ficar ligado pôr 5 minutos antes de iniciar os exames.

    A temperatura no interior da sala onde ficam os equipamentos também deve ser controlada e não pode ultrapassar 28 graus Centígrados, para isso recomenda-se o uso de ar condicionado.

    Para salas onde haja muita umidade ou infiltração, recomenda-se o uso de equipamentos especiais para retirar a umidade excessiva e proteger de prováveis avarias nas conexões externas, contatos internos dos circuitos e até formação de ferrugem.

     

    b)Limpeza periódica

    -Audiômetros


    Os acessórios dos audiômetros devem estar sempre fixados em suportes especiais e nunca sobre cadeiras ou mesas, isso poderá provocar quedas e prováveis avarias, principalmente no vibrador ósseo.
    As borrachas dos fones da Via Aérea, devem ser lavadas periodicamente com água e detergente neutro e uma escova, nunca usar álcool e devem ser substituídas tão logo iniciem deformação ou vulcanização( soltar tinta preta), pois além de manchar o paciente, provocam vazamento de som, o que acaba provocando resultados duvidosos. A retirada para lavagem e reinstalação é muito fácil e pode ser feita pelo usuário.
    Os arcos de via aérea e via óssea, devem estar com a pressão adequada, nunca devem estar muito abertos, isso também provoca mau encaixe e mau acoplamento.
    Nunca usar álcool para limpar os painéis dos equipamentos, usar sempre um pano macio umedecido em água com detergente neutro ou material tipo Veja Multiuso.






















     

    -Imitanciômetros


    Para os imitanciômetros recomenda-se instalar o Fone e Sonda eletrônica em um suporte adequado, de preferência em um local onde não haja vibração estrutural e que não sofra quedas, longe de umidade e poeira, pois a sonda eletrônica é muito sensível e tem um custo alto para reposição.

    A borracha do Contra lateral também deve ser lavada periodicamente com detergente neutro, água e uma escova.

    Para limpeza da sonda eletrônica(retirada de cerume), recomenda-se ler o manual de uso, pois cada equipamento possui sonda e acessórios de limpeza diferenciados e o uso errado pode danificar os sensores no interior da mesma, logo danificando a sonda.

    Os cabos, principalmente o Cabo da Sonda Eletrônica, não podem ficar enrolados, isso acaba provocando obstrução na tubulação de pressão, além de danificar os fios.

    Para limpeza das olivas, recomenda-se o uso de água morna e sabão líquido neutro, o uso de álcool ou outro material para assepsia rápida deve ser feito em pequenos períodos, uma vez que danificam e vulcanizam as mesmas. Assim sugere-se que sejam mergulhadas no álcool ou outro material e imediatamente colocadas na vasilha com água morna e sabão. O uso de olivas não originais ou rasgadas pode provocar ferimentos no paciente e entupimento da sonda eletrônica.

    Nunca usar álcool para limpeza dos painéis e caixa dos equipamentos, recomenda-se o uso de um pano umedecido em água e Veja Multiuso.






















     

    c)Manutenção Preventiva:

    Todo equipamento médico deve ser revisado a cada ano, conforme recomendações dos fabricantes. Na revisão anual, deve ser feita uma checagem completa do funcionamento dos circuitos e dos acessórios. Recomenda-se também que seja feita a calibração geral conforme Normas Internacionais ANSI/ISO/IEC.
    É recomendável que a revisão e calibração anual, seja feita pela empresa representante da marca do equipamento, pois, possuem manual de manutenção e técnicos treinados pelo fabricante, além de peças e acessórios originais.
    O transporte desses equipamentos para revisão anual, quando necessário, deve ser feito em embalagens que não possibilitem provocar avarias, de preferência a caixa original. Temos observado que a maioria dos equipamentos enviados para reparo, acabam sofrendo avarias mecânicas e as vezes elétricas, devido embalagem inadequada. É muito importante entrar em contato com o representante e pedir orientações para embalagem e envio.

     

     

     

     

    Fone (0xx11) 3887-7371 / 3887 4882

     

     

    Início  |  voltar  |  topo