quinta-feira, janeiro 28, 2010

Gestão de compras

Pessoal, tenho andado um tanto quanto afastado, algumas vezes tenho ensaiado voltar, mas não tenho conseguido ser consistente na minha investida, talvez esteja precisando acompanhar alguns blogs sobre "disciplina", hehehehe.

Mas partindo pra coisas concretas, pretendo falar em alguns posts, sobre gestão de compras.

Toda empresa, tem necessidade de gerir suas compras de forma inteligente e prática, e um bom software pode simplificar e otimizar ao extremo esse processo, trazendo ao gestor informações relevantes para a tomada de descisão, bem como, agregando valor ao seu software, pois a maioria dos softwares existentes, tem no máximo, apoio a compras, mas pouquíssimos tem gestão de compras.

Quando falamos em gestão de compras, temos que primeiramente, entender que a compra se dá de duas formas:

Cotação de preços, quando estamos comprando de distribuidores ou atacadistas.

Compra presencial (direto com o vendedor), quando estamos comprando de fabricantes.

Ressalto que me refiro a compras, normalmente efetuadas por empresas de micro a médias empresas, as grandes, podem muitas vezes, ter sistemáticas e processos diferenciados.

Mas voltando aos dois tipos de compra, no primeiro, compra de distribuidores e atacadistas, você normalmente tem a opção de cotar preços, pois os produtos normalmente são distribuídos por mais de um fornecedor, no entanto, tem o incoveniente de ter preços relativamente mais altos que os preços dos fabricantes.

Em contrapartida, no segundo, você não tem poder de barganha, uma vez que estamos comprando um produto diretamente do fabricante, principalmente em se tratando de marcas consagradas, por exemplo, se uma empresa de materiais de construção, compra tubos e conexões Tigre, ela pode até trabalhar com outra marca, mas quando for repor os estoques de Tigre, não tem como cotar preços entre várias empresas e optar pelo menor.

Mas fica claro, que se você tem condição de comprar Tigre diretamente do fabricante, obviamente vai comprar mais barato do que se comprasse Tigre de um distribuidor ou atacadista.

Mas nosso objetivo aqui, não é discutir qual é o "mais" ou "menos" vantajoso sistema de compra, e sim, detalhar as caraterísticas e possibilidades das duas formas.

Primeiramente vamos às características básicas das duas formas de compra, para facilitar, usarei o termo "pedido de compra" quando estiver me referindo às compras diretas do fabricante, quando tenho um vendedor ou lista de preços de produtos à minha disposição; e usarei o termo "cotação de compras", quando estiver me referindo a compras de distribuidores ou atacadistas, uma vez que neste caso, terei à minha disposição, mais de um vendedor ou lista de preços, pra que eu possa escolher os menores preços.

Fica claro, que nosso sistema deve ter comportamentos diferentes nesses dois casos, objetivando simplificar e subsidiar o trabalho do comprador, mas antes, temos que responder a uma pergunta muito importante, o que comprar, e porque preciso comprar isso ?

A resposta pra essa pergunta, fica pro próximo post, e prometo a vocês, que não me ausentarei por tanto tempo quanto me ausentei anteriormente, tentarei postar pelo menos um artigo por semana, até a próxima.

Nenhum comentário: