Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tutorial para Iniciantes

Comprei um bonsai no mercado, o que fazer?

Geralmente o primeiro contato com o mundo do bonsai ocorre com uma destas simpáticas plantinhas, eis um exemplo:


Este tipo de planta leva um nome pejorativo, o Mausai, resumindo seria o contrário de um Bonsai.

Muito bem, agora é só esperar e ele vai ficar assim:


Certo?

Errado! mas por que errado? Pelo simples fato que um bonsai se mantém relativamente estático em um recipiente confinado, a distância entre uma muda (mausai) e um real bonsai, não é apenas a idade. É inclusive possível que um lindo bonsai seja mais novo que uma planta com aspecto de mausai! O que realmente difere as duas é a técnica empregada em seu cultivo.

Muito bem, eu sei podar, sei aramar, sei adubar, mas minha planta nunca cresce e toma forma de planta adulta, madura ou velha...

Para que possamos trabalhar em uma planta, precisamos ter com o que trabalhar! uma muda com poucas folhas não deve ser mexida, devemos sim trabalhar com plantas vigorosas, cheias de folhas, ramos e brotos!

Mas meu "bonsai" continua sempre do mesmo jeito, eu podo um pouco aqui, um pouco ali, e ele não muda nunca!

A primeira idéia é adubar a planta, achando que esta é a solução, mas esquecemos que vegetais são completamente diferentes de animais! O que nutre uma planta é a fotossíntese, realizada em suas folhas! o adubo é sempre um pedaço de carne nesse prato, mas o feijão com arroz é a água e a luz! E por esta razão que não se deve ficar podando uma mudinha, sempre que tiramos uma folha, ela perde sua comida!

Status quo: Se a planta precisa de folhas para crescer, e o bonsai precisa de poda para se formar, como saber quando fazer cada coisa? podar ou deixar crescer? Bem, isto se aprende com a prática, temos que achar o equilíbrio, descobrir quando podemos trabalhar a planta sem matá-la ou debilitá-la. Uma dica é observar as brotações, quando a planta emite brotação vigorosa é porque ela possui boas reservas energéticas, e é um bom momento para podar, pois ela vai reagir rapidamente. Transplantou? aramou? podou? esqueça a planta! não volte a fazer qualquer coisa em pelo menos 6 meses! Quanto maior o distúrbio, piores as chances de recuperação.

Mas todos dizem para podar, pinçar, reduzir o tamanho das folhas! isto não é uma contradição?

Não, estas dicas são para bonsai com sua estrutura pronta, são medidas de conservação e manutenção, não se aplicam para plantas em treinamento!

POUPANDO TEMPO

Existe um atalho neste processo, e é bem simples, basta aprender a escolher o material com que vai trabalhar! Trabalhar com mudinhas e sementes é muito romântico, eu mesmo adoro, mas deve ficar bem claro que este é o caminho longo, e todos sabemos que os iniciantes são ávidos por resultados rápidos, portanto, para eles, eis o atalho:

Aprenda a escolher seu material! leitura recomendada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12801 - Lixo Para a Janta - Walter Pall

- Viveiros: procure viveiros de mudas, não precisa ser viveiro dedicado a bonsai, em qualquer deles é possível encontrar plantas com bom calibre de tronco e formatos interessantes, começar com um bom material te poupa muito tempo. Outra vantagem deste procedimento é a facilidade e o custo, a planta já se encontra em um recipiente e se for sadia pode ser trabalhada imediatamente.

- Yamadori: A coleta de plantas é outra maneira de pular algumas etapas no processo de formação de bonsai, as plantas mais famosas no mundo são fruto do yamadori. Tome sempre alguns cuidados, obtenha a autorização do proprietário da área, em caso de plantas nativas, busque autorização do órgão ambiental local, na pior das hipóteses terá que realizar uma compensação ambiental, mas não irá correr risco de se complicar. Sempre tome uma atitude sensata, queremos que a imagem do bonsai seja relacionada com a preservação, e não com a depredação de nosso ambiente.


O ESCORREDOR + MAMADEIRA

Mas e agora? como faço para minha planta adquirir tamanho e vigor?

Eis 3 opções:
- Plante no chão e deixe por 1-3 anos.
- Vá aumentando o tamanho do recipiente conforme as raízes vão crescendo
- Escorredor + Mamadeira




Esta é a receita mais copiada por aqui, mas muita gente não consegue entender exatamente qual a vantagem do procedimento. Vou explicar alguns pontos:

O substrato tem dois grandes parâmetros desejados, PERMEABILIDADE e NUTRIÇÃO. Não existe substrato perfeito, mas podemos tentar obter o melhor possível para cada parâmetro desejado.

PERMEABILIDADE: Tem relação com as características físicas do substrato, granulometria, densidade, porosidade. Imagine a areia como sendo muito permeável e a argila nada permeável. Mas por que ela é importante? porque a permeabilidade possibilita a oxigenação das raízes e suas trocas gasosas (as raízes também precisam respirar), e também facilitam seu crescimento pois as raízes tem por onde expandir.

NUTRIÇÃO: Este parâmetro é mais obvio, tem relação com a composição química, orgânica e capacidade de nutrição para a planta.


Normalmente isto é ignorado, vemos substratos que parecem um bloco de cimento, e mesmo adubando diariamente, a planta não consegue se desenvolver. Para estacas, mudas novas, mudas que devem enraizar, dê preferência para substrato muito drenantes, sem se preocupar tanto com a nutrição. Um exemplo ótimo é o areião (areia fina de jeito nenhum!), ou caco de telha (desde que não seja pó de telha, atenção para a granulometria).

Plantas já enraizadas e sadias, dê preferência para substratos com maior carga nutritiva, húmus, adubo orgânico, esterco, etc..

O conjunto escorredor+mamadeira é exatamente isso, no escorredor temos substrato extremamente drenante para o desenvolvimento pleno de raízes e na mamadeira, terra vegetal e muito adubo orgânico, para então dar a nutrição da planta.

Em bonsai acabados é necessário chegar a uma mistura intermediária.


O APRENDIZADO

Muito mais importante que tudo isto que foi mencionado, o aprendizado deve ocorrer permanentemente, está ansioso para trabalhar suas plantas, mas elas ainda não cresceram suficiente, fique estudando enquanto isso, aproveite o tempo para adquirir mais conhecimento. Melhor do que ficar perguntando no forum o que fazer com mudinhas franzinas, procure artigos e matérias, são um meio bem mais robusto de absorver conhecimento. Pitaco todos são capazes de dar, opiniões furadas também, artigos não! Se escrever algo errado, alguma inverdade, a crítica é sempre mais pesada, mas este é de fato o objetivo, é errando, descobrindo onde errou, e reparando o erro, que nos aperfeiçoamos! Enquanto aceitamos "muito bonita", "ótima planta", "tem um bom futuro", não saímos do lugar! é só caindo do cavalo que se aprende a galopar!

Autor: Arzivenko - Fonte: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359&postdays=0&postorder=asc&start=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário