As folhas das angiospermas

Partes da folha A folha é composta de três partes principais: limbo, pecíolo e bainha.1) Limbo: O limbo é a região mais larga da folha. Nele encontram-se os estômatos e as nervuras, que contêm pequenos vasos por onde correm a seiva bruta e a seiva elaborada.
2) Pecíolo: É a haste que sustenta a folha prendendo-a ao caule.3) Bainha:
Dilatação do pecíolo, a bainha serve para prender a folha ao caule.

Partes da Folha



Classificação das folhas

Uma folha que tenha todas as partes (limbo, pecíolo e bainha) é uma folha completa. Mas nem todas as folhas são assim. Repare as folhas do fumo e as do milho.
Folha séssil e folha invaginante
Na folha do fumo faltam o pecíolo e a bainha. O limbo prende-se diretamente no caule. Ela é uma folha séssil.

Folha do Fumo


Na folha do milho falta o pecíolo. A bainha é bem desenvolvida e fica em volta do caule. Neste caso, a folha é invaginante.


Folha do Milho


Folha reticulinérvea e paralelinérvea

Nas folhas de dicotiledôneas em geral (feijão, laranjeira, etc.), as nervuras se ramificam no limbo, formando uma rede delas; a folha é, então, chamada de reticulinérvea. Já nas monocotiledôneas (milho, arroz, etc.) é comum as nervuras do limbo se apresentarem paralelas umas às outras; neste caso, a folha é chamada de paralelinérvea.


Folha do Feijão


Modificações da folha

Algumas plantas apresentam folhas modificadas, isto é, adaptadas para desempenhar funções específicas.
Brácteas - São folhas geralmente coloridas e grandes que protegem as flores. A planta denominada três-marias apresenta brácteas que protegem suas pequenas flores. No anúncio e no copo-de-leite existe uma grande bráctea envolvendo o conjunto de flores miúdas.


Folha Brácteas

Gavinhas - São folhas modificadas formando espirais que auxiliam a planta a se prender a um suporte. As gavinhas do chuchu e do maracujazeiro são folhas modificadas.


Folha de Gavinhas

Espinhos foliares - Neste caso, toda a folha ou uma parte dela se transforma em espinhos. Nos cactos, os espinhos são folhas modificadas.

Folha de Espinhos Foliares

Folhas comestíveis

Muitas folhas são usadas em nossa alimentação diária. Durante as suas refeições, você deve comer alface, couve, acelga, espinafre ou agrião, por exemplo. Outras folhas, como as da erva-cidreira, do mate, da camomila, do capim-santo e da hortelã, são utilizadas para preparar chás. Para isso, elas podem ser cultivadas em casa ou encontradas embaladas em saquinhos e em caixinhas nos supermercados. Podem ser cozidas inteiras ou trituradas.


Plantação de Alface

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    aiin, eu precisava da folha de aimpim. Mas já me ajudou. Obrigada

  1. Anônimo disse...:

    isso n tem nada a ver eu procuro qual a angiosperma do alface e fala quenos precisamos comeer aa q m

  1. DarthK disse...:

    Hortelã é angiosperma? Please preciso saber

Postar um comentário

Autores

Mariana Magalhães
Lucas Hespanha
Iago Scoralick
Victor Mattos
Vinicius Carvalho
Marcelly Hatherly
Daniel Rocha

IFET

IFET
IF Sudeste MG Campus de Juiz de Fora

Seguidores

Tecnologia do Blogger.