terça-feira, 3 de março de 2009

Economia Cap. II - Pensando como um Economista

Método Científico

- Observação/Teoria/Observação.
- O economista que registra acontecimentos poderá formular teorias.
- As teorias podem ser analisadas por experiências de outros acontecimentos.
- Atenção às experiências naturais que a História nos oferece.

Papel das Hipóteses

- Hipóteses permitem concentrar-se em um só pensamento, facilitando sua compreenssão.
- Hipóteses são constantemente usadas.
- A partir das hipóteses podemos ir nos aprofundando em questões mais complexas.

Modelos Econômicos

Diagrama circular do fluxo de renda
Esse diagrama mostra a interação entre famílias e empresas, no Mercado de bens e serviços as famílias compram bens e serviços que as empresas produzem e vendem, já no Mercado de fatores de produção, as famílias que oferecem insumos necessários à produção de serviços, visto que vendem seu trabalho.

Curva de Possibilidades da Produção
Nesse caso, imagina-se uma economia de apenas dois bens, computadores e automóveis. O gráfico mostra o potencial de produção que tem os dois bens, dado os fatores de produção e a tecnologia desponível. Existe um limite para que esses bens sejam produzidos, não se pode produzir o máximo dos dois, que seria como o ponto ''D'', inviável para a economia, a produção só se pode da dentro dos limites estabelecidos pela curva. Vemos então um príncipio da Economia dado por Gregory Mankiw, 'As pessoas enfrentam tradeoffs', se eu produzir mais de um bem, terei que produzir menos de outro.

Microeconomia e Macroeconomia
Apesar da distinção, estão fortemente ligadas uma com a outra

Microeconomia:
Aqui, atuam como principais, os consumidores e as empresas, a demanda de bens e serviços, maneiras de otimização da produtividade em empresas (mais lucros, menos gastos), sobretudo, o mercado.
Macroeconomia: Estuda a economia em geral: taxas de inflação, câmbio e desemprego, balanças comerciais, políticas monetárias, emissão de moedas, etc.

Um comentário:

  1. Adorei, muito bem explicado só faltou especificar melhor os pontos da curva de possibilidades. O ponto "D" é a expansão. O "A" e "C" seria produção eficiente, o "B" seria produção ineficiente. De qualquer forma ajudou muito no meu trabalho da Facu, Parabéns!

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